Otimização de sites: o que é e como fazer!

19/12/2022

As boas práticas de SEO tem alavancado domínios online e mudado o dia a dia de muitas empresas e serviços. Construir um planejamento efetivo para gerar visibilidade nos mecanismos de busca pode começar em qualquer etapa, desde o planejamento até a otimização de sites.   

As ações de SEO visam posicionar um conteúdo nas primeiras posições da SERP dos motores de busca, que são posições de destaque e as que recebem maior número de visitas. O tráfego orgânico dos domínios bem posicionados é alto, permitindo que se estabeleça uma relação direta entre o serviço ou marca e usuário.

A Sistrix analisou mais de 80 milhões de keywords e bilhões de resultados de busca para compreender o comportamento dos usuários e percebeu que o CTR médio cai bastante após a primeira posição. Isso mostra a importância de se trabalhar com técnicas e estratégias para melhorar o rankeamento.

Neste conteúdo, você vai aprender na prática o que significa otimização de sites, quais as ações mais comuns e que podem agregar melhores resultados a um domínio, além de pontos a serem considerados na hora de entregar resultados bem rankeados, relevantes e úteis. Boa leitura!

O que significa otimização de sites?

A otimização de sites é um conjunto de práticas que tem o objetivo de melhorar o desempenho das páginas de um site para os buscadores, aumentando seus resultados orgânicos, como cliques, impressões, tráfego etc.

De forma geral, as áreas do marketing digital que podem implementar essas ações são Search Engine Optimization (SEO) e Marketing de Conteúdo. Ainda, se a estratégia for realizada de forma conjunta entre as duas áreas, os resultados poderão apresentar melhoras mais concretas e rápidas.

Quando as páginas de um site conseguem atingir os primeiros lugares do Google, mais pessoas clicam e o visualizam. Em média, mais de 28% dos usuários clicam no primeiro resultado de pesquisa e, a partir do segundo resultado, o CTR cai drasticamente.

Diante disso, vemos que é fundamental fazer um trabalho em prol de favorecer o rankeamento dos conteúdos de um site, a fim de que eles consigam chegar até as personas da marca e cumprir com o seu propósito, indo muito além do aumento dos números orgânicos. 

Alguns dos benefícios de otimizar o site de uma empresa são:

  • atingir as primeiras posições da SERP;
  • maior visibilidade orgânica;
  • crescimento do público;
  • maior fonte de leads qualificados;
  • tráfego de qualidade;
  • autoridade e posicionamento da marca como referência no segmento em que atua;
  • economia em investimentos com marketing;
  • entrega de uma melhor experiência para o usuário.

É importante destacar que as estratégias de otimização de sites são a longo prazo, ou seja, devem ser pensadas como um processo que visa resultados duradouros, ao contrário de campanhas em mídias pagas, por exemplo, que quando o investimento é pausado, os resultados cessam.

Otimização de sites: como fazer?

Agora chegou a hora de entender de forma mais aprofundada como realizar essas ações e implementações que podem favorecer o rankeamento das páginas de um website. Confira abaixo:

O que é possível otimizar?

Todas as páginas que estão em um domínio na internet podem ser otimizadas, seja ela de um e-commerce, site institucional ou blog. Essas otimizações de sites podem ou não ser perceptíveis aos usuários, se dividindo em fatores on e off-page.

Não sabe o que são esses fatores? Veja abaixo!

SEO On-Page

O SEO On-page são todas as otimizações realizadas dentro de uma página web, ou seja, aquelas mais perceptíveis aos usuários, como:

  • title otimizada;
  • estratégia de palavras-chave principal e secundárias;
  • uso da URL adequada;
  • hierarquização da informação feita da maneira certa (com heading tags);
  • inserção de links internos (para outros conteúdos do seu site).

Essas ações de otimização de sites feitas dentro dos conteúdos do site usam bastante do SEO técnico como base para que o Google ou outro mecanismo de busca consiga entender para qual keyword você quer que a página do site ranqueie. 

Com essas melhorias on-page, esse conteúdo será entregue de forma mais constante aos usuários, já que será visto como relevante.

Enquanto o trabalho de SEO On-page é desenvolvido dentro do próprio site, o off page é focado em ações para o ambiente externo, como reforçar o seu domínio com linkagens externas. 

Tanto os fatores on-page quanto o off-page possuem o objetivo de melhorar os conteúdos e torná-los mais atrativos para os usuários e para os bots dos motores de busca, a fim de que eles favoreçam o ranking das páginas otimizadas.

SEO off-page

Já quando falamos de SEO off-page, estamos nos referindo a todas as otimizações de sites que acontecem fora da página e, mais especificamente, fora do domínio do seu website.

Mesmo esses itens estando fora do seu site, não significa que não possa agir sobre eles. Muito pelo contrário, é muito possível realizar ações como:

Entre estas, a estratégia de linkagens é a mais famosa nas otimizações off-page e on-page. Isso porque o Google e outros mecanismos de busca olham muito para a relevância de um site e um conteúdo antes de entregá-lo aos usuários. 

Links em outros canais são fatores que favorecem essa visão e melhoram a sua imagem perante os bots.

Essa importância se dá pois as linkagens do seu site ou blog, em outros domínios, garantem segurança ao que está sendo falado. Seu conteúdo é relevante, traz informações novas e que são úteis de verdade para os usuários. 

Essas páginas e marcas que se tornam referências conseguem melhores resultados e fortalecem todo o domínio. 

Otimização SEO On-Page 

Como sabemos, as otimizações on-page são as que acontecem dentro de uma página de um website ou blog, sendo algumas delas: título, inclusão de palavras-chave, URL e descrição de imagens. 

Essa otimização de sites serve para atrair altos CTRs nos rankings e para conseguir posicionar as páginas de um domínio nas primeiras posições, conseguindo junto disso mais cliques, impressões e tráfego, por exemplo.

A seguir, confira como otimizar conteúdos para blog, conteúdos de datas sazonais e textos âncoras, que ainda não demos dicas sobre esses fatores on-page.

Conteúdos para blog

Para otimizar conteúdo para blog, as principais dicas são:

  • atualizar datas: tornar as informações sempre úteis e relevantes, dentro do possível;
  • atualizar informações erradas: Caso seja um conteúdo mais antigo é necessário realizar um update, trazendo dados e informações novas, considerando a realidade atual;
  • acrescentar informações: complementar a jornada de aprendizado do usuário;
  • acrescentar materiais de apoio: vídeo, imagens, quizzes, podcasts, videoaulas, infográficos, e-books e muito mais, pois esses materiais extras dão outras visões que agregam muito para o processo de aprendizagem das personas;

Conteúdos datas sazonais

Quando falamos de datas sazonais, estamos nos referindo às datas que ganham relevância na mídia e aumentam as vendas em um período, justamente por ter relação com algum feriado ou acontecimento específico.

Aqui, um exemplo são as comemorações de dia dos pais, das mães, dia dos namorados, natal, ou até, no caso de sites de vendas de alimentos, a época em que o morango tem seu pico de produção e é vendido por um preço menor que o habitual.

Para conteúdos que abordam datas específicas e, por isso, são considerados “temporários”, existem algumas dicas para evitar desperdício de audiência:

  • redirecionamento 302: após a data, é possível realizar o direcionamento dele para que a página não perca a autoridade e os resultados já conquistados.
  • atualização das informações da mesma página: para datas comemorativas frequentes, faça uso da mesma página e a atualize o conteúdo e datas ano a ano.

Textos âncora

Sobre os textos âncoras, que são aqueles conteúdos clicáveis que redirecionam os usuários para outras páginas, existem técnicas para otimizar o direcionamento correto e estratégico.

O texto âncora deve ser conciso e ter relação real com a página para a qual está sendo linkado. Aqui, não adianta falar sobre marketing digital e a página de destino ser de um petshop, por exemplo. Tudo precisa ser coerente.

Além disso, também temos que trabalhar com call to action para incentivar que o leitor clique e prossiga com a sua jornada de conhecimento, principalmente quando indicamos links internos do nosso site ou blog.

Otimização SEO Técnico

As otimizações de SEO técnico são aquelas que ajudam os motores de busca a encontrar, rastrear, entender e indexar as páginas de um site. Isso quer dizer que são ações que garantem que os conteúdos cheguem até os usuários com destaque.

Aqui, algumas das otimizações possíveis são:

  • velocidade da página, que é fundamental para garantir uma boa experiência para o usuário. O Think With Google concluiu que um carregamento que ultrapasse 5 segundos aumenta em 90% a probabilidade do usuário abandonar a página;
  • páginas mobile-friendly, ou seja, otimizadas e responsivas para oferecer a melhor experiência possível em dispositivos móveis;
  • identificação de erros de rastreamento, para evitar que seu conteúdo não apareça nos buscadores.

Abaixo, veja algumas das técnicas necessárias de otimização de sites que ajudam a melhorar toda a performance orgânica de um website e compõem a estratégia geral de conteúdo.

Canonical URL

A Canonical URL é uma marcação inserida no código-fonte de páginas da web que indica um conteúdo original e que deve ser priorizado na hora de entregar uma página aos usuários.

Isso quer dizer que essa otimização é para direcionar a leitura dos algoritmos de motores de busca e alertá-los de que aquela é a página que deve ser entregue para os usuários quando eles pesquisarem por uma keyword no buscador.

Na arquitetura de um site, é comum encontrarmos páginas muito parecidas, mas com URLs diferentes e, por isso, a indicação de uma prioritária em detrimento de outra é importante para ajudar os bots a realizarem a leitura dos conteúdos e entregarem o mais estratégico para a marca.

O principal objetivo de usar a canonical tag é evitar penalizações do Google ou de outro motor de busca por causa de conteúdo duplicado. Essa técnica é muito usada em domínios mais antigos, que têm uma arquitetura organizacional densa.

Dados Estruturados

Já os dados estruturados também são conhecidos como esquemas de marcação e se referem às informações organizadas de maneira padrão, solicitadas pelos mecanismos de busca, a fim de que eles consigam entender melhor o conteúdo contido nas páginas.

Com isso, eles podem criar o ranking de resultados de maneira mais assertiva, entregando as informações que os usuários precisam saber em um primeiro momento e enriquecendo a experiência das pessoas na hora da pesquisa.

Alguns tipos de dados estruturados são:

  • artigo: destinado a conteúdos de notícias, blog posts e páginas de artigos esportivos, podendo ativar diversos recursos na SERP, como o carrossel de destaque;
  • localização atual (Breadcrumb): esse tem o objetivo de auxiliar o usuário dentro da sua jornada no site, fazendo-o com que ele identifique por onde já passou;
  • contato corporativo: é destinado à empresas que querem exibir as informações de contato no painel de conhecimento do Google;
  • produto: essa marcação pode dar mais destaque para o produto oferecido por uma marca, tornando-o ainda mais atrativo para os usuários. 

Sitemaps

Sitemap ou mapa do site é um arquivo que facilita a leitura feita pelos bots dos mecanismos de busca. Em outras palavras, basicamente, é uma lista com todas as URLs de um domínio, que otimiza e guia o robô de busca a localizar todas as páginas do site.

A otimização do sitemap é fundamental para que o bot entenda a estrutura do site e entregue todas as páginas importantes aos usuários.

Performance

Algumas ações de otimização de sites devem focar na performance e atuar nos pontos que interferem na usabilidade, como: velocidade, tempo de carregamento e erro 404. 

Acessibilidade

Otimizar o site para as questões de acessibilidade também se faz fundamental. O principal fator aqui é a inserção do alt text ou texto alternativo, que é um texto que descreve a imagem para pessoas com deficiência visual.

Além de ser essencial para tornar o conteúdo acessível para o maior número possível de pessoas, ainda é uma ação muito bem vista pelos mecanismos de busca.

Estrutura de URLs

Ao criar um conteúdo ou uma página, é necessário que nos atentemos à estrutura das URLs, a fim de que elas sejam feitas da maneira ideal, contendo a palavra-chave principal, sem caracteres especiais e com protocolo https.

Estados HTTP

Os protocolos http e https são aqueles que dizem respeito à segurança que os usuários têm ao navegar por aquele conteúdo. 

Mesmo sendo protocolos muito parecidos, o mais seguro é o https, pois ele traz alguns princípios de segurança, como: integridade, autenticação e confidencialidade. É essencial que as páginas do seu site sejam avaliadas como seguras para garantir que as pessoas se sintam protegidas.

Redirects

Redirects, ou redirecionamentos, são os encaminhamentos de um URL para outro, principalmente quando a página que o usuário clicou não existe mais. Com isso, é indicado para a pessoa que o conteúdo que ele procurou mudou de endereço e evita que ele caia em uma página com erro 404.

Essa estratégia de redirecionamento é usada bastante em sites que possuem muitos erros 404 para entregar um conteúdo correspondente à busca realizada pelo usuário.

AMP

AMP é a sigla para Accelerated Mobile Pages, que é uma tecnologia responsável por carregar páginas de forma mais rápida em dispositivos móveis. 

Essa otimização de sites se faz fundamental, pois, segundo o próprio Google, hoje, mais de 44% dos usuários de dispositivos mobiles na internet usam os motores de busca pelo aparelho ao menos uma vez na semana.

Links internos

Os links internos são aqueles que levam o leitor para outros conteúdos no próprio domínio. Ou seja, aqueles artigos de blog, por exemplo, que linkam temas relacionados ao longo do conteúdo para tentar prolongar o tempo de permanência das pessoas dentro do domínio.

Além disso, essa estratégia também faz com que, por meio de uma única página, a autoridade de outras também seja fortalecida.

Otimização SEO off page

Agora chegou a hora de entendermos melhor como realizar as otimizações off page. Acompanhe abaixo!

Links externos 

Os  links externos são aqueles que são adicionados no conteúdo, mas que levam a páginas fora do site. Normalmente, são páginas governamentais ou links que levam até estudos e pesquisas.

Essa estratégia é usada para agregar mais confiabilidade, tanto para os motores de busca quanto para os usuários, a respeito da informação que você está entregando. A rede de linkagem entre sites, quando feita naturalmente, gera autoridade aos olhos do Google, já que ele deseja entregar um conteúdo completo e de qualidade ao usuário.

Aqui, vale a pena ter em mente que é importante produzir conteúdo de interesse, não apenas à persona, mas também pensando em outros sites que possam ter interesse em linkar com o seu site.

Textos âncoras estratégicos

Usar os textos âncoras de maneira estratégica é fundamental para ter os resultados esperados com os links internos e externos.

Então, veja os pontos que precisam ser levados em conta na hora de escolher os melhores termos:

  • usar palavras-chave estratégicas;
  • evitar palavra-chave curta;
  • explorar palavra-chave long tail;
  • o conteúdo de destino deve contextualizar à âncora, para não frustrar a experiência do usuário.

Esses elementos são a base de uma boa prática de link building, parte do planejamento de SEO e conteúdo realizado por profissionais competentes.

Implemente já otimização de sites e consiga ótimos resultados

Neste conteúdo, você aprendeu a importância de otimizar o site com as melhores técnicas de SEO, on e off page, sempre atualizadas e de acordo com os objetivos propostos pela marca ou produto. 

Esse trabalho precisa ser feito por profissionais que entendam a dimensão de toda a estrutura organizacional de um site e tenham experiência com o acompanhamento das métricas, evitando erros e ajustando o foco. 

Além disso, os serviços de SEO são ainda mais eficientes quando combinados ao planejamento de conteúdo, levando em conta pontos de revisão, redação e personalização dos temas abordados em seu site ou blog. 
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Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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