Ranqueamento no Google em 2022: o que você precisa saber?

13/12/2021

O ano de 2022 está quase chegando e com ele novas expectativas e questionamentos sobre um mesmo assunto: como o ranqueamento no Google vai mudar?

O algoritmo do Google é um assunto recorrente para quem trabalha com marketing digital. De fato, é necessário entender como esses robozinhos que decidem quem vai aparecer na primeira página dos resultados de busca funcionam. Afinal, eles mudam com muita frequência e influenciam no desempenho de anúncios e páginas de websites que tentam ranquear nas primeiras posições. 

Por isso, entender como o ranqueamento do Google funciona tem vários benefícios. Ajustar as estratégias de acordo com os algoritmos melhora a experiência do usuário. Isso porque ele vai receber um conteúdo mais personalizado e condizente com o que está procurando. 

Quer entender mais sobre esse assunto e quais são as tendências para 2022? Acompanhe o post de hoje!

Fatores para o ranqueamento no Google em 2022

De modo geral, existem alguns fatores essenciais que devem ser levados em consideração quando se fala sobre ranqueamento no Google, e as tendências para 2022 mostram que é necessário dar atenção a esses detalhes. 

Separamos alguns itens que você pode considerar na hora de criar a estratégia de otimização de SEO da sua empresa. Dessa forma, fica mais fácil dominar o algoritmo do Google. Vale lembrar que os robôs se comportam de maneiras diferentes com cada um desses fatores. Por isso, acompanhe sempre os resultados e faça comparações para entender melhor o desempenho do seu site.

Conteúdo de valor

Para além das tendências de 2022, produzir um conteúdo de valor sempre é importante em qualquer estratégia. É através dele que a marca consegue se conectar com o cliente. 

Por isso, é essencial que o conteúdo produzido pela empresa combine com os valores e as expectativas do leitor. O site precisa oferecer o que o usuário está procurando. Porque se fizer isso, o algoritmo do Google vai entender que aquela marca está entregando o que promete.

Velocidade de Carregamento

Você gosta de ficar minutos esperando uma página carregar? Pois é, o seu usuário também não gosta. Por mais importante e bem desenvolvido que o conteúdo daquela página esteja, a demora no carregamento influencia muito na desistência do usuário. 

O Google considera a velocidade de carregamento como um grande fator na hora de ranquear a página e existem alguns truques para diminuir o tempo de espera, como, por exemplo, reduzir o tamanho das imagens da página (sem comprometer a qualidade). Também vale a pena monitorar a velocidade com uma ferramenta do próprio Google.

Palavras-chave conforme a persona

Dê atenção às palavras-chave da sua estratégia de conteúdo! Personalize os termos de acordo com a persona. Isso é essencial.

O ranqueamento do Google é muito influenciado pelo volume de busca relacionado com a palavra que está sendo utilizada naquela página. Por isso, recomenda-se usar termos de cauda longa (com menos volume, mas mais potencial de busca) para se relacionar com cada etapa da jornada do cliente. 

Estude o seu funil de vendas e também como o seu cliente chega até você. É através dele que a sua equipe de marketing pode descobrir truques poderosos e dicas de como se relacionar melhor com o público-alvo da empresa. 

Links confiáveis no backlink

A estratégia de backlink deve ser feita com cuidado. Afinal, através dela você está guiando o usuário a consumir outros conteúdos. Os links utilizados devem ser confiáveis e, de preferência, que tenham grande relevância e relacionamento com o seu site ou empresa. 

Outro ponto importante é cuidar para não exagerar no número de URLs utilizadas, pois isso pode afetar o ranqueamento no Google. Use os backlinks com sabedoria, referenciando sites confiáveis e com autoridade. 

Autoridade do site

Por falar em autoridade, esse é outro fator que influencia no ranqueamento. Como você já deve saber, uma boa otimização de SEO aumenta a autoridade de um site. Isso porque ele será mais visto, mais acessado e, se tudo der certo, mais referenciado — o que torna-o uma autoridade naquele assunto. 

Esse ponto continua sendo um grande fator de importância no algoritmo do Google em 2022. É natural que páginas com mais autoridade ranqueiem melhor do que aquelas com menos.

Também vale observar que outro fator que aumenta a autoridade de uma página em si é a hierarquia do site. As páginas mais próximas à Homepage tendem a ter mais relevância do que as que precisam de todo um caminho para serem acessadas.

Site otimizado para mobile

Mais da metade do tráfego dos sites vem de dispositivos móveis. Por isso, investir em otimização para mobile, ou até mesmo priorizar o desenvolvimento dessa versão responsiva, faz toda a diferença. Novamente, tem a ver com a experiência do usuário e também com a credibilidade do site. Uma página bem construída para celulares passa uma imagem melhor do que uma que não se adapta direito.

Snippets em destaque

Os snippets são os conteúdos destacados que aparecem em primeiro lugar no Google, quando se faz uma pesquisa, como quando há buscas sobre doenças, onde há uma caixa ao lado dos resultados com os principais sintomas. 

O algoritmo do Google faz esse destaque no parágrafo ou frase do texto que ranqueia melhor naquele termo, aumentando consideravelmente o tráfego. Cerca de 8% dos cliques vão para esse conteúdo. Para conseguir esse snippet, é preciso combinar vários fatores na otimização de SEO, como a formatação do texto, a autoridade do site etc.

SEO local

Quando se fala de ranqueamento no Google e otimização de SEO, não se pode esquecer das estratégias que envolvem os usuários que estão perto do seu negócio, geograficamente falando. A geolocalização impacta muito nos resultados orgânicos do site. Ter um servidor e um IP local também são fatores importantes.

Para essa estratégia, vale dar atenção ao Google Meu Negócio. Essa ferramenta ajuda a informar os usuários sobre as informações essenciais da empresa. E, assim, aumentam também o tráfego para o site. Além, é claro, de aproximar quem está por perto da localização física ao negócio.

URLs amigáveis

Muitas estratégias de SEO acabam esquecendo de dar atenção para a URL da página que está tentando ser ranqueada. O fato é que o algoritmo do Google dá muita importância para esse fator. Porque também é um detalhe que faz diferença para o usuário. Além de ser mais fácil de compreender, passa mais profissionalismo e credibilidade a quem vai acessar o site. 

De modo geral, URLs amigáveis são as que não tem endereços com sequências aleatórias de números e letras, mas, ao invés disso, incluem a palavra-chave e termos curtos que vão resumir o que tem naquela página. 

Segurança de domínios

Para aumentar a credibilidade do site, é importante ter um certificado de segurança. O símbolo de cadeado que aparece ao lado da URL do site e que indica que o endereço é seguro, é fundamental. 

Isso faz toda a diferença para o ranqueamento no Google. Afinal, quem quer entrar em uma página sem segurança e correr o risco de ser hackeado, ter dados roubados ou algo parecido? Esse certificado de segurança é especialmente importante para e-commerces, já que lidam com dinheiro. Ou seja, ter um domínio com HTTPS é um grande fator de ranqueamento.

Outro ponto importante e que ainda podemos mencionar em segurança, é quanto a indexação no Google e também o redirecionamento de domínios; 

Estratégias para Off-page

Além do SEO On-page, existem outras estratégias que podem favorecer os resultados do site. É o chamado SEO Off-page, ou seja, o desempenho da sua empresa fora do próprio website. Menções em outros blogs, parcerias, backlinks etc.

O link building é um bom exemplo de estratégia para ranqueamento no Google quando falamos de SEO Off-page. Criar conteúdos que sejam de valor e informativos fará com que outros sites usem-os como referência. 

Outra forma de aumentar o tráfego do site é através das redes sociais. Uma boa divulgação vai atrair mais pessoas para aquela determinada página, e pode fazer as vendas subirem.

Conteúdo de valor para 2022

Em síntese, unir conteúdo relevante com boas práticas de otimização para SEO é um combo imbatível para quem quer dominar o algoritmo do Google. 

Ao seguir à risca os fatores que mencionamos aqui e dar a devida importância às estratégias que aumentam a credibilidade e a autoridade do site, os robôs do Google entendem esse comportamento como algo extremamente positivo, contribuindo para um melhor ranqueamento no Google e, consequentemente, mais vendas. 

Pensando em melhorar suas estratégias de SEO? Que tal uma consultoria personalizada? Te convidamos a solicitar o serviço dos especialistas de conteúdo e SEO da Web Estratégica. Esperamos você!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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