Como o EEAT se tornou essencial em tempos de busca com IA

Atualizado em 4 de abril de 2025
por Rafael Rez.

A ascensão das respostas geradas por IA mudou as regras do jogo para profissionais de SEO. Agora, o EEAT (Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade) não é apenas um critério de qualidade, mas o fator que define quem será citado e referenciado pelos sistemas de busca.

  • A IA prioriza conteúdos de fontes confiáveis e especialistas reconhecidos.
  • O EEAT se tornou essencial para que marcas sejam citadas em respostas de IA.
  • Conteúdos superficiais e genéricos são ignorados por mecanismos como o Google AI Overviews.
  • Produzir pesquisa original e insights únicos garante vantagem competitiva.

Os motores de busca impulsionados por IA não retornam mais apenas links, eles sintetizam respostas. Isso significa que simplesmente seguir boas práticas de SEO não garante visibilidade. Para aparecer nessas respostas, é necessário ter autoridade real.

Google AI Overviews e outros sistemas analisam o histórico da marca, suas referências no setor e a profundidade do conteúdo. Quem não demonstra conhecimento genuíno, dificilmente será citado.

Ter conteúdos bem escritos e otimizados já não é suficiente. A IA prioriza fontes com experiência comprovada, especialistas reconhecidos e marcas amplamente citadas. Isso significa que autores com pesquisas originais e cases de sucesso têm mais chances de serem referenciados.

Em temas sensíveis, como saúde e finanças (as chamadas YMYL – “Your Money or Your Life”), essa exigência é ainda maior. O Google, por exemplo, só utiliza informações de fontes altamente confiáveis para evitar a disseminação de desinformação.

A inteligência artificial não apenas filtra fontes confiáveis, mas também penaliza conteúdos genéricos ou pouco aprofundados. Como a IA busca consolidar as melhores informações disponíveis, textos que apenas repetem o que já foi dito não são valorizados.

Isso reforça a importância de produzir conteúdos únicos, como pesquisas inéditas, estudos de caso e análises aprofundadas. Quanto mais original for o conteúdo, maiores as chances de ser considerado relevante pelos algoritmos de IA.

Quer saber mais sobre como o E-E-A-T impacta a busca por IA? Veja o artigo “The Role Of E-E-A-T In AI Narratives: Building Brand Authority For Search Success”, do Search Engine Journal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.