O mercado de apostas online não para de crescer, e, com ele, surgem desafios para entender e acompanhar as rápidas mudanças no comportamento dos usuários.
Nesse sentido, é importante analisar o interesse do consumidor brasileiro pelas Bets utilizando dados sociodemográficos e de comportamento de busca. Para quem deseja resultados consistentes, entender as tendências e a motivação dos usuários é essencial.
Sobre este tema, o time de inteligência e pesquisa da Web Estratégica conduziu um estudo completo. Um dos dados mais alarmantes é o aumento das buscas por apostas online, que cresceu em 300% no último ano. Neste artigo, resumimos os principais pontos sobre a pesquisa realizada e as hipóteses levantadas.
Como é o comportamento de buscas no mercado de Bets?
O cenário de apostas online tem se expandido rapidamente no Brasil, impulsionado por mudanças nas regulamentações e pelo crescente interesse do público. Por isso, o comportamento de busca dos consumidores brasileiros em relação às casas de apostas (Bets) merece uma análise aprofundada:
A evolução das buscas por Bets
Nossa equipe de especialistas, atenta ao comportamento de buscas do consumidor, constatou que as buscas por sites de Bets passaram por um crescimento exponencial no Brasil a partir de 2020.
Comparando agosto de 2023 e agosto de 2024, as buscas por “apostas online” apresentaram um crescimento de 308%. Esse interesse repentino do brasileiro preocupa setores como o varejo, uma vez que o aumento das buscas por sites de apostas contrasta com uma queda por termos tradicionalmente relevantes para o e-commerce.
Buscas por “comprar online”, por exemplo, tiveram uma queda de 20% em agosto de 2024 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Da mesma forma, buscas por “comprar celular” reduziram em 23%, enquanto as buscas por “comprar roupas” tiveram uma redução de 47%.
Regiões brasileiras que mais buscam por Bets
Analisando o número de buscas por região do Brasil, o destaque vai para o Nordeste e Norte, especialmente o estado do Amapá. Já em relação ao perfil de consumidores do varejo tradicional, o Sudeste é a região responsável por mais de 50% das buscas.
Termos mais buscados
No que diz respeito a apostas online, alguns dos termos mais buscados nos últimos 5 anos são as palavras-chave “estrela” (de EstrelaBet) e “Bet365”, além dos termos topo de funil “cassino” e “casa de apostas”.
Disputa pela SERP
A partir de uma amostra de 5 termos relacionados a apostas online e com alto volume de buscas, 3 dos principais players neste mercado posicionam-se com pelo menos um dos termos no top10.
Isso demonstra um trabalho de disputa pela SERP, sobretudo em termos considerados topo de funil.
Apostas online impactam o varejo?
Por meio de uma análise de dados sociodemográficos, é possível definir que, dependendo da fatia do mercado, há uma competição direta pela audiência e, consequentemente, pelo consumo nos dois setores.
Ainda, segundo dados da AGP Pesquisa e da PwC Brasil, é possível notar que, tanto no varejo quanto no mercado de apostas online, a maioria dos consumidores pertence às classes C, D e E, cuja renda é menor.
Somado a isso, um estudo conduzido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com a AGP Pesquisas, indicou que 63% do público de Bets no Brasil já teve parte da sua renda comprometida com as apostas e deixou de comprar roupas, alimentos, produtos de higiene e beleza, além de itens de saúde e medicamentos.
Essas pesquisas sugerem que os gastos com apostas online impactam no investimento em itens de varejo e que essa escolha é feita especialmente por um público cuja renda é mais baixa – o que amplifica o impacto socioeconômico das apostas online.
Baixe o estudo completo sobre o comportamento de buscas por Bets
Esta iniciativa de pesquisa da Web Estratégica contribui para a compreensão do mercado e, principalmente, do comportamento de buscas dos brasileiros nos últimos anos, que impacta especialmente o consumo no varejo.
Baixe o conteúdo completo da pesquisa para conferir na íntegra os dados de busca e comportamento do consumidor, levantados pela equipe de inteligência da Web Estratégica.