Recursos SEO da plataforma de e-commerce para Black Friday

Otimizar seu e-commerce para Black Friday pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Para isso, alguns recursos podem ajudar, como é o caso do Search Engine Optimization (SEO), um conjunto de técnicas que têm o poder de atrair cada vez mais visitantes qualificados para seu site, sem precisar investir em mídia. 

No caso de e-commerce, essas técnicas são essenciais, pois, quanto mais usuários verdadeiramente interessados visitarem o site, maiores serão as taxas de conversão e vendas.

No entanto, para que a estratégia dê certo, é preciso garantir uma plataforma de e-commerce otimizada. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Continue lendo e aprenda a utilizar SEO para e-commerce!

Importância do SEO no e-commerce para Black Friday

SEO significa “Otimização para Motores de Busca” e, de forma geral, representa estratégias que têm como objetivo aumentar o número de vezes em que a página é encontrada por motores de busca, como o Google.

Estudos técnicos indicam que os usuários não vão além dos primeiros resultados para encontrar as respostas que procuram. Por isso, se você estiver bem posicionado, terá grandes chances de receber cliques e oferecer as soluções procuradas – conquistando, assim, a confiança do usuário.

Outras vantagens de investir em técnicas de SEO são: atrair tráfego orgânico sem investimento em mídia e atrair tráfego qualificado, ou seja, usuários com claro interesse pelo seu conteúdo.

Confira alguns recursos de SEO aplicáveis a sua plataforma de e-commerce para Black Friday e garanta o sucesso do seu negócio na data!

Palavras-chave SEO no funil de vendas

O processo de SEO sempre começa com a pesquisa de palavras-chave. Utilizá-las no seu site contribui para aumentar a visibilidade do seu conteúdo no Google e, consequentemente, faz com que ele seja mais facilmente encontrado pelos usuários. Da mesma forma, as palavras-chave são importantes no caso das campanhas de adwords para e-commerce.

Para refinar a sua busca de palavras-chave, algumas ferramentas gratuitas eficientes são o Google Trends e o planejador de keywords do Google Ads. Já as ferramentas pagas incluem o SEMrush, o Moz Keyword Explorer e o Keywordtool.io, que também têm planos gratuitos. O Ahrefs é outra solução paga que também pode ajudar na escolha das palavras.

Algumas outras dicas para otimizar sua busca de palavras-chave para a Black Friday são:

  • Procurar o histórico do ano anterior nas proximidades da data;
  • Olhar e analisar o gráfico de tendência de busca no mesmo período e observar os produtos relacionados ou que se complementam àqueles que estão sendo oferecidos.

Título das páginas

Depois de pesquisar as palavras-chave, é preciso inseri-las nas páginas de forma inteligente e otimizada, para que o Google compreenda o assunto principal.

O título (tag <title>) é o carro-chefe do SEO On Page (otimizações feitas internamente em uma página), por isso a palavra-chave principal deve aparecer nele.

Lembre-se de não ultrapassar 63 caracteres no título, que é o limite exibido pelo Google.

URLs amigáveis

Prefira sempre estruturas de URLs simples e compreensíveis, que descrevam claramente o conteúdo da página. Quando possível, indiquem também a categoria em que estão inseridas.

É essencial que você possa fazer este tipo de otimização na sua loja virtual. Então, veja se existe a possibilidade de otimizar as URLs das suas páginas. 

Embora a edição de URL de uma página seja um pouco arriscada, porque o Google demora um pouco para atualizar a mudança, o que pode comprometer momentaneamente o seu posicionamento. Mesmo assim, vale muito a pena nos casos de URLs desestruturadas, longas ou sem a palavra-chave.

Além disso, tenha cuidado ao editar as urls. Nesse sentido, é importante utilizar redirecionamentos corretos, atualizar todos os links nas páginas, adicionar um novo XML sitemap e deixar o sitemap antigo no ar temporariamente, para garantir que não haja os erros de página não encontrada, por exemplo.

Title e Meta Description editáveis

É importante que a sua plataforma permita a personalização de títulos SEO e palavras-chave, além da inserção de textos, como descrições de produtos.

Isso porque um dos fatores de ranqueamento em mecanismos de busca é a presença de termos-chave nas heading tags do código-fonte. Elas são expressas hierarquicamente em h1, h2, h3, etc. Vale destacar que a h1 é a mais importante e corresponde ao título principal da página.

Já a meta description é o texto exibido em cada site quando aparece na página de resultados. Junto ao título, esse é um dos principais elementos que fazem com que o usuário decida clicar ou não naquela opção.

Em lojas virtuais hospedadas na plataforma de e-commerce iSET, por exemplo, é possível personalizar o título da página do produto, as palavras-meta do produto e a descrição-meta do produto.

Quando estes campos não são personalizáveis, são gerados automaticamente pela plataforma de forma, com base nas informações do produto.

Preencher ou adicionar atributo ALT

A tag alt text corresponde ao texto que será exibido caso a imagem não possa ser carregada. É uma das principais maneiras de os mecanismos de busca identificarem o conteúdo do elemento.

No caso da plataforma da iSET, é possível criar grupos de tags que atendem a múltiplos propósitos nos produtos cadastrados na loja virtual e ainda definir múltiplos valores para cada tag.

Por exemplo, uma loja que vende filmes pode criar um grupo chamado “Artista” e informar os principais artistas como valores do grupo, de forma que possam ser filtrados todos os filmes que tenham determinado artista.

SEO para categorias e subcategorias com relação com a URL

A categorização de produtos também é extremamente importante. Além de servir para ajudar o cliente a navegar no seu e-commerce, você ainda pode usá-la para atrair tráfego orgânico.

Opte por uma plataforma que possibilite o gerenciamento de categorias, permitindo cadastramento, edição e organização delas em subníveis, assim como o cadastramento de Título e Subtítulo das categorias.

Quanto à URL, trata-se de um fator relevante para o Google e que indica o assunto ao qual a página se refere. A dica, nesse caso, é optar por uma plataforma de e-commerce com SEO amigável, que gere links simples, compreensíveis e que contenham a palavra-chave relacionada ao produto ou página em questão.

A iSET permite a personalização da URL gerada pela loja e a definição de um CSS personalizado para categorias especiais, alterando por completo o layout da loja. Além disso, também é possível personalizar o título, a descrição e as palavras-chave para SEO.

 

De olho no Core Web Vitals 

Core Web Vitals corresponde a um conjunto de métricas do Google para avaliar a experiência dos usuários nos sites, considerando velocidade (LCP – Largest Contentful Paint), estabilidade visual (CLS – Cumulative Layout Shift) e interatividade (FID – First Input Delay).

Por isso, ao otimizar o seu e-commerce para Black Friday, é importante focar nos aspectos que mais impactam a experiência do usuário, como: a velocidade de carregamento do site, a navegação segura e as HTTPS. 

Além disso, também é importante criar um site mobile friendly (ou seja, que se adapte bem aos smartphones) e retirar elementos intrusivos das páginas, como pop-ups de notificações ou de cadastramento de newsletter, que tomam a tela inteira e que tiram o foco do usuário.

 

A melhor plataforma de e-commerce para Black Friday

Contar com uma plataforma especializada é uma ótima maneira de ingressar no e-commerce e ter ótimos resultados com esse modelo. 

Nesse sentido, a melhor plataforma de e-commerce para Black Friday é aquela que permite trabalhar as otimizações para buscadores. Por isso, antes de fazer a escolha, confira especificações e comentários, avalie o quanto você está disposto a investir e conheça mais sobre SEO. 

Nesse cenário, contar com uma consultoria de SEO pode oferecer o apoio necessário que você precisa. Além disso, no caso da Black Friday, é importante garantir timing de campanha digital para aumentar as chances de melhores resultados na data.

Gostou desse conteúdo? Se quiser saber mais sobre e-commerce para Black Friday e estratégias de venda, confira o post Google Ads: como montar campanhas de sucesso para e-commerce.

Esperamos ter ajudado você a resolver suas dúvidas! Siga as nossas dicas para garantir sucesso nas vendas online!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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