Campanha de Digital PR: como e por que criar uma?

23/06/2023

O que acontece quando as estratégias de relações públicas se unem com as estratégias de link building, na internet? Nasce o digital PR. Essa união das duas áreas consegue potencializar sua presença online e favorecer a sua reputação digital. Desenvolver uma campanha de digital PR traz grandes benefícios para a sua marca.

Em tempos onde o que é falado sobre uma marca impacta diretamente nas vendas, construir e manter uma boa reputação digital torna-se essencial para o sucesso dos negócios. Segundo pesquisa da Forecast E-marketer, 72% dos consumidores fazem buscas na internet antes de uma compra. Então, mais do que estar bem posicionado nas pesquisas, é preciso ser bem falado.

Aí que entra o digital PR. Trabalhando no gerenciamento da reputação digital, na criação de diálogo com portais e players de relevância para a marca, no planejamento de conteúdo de qualidade e na obtenção de links de outros sites levando até suas páginas, essa técnica busca aumentar o tráfego qualificado no seu site com movimentos assertivos para atrair novos usuários.

É preciso dominar os principais elementos para criar sua própria campanha de digital PR e saltar à frente da concorrência. Além de entender a importância de pensar na reputação digital do seu negócio e aprender as melhores estratégias para atuar com digital PR de maneira eficaz. 

Por que pensar na reputação digital?

Você sabe dizer qual a percepção que as pessoas têm sobre a sua marca na internet? A reputação digital diz respeito a como a sua empresa é vista pelos outros, seja de acordo com o que faz, o que publica, como se posiciona ou como é a experiência que ela oferece aos clientes. Tudo isso, entre fatores controláveis ou não, forma um conjunto de ideias sobre o seu negócio, indicando, por exemplo, se ele é um nome confiável no mercado.

Assim, pensar na sua reputação digital é importante a partir do momento em que ela desempenha um papel fundamental no objetivo final da empresa, as vendas. Afinal, não compramos de quem não confiamos, e construir uma boa reputação digital é ter um dos ativos mais preciosos que existem, a confiança dos consumidores.

No entanto, para construí-la de forma sólida, são muitos os pontos que devem estar perfeitamente alinhados. Na internet os canais disponíveis são cada vez mais variados e a comunicação se dá em duas vias, tanto a marca falando com o consumidor quanto o consumidor falando com a marca, ou sobre ela. 

Dessa mistura, os clientes formam suas próprias interpretações a respeito das empresas. Com a velocidade da informação no meio digital, essas percepções têm a força para erguer ou pôr abaixo os negócios e podem ser encontradas em:

  • redes sociais;
  • sites próprios;
  • portais de notícias;
  • chats;
  • SACs;
  • áreas de comentários;
  • avaliações no Google;
  • sites de reclamações como Reclame Aqui e Proteste

 

Com tantos lugares onde a sua marca pode estar presente, muitas vezes você nem tem consciência de todos. Para gerenciar essa presença e reputação digital, encontrando oportunidades para a sua marca, as ações de digital PR devem fazer parte das suas estratégias.

O digital PR, ou RP digital, de Relações Públicas, atua gerenciando e organizando toda essa infinidade de canais. Isso vai desde mapear o que está sendo falado sobre a marca em portais e redes sociais, até sugerir pautas para canais especializados, encontrar parcerias em potencial e desenvolver estratégias de link building para atrair tráfego de outras páginas até o seu próprio site.

Como criar uma campanha de digital PR?

Uma campanha de digital PR é uma das ações mais eficientes para aumentar a sua presença digital de forma positiva, contribuindo para melhorar a reputação digital da empresa. Algo que tem a ver também com o que chamamos de brand awareness, ou consciência de marca, que mede o quanto a sua marca é reconhecida e lembrada antes da concorrência.

Aumentando sua presença e recebendo menções positivas em cada vez mais lugares, o usuário “aprende” a ver sua marca em conteúdos de relevância. Assim, essa frequência constrói familiaridade, que leva à confiança, podendo transformar marcas coadjuvantes em referências no segmento, com alto índice de lembrança na mente dos consumidores. O que inevitavelmente leva ao aumento nas vendas. Nesse processo é preciso seguir algumas etapas.

Análise interna e da concorrência

Em primeiro lugar, para desenvolver uma campanha de digital PR é necessário entender em que fase se encontram a sua marca e o segmento em que atua. Para isso, você deve estudar a fundo tanto a empresa e as mídias onde está como os seus principais concorrentes diretos e indiretos. 

Dessa forma você vai conseguir perceber mais claramente a maturidade da sua área e a jornada dos seus clientes, desde a tomada de consciência sobre o problema ou o produto até a decisão de compra.

Isso envolve não apenas analisar o que você e seus concorrentes publicam, por exemplo, como também o que é falado sobre ambos. Considere se perguntar:

  • Quais palavras-chave são utilizadas?
  • Quem tem mais menções positivas nas redes sociais?
  • Qual marca tem a melhor nota nos sites de reclamações? 
  • De qual empresa a mídia especializada costuma falar mais ou melhor?
  • Os conteúdos que citam sua marca ou seus concorrentes geralmente possuem links direcionando para os respectivos sites? 

 

Outro ponto importante é conhecer e ter pleno domínio das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a sua marca possui, a famosa matriz SWOT. Com essas informações, você poderá perceber quais pontos devem ser melhor explorados para quebrar objeções e valorizar aspectos positivos, dando um norte para planejar suas estratégias de maneira mais eficiente.

Planejamento e estratégia

Na etapa seguinte, e de posse de todas as informações necessárias, é preciso planejar os caminhos que levarão até o seu site e como os usuários serão conduzidos. Antes de tudo, defina os objetivos da sua campanha de digital PR. Algumas possibilidades são:

  • Aumentar o número de menções positivas nas redes sociais e em portais especializados;
  • Produzir conteúdos de valor, que possam ser linkados por outros sites de referência, construindo autoridade e melhorando o ranqueamento;
  • Ter as suas páginas linkadas no maior número de matérias que já mencionam a sua marca;
  • Encontrar parceiros estratégicos para guest posts, os artigos de convidados que você publica em outros blogs.

 

Para aumentar as menções positivas sobre a empresa, não tem mistério. Produzir conteúdos de valor para as palavras-chave que você deseja ranquear e solucionar os problemas dos seus clientes continuam sendo as melhores táticas para ser bem falado na internet, construir autoridade e subir na SERP.

Já para monitorar as citações da sua marca, um jeito de fazer isso com mais facilidade é através de ferramentas como SEMrush e Google Alerts, por exemplo. A partir daí, busca-se o contato dos autores dos artigos para enviar e-mails perguntando se é possível inserir o seu link no material.

Por outro lado, a pesquisa por parceiros para guest posts é feita de forma mais manual. Nessa fase do planejamento, você deve buscar os sites que já trabalham com editorias de relevância na sua área e com públicos semelhantes aos seus. Depois, aí sim com ajuda de ferramentas, escolha os melhores com base na autoridade de domínio e no volume de tráfego que recebem. 

Feita a seleção, entre em contato para conversar sobre a possibilidade de publicar um guest post. Nesse momento, explique como pode ajudar e por que seria interessante para aquela página e seu respectivo público receber um conteúdo da sua marca.

Assessoria de imprensa e parcerias

Ao criar uma campanha de digital PR, também é preciso dar uma atenção especial à assessoria de imprensa e às parcerias, partes importantes de toda estratégia de Relações Públicas. Isso diz respeito a trabalhar a relação da sua marca com os principais veículos de mídia no segmento, desde sites de notícias e portais especializados até influenciadores digitais no seu meio.

Sabendo que o Google dá bastante valor aos links externos que conduzem para o seu site, essa atividade se torna fundamental dentro da estratégia de link building. O motivo é simples: qualidade importa mais que quantidade. Por mais que exista uma grande quantidade de links conduzindo os usuários até seu site, deve-se ver de onde eles vêm, isto é, a qualidade de quem indicou. 

Assim, para o Google, receber um link de um site com autoridade mais alta tem mais valor que o mesmo link de um site menos relevante. Pensando nisso, você deve criar uma lista de desejos dos sites onde gostaria de ser linkado. 

Além de sempre conferir a autoridade de domínio dos sites, também é preciso pesquisar e descobrir quais deles são mais utilizados por seu público e quais conteúdos atraem sua atenção. 

Com esse olhar, um grande portal de notícias, por exemplo, que fala de assuntos variados, pode ser menos eficaz para a sua marca do que uma página menor, mas que trata da sua área e por isso tem uma audiência mais qualificada e propensa a conhecer o seu negócio.

Após a lista, o próximo passo é entrar em contato com esses canais para distribuir conteúdos, sugerir pautas ou prospectar parcerias. Como nos guest posts, você deve pautar a conversa na sugestão de temas de relevância para aquele site e público, aumentando as chances de convencê-lo a falar da sua marca.

Assim como o bom uso de links internos é uma técnica de SEO que contribui para melhorar o ranqueamento das páginas na SERP, o mesmo acontece com a linkagem recebida de sites relevantes. Afinal, quando alguém importante fala bem de você, fica mais difícil ser ignorado, seja pelos usuários ou pelo Google. E de quebra, junto desses links, a sua página ainda recebe um pouco da autoridade de quem a citou.

 

Análise de resultados

Por fim, não existe campanha de digital PR completa sem uma mensuração de resultados eficiente. Através de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, você consegue acompanhar o aumento no tráfego em relação a um período anterior, sendo um bom indício do sucesso das suas ações.

Outra possibilidade é analisar a quantidade de menções recebidas e se isso está de acordo com os seus objetivos. Além da quantidade de novos links levando para o seu site e, mais importante ainda, a qualidade dos sites que geraram esses links. Tudo isso contribui para mostrar ao Google como a sua página é útil e relevante para o usuário, devendo então ser valorizada na SERP.

Nesse sentido, também é fundamental verificar como o seu site está se saindo nas buscas. Ao digitar uma palavra-chave estratégica para o negócio, quem aparece primeiro? Sua marca ou a concorrência? Se o seu posicionamento ainda não correspondendo a meta, vale rever as estratégias de SEO e RP digital e fazer ajustes para reforçar sua autoridade e melhorar a colocação.

Assim, essa análise detalhada é essencial na verificação da eficiência das ações. Se os resultados foram os esperados, ou melhores, ótimo. Caso contrário, é necessário descobrir o que não saiu conforme o esperado, revendo suas estratégias para entender onde estão os problemas e como esses pontos podem ser corrigidos.

4 estratégias de digital PR para usar

No planejamento e na execução da sua campanha de digital PR, conhecer as melhores estratégias é uma mão na roda, facilitando a sua vida e melhorando seus resultados. Unindo habilidades de Relações Públicas e técnicas de link building, você conseguirá desenvolver sua campanha de forma muito mais eficiente. Confira quatro estratégias que sugerimos para isso.

Encontre jornalistas do seu segmento

Na fase da pesquisa, é muito importante conhecer os principais jornalistas e comunicadores que falam sobre o seu setor, seja na internet ou em veículos tradicionais. Dessa maneira, você poderá tanto acompanhar as notícias sobre a área e outras empresas quanto criar uma ponte para comunicar as suas próprias novidades, contatando-os quando necessário.

Além disso, uma boa oportunidade de ganhar uma visibilidade extra é ser fonte para matérias e reportagens. Ao falarem sobre um assunto que diz respeito ao seu setor de negócio, os jornalistas poderão entrar em contato para uma opinião ou entrevista, por exemplo. Assim, ao aparecer na mídia especializada, naturalmente a marca vai se tornando referência e ganhando autoridade.

Use o data driven PR

O data driven PR é a estratégia de Relações Públicas digital orientada por dados. Através dela, é possível identificar tendências e usar essas informações no seu planejamento, unindo RP e BI, ou Business Intelligence, para gerar dados inéditos que possam ser utilizados na criação de conteúdos de relevância. O que ajuda a conseguir links de qualidade em outros sites. 

É uma forma eficiente de se destacar da concorrência na busca por espaço. Isso porque, além de  revelar o que o público tem interesse em ver, traz novas informações ao mercado, o que é sempre valorizado. Assim, o uso de data driven contribui na sugestão de pautas para oferecer aos portais, tudo baseado em dados para justificar as escolhas.

Envie press releases relevantes

Enviar releases para a imprensa é uma ótima maneira de ganhar espaço nas notícias, sem ter que investir em anúncios. É um jeito barato de informar o mercado sobre as novidades do seu negócio, sem que os jornalistas precisem correr atrás, facilitando o trabalho. 

Entretanto, é necessário ter cuidado para fazer isso de forma estratégica e sem exageros. Afinal, o excesso de informação também traz prejuízos.

Pensando nisso, somente os assuntos mais relevantes da sua marca devem ser foco dessas comunicações, como um prêmio recebido, uma grande aquisição ou uma entrada em novos mercados, por exemplo. Assuntos menores ou coisas comuns do dia a dia ficam de fora.

Crie oportunidades de linkagem

O desenvolvimento de materiais ricos é uma excelente estratégia para criar oportunidades de ter as suas páginas linkadas em outros sites. Esses ativos linkáveis são conteúdos que demandam um maior esforço de produção, mas que possuem uma alta probabilidade de serem compartilhados, graças ao seu nível de qualidade ou exclusividade.

Infográficos, pesquisas, guias, ferramentas próprias e gratuitas, listas e páginas especiais são alguns exemplos de materiais ricos com grande chance de trazer links para o seu site. A chave é a utilidade que o conteúdo terá para o usuário. Quanto mais completo ou único ele for, melhor.

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Proteja sua reputação

A reputação digital é um dos ativos mais importantes da sua marca, devendo ser protegida a todo custo. E uma campanha de digital PR é uma ótima ferramenta para isso. Com ela, você trabalha a reputação online da empresa, protege ou antecipa possíveis crises e ainda aumenta a visibilidade junto a seus públicos de interesse, usando estratégias de link building.

Comece esse caminho com o time da Web Estratégica, contando com soluções personalizadas para cuidar do seu negócio. Através de análises, seleção de formatos e canais, produção de conteúdos e monitoramento de resultados, nosso time de especialistas irá planejar e executar as estratégias de Digital PR que ajudarão sua marca a crescer forte, se destacar no mercado e vender mais. 

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.