O Google vai levar o Discover para a busca no desktop. A novidade promete abrir um novo caminho de tráfego orgânico, especialmente para marcas que já apostam no canal mobile.
- Google Discover será lançado para desktop, ainda sem data oficial.
- Alguns usuários já veem testes ao acessar suas contas.
- Discover pode se tornar uma boa fonte de tráfego.
- Conteúdo leve e com boas imagens tende a performar melhor.
Durante o evento Google Search Central Live, realizado em Madri, especialistas confirmaram que o Discover será expandido para buscas no desktop. Até então, esse feed era restrito ao mobile, disponível no app do Google, em novas abas no Chrome e na home do Google no celular.
A data oficial de lançamento ainda não foi divulgada. No entanto, usuários logados já começaram a visualizar o Discover em seus computadores, indicando que os testes estão em andamento.
A expansão para o desktop pode ter efeito imediato nas estratégias de tráfego das marcas. O Discover já se consolidou como um dos maiores canais de visitas no mobile e tende a ganhar ainda mais força com a chegada ao desktop.
Dados da plataforma NewzDash mostram que 56% dos publishers perceberam um aumento de tráfego vindo do Discover recentemente. Além disso, 52% afirmam que essa fonte já é prioridade em suas estratégias.
No Discover, conteúdos com apelo visual, linguagem acessível e foco em interesses pessoais costumam ter mais destaque. Histórias pessoais, estilo de vida, bem-estar e temas de nicho têm bom desempenho. Já assuntos como política, criminalidade e notícias locais mais duras tendem a ter menos espaço no feed.
Não é necessário nenhum tipo de marcação especial para aparecer no Discover, mas seguir as boas práticas indicadas pelo Google aumenta as chances de destaque.
Para aproveitar a novidade, as marcas devem diversificar os canais e investir em formatos que incentivem a permanência do público, como newsletters, por exemplo. Isso ajuda a transformar visitas em relacionamentos de longo prazo.
A chegada do Discover ao desktop reforça o movimento do Google de ir além da busca ativa e investir na sugestão de conteúdos personalizados. Isso cria novas oportunidades para aumentar a visibilidade das marcas e alcançar públicos mais amplos.
Quer conferir mais detalhes dessa novidade? Acesse o artigo “Google Confirms Discover Coming To Desktop Search”, do Search Engine Journal.