Plano de conteúdo: o que é e como faz diferença na sua estratégia

Se você está buscando maneiras de melhorar sua estratégia de marketing digital, um passo importante é entender o que é um plano de conteúdo e como ele pode fazer diferença no seu negócio. 

O plano de conteúdo é uma estratégia orientada para a produção de conteúdo relevante e de qualidade para o seu público-alvo. De acordo com uma pesquisa da Content Marketing Institute, 75% das empresas que investem em marketing de conteúdo afirmam que o plano de conteúdo é fundamental para o sucesso da estratégia

Para criar um plano de conteúdo eficiente, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. Neste artigo, vamos falar sobre a importância do planejamento de conteúdo e como ele pode impulsionar o seu blog ou site. Além disso, vamos apresentar um passo a passo para criar um plano de conteúdo assertivo e focado em SEO.  

O que é um plano de conteúdo? 

O plano de conteúdo é o processo que delineia os objetivos e as estratégias para a criação, publicação e distribuição de conteúdo que sejam relevantes para o público-alvo de uma empresa. Ele definirá temas e formatos, além de estabelecer quais serão as métricas para analisar o sucesso da estratégia. 

O objetivo do plano de conteúdo, portanto, é guiar o processo de criação de conteúdo para ser consistente, organizado e alinhado aos objetivos financeiros, de autoridade e branding – fator com destaque em qualquer mercado. Além disso, ajuda a garantir que o conteúdo seja interessante e útil para o público-alvo, aumentando a chance de engajamento. 

Qual a importância do planejamento de conteúdo?

O planejamento de conteúdo é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Ele permite que a empresa crie conteúdo de qualidade e relevante para seu público-alvo, a fim de atrair mais tráfego para o site, gerar leads, nutrir e fidelizar clientes. 

Ele garante que o conteúdo produzido seja relevante e de qualidade para a persona. Por isso, é uma ferramenta importante para empresas que desejam criar uma presença forte e eficaz na internet e aumentar as chances de atrair tráfego qualificado para o blog ou site. 

Além disso, o planejamento de conteúdo permite que a empresa estabeleça objetivos e metas que sejam claros para a estratégia, facilitando a avaliação de desempenho e a tomada de decisões para ajustar e melhorá-la. 

Passo a passo para criar um plano de conteúdo

Ter um bom plano de conteúdo é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. E para criar um plano que seja assertivo e eficiente, é preciso seguir alguns passos importantes. 

1. Conheça seu público

Conhecer o seu público é fundamental para o sucesso de um plano de conteúdo. Isso porque o conteúdo deve ser direcionado às necessidades e expectativas dos seus clientes, ou seja, precisa sanar a necessidade ou as dúvidas no momento e local certo. 

Uma forma eficiente de conhecer o público é por meio do mapeamento de personas, representações fictícias do seu público-alvo. As personas ajudam a entender melhor as características e os comportamentos dos seus clientes em potencial, como idade, gênero, profissão, hábitos de consumo de conteúdo, entre outros. 

2. Estude o mercado

Além de conhecer o seu público, é importante estudar o mercado em que você está inserido. Isso significa analisar os concorrentes, as tendências de mercado e aproveitar as oportunidades de crescimento.

Uma das formas de analisar os concorrentes é por meio da análise da SERP, sigla para página de resultados do mecanismo de busca. É possível verificar quais são os principais concorrentes que aparecem nos resultados de busca para as palavras-chave relevantes para sua empresa e analisar os seus pontos fortes e fracos.

Além disso, é essencial ficar atento às tendências de mercado e às oportunidades de crescimento. Por exemplo, pode ser interessante produzir conteúdo sobre temas em alta ou que possuem pouca concorrência no momento. 

3. Escolha os canais

É importante escolher de forma assertiva os canais que mais se adequam ao perfil do seu público e aos objetivos do seu negócio. 

Por exemplo, se o seu público está presente nas redes sociais, a sua estratégia deve estar alinhada, como no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube. Aliás, este último, o maior buscador de vídeos do mundo, pode se beneficiar muito das otimizações de SEO para gerar mais visibilidade. Conheça mais sobre SEO para YouTube, uma das competências da equipe da Web Estratégica! 

4. Planeje o conteúdo

O planejamento de conteúdo envolve a definição de temas, formatos e datas de publicação. É interessante utilizar ferramentas de gestão de conteúdo, como o calendário editorial, para organizar e programar os conteúdos que vão ser publicados. 

Ao planejar o conteúdo, é possível manter uma regularidade nas publicações e garantir que o público-alvo esteja sempre sendo atendido com conteúdos relevantes e de qualidade. Isso aumenta a visibilidade da marca, gera autoridade no assunto e fortalece o relacionamento com o público. 

5. Publique e analise os resultados

Depois de planejar o conteúdo, é hora de publicá-lo e analisar os resultados. Nessa etapa, é importante utilizar as métricas para avaliar o desempenho do conteúdo, identificar o que funcionou e o que não funcionou, e ajustar a estratégia conforme necessário.

Algumas métricas importantes que podem ser utilizadas incluem o número de visitas, o tempo de permanência no site, a taxa de rejeição, o engajamento nas redes sociais, o compartilhamento de conteúdo e as conversões.

Com base nas métricas, é possível entender o que o público está mais interessado em ver e consumir, identificar oportunidades de melhoria e ajustar a estratégia de conteúdo para atingir os objetivos do negócio. 

Garanta o sucesso da sua estratégia

Ao criar um bom plano de conteúdo, é possível garantir que as publicações estejam alinhadas com os objetivos da empresa e as expectativas do público-alvo. Além disso, o planejamento permite que sejam evitadas lacunas, elaborando um canal de comunicação completo e eficaz. 

Além disso, é importante saber que um bom plano de conteúdo não estático, mas sim um processo contínuo de análise dos resultados, ajustes e melhorias a partir dos aprendizados de conteúdos que já foram publicados. 

Portanto, com a estratégia correta, é possível alcançar bons resultados. E se você deseja melhorar o desempenho orgânico do seu site ou blog, não se esqueça de que a produção de conteúdo com estratégia de SEO é fundamental para conseguir os melhores resultados na busca do Google.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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