Como usar o Digital PR como uma tática de criação de links?

10/05/2023

O Digital PR é uma abordagem de relações públicas que utiliza a internet e as mídias sociais para promover e proteger a imagem da marca. É uma forma eficiente de construir e manter uma presença positiva na web, fortalecer a reputação da marca e alcançar objetivos de negócio.

Ao construir uma estratégia de Digital PR eficiente, é possível alcançar benefícios, como aumento do reconhecimento de marca, melhoria do posicionamento na SERP, aumento de tráfego e ganho de autoridade. 

Isso é possível através da criação de conteúdo de alta qualidade e relevância, distribuição dele em plataformas digitais alinhadas com o objetivo da estratégia, obtenção de links de qualidade de fontes que podem agregar valor e construção de relacionamentos positivos com influenciadores digitais e formadores de opinião.

Para construir uma estratégia de Digital PR eficiente, é importante compreender o público-alvo, definir os objetivos de negócio e identificar os canais digitais relevantes, monitorando constantemente o desempenho da estratégia para realizar ajustes e melhorias conforme necessário.

O que é Digital PR?

Digital PR é a união de estratégias de comunicação, práticas de Relações Públicas e ações de link building que tem como objetivo melhorar o posicionamento e a visibilidade de um site em seu nicho. Em resumo, é o trabalho de relações públicas na era digital.

O principal objetivo do Digital PR é aumentar a visibilidade e a reputação de uma empresa ou marca, estabelecendo relações positivas com o público-alvo. Para isso, são utilizadas técnicas de SEO, monitoramento de mídias sociais, relacionamento com influenciadores, marketing de conteúdo e outras estratégias capazes de gerar tráfego orgânico e estabelecer conexões reais com o público.

É comum confundir Digital PR com relações públicas, afinal, são parecidos. A principal diferença entre elas está no meio em que cada uma atua. Enquanto um profissional de relações públicas tradicional atua no meio offline, o profissional de Digital PR atua no meio online. Esse profissional também é conhecido como assessor de imprensa 4.0.

As relações públicas online estão se tornando mais necessárias para empresas e marcas em busca de maior exposição e fortalecimento da reputação. A cada ano que passa o investimento em publicidade online aumenta, assim como o uso de canais digitais para comunicação e compras.

De acordo com estudo da IAB Brasil (Interactive Advertise Bureau), em 2021 o Brasil investiu R$ 30,2 bilhões em publicidade digital, um aumento de 27% em relação a 2020. Isso mostra que o digital está se tornando protagonista nas estratégias de marketing das empresas e marcas e o uso do Digital PR para encontrar canais e parceiros para divulgação de conteúdo orgânico e pago é fundamental para tornar o investimento eficaz.

Uma matéria ou link em um site de nicho, uma dica de uso de um produto no perfil de um influenciador ou apenas a menção do nome da marca em um canal relevante pode ser suficiente para potencializar os resultados de uma hora para outra. Para chegar nesse ponto é preciso uma estratégia que identifique os canais e influenciadores ideais.

Um bom exemplo de Digital PR é o da própria Web Estratégia. No início de fevereiro deste ano, anunciamos a aquisição da empresa Lume e utilizamos Digital PR para divulgar a notícia em sites relevantes e nas principais redes sociais. 

Isso fez com que o alcance fosse muito maior do que se tivéssemos publicado apenas no blog e nas redes sociais da empresa. Pesquise no Google por “Web Estratégica compra Lume” e você verá parte do resultado dessa estratégia.

Como funciona esta estratégia?

A estratégia de Digital PR se baseia na construção de relacionamento com canais de mídia digital, influenciadores e formadores de opinião visando expandir a visibilidade da marca e aumentar a autoridade. Através dessa relação, conteúdos são publicados, links compartilhados e uma nova parcela de público é alcançada, seja por tráfego orgânico ou pago. Entre as principais etapas que compõem uma estratégia de Digital PR estão:

Mapeamento de público-alvo

Conhecer e entender o público-alvo é fundamental para identificar as oportunidades e os parceiros, além de proporcionar maior assertividade para a equipe de conteúdo durante o processo criativo, já que ela estará a par das personas. É através desse público que serão definidas as características essenciais para o estabelecimento das parcerias.

Integração entre comunicação e marketing

A integração entre a equipe de Digital PR com a de comunicação e marketing é ótima para a troca de ideias, amadurecimento da estratégia e criação do plano de ação. Com objetivos comuns e foco no resultado, essas equipes podem compartilhar entre si informações úteis que influenciam diretamente no trabalho diário e nos resultados.

Integração de ferramentas

O uso de ferramentas tecnológicas é indispensável para equipes de Digital PR. Elas ajudam a fazer o monitoramento de mídias e das ações realizadas, além de permitir uma melhor gestão de reputação e de crises, automatizando diversos processos, como publicação de conteúdo e até mesmo a comunicação inicial através de chatbots.

Definição de KPIs e métricas

Se não for possível medir, então não há possibilidades de saber se está dando certo. Por isso, é indispensável a definição de KPIs e métricas de Digital PR, como valoração, voice of share, classificação de publicações, promoção de marca, tráfego orgânico, fontes de tráfego, CTR entre outras.

Identificação de oportunidades

Não haverá tráfego orgânico qualificado se não forem encontradas as melhores oportunidades. É isso que a equipe de Digital PR faz: busca pelas melhores oportunidades dentro da estratégia, para que o objetivo definido seja alcançado. Mesmo depois de colocar a estratégia em execução, a busca por essas oportunidades continua, principalmente porque uma oportunidade conquistada pode aumentar o alcance e levar a outras.

Mensuração de resultados

E para saber onde ajustar e o que melhorar, é preciso medir tudo o que está sendo feito. É aqui que os KPIs e métricas definidos são analisados e as novas ideias surgem.

Dentro dessas etapas, algumas ações fazem a diferença entre um resultado mediano e o sucesso. Afinal de contas, Digital PR não se faz sozinho. É preciso um time trabalhando em conjunto para realizar ações estratégicas que potencializam o resultado final.

Encontrar stakeholders

A identificação de stakeholders é apenas o primeiro passo em uma estratégia de Digital PR bem sucedida. É importante estabelecer relacionamentos de longo prazo com os stakeholders identificados e mantê-los informados e engajados sobre suas iniciativas e objetivos, só assim eles poderão contribuir ativamente ao longo do processo.

Para tal, é necessário explorar o público-alvo e as pesquisas de mercado e identificar os que mais podem contribuir com o projeto. Participar de eventos, fóruns e marcar presença nas redes sociais são boas formas de encontrá-los e iniciar um relacionamento que pode evoluir para uma parceria de negócios.

Trabalhar com assessorias de imprensa

A escolha de uma assessoria de imprensa para projetos de Digital PR é uma decisão importante, pois ela pode ter um impacto significativo no sucesso de suas campanhas. A principal ação para escolher a assessoria de imprensa ideal é a pesquisa, e ela deve durar o tempo que for preciso para obter o máximo de informações e referências que pautaram a escolha.

Entre os principais pontos a serem considerados ao escolher uma assessoria de imprensa para Digital PR estão:

  • especialização em Digital PR;
  • conhecimento do nicho em que irá atuar;
  • histórico de sucesso;
  • capacidade de comunicação e colaboração;
  • orçamento.

Criar conteúdo e links relevantes

O principal ativo de uma estratégia de Digital PR é o conteúdo, logo, ele precisa ser relevante e coerente com a estratégia e o objetivo a ser atingido, sem deixar de estar alinhado com o público que irá consumi-lo. Seja esse conteúdo em texto, imagem, áudio ou vídeo, ele precisa ter qualidade e estar disponível tanto para ser linkado de forma orgânica quanto pelos parceiros que estão trabalhando juntos na execução da estratégia.

Ao construir ativos linkáveis para estratégias de Digital PR, considere que esses mesmos ativos podem ser linkados de maneira orgânica, por pessoas e sites que consideram o conteúdo útil para o seu público. Essa atitude só acontece quando o conteúdo realmente é bom. Em se tratando de ativos linkáveis, qualidade sempre será melhor que quantidade.

Para escolher esses conteúdos, explore as dúvidas e necessidades do público, informações essenciais sobre produtos e serviços. Facilite a vida do público com conteúdos de modo que ele sinta confiança na marca ou empresa, e que em um futuro próximo ele considere adquirir produtos ou serviços e não apenas consumir conteúdo gratuito.

Monitorar resultados

O monitoramento dos resultados é uma parte contínua da estratégia de Digital PR e permitirá avaliar o sucesso das ações e realizar os ajustes necessários com base em dados, o que torna o trabalho mais assertivo. Não existe uma regra sobre as métricas a serem monitoradas, afinal, cada objetivo levará à necessidade de um conjunto de métricas. Entre as comumente utilizadas estão:

  • posicionamento de palavra-chave;
  • quantidade de links conquistados;
  • quantidade de menções ganhas;
  • qualidade dos links;
  • visibilidade do site durante e após a campanha;
  • aumento de vendas;
  • tráfego de referência para o site.

 

Para medir esses resultados, existem ferramentas como o Google Analytics, Google Search Console, SEMrush, Ahrefs, Ubersuggest e várias outras, cada uma com suas particularidades, mas com o mesmo objetivo: permitir uma visão ampla de tudo o que está relacionado a um domínio e que pode contribuir para a melhoria a curto, médio e longo prazo.

Peter Drucker, conhecido como o pai da Administração, tem uma frase que representa com precisão o monitoramento de resultados dentro da estratégia de Digital PR: “O que pode ser medido, pode ser melhorado”. Sendo assim, nunca pare de medir os resultados, pois essa será a forma mais eficiente de você identificar oportunidades e realizar ajustes capazes de proporcionar resultados positivos.

Por que usar o Digital PR como uma tática de criação de links?

A criação de links, também conhecida como link building, é o processo de obtenção de links de outros sites para o seu próprio site, que ajuda a melhorar a classificação nos mecanismos de busca. Quanto mais links de alta qualidade você tem apontando para o site, vindos de sites de qualidade, mais autoridade e credibilidade você ganha aos olhos dos mecanismos de busca, levando a uma classificação mais alta para as páginas e a mais tráfego orgânico.

Entre as várias técnicas de link building estão guest posting, criação de ativos linkáveis, e Digital PR, considerada por muitos especialistas a mais efetiva, pois ela trabalha com parceiros selecionados, que agregam autoridade e visibilidade à empresa ou marca.

Através da criação de links dentro da estratégia de Digital PR é possível aumentar o alcance do conteúdo em relação ao público-alvo, ganhar autoridade perante o público e os mecanismos de busca, melhorar o engajamento e a reputação e conquistar resultados de forma escalável.

De todos os benefícios que o Digital PR pode proporcionar para quem o adota como parte da estratégia de marketing, quatro se relacionam e colaboram entre si para que cada um deles seja potencializado e tenha os resultados acelerados.

1. Reconhecimento de marca

O Digital PR pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca por meio da criação de conteúdo de alta qualidade e da distribuição de histórias e mensagens positivas sobre a marca em plataformas online relevantes. 

Também pode ajudar a construir relacionamentos positivos com influenciadores digitais, jornalistas e outros formadores de opinião no meio digital, que podem compartilhar a mensagem e aumentar a conscientização da marca.

O reconhecimento de marca pode ser medido pelo nível de conscientização e lembrança que as pessoas têm sobre uma determinada marca. Quanto mais as pessoas reconhecem e se lembram da marca, mais propensas elas estão a escolhê-la em comparação com as marcas concorrentes. O que vem à sua cabeça quando você lê o slogan “1001 utilidades”? O resultado é branding e brand awareness.

2. Posicionamento na SERP

Quando as pessoas pesquisam informações sobre sua marca ou seu setor, elas esperam encontrar os resultados mais relevantes e confiáveis na primeira página da SERP. Se a sua marca aparecer na primeira página é mais provável que as pessoas cliquem no seu site e se tornem clientes potenciais, vendo sua marca como um indicativo de que ela é confiável tanto a nível de informação quanto de produtos e serviços.

O Digital PR pode ajudar a melhorar o posicionamento da marca na SERP com a otimização de palavras-chave, da criação de conteúdo de alta qualidade e da obtenção de links de qualidade vindos de fontes relevantes e confiáveis. Também pode ajudar a construir relacionamentos positivos com influenciadores e formadores de opinião que possam fornecer links para o site, ajudando a aumentar a autoridade e a relevância da marca para os motores de busca.

No SEO o posicionamento na primeira página da SERP é a coroação do trabalho, já que o principal objetivo de toda estratégia de otimização de sites é alcançar o topo dos resultados de busca para os principais termos relacionados à marca ou empresa de forma orgânica.

3. Aquisição de tráfego

Podemos dizer que o reconhecimento de marca e o posicionamento na SERP são frutos da aquisição de tráfego, que ajuda a mostrar para os mecanismos de busca e para o público que o conteúdo é relevante e útil. Todas as ações, sejam em blogs ou redes sociais, onde são inseridos links para o conteúdo da empresa ou marca, podem ser consideradas como fontes de aquisição de tráfego.

É por meio dela que a marca poderá alcançar seus objetivos de negócio, como geração de leads, conversão de vendas e construção de relacionamentos com seus clientes. Quanto mais tráfego você atrair para o seu site, mais oportunidades você terá de atingir esses objetivos. Os pilares que sustentarão a aquisição de tráfego são: conteúdo relevante, canais estratégicos e parceiros alinhados com o objetivo.

4. Ganho de autoridade

O ganho de autoridade ajuda a estabelecer a marca como uma fonte confiável e crível de informações, produtos e serviços no mercado onde está inserida. Quanto mais autoridade puder ser vista, mais provável será que as pessoas cliquem no site, comprem produtos, contratem serviços e compartilhem conteúdos e informações.

A autoridade que o trabalho de Digital PR pode gerar para uma empresa ou marca, influencia muito mais do que o faturamento e o compartilhamento de conteúdo. É possível melhorar o posicionamento na SERP, a visibilidade na internet em sua totalidade e fortalecer a reputação e credibilidade.

Em termos de SEO, o ganho de autoridade significa melhor posicionamento nos resultados de busca e aumento nas chances de ter o conteúdo exibido na primeira página de resultados orgânicos, puxando outros conteúdos do site para a primeira página.

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Digital PR: fortalecendo a marca, o SEO e as vendas

O tráfego orgânico é a base do SEO e distribuir conteúdo através de sites e influenciadores nas redes sociais ajuda no fortalecimento da estratégia, já que, quanto mais pontos de contato a marca tiver, mais chances de ser encontrada, conhecida e reconhecida. 

Isso é o que chamamos de Digital PR, que não é apenas uma nova forma de conseguir tráfego orgânico qualificado, é a forma eficiente de construir, manter e desenvolver relacionamento com o público através da internet, a ponto de transformar essa relação em vendas.

O time da Web Estratégica tem como missão ajudar nossos clientes a obterem os melhores resultados de forma duradoura e escalável. Por isso, nossos especialistas em Digital PR estão à disposição para ajudar marcas e empresas a analisarem cenários, definirem métricas, identificarem oportunidades e executarem as ações necessárias.

Para saber sobre como podemos ajudar na construção e execução de estratégias de Digital PR, entre em contato com nossa equipe.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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