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Prós e contras de contratar uma consultoria de marketing digital

Você já deve ter se deparado com a questão de contratar uma consultoria de marketing digital para alavancar as vendas da sua empresa. Mas, afinal, será que essa é a solução ideal para você?

Neste artigo, analisaremos os maiores benefícios e as possíveis desvantagens de ter uma consultoria lidando com o marketing digital da sua empresa. Assim, você poderá tomar a decisão de seguir (ou não) com a contratação.

A primeira questão sobre consultoria em marketing digital

Existe um momento, na curva de crescimento de uma empresa, em que torna-se necessário escalar o negócio. Uma das formas mais eficientes de solucionar esse problema é contratando uma consultoria de marketing digital, que, por meio de estratégias e tendências de mercado, manterá seu negócio atualizado.

Nessa fase, a primeira questão a surgir é a dúvida entre ter um time interno de marketing digital ou terceirizar o serviço. Ao contrário do que você pode pensar previamente, a consultoria de marketing digital será capaz de mostrar o melhor caminho em ambos os casos.

Em empresas que já contam com uma equipe, mesmo que tenha pouca experiência ou ainda não tenha atingido o maior potencial, o consultor poderá ajudar na definição, na medição e na orientação de estratégias eficazes. Já em empresas que ainda não fazem investimento em marketing online, será possível contar com a execução das ações.

O que faz uma consultoria de marketing digital

Ter uma equipe inteira de pessoas cuidando da sua marca é atraente, certo? Especialmente porque dá a oportunidade de você focar a atenção em outro lugar. Como falamos, isso é possível tanto com um time interno, quanto com uma consultoria. Mas, antes de tudo, é preciso entender como funciona o trabalho de um consultor de marketing digital.

Assim como as demais consultorias, o objetivo é auxiliar sua empresa a encontrar a estratégia certa para alcançar as metas. Isso significa que uma consultoria de marketing digital vai avaliar sua empresa e seu produto como um todo e, imparcialmente, analisar seu público-alvo, fornecer dados estatísticos, apontar possíveis falhas e propor soluções que tragam resultados reais.

Vale lembrar que esse trabalho acontece por etapas, que podem ser definidas da seguinte forma:

  • Avaliação do perfil da empresa, incluindo missão, visão, valores e objetivos de curto e longo prazo;
  • Monitoramento da presença digital da empresa, assim como sua reputação perante o público-alvo;
  • Definição dos pontos de melhoria nesse processo e sugestão de estratégia de marketing digital que alcance as metas previstas.

O marketing digital engloba uma série de estratégias, como automação do conteúdo digital, SEO, mídias sociais, entre outras. Para seguir com o plano de investir em uma equipe interna, a empresa terá de selecionar bons profissionais, capacitados e experientes, para trabalhar nessas diferentes frentes.

No caso de contratar uma consultoria de marketing digital, esse trabalho não existe, uma vez que a consultoria conta com os profissionais certos para cada objetivo. Perceba que este já é um dos benefícios de contratar uma consultoria de marketing. Mas, afinal, quais são os outros?

Prós de contratar uma consultoria de marketing digital

Para muitas empresas, a terceirização tornou-se parte importante da estratégia de marketing digital. Isso porque existem algumas vantagens em relação a isso, como:

1. Obter as habilidades que você realmente precisa

Uma consultoria de marketing digital conta com os profissionais certos, seja em quantidade ou experiência, para aplicar diferentes estratégias durante a sua campanha.

Por exemplo, talvez o mais indicado seja trabalhar técnicas de SEO em determinada época do ano, enquanto o foco em mídias sociais e anúncios pagos funcionará melhor em outros períodos. Esse combinado de ideias, no entanto, só é possível a partir de conhecimentos e experiência, que normalmente uma consultoria está apta a oferecer.

Isso reduz os custos que um time interno pode gerar, tanto em relação a gastos extras, com alocação e equipamentos, quanto no que se refere a salários e rotatividade, já que profissionais qualificados nesta área costumam ser muito requisitados.

2. Gerenciar seu investimento de forma mais eficiente

Parte do trabalho da consultoria também envolve apontar a maneira mais eficaz de investir em ações de marketing digital. Isso porque acompanhar essas aplicações em várias plataformas e campanhas é difícil, consome tempo e exige que você decifre um conjunto de relatórios e requisitos de gerenciamento bastante complexos.

Ao delegar essa tarefa para uma consultoria, você só precisa definir o limite de investimento e a expectativa de retorno.

3. Obter novas perspectivas de quem está fora do seu negócio

Uma equipe interna pode ser limitada em relação a experiências. Isso porque ela já está exposta ao negócio, tem uma opinião definida sobre o produto, está acostumada aos processos e técnicas e talvez seja exatamente por isso que os resultados não são como o esperado.

Já as consultorias de marketing digital trabalham com uma ampla variedade de setores, tipos de negócios e profissionais de várias áreas. Estão acostumadas a desenvolver técnicas de marketing inovadoras e bem-sucedidas e aplicá-las a diferentes setores da comunidade empresarial.

Além disso, as consultorias contam com colaboradores que também precisam atender a requisitos de desenvolvimento profissional contínuo. Para isso, eles costumam estar atualizados em relação a diferentes mercados, com cursos, palestras, workshops e todo tipo de informação que possa ser utilizada de forma inovadora e até inédita, dependendo do setor.

4. Ter ferramentas e campanhas rodando dentro do prazo

A partir do momento em que investe em marketing digital, sua empresa não pode apresentar falhas no processo de entregas, publicações e postagens. Isso pode acontecer com uma equipe interna, devido a outros afazeres, mas não com uma consultoria de marketing digital.

O benefício, nesse caso, são as soluções de software e automação, que garantem os prazos, as medições e a qualidade das publicações. Dessa forma, sua empresa contará com as melhores ferramentas do mercado, sem a necessidade de adquiri-las, além de ter um especialista pronto para atendê-la, o que torna o custo extremamente reduzido.

Uma consultoria de marketing digital também irá auxiliar sua empresa nas etapas de planejamento e desenvolvimento, para que possam ser executadas com sucesso.

5. Garantir espaço para seus negócios crescerem

A escalabilidade é uma das principais vantagens da terceirização. Inclusive, escalar o seu negócio talvez seja o grande objetivo do marketing digital, como já citado no início deste artigo. À medida em que sua empresa cresce (seja por conta de mais lojas, pedidos, tráfego para o site ou engajamento social), suas operações precisam crescer também.

Um grande negócio não pode ser administrado como um pequeno negócio e entendemos que as dores crescentes da transição de um para outro são reais e custosas. Por isso, contratar uma consultoria de marketing digital pode responder às suas novas necessidades e ainda garantir experiência em lidar com problemas que você está tentando resolver.

Dessa forma, seus recursos internos de marketing, vendas e operações ganham espaço para concentrar esforços nos lugares certos – mais abertura de lojas, engajamento e treinamento dos funcionários, eficiência operacional, entre outros.

Como vimos, há grandes prós ao contratar uma agência de marketing digital. Mas quais serão os contras?

Contras de contratar uma consultoria de marketing digital

Há muitos benefícios em trabalhar com alguém externo à sua empresa, mas também há algumas desvantagens, que podem ser entendidas mais como desafios a serem superados do que como pontos negativos que invalidam a consultoria de marketing digital.

1. Trata-se de estratégias de longo prazo, não de soluções rápidas

Marketing digital não é um trabalho fácil. Um consultor de sucesso dispõe de um processo comprovado para otimizar o negócio de seus clientes; isso inclui desenvolvimento de uma estratégia detalhada, construção de presença digital e implementação de campanhas ao longo de alguns meses.

Os resultados não aparecem do dia para a noite. Implementar uma campanha digital eficaz requer planejamento e preparação. Se sua empresa não estiver disposta a aguardar esse processo, que pode ser longo, ou ignorar o fato de que não existem fórmulas fáceis, contratar uma consultoria de marketing digital pode não ser uma boa opção para você.

2. Há necessidade de investimento em pessoas e ferramentas

Isso tem relação com a questão anterior: criar uma campanha eficaz significa investir em pessoas e ferramentas que vão auxiliar no processo. Existem, por exemplo, profissionais que são imprescindíveis para garantir que seu conteúdo seja incrível e relevante para sua audiência; essas pessoas são criadores, analistas e especialistas em conteúdo.

Porém, há mais mãos de obra e ferramentas envolvidas no processo, como softwares e aplicativos que cobram taxas pelos serviços que fornecem. Isso tudo gera um custo que estará embutido no valor final do contrato – sem essa força-tarefa qualificada, é praticamente impossível alcançar os resultados desejados.

As taxas de consultoria de marketing de conteúdo são acessíveis, mas não são baratas, e podem ser cobradas por hora ou como um preço fixo para cada projeto. De qualquer maneira, o objetivo da estratégia de marketing digital é gerar vendas, então espere que o custo seja recuperado durante o processo.

3. Pode ser difícil convencer a diretoria de que vale a pena o investimento

Como vimos no item anterior, contratar uma consultoria de marketing digital gera um valor que deve ser enxergado como investimento, mas nem todo mundo entenderá isso da mesma forma. É possível, por exemplo, que membros da diretoria defendam que o orçamento seja gasto de forma convencional, internamente.

Isso significa, muitas vezes, ter que se manter firme na convicção de que o marketing digital é a melhor solução para alcançar as metas da empresa. Alguém poderá questionar: “se a gente fizer uns anúncios pagos e coletar uma lista de e-mails, já não é suficiente?” A resposta é negativa, uma vez que o marketing digital não é tarefa fácil e rápida e os resultados não aparecem como milagre.

Lembre-se de que a audiência de uma campanha de anúncio pago dura apenas o tempo em que você investe dinheiro e não leva em consideração a eficácia do conteúdo, que muitas vezes é semelhante ao que a concorrência está fazendo. Fazer mais do mesmo é chegar a nenhum resultado – tudo o que sua empresa quer evitar, certo?

4. Sua empresa precisa estar pronta para um fluxo de novos leads

A consultoria de marketing digital que você contratou vai usar técnicas comprovadas para atrair novos clientes. Mas o que acontece se você não tem tempo ou pessoal suficiente para recebê-los? Isso pode causar importantes danos à sua marca.

Além disso, você precisa considerar seu processo de vendas e acompanhar seus leads. Sem um sistema implantado, você perderá oportunidades de conquistar muitos negócios.

Dica: As consultorias consideram o processo de vendas e normalmente têm um sistema para resolver esse tipo de problema.

5. Você não pode contratar uma consultoria e ficar alheio ao processo

Muitos executivos que contratam consultoria de marketing digital possuem uma ideia errônea de que devem manter-se alheios ao processo, restando a eles apenas a função de aguardar os resultados. Embora a consultoria realmente cuide dos principais aspectos de cada campanha de marketing, o executivo ainda precisa ter algum envolvimento para fornecer feedback.

Isso tomará pouco tempo do contratante, mas é importante que os executivos estejam preparados para reuniões regulares com a consultoria. Será preciso revisar dados, números de vendas e muito mais para garantir que as metas sejam atingidas. Esse envolvimento do contratante é parte da garantia do sucesso de uma campanha.

Considerações finais: tome sua decisão

Agora que você já sabe quais são os prós e os contras de contratar uma consultoria de marketing digital, considere estes pontos para tomar a decisão final. Se você acredita que sua empresa pode se beneficiar com novas ideias e especialistas dedicados, comece a pesquisa e encontre a consultoria perfeita para você.

Se você ainda não tiver certeza sobre as despesas, tenha em mente que a maioria das consultorias pode oferecer contratos de avaliação de curto prazo. Dessa forma, você pode analisar se gosta do trabalho e se ele traz resultados mensuráveis.

Entendemos que, como executivo ou diretor da empresa, há muita pressão para que você faça a escolha certa quando se trata de investimento em marketing. Isso porque você não estará apenas lidando com suas próprias expectativas, mas também com as de outros diretores e membros da equipe.

Se você tem feito tudo internamente até agora e esta será a primeira vez em que investe dinheiro em consultoria de marketing digital, você precisa ter certeza de que está no lugar certo.

Se você já trabalhou com consultores de marketing, agências ou freelancers antes e não viu os resultados que estava procurando, certifique-se de que não aconteça novamente. Uma maneira de garantir isso é fazendo muitas perguntas sobre o processo – peça estudos de caso e depoimentos e verifique o conteúdo da consultoria, para avaliar se condiz com sua realidade e seus objetivos de negócio.

Afinal, é preciso que você veja o retorno de qualquer investimento que fizer no marketing de sua empresa.

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