IA generativa no marketing: estudo da Gartner traz dados sobre adesão e resultados

Atualizado em 28 de fevereiro de 2025
por Everton Andrade.

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no marketing, mas a adoção da tecnologia ainda não é total. Segundo um estudo da Gartner, 27% dos líderes de marketing afirmam que suas empresas têm pouca ou nenhuma implementação de IA generativa em campanhas.

  • 77% dos profissionais que adotaram IA generativa usam para criação de conteúdo.
  • 84% das empresas de alto desempenho integram GenAI na criatividade.
  • A maioria dos CMOs ainda enfrenta desafios na execução de campanhas.
  • Financeiro e liderança executiva são os principais obstáculos para o marketing.

Os dados da Gartner mostram que as empresas mais bem-sucedidas estão investindo pesado em IA para criação e planejamento estratégico. Isso tem impacto direto na produção de conteúdo e no SEO.

Apesar do entusiasmo, muitos CMOs ainda não veem um retorno claro do investimento em IA. Além disso, a falta de alinhamento entre o marketing e outras áreas, como financeiro e liderança executiva, atrapalha a implementação da tecnologia.

Segundo Suzanne Schwartz , Analista Diretora Sênior da Gartner Marketing Practice, “muitos acreditam que o GenAI transformará o marketing, mas, apesar do exagero, muitos CMOs sentem que seus investimentos no GenAI ainda não renderam”.

Outro desafio é garantir que os conteúdos gerados por IA sejam relevantes e autênticos. O risco de produções genéricas ou repetitivas ainda preocupa muitos profissionais da área.

A tendência é que a IA continue ganhando espaço. Mas, para obter sucesso, é essencial integrar tecnologia com estratégia, garantindo que a criatividade e a autenticidade não se percam no processo.

Quer ver todos os detalhes da pesquisa? Leia a notícia “Gartner Survey Reveals Over a Quarter of Marketing Organizations Have Limited or No Adoption of GenAI for Marketing Campaigns”, da Gartner.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Everton Andrade
CEO e sócio da consultoria de SEO e Conteúdo Web Estratégica desde 2016. Possui especialização em inovação e Design-Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2018.