Google Lens: o que é e melhores práticas de SEO

24/10/2022

Um dos pilares no universo de otimizações para os mecanismos de busca são as palavras-chave, mas, e se elas forem retiradas da equação? É exatamente isso que ocorre com o Google Lens.

A ferramenta torna possível fazer uma busca utilizando imagens, sem necessidade do uso de palavras. Apesar disso, com a amplitude das boas práticas de SEO, é possível conseguir destaque também nesse contexto, seguindo algumas dicas e regras.

O aumento de acesso à internet e a necessidade por mais agilidade nas buscas do dia a dia tem exigido que as grandes empresas, como o Google, atualizem seus mecanismos e permitam mais funcionalidades. A pesquisa por imagens integra o olhar e a câmera de aparelhos portáteis, ampliando possibilidades.

Neste artigo, você aprenderá o que é Google Lens, quais são as suas funcionalidades. Além disso, verá como fazer com que as marcas tenham bom desempenho nessa ferramenta, com base nas melhores práticas de SEO para imagens. Boa leitura!

O que é Google Lens?

O Google Lens, ou Lente do Google, é um aplicativo de reconhecimento de imagem e pode ser usado para reconhecer objetos físicos e lugares, fazer o escaneamento de textos e buscar produtos em e-commerces. Tudo pela câmera do celular.

Esse app está disponível tanto para android quanto para IOS, sistema usado pela apple. Ao tirar uma foto do celular, o ambiente é analisado através de tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial. O Google Lens foi anunciado em 2017 pela companhia e, hoje, já está dentro dos apps do Google Chrome em dispositivos mobile. 

Após tirar uma foto usando esse app, ele irá analisar o que você está vendo e buscar imagens parecidas, criando conexões para gerar respostas e correspondências. Esses resultados entregues são ranqueados de acordo com a relevância, baseando-se nos algoritmos principais do Google, os mesmos que valem para textos e conteúdos escritos.

Google Lens e suas funcionalidades

Google Lens: Homem fotografando um árvore com o celular

Além da possibilidade de encontrar correspondência por imagem, o Google Lens possui outras funcionalidades, sendo elas:

  • encontrar produtos que você gostou: por exemplo, você viu um sapato que gostou bastante e só sabe a marca dele. Se usar o Google Lens, será possível descobrir todos os detalhes do sapato e, inclusive, achar ele e outros semelhantes em lojas online;
  • conhecer animais e plantas: viu um inseto ou animal que não conhece e quer descobrir mais sobre a espécie? Usando o app do Google Lens também será possível conhecer todas as informações relevantes do tema; Isso também funciona com espécies de plantas e flores, o Google Lens entrega um leque de resultados e informações relevantes a partir da foto que você busca;
  • ler textos mais rápido: quando passamos para o universo textual, é possível detectar o texto contido em uma imagem, desde livros até imagens de fachadas de lojas, placas e afins;
  • culinária e turismo: com apenas uma foto, é possível realizar pesquisas relacionadas à comidas e locais diversos. Ou seja, você pesquisa a imagem e descobre o que está comendo, do que se trata um determinado ingrediente ou até qual é o nome de uma praça ou restaurante famoso.
  • tradução em tempo real: a ferramenta também é capaz de traduzir textos a partir do Google Tradutor, com a vantagem de não exigir a digitação do conteúdo textual;
  • conectividade: existe a possibilidade de conectar seu celular ao sinal Wi-Fi apenas com a captura de uma imagem com a senha e nome da rede;
  • e-commerce: encontrar informações de um produto, como e onde comprar ele, a partir do código de barras, com indicações para sites e outras plataformas online.
  • contatos: salvar o número de telefone ou endereço de uma pessoa e registrá-lo como um contato, a partir da captura da fotos desses dados;
  • identificar novas músicas e filmes: se você tirar uma foto de um trecho de música, de uma capa de livro ou de um cartaz de um filme, o app entrega comentários sobre a temática e avaliações sobre o título ou faixa.

Essas são as principais funcionalidades do Google Lens. Como vimos, é possível empregá-lo em diversas áreas do nosso cotidiano, desde descobrir a espécie de uma planta até se conectar ao wi-fi, integrando a rotina com inovação e acessibilidade.

Até aqui, você já aprendeu o que é Google Lens e o que ele pode fazer. Descubra como otimizar o app para marcas, obtendo melhores resultados.

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Como otimizar o Google Lens para marcas?

As novidades trazidas pelo Google Lens são desafiadoras mas abrem espaço para que as marcas conquistem público e atenção de possíveis leads. No contexto das imagens, é possível otimizar produtos e serviços e entregar resultados atrativos. 

Além disso, algumas das vantagens que uma empresa pode ter ao implementar otimizações de SEO para Google Lens são:

  • facilitar que os consumidores achem o seu produto;
  • tornar a decisão de compra mais fácil;
  • oferecer aos seus possíveis clientes uma experiência rápida de compra, gerando fidelização;
  • demonstrar benefícios dos produtos explorando a capacidade das imagens.

Além disso, combine as estratégias de otimização nas buscas com outras plataformas que usam recursos parecidos, como Youtube e outras redes sociais. Agora que você viu como otimizar o Google Lens para marcas, confira um passo a passo de como aplicar estratégias assertivas!

Imagens inseridas no site

O Google Imagem é um ambiente pouco explorado na hora de criar uma estratégia digital para a marca. Isso faz com que o cliente esteja perdendo um dos maiores buscadores de imagens do mundo, presente no cotidiano de diversas pessoas.

Para atingir ainda mais seu público-alvo, combine o conteúdo e a estrutura da página de serviços com imagens estratégicas que, uma vez indexadas, vão aparecer no Google Imagem. Além disso, busque incluir registros imagéticos na apresentação de produtos e em textos de blog, outra ótima saída para gerar visibilidade.

Google Perfil de Empresa

Quando falamos em Google Perfil de Empresa, é a hora da marca facilitar o seu reconhecimento frente ao usuário, uma vez que quanto mais completa está a ficha, nessa ferramenta, melhor ranqueado estará o resultado.

Um dos fatores que podem fazer com que uma marca apareça antes do seu concorrente no Google Perfil de Empresa é a inserção de fotos no box do mecanismo de busca. Aproveite esse espaço e se destaque dos concorrentes.

Um outro motivador é o aumento na taxa de cliques, para fichas que adicionam fotos. A diferença pode chegar a 35% a mais de cliques.

Google Shopping 

O Google Shopping é um recurso indispensável para empresas que possuem e-commerces, já que é por ali que os usuários buscam os produtos e serviços que querem adquirir, de forma rápida e direta.

Ainda, pessoas que procuram por um produto ou serviço específico já estão mais maduras na jornada de compra e mais decididas a comprar um produto específico. Nessa etapa mais funda do funil, é necessário garantir a conversão. 

Dada sua relevância, o Google Shopping deve integrar uma boa estratégia digital. É fundamental empregar recursos e implementar otimizações para que o produto da marca apareça ali, em destaque. Unir as boas práticas de SEO para E-Commerce e conteúdos em imagens permite ampliar a visibilidade do seu negócio.

Falar do universo de vendas online é mencionar a plataforma VTEX, muito usada para estruturar os sites das marcas e implementar estratégias de SEO. Um bom uso de suas funcionalidades traz melhora nos resultados e mais conversão.

Boas práticas de SEO no Google Lens 

As práticas de SEO estão ligadas à fatores on page e off page que podem determinar se um conteúdo ficará em uma boa colocação orgânica. No Google Lens, o funcionamento é diferente e deve ser visto com atenção.

Neste tópico, vamos entender quais são as boas práticas de SEO dentro dessa ferramenta de busca por imagem. Entenda como faz!

Nomear o arquivo de forma legível 

A primeira das otimizações é nomear o arquivo de forma legível, isso quer dizer nada de número, sequência de letras aleatórias ou palavras que não existem. 

Opte sempre por palavras que façam sentido para o conteúdo empregado na página. De preferência, coloque a palavra-chave principal ou as secundárias, reforçando as intenções de busca dos usuários.

Inserir o texto alternativo 

O texto alternativo, ou alt text, é a descrição da imagem de forma escrita. Sua aplicação é usada em websites e também em posts de redes sociais. 

O tratamento adequado das imagens com texto alternativo contribui para melhorar os acessos, uma vez que torna o conteúdo mais rico e explicativo. Além disso, está de acordo com as funcionalidades do Google Imagens, buscador que utiliza texto alternativo. 

O texto alternativo deve ser direto e descritivo, indicando cor, tamanho e características de um produto, por exemplo, garantindo mais acessibilidade para deficientes visuais, que somam mais de 285 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Nesses casos, o texto alternativo passa por leitores de tela, garantindo que o conteúdo das imagens não fique de fora. 

Publicar imagem de qualidade

A imagem precisa ser de qualidade, ou seja, possuir uma boa nitidez, estar na dimensão adequada e não estar pixelada, o que, dentre outros fatores, frustra o usuário trazendo uma experiência ruim.

Alguns dos pontos que você pode ter em mente para deixar e manter uma imagem com qualidade são:

  • tamanho da imagem; 
  • dimensões da imagem; 
  • visualização; 
  • correspondência entre texto e imagem;
  • persuasão.

O último item chama atenção para a necessidade de gerar imagens persuasivas e que inspirem o consumidor a seguir comprando. Esse recurso deve ser explorado com técnicas de fotografia, cores e um planejamento de design voltado à persona do negócio. 

Quando combinadas às estratégias de SEO e copywriting, garantem sucesso e maior conversão.

Legendar a imagem 

A legenda, se bem otimizada, pode fazer muita diferença e deve ser inserida ao lado das imagens dos seus conteúdos ou artigos. Esse pequeno fragmento textual deve ser informativo e gerar engajamento.

Para criar uma boa legenda, tente reforçar e destacar ideias centrais do conteúdo, incluindo a palavra-chave principal ou as secundárias, se houver oportunidade.

Autoridade da página 

Trabalhar para aumentar a autoridade da página também é fundamental para ter bons resultados no Google Lens. 

Isso porque, quando temos uma página relevante ao usuário, com imagens otimizadas e conteúdo de qualidade, capaz de atrair bons links externos, a autoridade e domínio aumentam de forma orgânica, o que favorece um maior alcance do conteúdo até o público-alvo em diferentes tipos de pesquisa.

Caso não tenha um braço ou time especializado em Search Engine Optimization, conheça mais sobre a Web Estratégica. Conte com uma consultoria de SEO personalizada, com foco na qualidade dos textos e tráfego orgânico.

Mobile Friendly 

Por fim, todo o conteúdo estruturado precisa ser mobile-friendly, ou seja, otimizado em primeiro lugar para dispositivos móveis, já que grande parte dos acessos, atualmente, vem desse tipo de dispositivo.

Nesse contexto, a coerência do conteúdo textual e de imagem é fundamental, pois a tela dos smartphones é voltada para praticidade e rapidez. Crie conteúdos de qualidade que impactem na vida dos usuários de modo a fazê-los retornar ao seu negócio diversas vezes. 

Use o Google Lens de forma estratégica

Saber usar as oportunidades disponíveis atualmente é essencial para ter destaque orgânico. O Google Lens é uma ferramenta para as marcas encontrarem tanto pessoas que estão buscando acessibilidade e praticidade quanto aquelas mais próximas de efetuar uma compra.

Diante disso, começar a implementar as boas práticas para essa ferramenta é um dever de todo negócio que deseja acompanhar as mudanças da tecnologia. Contar com conhecimento especializado faz toda diferença – procure um dos consultores da Web Estratégica e aproveite os benefícios de uma consultoria e suporte especializado.
Saiba mais sobre Google Lens e outras dicas sobre SEO e conteúdo. Continue navegando em nosso blog, um espaço feito para aumentar seus conhecimentos sobre vários temas essenciais do Marketing de Conteúdo!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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