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Como acertar o Timing de Campanha Digital

O planejamento das ações de marketing é um processo importante para qualquer empresa, mas exige ainda mais atenção quando se fala em timing de campanha digital.

Entre tanta concorrência, sem considerar o tráfego pago, é cada vez mais difícil se destacar, mesmo estando com o cronograma em dia. Por isso, talvez sua estratégia de marketing digital precise começar antes do que você imagina e envolver assuntos como experiência do usuário e dados – muitos dados.

Identificamos alguns erros comuns que empresas cometem em suas estratégias competitivas para datas comemorativas/comerciais e criamos algumas dicas de como se preparar melhor para esses períodos de vendas. Veja abaixo!

Dicas de como acertar o timing de campanha digital

1. Tenha algumas datas-foco

Você pode dizer que seus produtos ou serviços encaixam-se em todas as datas comemorativas. Mas isso não significa que não existam aquelas mais especiais, certo?

Utilize o banco de dados, fale com os vendedores e demais funcionários e analise os relatórios de performance, entendendendo quais datas têm maior potencial para trabalhar de uma maneira mais assertiva.

É muito importante entender quais datas fazem mais sentido para suas personas, pois isso impacta diretamente em todas as outras ações da sua estratégia. Conheça seu público o máximo possível!

Mas não se preocupe: ao preparar-se para as datas-foco, você já vai estar melhorando a autoridade e o posicionamento do seu site em geral, potencializando-o o ano inteiro.

2. Priorização de produtos

Outra dica importante é priorizar alguns produtos. Você já deve saber quais são os itens mais procurados no seu negócio, de acordo com cada data comercial, então crie planos de otimização personalizados.

Olhe para essas páginas mais atentamente, verifique imagens, descrições, textos e artigos de blog que podem estar relacionados. Entenda se há novas variações de palavra-chave que podem ser incluídas no conteúdo e se existem oportunidades de linkagem interna.

3. Entenda o momento de busca

Toda campanha precisa ter um deadline para estar pronta, mas como definir isso?

Fazendo uma pesquisa rápida utilizando o Google Trends, é possível ver que nós, brasileiros, iniciamos a procura online por produtos, em média, um mês antes da data comemorativa.

Analisando caso a caso, é possível criar um planejamento considerando estes momentos de busca, garantindo que seu timing de campanha digital seja um sucesso e atingindo um maior número de consumidores quando chegar a hora.

> Nos últimos 5 anos, buscas por “Black Friday” começaram a acontecer no ínicio outubro, sendo que a data comercial é a última sexta-feira do mês de novembro:

> Buscas por “Presente dia das crianças” começam a aparecer no final de agosto, entre os dias 20 e 28, sendo a data comemorativa 12 de outubro:

4. Tempo de ação – quando começar a trabalhar

Tendo o deadline para a entrega da campanha, é preciso considerar o tempo que cada ação leva para “fazer efeito” e assim definir quando o trabalho precisa começar.

Uma estratégia de SEO, por exemplo, costuma levar entre 4 e 6 meses para estabelecer-se, enquanto o marketing de conteúdo pode demorar até 9 meses para apresentar algum resultado. Portanto, o início do trabalho precisa se dar bem antes da data final.

Considerando que são ações de longo prazo, é muito importante que sejam trabalhadas com frequência. As auditorias de SEO no site e a otimização periódica nos títulos, descrições e textos vão fazer toda a diferença neste tempo de resposta.

Isso mostra a importância de ter escolhido datas e produtos-foco, pois você poderá fazer os ajustes necessários nessas páginas ao longo do período – considerando que é inviável fazer isso no site inteiro ao mesmo tempo, principalmente pela complexidade e pela atenção que essas ações demandam.

5. Como os usuários estão buscando

Por último, vale sempre analisar gráficos de tendência para entender como as buscas estão sendo feitas. Afinal, a maneira como procuramos um produto varia de acordo com diversos fatores.

Tomando como exemplo um tênis, é possível fazer a busca por marca, estilo (casual, esportivo, etc), atividade indicada, cor e outros aspectos. Por isso, quando for trabalhar essa página, verifique qual forma de busca está em alta no momento.

Para descobrir isso, você pode usar o Google Trends, que indica as tendências de busca, além das ferramentas de análise de palavra-chave, como a SEMrush, que apresenta uma lista de termos e seus respectivos volumes de busca e mostra assuntos relacionados, outra possível fonte de insights.

Se você tiver dúvidas sobre como adaptar uma palavra-chave para o seu negócio, confira esse post sobre insights para marketing de conteúdo!

Tendo os termos principais em mãos, inclua-os em textos e descritivos de imagem e de produto, crie blog posts com a palavra-chave e até mesmo configure os anúncios. Dessa forma, seu site terá mais chances de ser encontrado e escolhido, já que oferecerá exatamente o que os consumidores estão procurando e da forma como estão buscando.

Sua estratégia de marketing digital não vai funcionar fora do timing

Muitas empresas usam a maior parte do orçamento de marketing em anúncios ou impulsionamentos, sem primeiro organizar e garantir que as páginas de destino estejam prontas para receber visitas.

Esse tipo de situação é desgastante para o usuário, que encontra páginas confusas, produtos sem as informações necessárias ou inseridos na página errada, o que resulta em alto abandono de carrinhos – ou seja, foi um gasto, não um investimento.

Sem contar que, dessa forma, o alcance acaba no instante em que o último centavo é usado. Com o tráfego orgânico, por sua vez, usando estratégias de SEO e conteúdo, seu site tende a ganhar cada vez mais autoridade, em vez de perder.

Esperamos que essas dicas te ajudem a se preparar para as próximas datas comerciais! Se quiser saber mais sobre tráfego orgânico, basta entrar em contato com a gente, clicando em “Solicite uma Proposta”.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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