Como fazer SEO na plataforma VTEX?

17/01/2022

Vai focar nas vendas da sua marca ou do seu cliente no ambiente digital e ainda não sabe como utilizar a plataforma VTEX? Então, chegou ao conteúdo certo. Aqui, vamos descobrir como, o que é e quais são as otimizações de SEO possíveis para que os sites desenvolvidos na plataforma VTEX, cheguem até os clientes como resultado das buscas.

Continue a leitura e saiba tudo o que precisa para transformar a audiência em compras na loja online da plataforma!

Afinal, o que é a plataforma VTEX?

A VTEX é uma plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service) muito usada em projetos de SEO. Ela é responsável por toda a estrutura para que as empresas consigam cadastrar seus serviços e produtos, bem como integrar as formas de pagamentos, calcular frete e muito mais.

Utilizando a plataforma VTEX da maneira correta, é possível que a empresa foque seus esforços no ambiente online e comercialize seus produtos e/ou serviços somente nesse espaço. Além disso, otimizando os fatores-chave os clientes encontrarão o site na hora que estiverem considerando a compra ou já prontos para a conversão.

Quer saber quais são as principais otimizações na plataforma VTEX? Confira abaixo!

Otimização SEO na plataforma VTEX

São muitas as possibilidades de boas práticas de SEO dentro da plataforma VTEX, a fim de gerar bons resultados na loja online. No entanto, vamos elencar as principais que você pode aplicar no seu site para melhorar a captação e aumentar o número de conversões. 

SEO On Page

O primeiro bloco de otimizações são as de SEO On page, ou seja, as ações realizadas no próprio site do seu e-commerce, como por exemplo, a escolha de palavras-chave assertivas, títulos e meta descriptions otimizadas, links internos e muito mais.

Todo esse trabalho é muito importante para manter a saúde do domínio em dia, receber os usuários da maneira que eles esperam, como se fosse arrumar a casa para recepcionar as visitas, sabe?

Além disso tudo, sem um bom serviço de SEO On page, existe uma grande possibilidade de que as personas não encontrem seu site, pois, sem isso, as páginas não vão ranquear nas primeiras posições — e sabemos que é muito difícil a pessoa passar da primeira página em suas pesquisas em mecanismos de busca.

Para você ter uma ideia da dimensão disso, uma pesquisa feita pela imFORZA mostrou que 94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, 68% de todos os cliques da busca orgânica vão para os três primeiros resultados e 75% dos usuários não passam da primeira página do resultado de busca. 

Por isso, investir em estratégias orgânicas é muito vantajoso. Sem contar que todo o resultado conquistado com esses projetos não será perdido, mesmo se o projeto for pausado em algum momento, o que é muito diferente de investimento em mídia paga, que, ao pausar o projeto, os resultados também param.

Algumas outras otimizações e relatórios de SEO On page são:

  • Sitemap;
  • Robots;
  • Links quebrados;
  • Redirecionamento de domínio;
  • Página de erro 404;
  • Tempo de carregamento;
  • Dados estruturados;
  • Rich Snippets;
  • Arquitetura da informação;
  • Title e meta description.

Agora que você já sabe a importância de otimizar seu domínio, que tal conferir um outro tipo de otimização de site, que também é igualmente importante? Acompanhe, a seguir!

SEO Off Page 

O segundo bloco de otimização, quando falamos da plataforma VTEX, são as de SEO Off Page, que tratam-se daquelas realizadas fora do domínio, como por exemplo os links externos para o comércio online. 

Essa estratégia de links externos também é conhecida como Link Building e serve para construir uma rede de links que direcionam tráfego para uma página específica, e, assim, fortalecer a autoridade do seu site diante dos mecanismos de busca. 

Alguns outros nomes que podem aparecer ao se falar dessa estratégia de conquistar links em outros sites são backlinks ou inbound links. E são essenciais para reforçar sua autoridade no segmento de mercado que faz parte e, como sabemos, o Google prioriza as marcas que são referências para ocuparem os primeiros lugares das SERPs.

Ou seja, tanto um bom trabalho de SEO On page quanto de Off page são fundamentais para que seus resultados sejam otimizados e consigam manter seu negócio no ambiente digital da maneira que deseja.

A importância da construção de uma boa imagem perante os mecanismos de busca também foi reforçada com a implementação do EAT do Google (Expertise, Authority and Trust), quando o buscador passou a valorizar para o ranqueamento as questões de referência, autoridade e confiabilidade.

Então, não adianta só produzir um site bem otimizado para os fatores de SEO, é importante também provar para o Google que você sabe do que está falando e, para isso, é necessário ter um ótimo conteúdo e veremos mais sobre isso no tópico abaixo.

Produção de conteúdo

Por fim, o último pilar de otimização na plataforma VTEX é uma boa estratégia de conteúdo. Uma coisa que é clara para todos que trabalham com SEO e Marketing de Conteúdo é que, sem um bom recheio do bolo, você não irá se manter no topo. Pode até conquistar a primeira página, mas os resultados não serão perenes.

Com ajuda de profissionais da área, você pode criar e personalizar o conteúdo do seu site para o público certo e, assim, conseguir ter uma comunicação mil vezes mais assertiva e ideal. Uma das ferramentas que poderá ser usada para isso é a construção das personas da sua marca.

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de uma empresa e ela é feita através dos dados captados e expertise no segmento. Saber com quem você está falando é o primeiro passo para saber como convencer o público a dar uma chance para o seu produto e/ou serviço. 

Outro tópico é que uma boa estratégia de marketing de conteúdo também pode atuar em várias, senão todas, as etapas da jornada de compra e ajudar os usuários a saírem da consideração para a compra ou fazer com que ele descubra o problema e, assim, o direcione cada vez mais para o fundo do funil.

SEO na categorização de produtos para a plataforma VTEX

Agora que você já conhece os pilares de otimizações de SEO para a plataforma VTEX, é hora de abordar como aplicar elas para que o site da sua empresa obtenha ótimos resultados.

Uma parte muito benéfica é que a plataforma VTEX oferece recursos que facilitam a estruturação da informação. Quando fazemos um bom trabalho de arquitetura da informação, deixamos as páginas do site mais fáceis de serem “lidas” pelos bots do Google, sendo reconhecidas e indexadas de uma forma mais rápida e simples.

Além disso, uma boa construção da informação do seu site ajudará na compreensão e navegação dos usuários. É exatamente aí que um bom SEO entra.

Colocando isso em prática, esse conceito de camadas costuma ser aplicado da seguinte maneira:

  • Homepage: a página de início é a primeira camada externa, que reúne um resumo de quem você é, do que você oferece e dos departamentos e categorias dentro do seu site;
  • Departamento: esses departamentos são os botões do menu principal de navegação. Em um e-commerce de livros, por exemplo, seriam o público-alvo ou em um de moda, seriam roupas masculinas, femininas, infantis, etc.
  • Categorias: dentro de cada um dos departamentos, terão as categorias, que no exemplo anterior seriam os autores, categorias que se encaixam, destaques de vendas, etc. Ou no segundo exemplo, camisetas, calças, blusas e mais;
  • Subcategoria: aqui, é a camada mais ao centro da “cebola”, a mais profunda e, por isso, será muito mais específica do que as anteriores. E elas, normalmente, são já os produtos que compõem as categorias. Por exemplo: livro do Harlan Coben, livros do Harry Potter ou no outro exemplo camisa polo listrada, camisa com estampa de abacaxi etc.

Após conhecer essa estrutura e planejar como será a do seu site, é hora de cuidar do cadastramento das categorias e essa fase requer alguns cuidados em termos de SEO, sendo eles:

Tag Title

É o heading tag 1 ou H1, como também é conhecida. Ela aparece na aba do navegador, então além de precisar chamar a atenção do usuário para ele clicar, é preciso adicionar as otimizações para SEO.

Tag Meta description

É a descrição das suas páginas e, aqui, uma das boas práticas é citar a palavra-chave principal nela.

Palavras Substitutas

Recomendamos que você coloque os sinônimos do produto, pois se a pessoa pesquisar qualquer uma das palavras o resultado certo será entregue. Por exemplo: “laptop” e “notebook”.

Categoria Pai

A categoria pai tem a ver com a hierarquia da informação, sendo ela a principal, da qual irão se ramificar todas as outras “filhas”. Também podemos chamar de categoria principal e categorias secundárias. 

Categoria Global VTEX

Essa última parte não impacta tanto nos resultados de SEO, porém é muito útil para quem investe em mídia paga (Google Ads) e precisa otimizar os anúncios. Então, se for o seu caso, é recomendado que você crie uma dessas.

Um outro cuidado que deve ser tomado na plataforma VTEX para que os resultados sejam bons, é o cadastramento de produtos da maneira certa. Para isso é preciso entender qual é a descrição ideal de produtos, qual a title, qual meta description e assim por diante, cada um dos pontos técnicos são importantes para que os usuários acessem a página e, tendo as informações que eles precisam, queiram comprar.

Logo, invista um tempo nisso e pense em um bom storytelling para o e-commerce, pois isso irá ajudar a aumentar as vendas online e até a migrar o seu negócio totalmente para o ambiente digital.
Gostou do nosso post sobre SEO na plataforma VTEX? Então, leia também o conteúdo sobre “O cenário digital e previsão para SEO em 2022”. Para além disso, se hoje você não tiver um “braço” para otimizar tudo isso na sua empresa, é possível contratar uma consultoria de SEO para alcançar os melhores resultados. Aqui na Web Estratégica, por exemplo, temos cases incríveis e podemos ajudar o seu negócio, entre em contato conosco!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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