Geração Z, Google e IA: o que está mudando?

Atualizado em 22 de novembro de 2024
por Rafael Rez.

Com IA e recursos como Google Lens, o Google Search vai além da barra de pesquisa. A Geração Z lidera essa mudança, aproveitando ferramentas visuais e interativas para pesquisar de forma mais prática e criativa.

  • A Geração Z realiza mais buscas que outras gerações.
  • Circle to Search facilita pesquisas no meio de vídeos e redes sociais.
  • IA melhora respostas para perguntas complexas.
  • Mais de 80% das pesquisas são exploratórias, não só navegacionais.

O Google Search deixou de ser apenas uma barra de pesquisa. Agora, com ferramentas como o Google Lens, você pode tirar uma foto de algo interessante e saber na hora onde comprar, encontrar informações ou explorar conteúdos relacionados. É uma forma simples de buscar sem depender de palavras.

A Geração Z, acostumada com a tecnologia, aproveita ao máximo essas inovações. Eles fazem mais buscas que outros grupos e usam intensamente recursos como o Circle to Search, que permite buscar diretamente algo que aparece na tela, sem precisar trocar de app. Isso transforma a pesquisa em algo muito mais intuitivo e integrado ao dia a dia.

A IA também é um grande diferencial. Com os AI Overviews, o Google consegue oferecer respostas completas para perguntas difíceis ou mais longas. Isso torna o processo de pesquisa mais interessante e eficiente. Quem usa esse recurso acaba buscando ainda mais, ampliando suas descobertas.

Além disso, o Google Search se mantém como o principal ponto de decisão para compras. Ferramentas como o Google Shopping, que utilizam IA para mostrar os produtos mais relevantes, ajudam a comparar opções e tomar decisões de forma rápida. A Geração Z, especialmente, confia no Google para pesquisar e validar informações antes de comprar algo.

Por mais que sejam comuns manchetes dizendo que a Geração Z não usa o Google e que a IA vai acabar com os mecanismos de buscas, na prática não é bem assim. Os dados mostram que o Google cumpre um papel bem importante na jornada de compra. E ele faz isso mesmo entre os jovens e mesmo com a IA.

Vale a pena ler o artigo “How well do you know Google Search?”, do Think with Google, para se aprofundar no assunto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.