Como migrar site de uma hospedagem para outra?

15/02/2023

Sites não são à prova de falhas. Estas podem ser causadas por diversos motivos, inclusive pelo provedor onde o seu domínio está hospedado. Se isso acontece com frequência, pode ser a hora de fazer uma migração para outro mais confiável. Você sabe como migrar site de uma hospedagem para outra?

Diversos levantamentos mostram o dano causado por um site fora do ar. Entre eles, você perde vendas, leads que chegariam através das suas campanhas e performance em SEO, já que o Google deixa de considerar o site uma fonte confiável. A reputação da sua marca também pode ser prejudicada, já que um site com problemas constantes não é bem visto pelos seus clientes.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Gartner, nos Estados Unidos, grandes empresas perdem cerca de 5.600 dólares em receita por minuto de inatividade do site, podendo chegar a 220 mil dólares perdidos por minuto, para uma empresa como a Amazon. Faça as contas, considerando as devidas proporções, e veja quanto dinheiro pode estar em jogo. 

Entretanto, vale dizer que esse não é o único motivo para trocar de provedor. O preço, o suporte técnico e a qualidade do serviço prestado também são “incentivos” que podem levar à mudança. Seja qual for a sua razão para isso, neste texto você vai saber mais sobre migrar site de uma hospedagem para outra, incluindo como fazer, como se preparar para a mudança e o que pode acontecer se a migração não for feita corretamente. Continue a leitura!

O que é migração de hospedagem de site?

Com certeza você já ouviu que “o seu site é a sua casa própria na internet”. Sendo assim, o provedor é o terreno onde ela fica, mas que, nesse caso, é alugado. Porém, a menos que você more em um motorhome, não dá pra sair levando a casa por aí. Com o seu site, dá. Deu problema no “terreno”? O jeito é partir pra outro.

A migração de hospedagem é a transferência do seu site inteiro, com todos os dados, recursos e formatações para outro provedor que você julgue mais adequado. Apesar de não ser a tarefa mais simples do mundo, às vezes pode ser necessária. Afinal, ninguém quer ficar sofrendo com uma hospedagem que te deixa na mão toda hora.

Ela deve ser feita quando você perceber que o local atual não está mais correspondendo às suas expectativas. Alguns motivos podem ser o site e o e-mail caindo com frequência, o carregamento lento das páginas, a assistência que não responde, o reajuste de preço fora do orçamento e até mesmo quando o seu site cresce demais e a hospedagem não tem capacidade para carregar muitas informações ou acessos, chegando ao limite. 

A importância de hospedar um site em uma boa plataforma

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre o novo provedor onde o seu site ficará hospedado. Encontrar uma plataforma de hospedagem segura e confiável é fundamental, já que tudo que você não quer é ter que fazer uma migração novamente (tão cedo). 

Para fazer essa escolha, recomendamos que você analise o que é oferecido, comparando com a sua hospedagem antiga quando possível. Antes de tudo, confira se o seu site é compatível com a nova plataforma. Depois, alguns pontos principais são a garantia de disponibilidade (quantos % do tempo ela garante que o seu site estará online), a existência de certificados de segurança e o espaço de armazenamento disponível, principalmente se o seu site tem um grande volume de informação ou está sendo constantemente atualizado.

Além disso, você também deve observar a largura de banda oferecida, isto é, a quantidade máxima de dados que serão dedicados por vez para o tráfego no seu site, o que afeta diretamente a velocidade de carregamento. Se você tem um site pesado e complexo, quanto mais, melhor. Lembrando que mais da metade das pessoas desistem de acessar o site se ele levar mais de 3 segundos para carregar, segundo o Google.

Por fim, há três aspectos que você pode comparar mais facilmente com a sua hospedagem antiga. O primeiro é a personalização, o quanto a plataforma é versátil e permite modificar o design. O segundo aspecto é a variedade de plugins que podem ser instalados para auxiliar e otimizar o uso do site, inclusive no SEO. O terceiro ponto é a usabilidade, ou seja, a facilidade de aprender e utilizar a plataforma de hospedagem no seu dia a dia. 

4 causas de mudança de hospedagem de sites

Como já dissemos, problemas no provedor, como quedas, por exemplo, não é o único motivo que leva as pessoas a migrar site de uma hospedagem para outra. Dos mais aos menos técnicos, as causas são muitas. Por isso separamos os principais motivos que podem levar à necessidade de fazer a mudança.

1. Preço

A primeira causa não tem nada de técnica e pode ser puramente uma questão econômica. É o preço. Seja porque você escolheu o mais completo (e mais caro) plano de hospedagem, seja porque você considera que o serviço entregue não está de acordo com o valor pago, esse ponto costuma levantar muita discussão.

Se você tem ainda que encaixar o custo da hospedagem no seu orçamento de marketing, a atenção é redobrada para otimizar cada centavo investido. Assim, antes de tudo, deve ser feita uma reavaliação das necessidades do seu site. Em alguns casos, uma redução do plano pode evitar uma mudança de hospedagem trabalhosa ou desnecessária.

No entanto, se a troca for mesmo necessária, não troque de hospedagem somente pelo preço. Como dizem, “o barato sai caro”, e uma troca apenas para cortar custos pode ter o efeito contrário, causando muita dor de cabeça e exigindo retrabalho.

2. Suporte técnico precário

Se tem uma coisa que ninguém gosta é ficar na mão quando mais precisa. Seja no dia a dia da operação do site ou ainda na configuração dele, é comum ter dúvidas com tantas funções e botões disponíveis. Nessa hora é só chamar o suporte, ou deveria ser.

Um suporte técnico precário pode causar muitos prejuízos para o seu site e, consequentemente, para o seu trabalho e a sua marca. Por isso é importante que ele esteja sempre disponível, seja rápido nas respostas e resolutivo com os problemas.

Se o seu suporte demora a responder ou não consegue solucionar as dúvidas do dia a dia, talvez seja o momento de acender um sinal de alerta e começar a ver outras opções de hospedagem, antes que um problema maior surja e fique sem solução.

3. Serviço insatisfatório

Ligado ao item anterior, mas não restrito ao suporte, esse ponto diz respeito ao serviço prestado pelo provedor de hospedagem como um todo. Isso passa, principalmente, pelo que é prometido pela plataforma que você contratou, como as funcionalidades e a facilidade de uso, por exemplo.

Às vezes, pode acontecer de serviços de hospedagem menos conhecidos oferecerem grandes atrativos, como recursos exclusivos, suporte 24h e maior armazenamento, buscando conquistar novos clientes. Entretanto, na hora de provar sua qualidade com um serviço eficiente, acabam deixando esses mesmos clientes insatisfeitos.

Além disso, embora nenhum provedor possa prometer 100% de disponibilidade, o ideal é que o seu site permaneça online 99,99% do tempo, exceto em raros problemas técnicos. 

Esse acompanhamento constante é possível quando contamos com parcerias. O dia a dia de um negócio exige agilidade, mas uma equipe de consultoria SEO fica atenta às mudanças e principais métricas de um site, sobretudo após a migração. Assim, é possível evitar dois problemas que veremos a seguir.

4. Lentidão e instabilidade nos acessos

Um site que vive caindo ou travando é motivo de insatisfação para qualquer usuário. Mais ainda para quem paga a conta. Por isso esse é um dos maiores motivos que levam a uma mudança de hospedagem, se o problema estiver nela.

Outro fator decisivo é a velocidade de carregamento da página, ou melhor, a lentidão. Sendo esse tempo um importante fator de ranqueamento para os buscadores, além de espantar os usuários, um site lento pode fazer você cair nas buscas. 

No entanto, vale conferir se o problema está mesmo na hospedagem. A causa mais comum de lentidão nos acessos está relacionada à sua conexão de internet. Mas, se o site continuar lento, mesmo usando outras redes mais rápidas, é melhor verificar se tem algo errado. 

O jeito mais fácil de fazer isso é consultar o tempo médio de resposta do servidor, através do Google Analytics ou do PageSpeed Insights. O profissional de SEO que você contratar para ajudá-lo, como os do time da Web Estratégica, fazem mais do que apenas consultar a velocidade.

Se o problema realmente estiver na hospedagem, deve-se avaliar se há um modo de resolver antes de partir para a migração. Uma opção é o aumento do plano para poder receber mais tráfego ou ter mais espaço de armazenamento disponível, de acordo com as suas necessidades.

Problemas que podem afetar seu site se não fizer uma migração bem feita

Antes de falar como transferir um site de uma hospedagem para outra, um alerta! Se a migração não foi bem feita, isso pode trazer alguns problemas. Entre eles, pode acontecer de o site ter alguns pontos mal configurados, o que pode levar a diversos bugs na página, como mensagens de erro e elementos fora do lugar, por exemplo.

Outro ponto é que todas as imagens devem ser devidamente transferidas para a nova hospedagem. Se isso não acontece, elas não serão carregadas e deixarão buracos no seu site, prejudicando a experiência do usuário.

Além disso, é preciso um cuidado especial com a linkagem. É possível que, por algum erro, uma página não seja localizada corretamente, ficando assim com um link quebrado, o que leva a uma página de erro e afeta negativamente a sua estratégia de link building.

Todos esses problemas impactam diretamente o desempenho do seu site e a experiência dos visitantes, que podem deixar de encontrar o que procuram, ficando com uma má impressão da sua marca. Sem falar no SEO, que também é bastante afetado quando a migração do site não sai como deveria, por mais incríveis que sejam os seus conteúdos publicados. Por isso, fique atento!

O que você deve preparar antes de começar a migrar um site de uma hospedagem para a outra?

Chegou a hora de começar a pôr a mão na massa. Para que a sua migração aconteça conforme o esperado e sem imprevistos, é preciso se preparar e obedecer alguns processos importantes. Seguir essas recomendações é fundamental para evitar problemas no futuro.

1. Liste tudo que precisa ser migrado:

Migrar um site é como fazer uma viagem, ou seja, tudo que você vai precisar deve estar na mala. Nessa bagagem, dependendo da situação, você precisará ter os arquivos do servidor de hospedagem, o banco de dados, as contas de e-mail existentes (incluindo as mensagens), as configurações da hospedagem e o apontamento do domínio para o novo servidor. O ideal é sempre verificar o que é preciso de acordo com as plataformas.

2. Faça backup:

Para evitar perder algum conteúdo importante, é fundamental que você faça um backup do seu site antes de iniciar a migração. Assim, caso algo dê errado, existe uma cópia dos arquivos no seu computador, para voltar atrás se necessário.

3. Altere o DNS:

É preciso redirecionar o DNS do seu domínio para o novo provedor, conectando o domínio e a hospedagem para que o site possa ser acessado. Cada plataforma tem a sua forma de fazer essa alteração.

4. Configure a nova hospedagem:

Faça todas as configurações necessárias para começar a utilizar a nova hospedagem, como planos, domínio, e-mails etc. Verifique também a existência de possíveis incompatibilidades entre as plataformas e consulte o suporte técnico do seu novo provedor sempre que precisar resolver uma situação do tipo.

Além disso, lembre-se de só cancelar o provedor antigo depois de ter certeza que o processo foi bem sucedido e o site está estável.

Entenda como migrar site de uma hospedagem para outra

Agora é o momento de fazer a migração em si. E é importante destacar que a tarefa de migrar um site de uma hospedagem para outra exige bons conhecimentos técnicos para não ter problemas. Entretanto, se você ainda tem dúvidas se consegue fazer ou coordenar a migração, conheça mais neste guia e solicite uma proposta junto ao time da Web Estratégica. Confira as etapas que é preciso seguir.

Faça a configuração da conta

A primeira etapa de todas é, claro, comprar uma conta na nova hospedagem que você vai utilizar e configurar o seu acesso. Depois é necessário criar novamente algumas configurações que já existiam na hospedagem antiga. Alguns exemplos são os domínios e subdomínios, redirecionamentos, encaminhamento de e-mails e outros ajustes que podem ser customizados, como a versão do PHP, por exemplo.

Vale dizer que muito dessa etapa é um trabalho comparativo, procurando possíveis customizações na hospedagem anterior para fazer o mesmo na nova. Um exemplo bastante comum é que alguns plugins do WordPress só funcionam em uma versão específica do PHP. Felizmente você pode alterar a versão usada na hospedagem. Se por acaso ficar algum problema de configuração para trás ao longo do caminho, você descobrirá a tempo, então fique tranquilo.

Realize o upload dos arquivos

Considerando que você já fez uma cópia do site no seu computador, como falamos mais acima, é o momento de transferir todos esses arquivos para o servidor da nova hospedagem. Essa etapa é relativamente simples, e basta usar um cliente FTP para copiar tudo.

Imagens, textos, vídeos, áudios, código-fonte, arquivos HTML etc. Na nova hospedagem, você deve seguir a mesma estrutura de diretórios, transferindo os arquivos para dentro da pasta pública, que é onde ficam os arquivos acessados pelos usuários.

Além disso, se você tem um blog e usa um gerenciador de conteúdo como o WordPress, por exemplo, também é preciso transferir o banco de dados, um processo semelhante ao de fazer o upload dos arquivos. No entanto, em vez de simplesmente copiar através do FTP, é preciso usar as funções de exportar da hospedagem antiga e importar para a hospedagem nova. Cada hospedagem tem o seu método, mas, geralmente, isso é acessível pelo painel de controle.

Verifique as informações

Feito isso, o seu site já deverá estar funcionando, embora você ainda não consiga acessá-lo digitando o endereço (veja o porquê na etapa seguinte). Então, antes dele entrar no ar na nova hospedagem, esse é o momento de conferir se está tudo certo e no seu devido lugar.

Para fazer essa conferência, é necessário mexer em um arquivo no seu próprio computador, forçando o direcionamento para o novo servidor. Esse arquivo, chamado “hosts”, deve ser editado manualmente para incluir o endereço de IP novo que foi informado pela hospedagem. Depois da verificação, a mudança no arquivo deve ser desfeita.

Mude seu DNS para a nova hospedagem

Site pronto, tudo funcionando, a última etapa de migrar um site de uma hospedagem para outra é mudar o DNS, para que enfim ele possa ser acessado novamente, agora no novo servidor. Essa etapa é simples de executar, bastando acessar o site da empresa onde o domínio foi registrado. 

Lá, é só entrar no painel de controle e substituir o DNS da hospedagem antiga pelo DNS da hospedagem nova, informado pelo seu novo provedor, o mesmo que você usou para fazer os testes no item acima. Depois de uma instabilidade temporária, perfeitamente normal enquanto a alteração é distribuída pelos servidores, o seu site está funcionando a pleno vapor.

Por que contratar a Web Estratégica para fazer a migração para uma nova hospedagem

Como você percebeu, migrar um site de uma hospedagem para outra é uma tarefa extremamente técnica. Sem o conhecimento necessário, você pode pôr em risco o negócio que gerencia. Mas, fique tranquilo – existem jeitos mais fáceis e seguros de fazer isso.

Com uma consultoria de SEO como a Web Estratégica, você conta com uma equipe de especialistas que têm o conhecimento e os recursos para fazer essa migração com a máxima segurança para a sua empresa. Veja algumas vantagens.

Assistência profissional para realizar a migração

Além de consultoria SEO, oferecemos suporte completo e um atendimento de alta qualidade na mudança de hospedagem, eliminando as preocupações que você possa ter com essa etapa tão importante para a sua organização e garantindo um serviço de excelência. Assim você tem a certeza de deixar o seu site em boas mãos e pode aproveitar somente os benefícios que a nova hospedagem trará para o seu negócio.

Economizar tempo

Além do conhecimento técnico, migrar site de uma hospedagem para outra exige tempo, seja o seu ou da sua equipe. Para evitar um processo muitas vezes demorado, que pode tomar dias ou semanas do seu time, o melhor a fazer é delegar a tarefa para um parceiro. Assim, enquanto nós cuidamos de tudo, como configurações, downloads, uploads, listas, registros e testes, você pode se dedicar às estratégias para fazer sua marca crescer.

Experiência da Web Estratégica

Nós respiramos marketing digital, conteúdo, comunicação e tecnologia. Por isso, desde 2011 desenvolvemos competências e aprimoramos nossos serviços para superar expectativas e oferecer sempre o melhor à sua marca. Assim, contamos com um experiente time de especialistas em SEO e outras áreas essenciais para garantir uma migração de hospedagem tranquila, segura e eficiente.

Às vezes a fila anda

Se a sua hospedagem atual não está mais dando conta do recado, chegou a hora de dar adeus a ela e partir para outra.Se antes você estava inseguro sobre essa possibilidade de mudança, esperamos que este texto tenha ajudado a dar confiança para tomar a decisão.

Com uma hospedagem de qualidade, além de evitar dor de cabeça com o suporte, você garante que o seu site poderá ser acessado pelo seu cliente sempre que ele quiser. Assim, seu negócio só tem a ganhar, seja em reputação da marca, experiência do usuário ou vendas – três princípios definidores de uma marca de sucesso na internet.

Se você quer uma solução profissional e competente do começo ao fim desse processo, conte com a consultoria de SEO e outros serviços da Web Estratégica para gerar o resultado que o seu negócio precisa.

Ygor Moreira
Trabalha com SEO há mais de 13 anos e atua como Especialista no Sucesso do Cliente na Web Estratégica atendendo os principais projetos. É formado em Publicidade e Propaganda e pós graduado em Digital Transformation pela Mackenzie, além de possuir especialização em Business Inteligence, Marketing, Inbound Marketing, Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo.