Quanto custa NÃO fazer SEO?

Atualizado em 13 de março de 2025
por Victor Magalhães.

Se há um consenso entre os profissionais de SEO,  é que esta estratégia não deve ser tratada como uma ação temporária ou pontual. O SEO precisa ser integrado de forma contínua e consistente nas estratégias diárias das equipes de marketing digital.

Mas a grande pergunta é: qual o impacto de se deixar de fazer um projeto de SEO?

Uma análise conduzida por Will Critchlow revelou um dado alarmante: empresas que abandonam seus esforços de SEO podem experimentar uma queda entre 10% a 20% na visibilidade orgânica de seus sites a cada ano. Esse declínio gradual pode parecer sutil no curto prazo, mas seus efeitos são cumulativos e potencialmente devastadores para a presença digital de uma organização.

gráfico relacionando esforço de SEO e Visibilidade orgãnica

Custos ocultos da negligência em SEO

Ao contrário do que se pensa, os resultados de um projeto de SEO não se mantêm estáveis quando decidimos deixar de fazer um projeto. Quando calculamos o impacto financeiro de não investir em SEO, o cenário se torna ainda mais preocupante. Estima-se que pode haver uma queda de até 70% entre o que perdemos e o que deixamos de fazer. Isso sem falar no impacto indireto nos demais canais, quando deixamos de produzir conteúdo de qualidade e também pensar na experiência do usuário.

Gráfico de ROI com base em investimento em SEO

Então o resultado de SEO, pode ser medido como a diferença entre o que eu posso alcançar de visibilidade contra o potencial de perda. Claro que em diversos casos, mesmo fazendo SEO e em um projeto de anos, pode encontrar momentos de estagnação ou queda, pois demanda e taxa de clique nos resultados tem mudado significativamente nesse último ano, por isso, é preciso estar atento e corrigir a rota o quanto antes. 

Impactos além da visibilidade direta

Vale destacar também que SEO é uma disciplina, cujo objetivo é entregar uma experiência positiva e que atenda a necessidade de busca do nosso cliente. Então quando fazemos SEO de forma correta, o resultado tende a reverberar nos demais canais. Por exemplo, quando otimizamos o tempo de carregamento do site, isso melhora a experiência do usuário o que gera ganho na taxa de conversão. Quando otimizamos o conteúdo, criamos uma relação de confiança com o cliente, o que gera força de marca e vai garantir que este, volte, mais e mais vezes para o nosso site. 

Mas eu faço SEO e mesmo assim, tive um queda nos meus resultados no ano passado

“…não existe uma fórmula mágica instantânea para o sucesso duradouro online. Mesmo que você encontre algo que funcione agora, a web, os desejos dos usuários e a forma como eles interagem com sites mudam. É realmente difícil criar coisas boas, populares e duradouras.”
John Mueller – Search Advocate, Google

Atualizações na forma como o Google classifica, ordena e exibe os seus resultados, são implementadas na ferramenta todos os dias e é bastante comum. Ferramentas como a Wincher, nos ajudam a monitorar a “temperatura” dos resultados de busca e uma grande mudança nos resultados normalmente está relacionada à uma grande mudança em algum dos algoritmos (como Core Web Vitals, Mobile Experience, Panda e afins).

Aqui, o grande ponto é fazer a leitura sobre o cenário e estratégias do projeto, sabendo quais estratégias funcionam, mas possuem um risco maior por estar em uma área cinzenta do que deve ou não ser feito, para maximizar o seu resultado em SEO.

SEO não é um projeto com data para terminar, mas uma estratégia contínua de construção de visibilidade, credibilidade e conexão com o público-alvo. Assim como o nosso cliente evolui e muda o comportamento de busca, as ferramentas também, sendo um dos nossos desafios ser uma das marcas que vai atender a necessidade deste cliente quando chegar a hora de consumir.

Este conteúdo, tem como ponto de partida o material desenvolvido originalmente por Will Critchlow  “SEO depreciation – what would happen if you did nothing?”.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Victor Magalhães
Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado digital, possui forte atuação e expertise em liderança, tendo gerenciado equipes de até 50 profissionais e desenvolvido novos serviços que geraram milhões em receita para as empresas atuantes. Possui experiência internacional, tendo fechado contratos grandes e médias empresas com projetos de SEO, CRM, Web Analytics e CRO. Recebeu o reconhecimento da indústria como profissional de SEO do ano pela Abradi em 2019.