Como criar um plano de marketing no YouTube

05/05/2023

Você já deve estar cansado de ouvir falar sobre a importância do YouTube nas estratégias de marketing. É a maior plataforma de vídeos do mundo e podemos dizer com certa segurança que os seus clientes estão lá, assistindo a alguns dos milhões de vídeos disponíveis. Mas, você sabe como criar um plano de marketing no YouTube e chegar até eles nesse canal?

Com cerca de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses, o que significa mais de um terço dos usuários de internet no mundo, é o segundo site mais visitado no planeta, de acordo com o Alexa Rank. Na frente dele, só o Google, ambos da mesma empresa.

E o que isso significa? Que com tanta gente assistindo a vídeos de todos os estilos, de receitas a tutoriais, de programas a reviews de produtos, não dá pra ficar de fora dessa oportunidade. Afinal, todos os dias são mais de 1 bilhão de horas assistidas.

Entenda por que é importante traçar um plano de marketing antes de entrar na plataforma. Além de um passo a passo de como criar um plano de marketing no YouTube e os 7 principais tipos de conteúdo que você pode produzir para o seu canal. Continue a leitura e veja como construir sua audiência.

Por que criar um plano de marketing no YouTube?

Como o nome já diz, um plano de marketing é um planejamento minucioso das estratégias de marketing que serão executadas pela sua equipe. Ele deve conter todas as informações necessárias para permitir a tomada de decisão, como análises do mercado, da concorrência e do público, objetivos, metas e demais dados de relevância. Tudo para traçar a melhor rota a ser seguida e definir aonde quer chegar, evitando se perder no caminho.

Ao pensar no marketing para YouTube, vale a mesma ideia. Antes de entrar de cabeça na plataforma, como uma marca criadora de conteúdo, é preciso planejamento. Conhecer a ferramenta, ver em que fase a sua marca está, quais são as suas possibilidades de produção, recursos que serão necessários e definir sua linha editorial são só alguns pontos a refletir.

Uma comunicação sem direção pode trazer mais prejuízos do que benefícios para a sua marca. Vídeos esporádicos, mal planejados, mal produzidos e sem uma estratégia de publicação por trás não têm força para atrair uma audiência qualificada até seu canal. O que gera somente um desperdício do orçamento, muitas vezes apertado, que você precisa distribuir, além de causar frustração.

Passo a passo de como criar um plano de marketing no YouTube

Entre os fatores que definirão o sucesso do seu canal, um dos mais importantes é a sua estratégia de YouTube Marketing. Por isso, se você quer aumentar as chances do seu canal bombar na maior plataforma de vídeos do mundo, confira como criar um plano de marketing no YouTube, através da sequência de ações que nós recomendamos aqui na Web Estratégica.

Defina seus KPIs

A primeira coisa a se fazer é definir quais serão as métricas e KPIs de marketing que você irá acompanhar para medir o desempenho do seu canal. São diversas métricas que podem ser observadas, e algumas são extremamente importantes em qualquer análise. Uma das principais, por exemplo, é o número de inscrições, que indica quantas pessoas gostam e valorizam o seu canal como um todo, a ponto de se inscreverem para receber novos conteúdos.

Outras métricas também importantes são o tempo de exibição, que diz quanto tempo os usuários ficam no seus vídeos, a quantidade de visualizações do canal e dos vídeos, e a duração média da visualização, que mostra se as pessoas estão assistindo aos vídeos até o fim ou saindo antes. Além de métricas de engajamento como cliques em “Gostei” e “Não gostei”, comentários, compartilhamentos e cliques nos cards do vídeo para outros conteúdos.

Tudo isso é muito fácil de ser encontrado. E enquanto algumas métricas você pode verificar através do próprio vídeo, para outras é preciso estar logado na sua conta e acessar o YouTube Studio, indo em Estatísticas logo em seguida.

Analise a concorrência

Segundo o Hootsuite, a cada minuto o YouTube recebe 500 horas de vídeos novos, enviados pelos usuários. Felizmente, a maior parte não são seus oponentes diretos. Para descobrir quem concorre com você pela audiência, basta olhar para os concorrentes da sua marca e procurá-los no YouTube. 

Nesse momento, vale observar tanto a concorrência direta quanto a indireta, como influenciadores que falam sobre o mesmo assunto que a sua empresa e, por isso, também atraem o seu público.

Veja como eles se comportam, sobre o que publicam, com que frequência, como se relacionam com a audiência etc., usando isso para montar suas próprias estratégias com o que funciona. Você também pode utilizar ferramentas como o SEMRush para obter dados mais detalhados.

Defina seu público-alvo

Na sua estratégia de marketing para YouTube, também é preciso ter em mente com quem você estará falando. Se você já tem personas definidas e um público consolidado em outras plataformas, essa etapa fica um pouco mais fácil. 

Apesar da composição do público variar um pouco de rede para rede, você já terá uma ideia de quem é a sua audiência, do que gosta, o que busca e como se comporta. Assim, com pequenos ajustes será possível conhecer ou definir quem será o foco para os seus conteúdos no YouTube, mapeando personas.

Crie um calendário de conteúdo

Um ótimo jeito de atrair audiência para o seu canal é publicar de forma regular e organizada. Assim, para não sair “despejando” conteúdo sem critério, é necessário ter um calendário de conteúdo bem definido para o seu canal no YouTube.

Nele, você deverá estabelecer e manter uma frequência, incluindo definições como quantos vídeos novos serão publicados por semana e em quais dias. Isso facilita para a sua audiência saber quando deverá ficar de olho no seu canal e também faz você ser bem visto pelo algoritmo do YouTube, que valoriza a regularidade das publicações.

Além disso, nesse mesmo calendário você também deve estabelecer os temas de cada vídeo, dentro da sua linha editorial. É necessário definir para quem é cada vídeo ou que tipo de conteúdo será trabalhado em cada dia da semana, por exemplo, planejando com antecedência a sequência de conteúdos que serão publicados. O que ajuda também na organização da produção, poupa tempo e reduz o risco de erros.

No seu calendário para o YouTube, você pode explorar todos os formatos e recursos que a plataforma suporta, como vídeos longos, vídeos mais curtos, Shorts, criação de playlists, entre outras possibilidades. Isso ajuda a conhecer cada vez mais a sua audiência e o que funciona melhor para ela.

Produza conteúdo bom e relevante

No entanto, não basta conhecer o seu público e ter uma frequência alta de publicação, se você não produz conteúdo de qualidade. Isso passa tanto pelo conteúdo em si quanto pela qualidade técnica, de imagem e som, por exemplo.

Na definição dos temas, você deve descobrir o que o seu público quer ver. É possível fazer isso buscando por termos do seu nicho em ferramentas de pesquisa de palavras-chave e sugestões de conteúdo, como o Keyword Planner do Google, Ubersuggest, AnswerThePublic, AlsoAsked e até no próprio Google e YouTube.

Depois, a próxima etapa diz respeito à produção. Nessa hora, algum investimento em equipamento pode ser necessário, para garantir uma boa captação de imagem e som, com câmera, iluminação, microfone e cenário adequados. Além disso, recomendamos planejar um roteiro do que será falado e como será mostrado, evitando improvisos. Também destacamos que vale dar uma atenção especial à edição, para garantir que o vídeo fique atrativo.

Divulgue seus vídeos

Apesar do seu vídeo ser publicado no YouTube, ele não deve ficar restrito a uma única plataforma. Você deve divulgá-lo em outros lugares onde a sua marca também está presente, como no Facebook e no Instagram, por exemplo, além do seu blog e lista de e-mails. 

Com isso, você aproveita o público que já construiu nas outras redes sociais para levar novos usuários até o seu canal no YouTube, facilitando e muito a aquisição de inscritos e o aumento de visualizações.

A cada vídeo novo publicado, uma nova oportunidade de atrair quem já segue você em outros canais e construir uma audiência sólida também no YouTube, aproveitando a reputação que a sua marca já tem.

YouTube Ads: como funciona?

Outro jeito de atrair visitantes é com anúncios. O YouTube Ads é a plataforma de anúncios do Google voltada especificamente para o YouTube. Nela você pode criar anúncios usando os vídeos do seu canal, que então aparecerão em outros vídeos, de outros canais, de acordo com o público que você definiu. 

O YouTube dá muitas possibilidades para o seu anúncio de vídeo, sendo as mais comuns os vídeos puláveis e não puláveis, que aparecem antes ou durante os vídeos principais. Outras possibilidades também populares são o vídeo discovery, como recomendação na busca do YouTube, e os bumper ads, anúncios com vídeos curtinhos e não puláveis no final dos vídeos principais.

Otimize os vídeos para SEO

O trabalho de SEO também deve estar nos seus vídeos e este é o ponto-chave. Enquanto os anúncios são pagos, o SEO atrai público de maneira orgânica e gratuita. Assim, usar técnicas de SEO para YouTube é um excelente caminho para alavancar as visualizações dos seus vídeos.

De forma resumida, para um vídeo otimizado em SEO, a primeira coisa é escolher uma palavra-chave relevante, de acordo com o conteúdo, para estar presente tanto na descrição e meta descrição quanto no título do vídeo, que deve ser bastante atrativo (sem clickbait).

Outros pontos importantes são:

  • Inclua tags relacionadas ao assunto;
  • Renomeie o arquivo do vídeo e inclua a palavra-chave antes de fazer o upload;
  • Inclua legendas com a transcrição do áudio, o famoso closed caption;
  • Crie thumbnails atrativas e com texto diferente do título do vídeo.

 

Monetize o canal

Tem mais de 1.000 inscritos e mais de 4.000 horas de exibição dos seus vídeos no último ano? Se você produz conteúdo de qualidade e recebe um bom volume de acessos, além de atrair o seu público e aumentar a reputação, o seu canal de vídeos também pode gerar receita. Sim, dá pra ganhar dinheiro diretamente com ele!

Para monetizar o canal, é preciso se inscrever no Programa de Parcerias do YouTube. Quando aprovado, após cumprir os requisitos da plataforma, outras empresas e produtores de conteúdo poderão veicular anúncios nos seus vídeos. A partir desse momento o seu canal receberá um pagamento por isso, de acordo com as visualizações. 

Acompanhe os resultados

Por fim, depois de fazer tudo isso, é importante ficar de olho nos resultados da sua estratégia de marketing para o YouTube. Através dos KPIs definidos lá no começo, você e sua equipe saberão se as estratégias estão funcionando ou não, e os caminhos caso uma mudança seja necessária.

YouTube Analytics: o que é?

Dentro do YouTube Studio, onde você tem todas as informações sobre o seu canal, há o YouTube Analytics, também chamado de Estatísticas. Através dele, você pode ter uma visão completa do desempenho do seu canal.

Lá você encontra diversos tipos de métricas para fazer suas análises, conferindo relatórios de alcance, de envolvimento e de público. Por exemplo, é possível ver a taxa de cliques, visualizações, origem do tráfego, tempo de exibição, duração das visualizações, avaliações positivas e negativas, perfil do público e muito mais.

7 tipos de conteúdo para criar no seu canal

Agora que você já sabe como criar um plano de marketing no YouTube, chegou a hora de ver o que pode oferecer para a sua audiência. As possibilidades são muitas, e uma dica é variar os formatos para deixar o canal mais dinâmico. Quer saber quais são os principais? Confira 7 ideias de conteúdo que você pode produzir.

1) Lives

O primeiro tipo, que ganhou mais destaque durante a pandemia, são os vídeos ao vivo, ótimos para transmissão de shows, eventos e aulas, por exemplo. Como tudo acontece em tempo real, dá pra ter um bom engajamento através dos comentários, tirando dúvidas e interagindo com quem está assistindo. 

2) Reviews

Reviews nada mais são do que avaliações de produtos ou serviços. Esse formato de conteúdo pode ser uma ótima oportunidade para apresentar o que você vende, valorizando as vantagens e os pontos positivos dos itens ou atividades. 

Grave todos os detalhes, demonstre e explique o funcionamento, diga como pode facilitar a vida do seu cliente. Faça tudo para que o seu público possa conhecer e tirar dúvidas sobre o produto antes de fazer a compra.

3) Cases

Se a sua marca tem histórias marcantes no currículo, mostre. Cases de sucesso são uma boa pedida para apresentar campanhas e ações da empresa junto ao seus públicos. Você pode mostrar desde a concepção da ideia e o motivo que levou àquela decisão até os resultados alcançados, dando um panorama completo do projeto.

4) Depoimentos

Vídeos com depoimentos de clientes satisfeitos são boas provas sociais a respeito da sua marca e de seus produtos. Com pessoas reais falando positivamente, você reforça a autoridade no nicho em que atua.

Já os depoimentos de colaboradores também têm um importante papel a cumprir, revelando o seu ambiente interno e mostrando uma marca humana e preocupada com o bem-estar da equipe, algo cada vez mais valorizado no mercado.

5) Entrevistas

Se você conhece alguém que é autoridade no seu setor de atuação, pode convidar para dar uma entrevista ao seu canal. Esse formato tem muito valor pois, ao trazer pessoas de outros lugares, com outros contatos, você consegue trazer junto um pedaço da audiência que aquele especialista possui.

Vale destacar que é muito importante ir preparado, fazendo uma pesquisa prévia para conhecer o entrevistado e levando uma lista de perguntas planejadas de acordo com o que é relevante para o seu público.

6) Coberturas

Publicar coberturas de eventos no seu canal é uma forma de levar ao público informações que eles não teriam acesso de outra maneira, como palestras, seminários e encontros. Isso pode ser feito tanto de forma gravada quanto ao vivo, conciliando com o primeiro formato desta lista.

7) Reações

Por último, um formato que faz sucesso na internet são os vídeos de react, em que as pessoas gravam a si mesmas, ou outras pessoas, reagindo a um vídeo que assistem no computador ou smartphone.

Esse tipo de conteúdo é popular por trazer um ponto de vista novo sobre um tema já conhecido. Ao mostrar como alguém se comporta frente a determinado conteúdo, ou os comentários que faz, isso muitas vezes gera identificação com quem está assistindo ao react.

Luz, câmera, ação!

Muito mais que gravar e publicar vídeos, trabalhar com marketing para YouTube requer planejamento, conhecimento e muita dedicação em busca de criar bons conteúdos. E o SEO para YouTube é uma das principais ferramentas de marketing, fazendo os seus vídeos serem encontrados pela sua audiência. 

Por isso, se você já está ou quer levar sua marca para a maior plataforma de vídeos do mundo, conte com a consultoria de SEO para YouTube da Web Estratégica. Aqui você garante ao seu lado uma equipe de especialistas para definir as melhores estratégias que levarão o canal da sua marca para o topo dos resultados.

Gustavo Sartori
Atua com SEO desde 2009 e atualmente é especialista em CS na Web Estratégica. Possui experiências em diversas frentes de marketing, passando por áreas como conteúdo e linkbuilding, dando maior ênfase aos aspectos de tecnologia do SEO. A vivência tanto em agências como consultor independente permitiu adquirir uma visão sistêmica, contribuindo para o sucesso de projetos junto a empresas como Panvel, Electrolux e Piccadilly.
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