O blog é um recurso que não pode faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo. Mas como saber quais temáticas abordar e quais direcionamentos adotar nos seus artigos? A partir da definição da linha editorial, que serve como um guia para suas publicações.
O conceito, emprestado do jornalismo, é importante para que você possa produzir conteúdos que sejam interessantes e respondam às dúvidas do seu público. Assim você aumenta a probabilidade de conversão, melhora o ranqueamento do seu site e pode elevar suas vendas.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para entender o que é linha editorial, sua importância e o passo a passo para criar uma para o seu blog!
O que é linha editorial?
No jornalismo, os veículos têm uma linha editorial que dita seu posicionamento em relação aos fatos noticiados, a escolha dos temas abordados, a relevância de uma notícia em detrimento de outra, e demais questões.
Aliás, é comum que as mídias contem até com um manual de redação, que traz regras e orientações sobre como os assuntos serão divulgados. E, apesar de o conceito fazer parte de mídias noticiosas — como jornais, revistas, portais, TV e rádio —, saiba que ele pode (e deve) ser adotado no marketing de conteúdo, especialmente nas publicações do blog do seu site.
Nesse caso, a linha editorial permite definir os temas a serem tratados e os direcionamentos que serão dados a cada assunto — tudo de acordo com o seu segmento de negócio, valores da sua empresa e, especialmente, o perfil e interesses do público. Em resumo: você escreve o conteúdo que seus clientes em potencial procuram ao fazer as buscas no Google.
Por exemplo: se você tem um site para o setor de maquiagens, precisa definir as estratégias de conteúdo segundo esse segmento, como dicas de batons, orientações de como lavar os pincéis, cores de sombra que estão em alta, entre outros temas. Ficaria bem descontextualizado falar sobre as melhores formas de usar o creme de barbear, concorda?
Então, com uma linha editorial bem definida, seu site passa a ser atrativo para o seu público-alvo, melhorando seu ranqueamento na SERP e tornando sua empresa referência no nicho de atuação. Dessa maneira, você aumenta as chances de conquistar clientes e de destacar sua marca no mercado.
Qual a diferença entre linha editorial e tom de voz?
É comum considerar que linha editorial e tom de voz são termos com o mesmo significado. Eles estão relacionados, pois na linha editorial, você define o tom de voz que sua marca vai utilizar, ou seja, o estilo que será adotada para falar a mesma língua que o seu público.
Por exemplo: se você escreve para pessoas jovens, que buscam dicas para passar no vestibular e Enem, pode se valer de uma linguagem mais despojada e informal, afinal o objetivo é atrair a atenção delas.
Agora, se você tem um blog voltado para advogados, o tom de voz é mais formal e, nesse caso, não apenas para captar a atenção desse público, mas também para transmitir a credibilidade da sua empresa.
Portanto, ao seguir a linha editorial do blog, você sabe quais temáticas serão abordadas no conteúdo, a forma como ele será escrito e também qual é o tom de voz adotado.
Como criar uma linha editorial?
Entre as orientações de como fazer um blog, devem estar as diretrizes para você criar uma linha editorial que atenda seus objetivos, fazendo seu site melhorar o ranqueamento. Confira abaixo como elaborar esse guia e ter mais sucesso com os seus conteúdos, ou seja, produzindo artigos com as informações que o seu público procura na web!
Conheça seus produtos e o público-alvo
O primeiro aspecto é ter o foco sobre o seu nicho de atuação e, especialmente, os seus produtos, entendendo seus diferenciais e como eles atendem às necessidades das pessoas. A partir disso, você define um nicho específico, podendo pensar em pautas que realmente respondam às dúvidas das pessoas que podem se tornar seus clientes
Falando em pessoas, além dos seus produtos, é necessário descobrir o perfil do seu público. Quem é a persona do seu cliente? Qual a sua faixa etária, estado civil, profissão, em que região ele mora, quais os hábitos, interesses e estilo de vida? Aqui você define sua persona, um personagem fictício que representa seu cliente.
Essa etapa é fundamental para criar sua linha editorial, pois imagine que sua persona é alguém que não tem filhos e você tem um blog de viagens. Acho que seria perda de tempo abordar dicas de como entreter as crianças em uma viagem de avião ou melhores parques para visitar em família, certo?
Nesse aspecto, entra a importância de ter um nicho específico, visto que a temática “viagens” é bem ampla. O objetivo é produzir conteúdos que atendam às expectativas da sua persona e criem uma identidade com ela. Então, se o seu público é quem viaja sozinho ou com amigos, você pode trazer conteúdos sobre mochilões ou melhores destinos para viajar sozinho na Europa, por exemplo.
Pesquise a SERP e os concorrentes
Conhecendo a fundo seu produto, sua persona e definindo um nicho específico para escrever, chega o momento de pesquisar na SERP os conteúdos relacionados a esses fatores.
Verifique quais são os concorrentes que aparecem nas primeiras posições e quais são as temáticas trabalhadas. Não é uma análise para copiar os conteúdos, até porque não adianta falar “mais do mesmo” ou correr o risco de plágio. A ideia é avaliar quais são as informações desses conteúdos, identificando assuntos que não são levantados ou que são abordados de forma rasa.
Com isso, você pode planejar suas postagens para trazer aprofundamento nessas questões, fazendo um trabalho de marketing de conteúdo para entregar textos mais completos para as pessoas. Sendo assim, pode melhorar o ranqueamento do seu site, pois entrega artigos mais especializados, ou seja, que demonstram autoridade e credibilidade.
Liste as principais dúvidas da persona
Para escrever artigos que sejam relevantes para os seus leads, é importante levantar quais as principais dúvidas da sua persona. Quais respostas ela busca ao fazer uma pesquisa no Google?
Nessa hora, você pode fazer pesquisas com sua audiência, por meio de formulários, enquetes ou até mesmo analisando os comentários de seguidores nas redes sociais.
Além desse tipo de pesquisa, você pode utilizar algumas ferramentas que vão esclarecer quais são os tipos de dúvida do seu público, ajudando a pensar nas palavras-chave para SEO. Isso fará você entender os termos que precisa abordar em seus conteúdos para chegar nas pessoas certas. Veja abaixo!
Answer the public
O recurso auxilia o trabalho de marketing de conteúdo, pois permite saber o que as pessoas estão pensando. Ele mostra os resultados para um determinado termo em forma de perguntas, que são, na verdade, as buscas mais recorrentes que as pessoas fazem no Google. Ele traz ainda variações dessas perguntas.
Semrush
O Semrush é uma ferramenta essencial para aumentar seu tráfego orgânico e para produzir conteúdos de valor para sua audiência, pois possibilita pesquisar as palavras-chave de interesse do seu público e fazer análise da concorrência.
Google Trends
Temos ainda a ferramenta do Google, o Google Trends, que aponta as tendências, quer dizer os termos mais buscados em um determinado período pelas pessoas. É um recurso interessante, pois aponta a dinâmica de pesquisas da web, permitindo acompanhar as mudanças de comportamento do público.
Defina as categorias e pautas
Após compreender quem é sua persona, suas dúvidas e as palavras-chave que você precisa explorar, chega o momento de criar as categorias da sua linha editorial. Quais são os grandes temas que serão tratados?
Se pensarmos em um blog sobre empreendedorismo e exemplos da linha editorial, é possível ter as categorias de gestão de negócio, marketing, desenvolvimento profissional, dicas de RH, gerenciamento financeiro, entre outras.
Dentro dessas categorias, você pode definir as pautas. Em dicas de RH, é possível falar sobre como motivar sua equipe, como encontrar o talento ideal, o que é plano de cargos e salários, entre outros assuntos. Mas reforçando: tudo deve estar relacionado aos interesses da sua audiência.
Planeje o calendário de conteúdo
Com as categorias definidas da sua linha editorial, é possível definir seu calendário de conteúdo ou calendário editorial. Nessa etapa, você planeja a publicação das pautas em dias da semana de acordo com cada conteúdo e, além disso, mapeia as datas comerciais ou específicas que tenham relação com seu nicho de mercado.
Assim, dependendo da linha editorial do seu blog, é possível fazer conteúdos que relacionam seu produto ao Dia das Mães, Mês do Consumidor ou ainda à Black Friday, por exemplo. Aqui são ideias mais gerais, mas é possível realizar uma pesquisa mais aprofundada de datas especiais.
Se o seu ramo é de cosméticos, é possível fazer conteúdos sobre prevenção de câncer de pele no último mês do ano, explorando a campanha de saúde Dezembro Laranja, por exemplo.
Defina a linha editorial e crie os textos
Nesse ponto, você já tem sua linha editorial definida com as categorias e pautas pertinentes a cada uma delas. Então, mãos à obra: é o momento de escrever os artigos com informações de valor para o seu público, que traga dados que possam ser verificados, a fim de que você transmita credibilidade para sua audiência.
Isso porque não basta apenas ter uma linha editorial e delimitar os temas, é preciso produzir conteúdos de qualidade para captar a atenção das pessoas, respondendo suas dúvidas e mostrando para o Google que você é autoridade em seu nicho de atuação.
Assim, seu blog entrega uma boa experiência para o público, aumentando a probabilidade de conversão, fazendo sua marca crescer no mercado.
Analise os resultados
O último passo é analisar os resultados dos conteúdos produzidos, identificando a performance das suas páginas. Aqui é possível utilizar o Google Analytics para analisar dados do tráfego do seu site, verificar quais termos estão ranqueando melhor, a necessidade de otimizar os conteúdos ou de utilizar outras estratégias.
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Por que é importante construir uma linha editorial?
Adotar uma linha editorial precisa fazer parte das estratégias utilizadas para criação de conteúdos para o blog. Mas por que isso é tão importante? Veja a seguir as vantagens de fazer esse direcionamento ao escrever seus artigos!
Consistência de conteúdo
O primeiro ponto é delimitar quais tipos de assunto você vai abordar, criando uma consistência e aprofundamento nos conteúdos publicados. Assim, em um universo de temas que têm relação com o seu segmento, você passa a explorar somente aqueles que tragam as respostas que seus clientes procuram.
Com isso, você direciona seus esforços para criar conteúdos que sejam interessantes para o seu lead, ou seja, não perde tempo e recursos para elaborar artigos que não tenham relevância para essas pessoas. E, com esse trabalho, pode fazer publicações mais aprofundadas, mostrando que sua marca é especialista naquele nicho de atuação.
Um blog com assuntos focados em vestibular, por exemplo, pode desenvolver conteúdos com dicas para se concentrar nos estudos, com as matérias de Matemática que mais caem no Enem ou ainda como se preparar para a prova de redação.
Agora, imagine tratar de assuntos nesse mesmo blog sobre aposentadoria ou sobre os melhores investimentos para profissionais de 30 anos? São temas totalmente fora da linha editorial adotada, ou seja, se o leitor se deparasse com isso, acharia estranho e, muito provavelmente, não voltaria a acessar o site.
Confiança do público
Ao ter consistência no blog e demonstrar que é especialista em um nicho de mercado, você ganha a confiança do público. Afinal, tem o cuidado de não preencher seu blog com qualquer assunto e sim de assumir o compromisso de entregar conteúdos de valor. Consegue, assim, criar uma conexão com essas pessoas.
A partir disso, você aumenta a probabilidade de elas se tornarem clientes, pois passam a ter uma percepção positiva sobre sua empresa — afinal, você demonstra com os conteúdos que entende do seu nicho de mercado — e podem tomar a decisão de comprar seus produtos ou serviços.
Organização e planejamento
Com a linha editorial, você consegue delimitar os tipos de temas tratados no seu blog e, assim, definir seu calendário editorial. Dessa forma, pode planejar melhor suas publicações, definindo a periodicidade para cada tipo de assunto.
Essa organização permite que sua equipe escreva os artigos com antecedência para estarem prontos na data certa de publicação. Além disso, dentro de cada temática ou categoria, é possível definir os assuntos que podem ser explorados.
Com esse planejamento, você deixa seu blog mais dinâmico, pois consegue, dentro do seu segmento, variar os assuntos do conteúdo e, assim, pode ter sempre uma novidade para o público que acompanha suas publicações.
Fortalecimento da marca
Ao escrever para o seu blog, você pode se deparar com uma infinidade de assuntos, assim a linha editorial vem para guiar esse trabalho, indicando quais as temáticas que devem ser exploradas.
Desse modo, você passa a associar sua empresa a assuntos que sejam relevantes para os seus clientes em potencial, criando uma identidade para sua marca e fortalecendo sua imagem no mercado. Sua empresa passa a ser lembrada como quem tem a expertise no seu nicho de atuação, assim, ela sai na frente da concorrência.
Facilidade de produção
Por último, ao ter a linha editorial, você tem um norte a ser seguido e, dessa maneira, fica mais fácil saber quais pautas precisam ser produzidas e como os textos devem ser escritos. Evita, portanto, aquela situação de não saber sobre o que escrever, já que definiu um direcionamento das temáticas que precisa explorar.
A partir disso, você otimiza a produção de conteúdos para o seu site, pois sua equipe não perde tempo para criar as pautas, sabe qual linguagem utilizar e o tratamento que precisa dar para cada assunto, afinal você conhece as expectativas da sua audiência.
Como aproveitar sua linha editorial para outras mídias?
A linha editorial é importante para construir seu blog com conteúdos que possam performar bem. Todo esse trabalho de definir temáticas, pautas e o direcionamento para esses textos não deve ficar restrito ao seu blog. A ideia é demonstrar os valores da sua marca, por isso a estratégia precisa ser utilizada em outras mídias.
Então, seu calendário editorial e ideias de pautas devem estar presentes nas publicações das redes sociais, aparecer em outros formatos, especialmente o vídeo, e ser explorada nos stories, por exemplo. Ao ter a linha editorial como um guia em diferentes canais, você se vale do mesmo tom de voz, estabelece uma conexão com o público e faz sua marca se destacar no mercado.
Para definir uma linha editorial consistente e criar conteúdos de qualidade para o seu blog e outras plataformas, conte com uma equipe de especialistas: conheça a Web Estratégica e como ela ajuda sua empresa a crescer com o marketing de conteúdo!