Práticas SEO para se destacar no Google Meu Negócio!

10/02/2023

O Google Meu Negócio é uma ficha ou perfil da empresa, que contém informações importantes como endereço, telefone, site, fotos, média de preços e muito mais. Essa ferramenta ajuda os usuários na busca por serviços, principalmente os oferecidos próximos de sua localização.

Em meio à crescente disputa por atenção e aumento da concorrência, é preciso dominar todas as frentes de busca, atingindo mais possíveis clientes. Boas práticas de SEO podem auxiliar na estratégia de posicionamento no Google Meu Negócio. 

Neste artigo, você vai aprender como performar melhor no Google Meu Negócio, quais fatores influenciam o SEO local e quais métricas analisar para ver se as otimizações e estratégia estão trazendo mais conversões. Boa leitura!

Como performar melhor no Google Meu Negócio?

SEO diz respeito a um conjunto diverso de práticas, seja para criação ou otimização de sites e páginas. Esse conjunto vai além das pesquisas principais no Google e envolve outras plataformas relacionadas, como é o caso do Google Meu Negócio. 

Produzir bons conteúdos e fazê-los serem vistos depende de entender as particularidades de cada plataforma, e como o SEO, tanto nas regras gerais, quanto em aplicações específicas, pode ajudar. 

O que não pode faltar?

Segundo o próprio Google, consumidores têm 70% mais chances de encontrar e visitar estabelecimentos que estão listados no Google Meu Negócio. Isso comprova que a plataforma conecta pessoas a serviços de forma rápida e essa frente não pode ficar de fora do seu planejamento.

No contexto das boas práticas de SEO, o objetivo é fazer com que as fichas do seu empreendimento ou marca apareçam com mais destaque, conseguindo uma boa classificação e atingindo mais usuários. Para isso, confira alguns elementos que não podem faltar no preenchimento da plataforma:

Título

É o título da empresa, que precisa ser o nome completo, sem abreviações. A ausência do título pode influenciar nas respostas que o Google vai dar ao usuário, desfavorecendo a classificação das empresas que não cumprirem a indicação. Atenção: nomes incompletos também não são aceitos. Sempre revise as informações. 

Categorias e atributos

O segundo ponto que não pode faltar são as categorias e atributos. Um mesmo perfil de empresa pode ter mais de uma categoria, quando o serviço ou produto soluciona mais de um problema ou a marca oferece múltiplas soluções. 

Quando falamos de categorias, é possível acrescentar até 10 variedades que façam sentido com o segmento, produto ou serviço oferecido, visando identificação por parte do usuário. 

Nessa etapa é fundamental ser bem específico, colocando valores e condições de compra, a fim de, desde as etapas iniciais, garantir uma boa relação com o cliente. 

URL 

Adicionar a URL do site da empresa na ficha do Google Meu Negócio também é muito importante para fins de autoridade. Assim, mais pessoas poderão clicar e navegar pelas páginas do site.

Descrição de serviço ou produto

Outra etapa importante e informação que não pode faltar em um perfil de empresa é a descrição do serviço ou produto. Aqui, é a hora de descrever detalhadamente o que está sendo oferecido, para que os usuários entendam melhor e os mecanismos de busca favoreçam sua classificação. Além disso, lembre-se de sempre inserir a palavra-chave.

Endereço

O endereço também é uma informação que não pode faltar no Google Meu Negócio de uma empresa, mesmo que o serviço ou produto não seja comercializado presencialmente. Essa estratégia é um meio de gerar confiabilidade aos usuários. É preciso lembrar de deixar essa informação sempre atualizada, principalmente, no caso de franquias.

Informações de contato

Assim como o endereço, outro elemento que não pode faltar é o número de telefone. A partir dele, as pessoas poderão entrar em contato com a empresa sempre que precisarem tirar dúvidas ou agendar um atendimento, por exemplo. Além disso, é um fator de confiabilidade. Mantenha essa informação atualizada.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento determinará os períodos nos quais as pessoas poderão ir até o local ou se comunicar com os funcionários virtualmente. Também vale ressaltar que é fundamental que essa informação esteja sempre atualizada, principalmente em feriados. 

Avaliações e FAQs

Responder às dúvidas mais comuns acerca do negócio e de maneira mais instantânea pode induzir os mecanismos de busca a saberem para quais usuários entregar seu conteúdo ou ficha de empresa. Lembre-se de inserir as palavras-chave nas respostas dos FAQs, perguntas e respostas.

Existem 3 tipos de comentários que criam parâmetros de avaliação para os algoritmos do Google. São elas

  • impressões: comentários e notas deixadas pelos próprios usuários e clientes da empresa, podendo ser positivas ou negativas;
  • sites de terceiros: Tripadvisor, Booking, GuiaMais, Reclame Aqui e etc. Esses sites podem ajudar a influenciar na decisão de novos clientes;
  • avaliações deixadas no próprio site: facilitar para que o usuário deixe o seu review no domínio da empresa e, depois, adicioná-los no Google Meu Negócio.Nesse tópico de avaliações e reviews, algumas estratégias de impacto no ranqueamento da ficha de uma empresa são:
    • velocidade para responder;
    • avaliações em formato de texto; 
    • diversidade (em mais de uma plataforma e opiniões diversas).

 

Após a atualização do Product Review Update, criar um espaço para que os clientes falem suas opiniões sobre um produto ou serviço tornou-se uma ação obrigatória para quem deseja rankear entre os melhores resultados. 

Updates

Além disso tudo, o Google Meu Negócio é um espaço para dar updates, ou seja, postar as novidades de produtos, promoções, inovações da marca e muito mais. É uma funcionalidade para dar mais visibilidade para a empresa. 

Use de forma estratégica, inserindo as palavras-chave corretamente. No perfil da empresa, esse é um dos pontos que impactam no ranqueamento e na entrega da ficha para os usuários. 

Lembre-se de mapear palavras que façam sentido para o segmento e usá-las na hora de criar o conteúdo. 

Dar atualizações nacionais e regionais é uma das ações que podem ser feitas nesse espaço, principalmente para franquias de serviços, como restaurantes e salões de beleza.

Um exemplo positivo do uso de updates é com a empresa Leroy Merlin. Confira:

SEO para Google Meu Negócio: atualização do perfil do Google Meu Negócio da Leroy Merlin sobre o lançamento de uma lavadora de alta pressão.
Fonte: Google Search

 

Quais fatores do site influenciam no SEO local?

O SEO Local leva em conta a geolocalização (Google Maps, por exemplo) e outros elementos, como redes sociais, para oferecer soluções perto do local em que o usuário está. Essa estratégia possui diversas frentes, inclusive a do Google Meu Negócio.

O primeiro ponto é a inserção de imagens e vídeos que tenham alta qualidade. Além de influenciar na experiência que as pessoas terão com o seu conteúdo, ainda podem fazer com que a marca apareça mais.

Outro fator é o link para site e informações adicionais, para direcionar o usuário para outros canais da mesma empresa. Certifique-se de que os links estão inseridos corretamente e direcionando para o lugar certo. Evite frustrar a jornada do consumidor.

Além disso, a proximidade do local com quem está fazendo a busca é outro elemento que influencia no SEO local, já que essa estratégia visa impactar pessoas que estão próximas da empresa. Coloque a geolocalização para operar a seu favor.

Um aspecto que pode acrescer confiabilidade para uma marca é a frequência das postagens, pois, assim, os usuários saberão que a empresa ainda está ativa e concluir que a compra é confiável. 

Se os clientes estão buscando um produto, entram no site ou rede social da sua marca e a última atualização foi anos atrás, as chances de concluir a compra diminuem. A lógica é exatamente essa, por isso, é fundamental manter os canais de informação sempre o mais atualizados possível.

O SEO local também depende do uso de palavras-chave regionais ou de proximidade. Assim será possível encontrar pessoas que estão nas redondezas do negócio. Alguns exemplos de keywords regionais são:

  • farmácia na avenida XXX;
  • salão de beleza em São Carlos;
  • loja de material de construção na Avenida XXX;
  • casa de ferramentas no centro da cidade;
  • loja de artesanato na cidade XXX.

 

Explore esse tipo de palavra-chave no seu site e tenha um SEO local bem fundamentado.

Além disso, evite problemas de cibersegurança que afetam o SEO do e-commerce, trazendo mais confiabilidade e estabilidade para seus domínios.

Conte com conhecimento especializado e invista em uma consultoria de SEO. Nos serviços oferecidos pela Web Estratégica, você estará em contato com profissionais experientes que buscam estratégias personalizadas, com garantia de resultados.

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Quais métricas você deve acompanhar?

Além de mencionar como melhorar a performance e rankeamento no Google Meu Negócio, vamos explorar quais são as métricas que devemos acompanhar para garantir que as boas práticas aplicadas estão surtindo os resultados esperados. As principais métricas para acompanhar são:

  • ações dos clientes: onde eles clicam? O que mais estão fazendo? Por quais motivos?;
  • clicks to call: os clientes estão clicando no número de telefone para ligar e contatar a empresa?;
  • clicks for directions: quantas pessoas estão clicando no endereço para se locomover até o local da empresa?;
  • clicks to site: quantos indivíduos estão indo para o site da marca e procurando mais detalhes do produto e/ou serviço oferecido?;
  • detalhamento das pesquisas: quais buscas estão fazendo com que os usuários cheguem até a empresa ou até o Google Meu Negócio da empresa? Considere os termos de pesquisa, as palavras-chave e visualizações;
  • desempenho individual de cada postagem: olhar para o desempenho de cada publicação também é relevante para o acompanhamento dos resultados. Aqui, vale olhar para cliques e visualizações/impressões;
  • como os clientes pesquisam sua empresa: ponto indispensável para saber o perfil e os hábitos de quem procura a loja, de maneira a criar novas estratégias alinhadas à SEO e marketing digital.

 

Existem 3 formas de entender como as pessoas buscam sua marca. Veja o infográfico a seguir:

 

SEO local: Gráfico “Como os clientes pesquisam sua empresa?”
Fonte: Web Estratégica

Invista no SEO local e faça com que os clientes te encontrem na hora certa

Vimos o quanto as otimizações para Google Meu Negócio e técnicas de SEO local podem ajudar os clientes certos a te encontrem no momento em que estão mais favoráveis à conversão.

Por conta disso, é essencial implementar boas práticas e contar com profissionais dedicados, experientes e com a expertise necessária para saber para onde encaminhar a estratégia, a fim de garantir os melhores resultados.

É possível alcançar melhores resultados a partir de uma consultoria especializada em SEO. Esse é um investimento essencial para garantir melhores resultados. 

Faça agora mesmo uma cotação e comece a evoluir seus números orgânicos, utilizando da forma correta o Google Meu Negócio e outras plataformas de busca!

Jean Vialli
Coordenador de SEO na Web Estratégica. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAE Business School. Atua com Marketing Digital e SEO desde 2017, com vivência em projetos internacionais em mais de 10 países. Também faz parte do Time de Experts da Aldeia Coworking, ministrando cursos presenciais de SEO em Curitiba-PR.
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