CrUX vis: entenda tudo sobre a ferramenta e como ajuda em SEO

25/04/2025

Analistas de marketing estão sempre em busca de formas mais precisas de entender como a performance técnica do seu site impacta os resultados orgânicos. Nesse sentido, a CrUX vis pode ser uma aliada poderosa. Você já ouviu falar desta ferramenta?

Esse recurso experimental do Google permite visualizar dados reais de experiência do usuário no navegador Chrome: são os dados do CrUX, ou “Chrome User Experience Report”.

Neste artigo, você vai entender o que é o CrUX vis, quais dados ele apresenta, como pode ser usado para identificar gargalos de performance e, principalmente, de que forma esses insights ajudam a melhorar a performance em SEO e marketing de conteúdo. 

Continue a leitura e confira um guia completo sobre CrUX vis!

O que é CrUX vis?

O CrUX vis é uma ferramenta de visualização de dados desenvolvida pelo Google baseada nos dados públicos do Chrome User Experience Report (CrUX). Esses dados são coletados de usuários reais que acessam sites usando o navegador Chrome com a sincronização ativada e que não optaram por sair da coleta de dados.

Sendo assim, a ferramenta permite explorar a performance de qualquer site, incluindo páginas específicas (URL) ou um domínio completo (origin). O foco está nos dados relacionados à experiência da página, um dos fatores que influenciam diretamente a classificação do site no Google, especialmente desde o início da aplicação dos Core Web Vitals.

Com o CrUX vis, é possível consultar o histórico de performance e os dados mês a mês a partir de junho de 2024. Isso permite acompanhar a evolução ou a regressão de cada métrica importante.

Visualização por dispositivo: mobile e desktop

Uma das grandes vantagens do CrUX vis é a possibilidade de segmentar os dados por tipo de dispositivo. Isso é importante para estratégias de SEO mobile-first, já que o Google prioriza a experiência em dispositivos móveis para ranqueamento.

Dessa forma, com a ferramenta é possível comparar a performance da mesma página em desktop e mobile e entender onde estão os gargalos específicos de cada ambiente, por exemplo, no tempo de carregamento, na estabilidade visual, na interatividade, entre outros.

Display do CrUX vis

A interface do CrUX vis apresenta gráficos claros, com curvas de distribuição que mostram qual porcentagem dos usuários teve uma boa, média ou má experiência. Isso facilita a análise e torna o diagnóstico mais visual, o que é excelente para compartilhar com stakeholders e justificar melhorias técnicas.

Você pode acompanhar o desempenho ao longo dos meses (desde que a partir de junho de 2024) e observar se houve evolução ou piora. Essa visualização histórica é um diferencial importante, já que permite correlacionar mudanças feitas no site com a variação dos indicadores de performance.

Quais são as métricas apresentadas pelo CrUX vis?

O CrUX vis apresenta um conjunto robusto de métricas que ajudam a compor uma visão completa da experiência do usuário no carregamento e uso da página. São elas:

  • Largest Contentful Paint (LCP): tempo até o carregamento do maior elemento visível da página;
  • Interaction to Next Paint (INP): substituto do FID (First Input Delay), mede a responsividade real de interações do usuário;
  • Cumulative Layout Shift (CLS): estabilidade visual da página;
  • Time to First Byte (TTFB): tempo para o servidor começar a responder;
  • First Contentful Paint (FCP): tempo até o primeiro conteúdo visível aparecer.

Entre todas as métricas, as do Core Web Vitals (LCP, INP e CLS) são as mais importantes para o SEO, pois fazem parte dos fatores oficiais de ranqueamento do Google. 

No CrUX vis, essas métricas são destacadas e agrupadas de forma que você possa visualizar facilmente a porcentagem de usuários que têm boa, média ou má experiência, com base nos thresholds definidos pelo Google.

Relação entre CrUX vis e Core Web Vitals

O CrUX vis torna os Core Web Vitals muito mais acessíveis e compreensíveis para profissionais de marketing digital e SEO. Afinal, em vez de depender apenas de ferramentas técnicas, como Lighthouse ou PageSpeed Insights, você pode usar o CrUX vis para observar de forma histórica e segmentada como essas métricas estão performando com usuários reais.

Esse acompanhamento contínuo permite, por exemplo:

  • Identificar rapidamente quedas na performance dos Core Web Vitals após mudanças no site;
  • Validar se as otimizações aplicadas tiveram impacto positivo nos indicadores;
  • Entender quais páginas estão comprometendo a nota geral da experiência da página e precisam de priorização técnica;
  • Trazer dados concretos e visuais para argumentar junto ao time técnico ou de gestão sobre a importância de determinadas otimizações.

Ou seja, o CrUX vis funciona como uma ponte entre a análise técnica e as decisões nas estratégias de SEO, colocando os Core Web Vitals em um contexto muito mais acessível e prático.

Como o CrUX vis impacta o SEO na prática?

O CrUX vis impacta diretamente o SEO, pois fornece dados reais sobre a experiência dos usuários em seu site, isto é, exatamente o que o Google considera como um dos pilares do ranqueamento. 

Dessa forma, quando suas páginas apresentam bom desempenho em métricas como LCP (carregamento), INP (interatividade) e CLS (estabilidade visual), suas chances de se posicionar melhor aumentam.

Na prática, isso significa que o CrUX vis ajuda a identificar rapidamente quais URLs têm problemas, analisar se os gargalos estão no mobile ou desktop e priorizar ações com maior potencial de impacto. A ferramenta ainda mostra como as melhorias evoluem ao longo do tempo, facilitando o monitoramento contínuo.

Isso sem mencionar que os dados do CrUX vis podem ser usados para embasar demandas técnicas junto a stakeholders, por exemplo, já que representam a experiência real dos usuários. Assim, ao aplicar as informações obtidas de forma estratégica, você consegue transformar problemas técnicos em oportunidades de crescimento em SEO.

Como aplicar o CrUX vis na estratégia de conteúdo? 6 passos

Agora que você já descobriu o que é CrUX vis e sua importância no SEO, confira um passo a passo simples para usar essa ferramenta na sua estratégia de marketing de conteúdo:

  1. Acesse os dados por dispositivo: comece analisando como seu blog ou site performa no mobile. Se os dados mostrarem lentidão, é hora de revisar o tema, comprimir imagens ou usar formatos modernos como WebP;
  2. Observe as métricas críticas: identifique páginas com alto INP (baixa responsividade) ou CLS (instabilidade visual). Páginas com esses problemas tendem a gerar mais abandono e menor tempo de permanência;
  3. Conecte com dados de comportamento: junte os dados da CrUX vis com informações do Google Analytics, como taxa de saída ou tempo médio na página. Isso ajuda a entender se uma página lenta, por exemplo, está fazendo as pessoas saírem antes de consumir o conteúdo;
  4. Identifique oportunidades de melhoria técnica: se o site carrega devagar até mesmo em celulares ou computadores modernos, pode haver algum problema no servidor ou em códigos que travam o carregamento. Use essa informação para priorizar ajustes com a equipe de tecnologia;
  5. Alinhe com times de conteúdo e design: compartilhe os insights com os outros times e defina prioridades conjuntas, como remover elementos pesados, melhorar o carregamento de banners ou ajustar fontes e estilos;
  6. Monitore os resultados ao longo do tempo: use a visualização histórica da CrUX vis para verificar se as otimizações estão surtindo efeito. Isso ajuda a justificar novas demandas e mostrar o valor das melhorias aplicadas.

Aprimore sua estratégia de SEO com a Web Estratégica!

Entendeu como o CrUX vis pode ser um grande aliado de quem busca melhorar o desempenho de sites com base em dados reais de uso? Ao tornar visível a experiência do usuário de forma segmentada e histórica, o CrUX vis facilita o diagnóstico e a priorização de ações, além de comprovar o impacto real das otimizações em SEO.

Assim, para analistas de marketing e profissionais de conteúdo, ela representa uma ponte entre performance técnica e estratégia digital. E com a Web Estratégica ao seu lado, você pode usar essas informações para criar experiências mais rápidas, fluidas e eficientes para conquistar melhores posições no Google.

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Anderson Fagundes
Atua com SEO e Google Analytics desde 2010 e atualmente é CCO na Web Estratégica. Possui formação em Publicidade pela PUC-RS e especialização em Design Estratégico pela Unisinos. Foi co-fundador da Lume, agência gaúcha responsável pela estratégia e execução de SEO em grandes marcas regionais e nacionais.