Como falar de SEO com o C-level?

Atualizado em 22 de novembro de 2024
por Eric Princi.

Convencer o C-level sobre SEO exige mais do que números de tráfego e rankings. Para eles, o que importa é o impacto no negócio. É preciso mudar seu discurso se você quer  conquistar apoio estratégico.

  • Executivos valorizam impacto financeiro e previsibilidade.
  • Integre SEO às prioridades de vendas e TI para criar sinergia.
  • Mostre resultados claros com um roteiro alinhado ao ROI.
  • Relatórios visuais e objetivos facilitam a tomada de decisão.

Para falar com o C-level sobre SEO é preciso conversar na língua deles. Não adianta apresentar apenas as posições do Google ou gráficos de tráfego se você não conectar esses números ao que realmente importa: lucro, eficiência e redução de riscos.

Muitas apresentações de SEO falham porque ficam presas em métricas técnicas ou jargões. Transforme dados de tráfego em insights de negócios. Por exemplo, em vez de dizer que as visitas orgânicas cresceram, mostre como isso gerou mais receita ou reduziu custos com mídia paga.

Outra estratégia que funciona é envolver outros times. A integração com vendas, marketing e TI faz toda a diferença. O time de TI pode resolver gargalos técnicos, enquanto marketing destaca como o SEO ajuda a reduzir a dependência de anúncios pagos. Vendas, por sua vez, reforça o impacto de leads qualificados vindos do SEO. Esse alinhamento mostra ao C-level que SEO é parte de um esforço conjunto e estratégico.

E quando se trata de planejamento, um roteiro claro é indispensável. Para o C-level, a previsibilidade é fundamental. Divida o plano em fases com marcos tangíveis e uma boa priorização Por exemplo: otimizar páginas de maior impacto ou corrigir problemas técnicos críticos. Inclua também flexibilidade para ajustes no caminho, porque as prioridades mudam e é preciso se adaptar rapidamente.

Relatórios são indispensáveis para manter a alta gestão envolvida. Executivos preferem algo visual, direto e fácil de entender. Um modelo que funciona é o das “quatro caixas” (four-box business model). Ele resume o impacto do SEO em áreas-chave, como resultados financeiros, desafios e próximos passos, tudo em uma página.

É preciso conectar o SEO às metas de negócios e mostrar resultados claros. Quando você transforma o SEO em uma ferramenta de crescimento estratégico, ele deixa de ser só uma linha de despesa e passa a ser  uma prioridade na agenda do C-level.

Se quiser explorar o assunto em mais detalhes, recomendo o artigo completo “Getting C-Level Buy-In For SEO Initiatives“, do Search Engine Journal.

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Eric Princi
Customer Success Manager na Web Estratégica. Bacharel em Ciência da Computação pela USP e formação técnica pela Unicamp. Atua com gestão, tecnologia e marketing digital desde 2001.