Definir o que é Growth Marketing é o primeiro passo, claro que é preciso muito mais do que uma definição para executar.
O Growth marketing sempre foi um componente-chave, e à medida que as equipes avançam para uma maior especialização, definir Growth marketing tornou-se mais importante do que nunca.
As empresas sabem que a função é fundamental para o sucesso, mas não conseguem encontrar uma maneira clara de definir o escopo da função, especialmente em relação a outros domínios de crescimento e marketing.
Como o marketing de crescimento difere de outras funções de crescimento e domínios de marketing?
? O marketing de crescimento usa gatilhos, canais, mensagens e personalização para trazer clientes novos e existentes ao produto para experimentar seu valor. ?
Listei 3 habilidades fundamentais de um profissional de growth marketing:
- Forte compreensão dos canais de aquisição, incluindo onde, como e porque aparecer. É importante definir:
- Quem (público),
- O quê (criativo, mensagens),
- Onde (canais),
- Como (chamada à ação, destino dentro do produto); e
- Por quê (métricas vinculadas ao crescimento).
Isso envolve entender como as decisões tomadas nos canais fluem para a economia do produto, os retornos e o impacto da mídia com grande nível de detalhe. Parte importante desse entendimento é descobrir sua Buyer Persona.
- Visão estratégica que se vincula aos resultados de negócios – É importante estar sempre atento aos indicadores de negócios, receita, crescimento de usuários e ROI/ROAS, CAC, LTV, Churn e etc.
Os profissionais de Growth devem desenvolver uma estratégia para impulsionar as métricas de forma que o crescimento seja sustentável e escalável para trazer novos clientes/usuários. - Orientação a dados: “All is Data”, temos nas mãos uma série de indicadores de canais de mídia, negócio e de ciclo de vida do usuário, precisamos usar esses dados a nosso favor.
Os dados orientam as melhorias na jornada de aquisição como, quando e por onde devemos seguir para ter melhores resultados.
Trouxe um Framework da Reforge para falar sobre os 3 principais domínios de marketing:
O que é Brand Marketing?
Ele atrai clientes em potencial que podem estar menos familiarizados com seu produto/serviço, contando uma história clara sobre a empresa, identidade visual e posicionamento narrativo que os clientes podem se relacionar, desejar ou aspirar.
O brand marketing é fundamental para trabalhar o posicionamento da empresa, fortalecer a imagem, aumentar o reconhecimento e gerar demanda para as etapas de meio e fundo de funil.
O que é Marketing de Produto?
Nessa visão da Reforge, ele compartilha o que sua organização está fazendo para cumprir a promessa da marca.
Um excelente marketing de produto ajuda os clientes a entender o valor por trás de cada produto, como ele se diferencia dos concorrentes e qual os benefícios ele entrega aos usuários e como tornar os recursos acessíveis e compreensíveis.
O que é Growth Marketing?
É como você alcança clientes os ativa e retém na base. O Growth usa gatilhos, diversos canais, mensagens e personalização para atrair e levar novos usuários para experimentar, levar a aquisição e trabalhar também para retê-los.
Esse trabalho envolve loops de aquisição: mídia paga, SEO, conteúdo gerado pelo usuário, indicações, parcerias, blog e etc…Os loops de retenção também são importantes, por exemplo: régua de comunicação por email com conteúdos personalizados que ajudem os clientes a perceber o valor do produto, aprender mais sobre as funcionalidades, sobre uma nova feature ou tirar dúvidas.
Uma estratégia de marketing é a integração de Brand, Produto e Growth trabalhando em como uma engrenagem, dessa forma é possível ter uma estratégia de canais bem desenvolvida, pensando em toda a jornada do usuário desde a geração de demanda até a retenção.
Existem uma série de frameworks de trabalho que podemos utilizar para montar uma estratégia de Marketing integrada que seja escalável para seu negócio, para isso é importante definir objetivos claros e quais são os primeiros passos para implementar.
Lucas Torres
Líder de Growth Marketing, especializado em criação e implementação de estratégias integradas e escaláveis de canais.
Link da Newsletter semanal – Growth Factors