Pão: um estudo sobre insights para marketing de conteúdo

Você já teve dúvidas sobre como aproveitar um assunto que está em alta para falar com seus clientes? Alguns temas viralizam rapidamente e, para não perder a oportunidade, tentamos adaptar a mensagem para mostrar que estamos engajados. Mas nem sempre é fácil ter insights para marketing de conteúdo. 

Por isso, vamos dar exemplos de como o tema “Pão” pode transitar entre diversos setores. A ideia é demonstrar como a aplicação é feita, já que estamos falando de estratégia de conteúdo, usando o exemplo escolhido apenas como base.

Talvez, ao final deste post, você realmente tenha aprendido alguma receita de pão caseiro, mas o objetivo real é mostrar como existem diferentes formas de abordar um termo que está em alta, sem parecer estranho para seu público – ao contrário, gerando engajamento e aumentando o alcance da sua marca. 

Referências para a criação de conteúdo

Primeiramente, um pouco de contexto. Nós somos uma consultoria de marketing digital orgânico, o que fazer pão tem a ver com nosso negócio?

A princípio, nada.

Mas a partir do momento em que há um aumento de buscas por essa palavra-chave, tudo.

Os insights para marketing de conteúdo são parte importante dos nossos projetos. Considerando isso, ficamos sempre de olho em tendências, assuntos em alta e no que as pessoas estão pesquisando no Google.

Quando identificamos um aumento de procura por algum termo, o incluímos em nossas análises, descobrimos como aplicá-lo de forma coerente em cada caso e entendemos o quanto isso é relevante para determinadas personas, avaliando quanto tempo podemos investir nisso e quais resultados esperamos.

Dica: sempre tenha em mente a intenção com que a persona estará procurando pelo seu negócio; ou seja, o que ele resolve para ela. Em uma busca rápida no SEMrush, veja quantas opções já aparecem:

5 Variações de conteúdo por segmento de mercado

1. Empreendedorismo

Segundo dados do IBGE divulgados em 16 de junho, durante o período da pandemia, mais de 1 milhão de brasileiros perderam o emprego. Somando à população que já estava desempregada antes da crise, os números são altíssimos.

Uma alternativa comum para gerar renda de forma independente é vender comida – bolos, salgados, brigadeiros e até kits de festa junina. Mas tudo isso envolve um processo de entender custos fixos, margem de lucro e demanda.

Se seu conteúdo é referente a empreendedorismo, além de abordar os temas-base indicados acima, que tal explorar outros exemplos, como:

  • O que preciso para vender pão de casa?
  • Como ganhar dinheiro fazendo pão?
  • Como começar a vender pão caseiro?
  • Como calcular preço de pão caseiro para vender?

2. Saúde/Nutrição

O pão é assunto polêmico no quesito saúde. Muitas pessoas evitam seu consumo por conta da quantidade de carboidratos, outros são intolerantes a glúten e há ainda quem tenha restrições alimentares, seja por opção ou algum tipo de alergia.

Como a produção é diferente do que encontramos na padaria e também pelo fato de ser um item caseiro, é possível que os consumidores tenham dúvidas. Por isso, para nutricionistas – e até mesmo para empresas que produzem os ingredientes -, que tal abordar:

  • Quais os benefícios do pão caseiro?
  • Qual a diferença entre pão industrializado e pão caseiro?
  • Pão caseiro emagrece?

3. Marketplace/E-commerce

Um dos grandes diferenciais entre e-commerces é a descrição dos produtos, além dos conteúdos relacionados, que vão ajudar muito na hora da decisão de compra.

Uma empresa que fabrica ou um marketplace que vende eletroportáteis pode aproveitar para falar de forma prática sobre o produto, como características, potência, para que tipo de alimentos e preparos são indicados, além de dar dicas de acessórios ou outros aparelhos para potencializar o uso.

  • Como fazer pão na batedeira?
  • Como fazer pão no liquidificador?
  • Por que comprar uma máquina de pão?
  • Utensílios para fazer pão

4. Intercâmbio/Viagens

E se você trabalha com intercâmbio e/ou viagens? Parece muito distante do assunto “Pão”?

Na verdade, faz todo sentido. A culinária local é um dos grandes atrativos para os turistas, sendo até mesmo um critério de escolha do destino. Ao criar uma estratégia de conteúdo, que tal fazer um tour gastronômico pelos destinos principais?

  • Tipos de pão para comer na Itália
  • Tipos de pão preferidos dos franceses
  • A deliciosa história do pão árabe
  • Pumpernickel, o pão mais famoso da Alemanha
  • Onde comer o melhor pão australiano na Austrália?

5. Supermercados

Quantos diferentes tipos de pão estão disponíveis no supermercado? Os consumidores estão cada vez mais aventurando-se na cozinha e procurando dicas de como elevar seus pratos ao título de “gourmet”.

Como já acontece com vinhos e outros acompanhamentos, que tal uma série, indicando quando usar cada tipo de pão, em que ocasião, com o que mais combina? Exemplos:

  • Que pão combina com sopas e caldos?
  • Tipos de pão para entradas
  • Que tipo de pão servir com peixe?
  • Melhor pão para comer com carne vermelha

Pronto para adaptar insights de marketing de conteúdo?

Viu como é possível abordar um mesmo insight de marketing de conteúdo de diferentes formas e variadas intenções?

O comum, entre todos os exemplos acima, é a existência de um contexto, que valida o uso do termo para a criação do conteúdo. Além da coerência com seu negócio, que deve ser mantida antes de qualquer coisa, entenda se isso será útil para o seu negócio e de que forma.

A estratégia de conteúdo não vai funcionar se os usuários não entenderem que se trata de uma informação relevante. O mesmo acontece com o Google, que cada vez mais penaliza sites e blogs que oferecem textos, imagens e vídeos superficiais ou que tenham o objetivo de serem “click baits”.

Lembre-se também de que não é preciso seguir todas as tendências que aparecem, mesmo que tenham a ver com seu negócio ou setor. Foque no que a sua persona acha mais importante, no que dará mais retorno para seus investimentos e no que vai te fortalecer no mercado.

A Web Estratégica é especialista em marketing de conteúdo, desde a estratégia até a criação de textos personalizados. Entre em contato, é só clicar em “Solicite uma Proposta“.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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