Quando o assunto é SEO, um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais é a migração de site, pois ela envolve boa parte dos fatores capazes de multiplicar o tráfego orgânico. Ao mesmo tempo, pode destruir a autoridade do domínio e enviar os usuários ao site da concorrência.
Realizar a migração de site com segurança é fundamental para garantir que o tráfego e a autoridade conquistados até o momento não sofram quedas. Permite que todas as páginas estejam funcionando corretamente, além de manter o domínio indexado e ranqueado pelos mecanismos de busca.
Planejar, executar, testar e monitorar são partes do processo de migração de sites que precisam estar muito bem alinhadas. O segredo para garantir os melhores resultados é contar uma equipe preparada, capaz de aplicar estratégias coordenadas de forma eficiente, lidando com imprevistos. Ainda, uma migração bem sucedida pode representar ótimos ganhos no médio e longo prazo.
O que é migração de site?
Migração de site é o processo de transferir um site de um servidor para outro, ou simplesmente a troca de layout ou de CMS, como o WordPress. Ela pode ser complicada e demorada, no entanto é possível garantir praticidade desde que sejam seguidas as etapas necessárias.
O modo mais simples é criar um backup de todos os arquivos do site; uma vez que o backup estiver concluído, deve-se copiar os arquivos para o novo. O processo de migração vai muito além de copiar arquivos, porém.
A migração de site também inclui o mapeamento de todas URLs, páginas e configurações do servidor. Isso significa que as URLs do site antigo precisam ser redirecionadas para as URLs do novo. Assim os visitantes podem acessar o site novo, mesmo quando digitam as URLs antigas.
Uma vez que a migração esteja concluída, é indispensável testar o novo site para garantir que tudo está funcionando corretamente. Além disso, também é necessário monitorar o desempenho para verificar se ele é satisfatório e se estão sendo executadas as mesmas funções anteriores, além das novas, caso tenha ocorrido alguma implementação.
Migração de sites é um processo longo, contudo, é essencial para o bom desempenho e para proporcionar uma experiência de usuário fluida e consistente. Se feita corretamente, pode gerar mais tráfego e melhorias de SEO.
Por que fazer a migração de site?
O processo pode parecer simples, principalmente quando fala-se em migrar o site de uma hospedagem para outra, sem mudança de domínio ou mudanças estruturais. A qualidade da experiência, porém, vai além de um backup completo da hospedagem antiga sendo copiado para a nova.
Pode ser necessário realizar uma migração de site por diversas razões. Algumas delas são:
- necessidade de atualizar o design ou a experiência do usuário;
- melhorar o desempenho do site;
- utilizar novas tecnologias;
- mudar o CMS;
- aumentar a segurança;
- adicionar novas funcionalidades;
- alterar a estrutura de URL;
- melhorar a indexação dos mecanismos de pesquisa;
- atualizar a base de conteúdo.
Mesmo em casos de cópia, garantir o bom andamento de todas as etapas exige um olhar mais profissional e expertises específicas. A diferença de configuração entre as hospedagens e possível corrompimento de arquivos durante o backup (compactação e descompactação) aparecem como geradores de falhas que podem comprometer o funcionamento e até mesmo o SEO.
Após o Google lançar as Core Web Vitals, muitas empresas e profissionais começaram a migrar sites de uma hospedagem para outra, em busca de melhorias de performance e para atender a requisitos como LCP (carregamento), FID (interatividade) e CLS (estabilidade visual).
De acordo com Maurício Zane, professor da Nova Escola de Marketing, “na maioria dos problemas, latência de servidor não resolve quase nada. O “80/20” das Core Web Vitals está relacionado a questões técnicas do site/plataforma/tema/plugins e não de servidor. É possível aprovar as suas páginas no Chrome UX Report até mesmo em um servidor shared.”
Ter um profissional ou empresa qualificada para conduzir a migração do site, independente do motivo que a tornou necessária, é a forma mais eficiente de evitar problemas e garantir que tudo será feito seguindo os procedimentos adequados e dentro de um plano bem definido.
Como funciona a migração de site?
A migração de site é um processo que acontece em 3 etapas, e nenhuma delas deve ser ignorada, pois contém ações importantes para garantir o bom funcionamento do site no novo ambiente e manter tudo funcionando para que a estratégia de marketing e SEO não sofra impactos negativos.
Etapas da migração de site
As etapas da migração de site abordam desde a cópia dos arquivos até relatórios de monitoramento pós-migração, para garantir que todas as páginas estão acessíveis aos usuários; estas seguem monitoradas pelos mecanismos de busca, sem perda de indexação e tráfego. Confira mais:
1. Pré-migração
Essa etapa envolve somente o site antigo e as tarefas compreendem mapeamentos e relatórios que serão utilizados nas etapas seguintes, a fim de garantir o sucesso da migração. Entre as tarefas a serem realizadas na pré-migração estão:
- Listagem das URLs do site atual;
- Listagem das páginas mais relevantes do Google Search Console;
- Analisar e listar quais páginas estarão disponíveis para rastreamento pelos mecanismos de busca após a migração;
- Criação de relatórios de tráfego no Google Analytics;
- Criação de dois sitemaps: um com as URLs antigas e outro com as URLs novas
As listagens de URLs e páginas relevantes do Google Search Console são importantes para conferir, posteriormente, se tudo foi feito de maneira correta caso precise de ajuste. Isso permite ter parâmetros para tomar ações com agilidade e precisão.
Os relatórios de tráfego do Google Analytics, os sitemaps e a listagem de páginas disponíveis para rastreamento vão ajudar a analisar, na pós-migração, se houve perda de tráfego. Tendo observado onde ela ocorreu, deve-se identificar o motivo e implementar a solução.
Se a migração for apenas entre servidores, então será feito o backup dos dados e da estrutura do site na etapa de pré-migração. Caso seja um novo site, é provável que conteúdos e imagens já tenham sido copiados para o ambiente de desenvolvimento e teste. Esse é um ponto que precisa de atenção, pois tem grande potencial de gerar erros capazes de comprometer a migração.
2.Migração
Essa etapa acontece na nova estrutura do site, seja com a mudança de servidor ou apenas com a mudança estrutural de design ou de CMS. Assim como a etapa de pré-migração, possui tarefas específicas que influenciam no resultado final. São elas:
- Estruturar novo arquivo robots.txt;
- Verificar se os redirecionamentos estão funcionando;
- Checar as tags canônicas;
- Rastrear as URLs antigas;
- Configurar os redirecionamentos 301;
- Corrigir erros de redirecionamento;
- Validar o funcionamento da home e dos sitemaps;
- Reabrir o site para indexação.
O robots.txt é um dos arquivos mais importantes na estrutura de um site, pois ele é o responsável por limitar o rastreamento dos mecanismos de busca às páginas. É nele que são configuradas as restrições, por exemplo, às páginas com dados internos e informações administrativas.
A verificação dos redirecionamentos e rastreamento das URLs antigas ajudará a avaliar se os acessos estão ocorrendo com sucesso no novo site. Caso o site migrado tenha um volume muito alto de URLs para verificar, é possível utilizar ferramentas como Screaming Frog e Xenu Link Sleuth para rastrear problemas on-page e verificar as URLs e redirecionamentos.
Como parte final da migração, é preciso validar o funcionamento da home e dos sitemaps antes de reabrir o site para indexação, caso contrário pode haver perda de tráfego e falhas de indexação das páginas. Ferramentas úteis para verificar esses pontos são Google Search Console e Fetch and Render.
3.Pós-migração
Depois de concluída a migração, é hora de monitorar algumas questões essenciais para garantir o bom funcionamento de toda a estrutura e manter as estratégias de marketing e SEO funcionando. As principais tarefas desta etapa são:
- Monitorar páginas de erro 404;
- Monitorar a indexação do site;
- Monitorar o tráfego orgânico;
- Corrigir problemas de rastreamento.
Ninguém gosta de encontrar um link na primeira página dos resultados de busca e se deparar com uma página de erro 404. O Google, ao identificar essa ocorrência, pode penalizar o site. É necessário monitorar esses erros, o que pode ser feito facilmente através do Google Search Console, além, é claro, da atuação de um profissional especializado.
O monitoramento de tráfego vai ajudar a identificar se houve ganho ou perda, tomando como base os relatórios gerados na etapa de pré-migração. Através do Google Analytics é possível ter todas essas informações em tempo real e com diversas possibilidades de filtro.
Migração mal feita: 7 problemas que podem prejudicar o seu site
O site é uma das principais ferramentas para a execução da estratégia de marketing de conteúdo e SEO. Garantir que ele funcione da maneira correta após a migração é indispensável para o público e para o negócio. Problemas podem acontecer principalmente se a migração foi mal feita.
De falhas no carregamento de imagens à diminuição de autoridade perante os mecanismos de busca, os erros acabam afetando a experiência do usuário e a reputação do site, o que leva à perda de posições na SERP.
1. Diminuição de autoridade
A diminuição de autoridade geralmente é resultado de um conjunto de práticas de SEO e conteúdo ineficazes ou aplicadas de forma errada, como textos duplicados e de baixa qualidade e práticas de link building não naturais. Isso sem falar em links para sites com baixa relevância.
Durante a migração, falhas com os sitemaps, redirecionamentos e estrutura de conteúdo podem levar à redução da autoridade.
Para resolver este problema, é necessário refazer as estratégias de SEO e garantir que o conteúdo seja relevante para o usuário final; os links devem ter qualidade e estar funcionando corretamente, seja abrindo a página ou direcionando o usuário para uma nova área.
É preciso cuidar da estrutura do site e da qualidade do conteúdo, garantindo informação útil e relevante para o público. Esse é o principal benefício de contar com uma consultoria de SEO e conteúdo que integra os dois serviços.
Nós da Web Estratégica contamos com um time de especialistas que aplica ações, analisa métricas, cria calendários de conteúdos e garante a revisão final para uma entrega perfeita.
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2. Erro 404
Com certeza um dos erros mais odiados pelos usuários, já que ele quebra a expectativa de ter encontrado a informação que precisava. Além de ser péssimo para a experiência, transmite uma mensagem muito negativa para os mecanismos de busca que podem, inclusive, penalizar o site com perda de posição na SERP e até remoção do link.
Para resolver o problema, é preciso verificar os mapeamentos realizados na etapa de pré-migração, tanto para as páginas antigas quanto para as novas, criando os redirecionamentos corretos e corrigindo os que falharam.
Também é possível explorar as páginas de erro 404 para dar informações relevantes ao usuário sobre o conteúdo, caso este tenha sido removido de forma definitiva, dando a ele a opção de acessar outros textos, o que ajuda a melhorar a retenção e a conversão.
3. Perda de posicionamento
A perda de posicionamento pode ser causada por vários fatores, tais como: descuidar da atualização do conteúdo, competição direta com outras empresas, uso excessivo de palavras-chave, link building de baixa qualidade, erros de codificação no site, lentidão no carregamento das páginas, descuido com os fatores de SEO On-Page e Off-Page, entre outros.
Todos esses pontos podem ocorrer durante uma migração de site mal feita, o que torna ainda mais necessário a contratação de profissional ou empresa especializada nesse tipo de serviço.
Fique atento: pode ficar mais caro recuperar o posicionamento do que fazer uma migração com qualidade.
4. Imagens que não carregam
A experiência do usuário é um dos principais fatores de ranqueamento; quando o layout quebra por uma falha no carregamento das imagens, a experiência também se quebra.
O não carregamento de imagens pode comprometer o ranqueamento do site tanto na busca tradicional quanto na busca por imagens no Google Imagens, uma vez que elas são indexadas e podem gerar tráfego orgânico em volume considerável.
Ao migrar um site, essa falha no carregamento pode ocorrer por diversos motivos, sendo os mais recorrentes a falta da imagem na nova estrutura, um erro no caminho da imagem ou até o arquivo de imagem corrompido, impossibilitando a renderização no navegador.
Para evitar esse tipo de problema, deve ser feito o mapeamento das imagens na pré-migração e depois verificar a estrutura das páginas para garantir que todas estão carregando corretamente.
Se alguma não estiver, então é preciso reenviá-la ao servidor e atualizar o conteúdo da página. Pode parecer que é só uma imagem faltando, mas é uma quebra considerável na UX que pode custar a confiança do usuário e posições nos resultados de busca.
5. Prejudicar o link building
O link building é um dos principais ativos geradores de tráfego que um site pode ter. Ele acontece com conteúdos de qualidade que entregam valor e utilidade para o público. Se as páginas começam a apresentar erros, seja no carregamento do conteúdo ou pela URL não existir (algo muito comum na migração), os prejuízos começam a ser contabilizados.
Mapear as URLs antigas e as novas, se certificar de que todas estão funcionando e que os redirecionamentos estão ativos para aquelas que sofreram mudanças é indispensável durante a migração. Se você tem um mapeamento de quem está fazendo link para páginas do site, pode comunicar sobre a alteração das URLs e solicitar a atualização, evitando erros que prejudiquem o link building.
6. Redução das visitas
A redução de visitas é um problema crítico, principalmente para quem depende do tráfego orgânico. Ela pode ocorrer por vários motivos, inclusive alguns ligados à migração de site mal feita.
Troca de domínio sem redirecionamento, URLs erradas que não levam a lugar algum, falhas técnicas durante a migração que causam erro 500 ou outros onde nenhuma página é exibida.
A solução para esse problema está na execução perfeita de todas as etapas da migração de site, caso contrário um fator negativo pode fortalecer o outro e criar um efeito cascata que só prejudica o projeto.
Invista recursos nesta etapa da sua estratégia de marketing. O site é a porta de entrada dos leads e migrá-lo requer cuidado, seja na parte da experiência ou mesmo na segurança.
Nossos consultores podem ajudar seu time a garantir os melhores resultados, seja trabalhando em conjunto ou de forma independente, combinando técnicas inovadoras e comprovadas.
7. Perda de receita
E-commerces e sites onde a receita tem origem na venda de espaço publicitário são os que mais sofrem com migração mal feita. Menos visitas, links que não funcionam, páginas que não abrem, imagens que não carregam, tudo isso afasta o público e gera desconfiança, abalando a reputação da marca e dando ao público a chance de conhecer a concorrência mais de perto.
Seja qual for o tipo de site, na hora de migrar é preciso muita atenção aos detalhes, pois qualquer erro pode ser prejudicial, além de criar um “efeito cascata”, causando um colapso que envolve tráfego, mecanismos de busca, estratégia e perdas financeiras.
5 cuidados para migrar o site de maneira segura
Ao realizar uma migração de site, o objetivo pode ser técnico (performance, correção de falhas, redesign, UX) ou estratégico (tráfego, vendas, financeiro). Independente do objetivo, é preciso tomar alguns cuidados para migrar de forma segura e garantir o melhor resultado ao final do processo.
1. Fazer um planejamento de migração
Assim como as ações de marketing de conteúdo são feitas com base em um planejamento prévio, a migração de sites também precisa ser planejada, tanto nos aspectos técnicos quanto operacionais. Detalhar o que e como será feito, quem será o responsável por cada ação e como serão realizadas é apenas a base do planejamento de migração de site.
Construir e seguir o planejamento proporciona clareza para todos os envolvidos, permitindo saber exatamente em que etapa o processo se encontra, o que já foi feito e se está tudo dentro do cronograma, evitando erros e problemas de desorganização.
Configuração do ambiente de homologação e produção, relatórios de tráfego e indexação, mapeamento de conteúdo, testes de funcionamento, verificação de links internos e externos, permissão de acesso aos mecanismos de busca, sitemaps e imagens são apenas alguns dos itens que devem ser contemplados no planejamento.
2. Criar um checklist de migração
Combinado com o planejamento de migração, o checklist é uma ferramenta muito poderosa antes, durante e depois de concluir o processo. De forma prática, traz tudo o que precisa ser feito para garantir o sucesso da operação. Um checklist de migração com foco no sucesso tem os seguintes itens:
- Backup do site antigo;
- Lista das URLs do site atual;
- Lista das páginas mais relevantes do Google Search Console;
- Análise e lista das páginas que estarão disponíveis para rastreamento pelos mecanismos de busca após a migração;
- Relatórios de tráfego no Google Analytics;
- Sitemap com as URLs antigas;
- Sitemap com as URLs novas;
- Arquivo robots.txt atualizado;
- Validação de redirecionamentos;
- Validação de Canonical Tag;
- Rastreamento das URLs antigas;
- Configuração dos redirecionamentos 301;
- Correção dos erros de redirecionamento;
- Testes de funcionamento das páginas e funcionalidades;
- Teste de funcionamento dos sitemaps;
- Liberação do site para indexação;
- Monitoramento das páginas de erro 404;
- Monitoramento da indexação do site;
- Monitoramento do tráfego orgânico;
- Correção de problemas de rastreamento;
- Backup pós-migração.
3. Criar um ambiente de staging ou homologação
O uso de ambiente de staging ou homologação é uma prática muito eficiente para processos de migração de site, pois ela permite realizar todos os testes antes de colocar o site no ar e sem precisar remover o antigo enquanto o novo não fica pronto para publicação.
Para que os benefícios sejam ainda maiores e seja possível ganhar tempo na etapa de migração, uma boa prática é criar o ambiente de staging ou homologação no mesmo servidor onde a versão final do site estará.
Assim os testes serão feitos em uma estrutura idêntica, tanto de conteúdo quanto de configurações, evitando surpresas; será muito mais rápido para colocar a nova estrutura no ar.
4. Tenha uma atenção especial com SEO
Otimizar as páginas para que sejam reconhecidas pelos principais mecanismos de busca é uma estratégia fundamental para quem deseja obter melhores posições, se tornando mais visível e, por consequência, obtendo mais tráfego orgânico e leads.
Durante a migração, o cuidado com a parte de SEO é ainda mais fundamental pois esse aspecto pode gerar prejuízos consideráveis, além de diminuir a reputação e a avaliação do Google.
Seguir o planejamento, manter o checklist atualizado e dar atenção a questões como redirecionamentos, link building, experiência do usuário e abertura para monitoramento dos mecanismos de busca são algumas das ações relacionadas a SEO que devem ser realizadas durante a migração.
Um fator que deve ser apontado é que essas ações devem, ainda, fazer parte do seu dia a dia. Os fatores de SEO contribuem para seu domínio mas também podem ser decisivos na hora de entender mais sobre seus conteúdos, experiência do usuário e métricas relacionadas ao marketing digital.
Uma consultoria atua no dia a dia do seu time ou equipe, contribuindo com diferentes setores e atualizando as mudanças por meio de relatórios e reuniões periódicas.
5. Escolha a hora certa de realizar a migração
A melhor época para migrar o site depende do objetivo da mudança. Se a mudança é para adquirir novos recursos, deve-se verificar se eles exigem um novo ambiente de hospedagem. Em caso afirmativo, a migração deve ser feita assim que possível.
Se a mudança é para melhorar a performance e a segurança do site, o melhor é realizá-la em um momento em que o tráfego seja mais baixo, pois afeta menos a experiência do usuário quanto a possíveis erros de acesso às páginas e até mesmo quebras na experiência.
A verdade é que o melhor momento para uma migração de site é aquele onde há uma oportunidade ou necessidade de melhoria, seja em performance, experiência do usuário ou funcionalidades. Um bom planejamento pode ajudar a definir o momento adequado.
Consultoria de SEO: a migração do seu site com segurança
A contratação de uma consultoria especializada em SEO para a migração do site é importante para garantir que todas as etapas sejam executadas de forma segura e eficaz.
Uma equipe qualificada possui experiência com estratégias e técnicas que minimizam os impactos negativos da migração, como queda nos rankings orgânicos, perda de tráfego e outras consequências indesejadas.
Além disso, pode auxiliar na implementação de estratégias que ajudem a melhorar o desempenho do site na SERP e na obtenção de resultados de longo prazo, pois os envolvidos na consultoria saberão como cuidar do SEO da sua empresa.
Entre os benefícios de contratar uma consultoria de SEO especializada estão como a Web Estratégica estão:
- Profissionais experientes e capacitados;
- Habilidades técnicas para uma execução eficiente;
- Acompanhamento de todo o processo;
- Relatórios detalhados de tudo o que foi feito;
- Aplicação de técnicas e uso de recursos respeitando as boas práticas dos mecanismos de busca
Novo site, maiores resultados
Seja no meio do processo de migração do site ou na etapa de planejar o processo e considerá-lo como um meio de elevar seus canais de comunicação, é importante ter consciência de que a migração de site envolve vários fatores que podem produzir resultados positivos, desde que seja bem executada.
Para que esses resultados aconteçam é imprescindível seguir cada uma das etapas do processo, respeitando o planejamento e construindo uma equipe capaz de cuidar tanto das questões de infraestrutura e programação quanto do SEO e monitoramento das ações com base no checklist.
A Web Estratégica pode ajudar você nesse processo, através de uma Consultoria de SEO que conta com profissionais qualificados e uma estrutura capaz de entregar tudo o que você precisa, com ou sem uma equipe interna para executar o planejamento.
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