Como o Digital PR aumenta a autoridade de marca

03/07/2023

Diante de tanta concorrência, para conquistar os clientes e crescer no mercado, especialmente no mundo digital, é preciso criar autoridade de marca. Afinal, para concretizar a compra, o público precisa se sentir confiante e ter uma percepção positiva sobre a sua empresa.

E, nesse ponto, não se trata apenas de oferecer um produto ou serviço de alta qualidade: é preciso ter atenção a outros processos, como o atendimento aos clientes, e com a mensagem que a sua empresa transmite no ambiente online. Ou seja, é importante construir uma reputação digital.

Neste artigo, você descobre por que deve criar uma autoridade de marca, de que forma adotar essa estratégia e a importância do Digital PR nesse processo. Acompanhe!

Por que é importante ter autoridade de marca?

Na era digital, os clientes se tornaram mais exigentes, afinal, têm à disposição inúmeros produtos e serviços, ou seja, podem escolher entre aqueles que têm mais qualidade, melhor preço e condições diferenciadas.

Todavia, existe um fator que não pode ser deixado de lado: nas compras online, seu cliente não está presencialmente em sua loja, não conversa com atendentes nem pode pegar um produto ou experimentar.

Então, como ele pode ter certeza de que deve levar o produto que colocou no carrinho? Nessa hora, é fundamental ter autoridade de marca, ou seja, transmitir para o seu cliente uma imagem de confiança. Com isso, ele fica mais seguro ao escolher sua empresa, pois sabe que você é referência no segmento.

Nesse sentido, quando sua marca conquista uma reputação online, há mais facilidade não apenas para conquistar o público, mas também para fidelizá-lo. 

Além disso, quando você tem autoridade de marca, significa que oferece uma boa experiência ao cliente, assim, ele pode se tornar até mesmo um promotor dos seus produtos e serviços, seja falando com pessoas próximas, seja nas redes sociais. Em outras palavras: sua empresa cria um envolvimento com ele.

Em resumo, a ideia é ser uma empresa que apareça na mente das pessoas de forma positiva, pois elas sabem que você é especialista em seu segmento, além de ter o cuidado de prestar um atendimento de excelência. Com isso, o cliente não fica em dúvida na hora de fechar uma compra, o que se reflete no aumento do seu faturamento.

Mas como construir uma reputação de marca? Trata-se de ter estratégias online bem construídas, que levam um tempo para serem implementadas. Contudo, quando os resultados aparecem, eles são perenes, permitindo seu crescimento no mercado.

Como criar autoridade de marca?

Quais estratégias adotar para criar a reputação da sua marca, tornando-se uma autoridade em seu segmento? Há vários processos que merecem atenção para se tornar uma empresa de credibilidade e, assim, alcançar uma boa percepção do público. Veja abaixo!

Ter canais de comunicação com o cliente

O primeiro ponto para ganhar o reconhecimento das pessoas é oferecer um bom atendimento. Nesse sentido, você precisa dispor de diferentes canais de atendimento, como chat, WhatsApp, e-mail e telefone para o cliente ficar à vontade no momento de tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou para resolver qualquer tipo de problema.

Isso é importante, pois a empresa tem uma atuação online, então não há como o cliente se dirigir a um local físico. 

Além de diferentes canais de atendimento, é fundamental treinar sua equipe para a abordagem ser humanizada e ágil, e o cliente se sinta satisfeito ao fazer contato com a sua marca. Assim, é recomendado chamar a pessoa pelo nome e ter uma escuta ativa para que ela se sinta acolhida e possa explicar qual é a sua necessidade.

Nesse contexto, é importante adotar o SAC 5.0, ou seja, um serviço de atendimento ao cliente que conta com tecnologias avançadas, inclusive chatbots, mas que não deixa de lado a humanização no contato com o público. 

Então, se o serviço com chatbots não for suficiente para responder às dúvidas mais comuns, é preciso que o cliente seja direcionado rapidamente para um atendente quando sua queixa não pode ser resolvida.

Vale acrescentar que o atendimento também deve ocorrer em postagens de redes sociais, mesmo diante de críticas, e principalmente quando há uma queixa em sites, como o Reclame Aqui. É preciso deixar claro que a sua empresa está ao lado do cliente e buscando a melhor solução para o problema em questão.

Imagine alguém pesquisar no Google se a sua empresa ou serviço é confiável e existe uma reclamação que não foi solucionada? É uma situação que deve ser evitada a todo custo, pois isso passa uma imagem negativa da sua marca.

Aliás, nessa questão, é importante ter um time que aja de forma proativa, quer dizer, que preveja as demandas e solucioná-las antes que o cliente precise fazer uma queixa formal em outro site.

Criar conteúdo original e relevante

Para criar a autoridade de marca, é essencial investir no marketing de conteúdo. Sendo assim, é preciso elaborar artigos e materiais ricos para o seu site, redes sociais e newsletters, que vão fornecer informações úteis para o público, trazendo respostas para suas dúvidas e soluções para suas necessidades.

É importante utilizar o marketing de conteúdo, adotando técnicas de SEO para que seus artigos apareçam nas primeiras posições da SERP e sejam vistos pelos seus clientes em potencial.

Nesse sentido, o primeiro passo é entender quem é, de fato, o seu público para saber quais são seus interesses, estilo de vida, necessidades e outras características. A partir disso, é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave conforme o segmento e utilizar esses termos na produção de seus artigos para blog e outras postagens.

Entretanto, não basta apenas criar os conteúdos a partir das palavras-chave mais utilizadas pelo seu público: é necessário elaborar textos originais, especializados e que transmitam credibilidade para que sua empresa demonstre que tem autoridade para falar sobre o tema tratado. 

Assim, caso utilize algum dado, verifique se a fonte é confiável ao colocar o link building e sempre forneça informações que possam ser checadas. Produzir textos mostrando cases de sucesso da sua empresa também é uma estratégia interessante, pois você traz uma história real de como a sua empresa atua no mercado e os resultados alcançados.

O objetivo é sempre entregar um conteúdo relevante para o usuário para conquistar uma boa performance para o seu site e aumentar o seu tráfego orgânico. Por meio de todas essas estratégias, você aumenta sua autoridade de marca.

Fornecer uma boa experiência de compra

Além de conteúdo relevante, sua reputação online também pode ser construída quando você oferece uma boa experiência de compra. Dessa forma, é importante ter um site organizado e com um design agradável, que seja responsivo (adaptável a diferentes dispositivos) e no qual o cliente encontre o produto com facilidade. Outros fatores importantes são:

  • Fazer a descrição completa do produto ou serviço;
  • Utilizar imagens em alta resolução e com diferentes ângulos do produto;
  • Inserir depoimentos e avaliações de clientes sobre o produto;
  • Oferecer diferentes formas de pagamento;
  • Realizar uma entrega rápida;
  • Ter um sistema eficiente de acompanhamento do pedido;
  • Ser transparente com a política de troca e devolução de produtos;
  • Ter uma página de FAQ (perguntas mais frequentes) completa.

 

Novamente, ter canais de atendimento para a pessoa poder tirar todas as dúvidas sobre o produto ou processo de compra também contribui para aprimorar a experiência do cliente.

Outro aspecto pensando na satisfação do cliente é se valer de diferentes canais de venda, ou seja, adotar uma estratégia omnichannel. Assim, além do site, você pode vender via aplicativo, por meio do WhatsApp, telefone ou, se possível, contar com um espaço físico.

Estar presente na internet

Para que sua marca esteja na lembrança das pessoas, é preciso que a sua empresa apareça para elas. Sendo assim, você precisa ter uma forte presença online com perfis ativos nas principais redes sociais, com campanhas de e-mail marketing e com a produção de conteúdo de diversos formatos, como artigos e vídeos.

No caso das redes sociais, é importante manter páginas dinâmicas, que sejam atualizadas com frequência, a fim de trazer novidades para as pessoas. Imagine um seguidor que tenha um costume de acessar seu perfil, mas percebe que nada de novo é acrescentado na página há semanas? Certamente, ele vai perder o interesse e pode começar a seguir as postagens de uma marca concorrente.

Então, mantenha suas redes sociais atualizadas. Para isso, faça um planejamento, criando um calendário de postagens: é possível aproveitar para divulgar promoções, fazer menções em datas comemorativas, explorar as tendências do seu segmento, dar dicas e outros assuntos de interesse para o seu público.

Além disso, utilize os diferentes recursos que essas plataformas oferecem, como a possibilidade de interagir com as pessoas em lives ou caixas de perguntas em stories do Instagram. Você também pode fazer vídeos, mostrando os bastidores da sua empresa, lançamentos ou ainda tutoriais de como utilizar um produto ou serviço.

Por último, esteja sempre atento aos comentários de seguidores e pronto para responder dúvidas, elogios e também reclamações.

Aparecer em sites parceiros e portais de notícia

Por fim, uma das melhores estratégias para aumentar a sua reputação online é contar com o Digital PR ou relações-públicas digitais. A ideia é impulsionar sua visibilidade no ambiente digital por meio de participação ou menção da sua marca ou produto em outros sites.

Sua empresa passa a aparecer mais para o público, fazendo com que se torne reconhecida e conquiste autoridade em seu segmento. O mais interessante é que o Digital PR pode ser realizado de diferentes formas.

Uma delas é a publicação de artigos como guest post em sites parceiros, em que você pode trazer informações especializadas do seu nicho ou produto, por exemplo. Com isso, apresenta sua marca para mais pessoas.

É possível ainda contar com links buildings, nos quais os leitores de outros sites (do mesmo segmento da sua empresa) são levados para o seu blog para ter uma explicação mais especializada sobre um determinado tema.

O Digital PR também acontece por meio de parcerias com influenciadores que atuam no seu segmento para que sua marca seja vista por pessoas que venham a se tornar seus clientes. 

Nesse caso, os influenciadores podem fazer vídeos apresentando dicas de seus serviços, podem experimentar seu produto, fazer menção à sua marca nas postagens ou ainda conceder cupons de descontos do seu site. É comum ainda que essas pessoas façam vídeos de “recebidos” mostrando produtos enviados por uma marca, por exemplo.

Mais uma possibilidade para aumentar sua visibilidade nos meios digitais é aparecer em portais de notícias. Aqui, você pode produzir informes publicitários em portais de notícias, mostrando alguma tendência ou aspecto de discussão que envolva seu nicho de atuação. 

Uma faculdade, por exemplo, pode fazer um informe publicitário para um portal, mostrando a importância de ter um diploma de graduação para alcançar um primeiro emprego. Aqui, o texto, apesar de ter a assinatura da instituição de ensino, tem um caráter informativo.

Pode ainda disponibilizar especialistas da sua empresa para dar entrevistas em matérias e reportagens para grandes portais, mostrando que a sua marca é referência no seu setor. Por exemplo: se você tem uma clínica de diagnóstico por imagem, pode disponibilizar um médico para dar entrevista sobre a importância da prevenção do câncer de mama em matérias sobre o Outubro Rosa.

Com essas e outras estratégias, é possível trazer mais público para o seu site de forma orgânica, pois as pessoas adquirem confiança na sua marca. Dessa forma, você se torna referência em seu nicho e aumenta suas vendas.

Como a Web Estratégica ajuda a aumentar autoridade de marca

Apesar da importância de a sua marca utilizar a Digital PR para conquistar a reputação online, é importante ter uma equipe especializada para mapear os canais mais adequados, ou seja, que realmente tenham potencial para melhorar a visibilidade da sua empresa.

Essa é uma das frentes de atuação da Web Estratégica, que trabalha para ajudar a sua marca a ganhar reconhecimento com a campanha de Digital PR. Para isso, é feito um mapeamento completo do seu público-alvo para a identificação dos melhores canais e influenciadores para a realização de parcerias, a fim de que mais pessoas conheçam a sua marca de forma natural.

Sua empresa passa a ter a expertise para identificar as melhores oportunidades na web, para propor pautas e criar link building para a realização dessa estratégia.

Com isso, além de explorar o blog e redes sociais da sua empresa, sua marca passa a aparecer em mídias com um grande volume de visitantes: com isso, eles podem ter contato com sua empresa, gerando uma percepção positiva de seus produtos ou serviços, pois têm o aval de um influenciador ou apareceu em um portal de notícias de referência, por exemplo.

Portanto, ao contar com a Web Estratégica, você implementa o Digital PR, aumentando sua presença online nos parceiros certos, atraindo seus visitantes, e ainda fortalece sua estratégia de SEO, mostrando a relevância do seu domínio para o Google. 

Nosso time realiza o acompanhamento de métricas para verificar os resultados alcançados com as estratégias. Tenha certeza: o investimento realizado nessa ação de marketing traz resultados duradouros.

Tom de voz da marca: como ele pode ajudar na sua reputação online?

Para expandir sua presença online e melhorar a reputação da sua empresa, uma dica é adotar um tom de voz (brand voice) para sua marca. O objetivo é criar um relacionamento ainda mais estreito com o público, personificando esse contato. Trata-se de criar um discurso que “fale a mesma língua” do seu público, estabelecendo, assim, uma identificação com ele.

Assim, esse tom de fala deve estar presente em todas as divulgações, newsletters, postagens e comentários das redes sociais. Enfim, é uma estratégia que traz personalidade para sua marca, pois você faz textos e vídeos utilizando um determinado estilo de linguagem e se vale de gatilhos emocionais para criar uma conexão com as pessoas.

Para elas, ao ver essas postagens, é como se estivessem conversando com um amigo próximo. Quer um exemplo de marcas que tiveram sucesso ao adotar um tom de voz? Uma delas é a Netflix Brasil, que utiliza uma linguagem descontraída ao interagir com os seguidores nas redes sociais e falar sobre os lançamentos de suas séries e filmes.

Para ter um diferencial competitivo no ambiente online, é importante buscar formas de aumentar sua autoridade de marca. A boa notícia é a variedade de estratégias de marketing que você pode adotar para se aproximar do público e transmitir uma imagem de confiança da sua empresa.

Uma das estratégias é justamente se valer de ações de relações-públicas nos meios digitais. Descubra como o link building via Digital PR da Web Estratégica pode melhorar sua reputação online, a performance do seu site e elevar suas vendas!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.