Por que o marketing digital não funciona no seu negócio?

Atualmente, quase todo mundo faz marketing digital e isso só pode significar que a estratégia funciona. No entanto, é possível que sua empresa já tenha realizado alguma ação nesse sentido e não tenha obtido o resultado esperado. Aí então a primeira coisa em que você pensa é: “esse negócio é um desperdício de tempo, dinheiro e não funciona”. Certo?

Na verdade, a questão central dessa frustração deve ser “por qual motivo o marketing digital não funciona no seu negócio”. E a resposta é simples: só porque algo é comum ou popular, não significa que vai funcionar de forma automática, livre de estratégia e esforço constante. Quando feito corretamente, o marketing digital oferece resultados espetaculares em termos de leads de qualidade e crescimento do negócio.

Abaixo, listamos os 5 motivos mais comuns para acreditar que marketing digital não dá resultado. Veja se você se identifica com algum deles (ou mais):

Por que marketing digital não funciona no seu negócio

1. Falta uma estratégia refinada

Todo empresário sabe que, se quiser estar visível no mercado hoje, precisa estar online. Mesmo assim, pode ser que suas campanhas digitais continuem falhando, porque, como qualquer outra forma de marketing, você precisa de uma estratégia para ter sucesso na internet – se já existe uma estratégia, certifique-se de que ela esteja sendo implementada.

Não é sem razão que “estratégia” aparece em primeiro lugar nessa lista de dificuldades com marketing digital. Qualquer estratégia, mesmo que seja ruim, é melhor do que nenhuma. Pelo menos, com uma estratégia ruim, você pode descobrir que algo vai mal e alterá-la. Agora, sem estratégia, você continua fazendo o que está fazendo, perdendo tempo e dinheiro.

Uma boa estratégia é crucial para o sucesso. Um erro clássico de marketing digital é fazer um pouco disso, um pouco daquilo e não medir nada. ”Vamos fazer anúncios no Google, umas postagens no LinkedIn e no Facebook e algum conteúdo para o Twitter”. É indispensável lembrar que marketing digital é mais do que isso!

Para obter resultados e retorno do seu investimento, você precisa desenvolver uma estratégia eficaz e garantir uma boa equipe que se atenha a ela. Isso fornecerá uma máquina de marketing digital que proporcionará um crescimento orgânico sustentável para o seu negócio.

Lembre-se de medir tudo: quais canais dão o melhor retorno, qual a qualidade dos leads, etc. Deixe de lado o que não está funcionando, faça conteúdos ainda melhores, identifique os números que são importantes para você (visualizações, compartilhamentos, tráfego, CTRs, conversões) e acompanhe-os.

A estratégia deve mudar com o tempo, especialmente quando você perceber que aquilo que está fazendo não é tão eficaz quanto poderia ser. Simplesmente publicar um conteúdo ou criar um blog e escrever artigos não é uma estratégia. A verdadeira estratégia de marketing digital tem a ver com uma visão geral do marketing – público, receita, lucro e marca.

2. Seu conteúdo não é interessante

Se você está sem resultados, mesmo com marketing digital, o problema pode estar no seu conteúdo. Isso porque um dos principais pilares do marketing digital é o marketing de conteúdo e, nesse sentido, a qualidade é de extrema importância.

Produzir um conteúdo ruim pode ter um impacto profundamente negativo na sua marca. Para ser envolvente, o conteúdo deve ser profundo, valioso, focado e bem escrito. Se você quiser ter sucesso, precisa produzir um conteúdo melhor do que o dos seus concorrentes. Isso não é fácil, não é barato e não acontecerá da noite para o dia.

O SEO (Search Engine Optimization) é outro fator fundamental, pois otimiza seu conteúdo para que seja encontrado pelos mecanismos de busca. Se você está fazendo marketing de conteúdo, mas tem uma estratégia de SEO insatisfatória, pode não estar criando conteúdo. Não há concorrência entre SEO e marketing de conteúdo, os dois trabalham juntos, complementando-se.

Outro problema que pode estar prejudicando o sucesso do seu negócio é a falta de promoção do conteúdo, que é tão importante quanto a criação dele. Vale lembrar que existem várias formas de promover um post no blog ou no Facebook, incluindo anúncios pagos, e-mail marketing, compartilhamentos em outros sites e blogs, parcerias com influenciadores digitais, entre outras. O mais importante sobre marketing de conteúdo é: metade do trabalho é criação, a outra metade é promoção.

3. Suas expectativas são diferentes da realidade

Se você não dobrou seu tráfego, nem triplicou sua receita, pode estar acreditando que marketing digital não dá resultado. A boa notícia é que, se você está obtendo algum resultado com marketing de conteúdo, fique satisfeito com isso. Procure melhorias graduais, não um sucesso instantâneo.

Talvez, toda a sua frustração com marketing digital tenha a ver com expectativas um pouco elevadas. Vamos ser mais realistas? O marketing digital leva tempo. Não espere resultados perfeitos em questão de semanas ou meses.

Dê tempo à sua estratégia para ganhar força e entregar resultados orgânicos. Enquanto isso, continue produzindo conteúdo de qualidade e aguarde, principalmente se a sua empresa estiver em um nicho mais difícil de marcar presença online, como indústrias B2B, por exemplo.

4. Você não mantém a consistência

Uma estratégia de marketing digital que realmente funciona precisa ser trabalhada diariamente, com uma frequência pré-determinada. De nada adianta sua empresa criar um canal no YouTube, se não garantir a postagem de pelo menos um vídeo novo por semana. O mesmo vale para as demais redes, como Facebook e Instagram, que devem ser alimentadas constantemente. Lembre-se: a publicação de conteúdo deve ser frequente e interessante.

Se você começar e logo parar, realmente ficará sem resultados com marketing digital. Não menospreze o poder das redes sociais, pois foi justamente nelas que tiveram início movimentos importantes para transformações que vivenciamos nas esferas social, política e econômica. Mantenha um trabalho de marketing digital consistente e, quando você menos esperar, terá alcançado as metas.

5. Você tenta pegar atalhos

Um dos erros mais comuns em marketing digital é a impaciência pela chegada dos resultados. Isso geralmente leva a outros erros, como, por exemplo, pagar por uma lista de contatos já existente, em vez de construir sua própria base por meio de uma landing page.

O problema, nesse caso, é que, por não ser uma lista de contatos que realmente possuem interesse no seu negócio, as chances de conversão são praticamente nulas. Além disso, essas pessoas dificilmente abrirão seu e-mail, já que não autorizaram o recebimento dele, e isso afetará a imagem da sua empresa, que estará enviando spam (ou e-mail não solicitado).

Outro erro importante é comprar seguidores para as redes sociais, como se a quantidade de seguidores fosse determinante para a conversão em vendas. Não é. Vale mais a pena ter uma audiência menor, porém realmente interessada em fazer negócios com você, do que um número significativo de pessoas que nunca serão clientes.

Resumidamente, desconsidere atalhos que podem atrasar ou anular sua estratégia de marketing digital, fazendo com que seu investimento seja jogado no ralo.

Existem inúmeras razões para o marketing digital não funcionar com você, mas há grandes chances de que o seu caso esteja entre os 5 motivos listados acima.

Depois de ter conhecido os principais erros e por que o marketing digital não funciona, resta saber: qual a melhor forma de utilizá-lo?

Como vimos, uma boa estratégia de marketing digital demanda tempo e dinheiro. Não dá para esperar que funcione se não houver investimento. E o pior: se esse investimento for direcionado de maneira errada. Para que isso não ocorra, é necessário que o marketing digital da sua empresa seja elaborado por profissionais experientes e qualificados.

Nesse sentido, a dica é contratar o serviço de uma agência especializada em marketing digital, que poderá oferecer um planejamento confiável, com resultados mensuráveis e duradouros. Em princípio, pode parecer mais barato e fácil indicar alguém da sua própria empresa para a tarefa. Mas lembre-se: o barato pode sair caro quando se trata de marketing digital.

Se você está com dificuldades em relação a marketing digital, entre em contato com a gente! Sua empresa precisa marcar presença no mundo digital de maneira estratégica!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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