Ranking do Google pode influenciar menções no ChatGPT

Atualizado em 17 de janeiro de 2025
por Jean Vialli.

Marcas que aparecem na primeira página do Google parecem ter mais chances de ser mencionadas pelo ChatGPT. SEO e inteligência artificial não estão tão distantes assim, afinal.

  • Marcas no topo do Google podem ser mais mencionadas na IA.
  • Backlinks e formatos variados têm pouco impacto.
  • Estratégias de SEO e IA estão mais interligadas.

Estar bem posicionado no Google não apenas aumenta o tráfego, mas também garante maior visibilidade em ferramentas como o ChatGPT. Pelo menos é isso que um estudo recente divulgado pelo Search Engine Land revelou. As marcas que ocupam as primeiras posições nas buscas têm mais chances de serem mencionadas pela IA, especialmente em setores como finanças e SaaS.

Apesar disso, elementos comuns do SEO tradicional, como backlinks e conteúdos em formatos variados, tiveram impacto limitado nas menções do Chat GPT. Isso sugere que o fator decisivo continua sendo a criação de conteúdos claros e úteis, que respondam bem às dúvidas dos usuários.

Além do Google, o Bing também demonstrou alguma influência sobre as menções, embora em menor escala. Essa constatação reforça a importância de diversificar a presença em diferentes plataformas de busca para ampliar o alcance da marca.

Na prática, o estudo sugere que se você otimiza sua estratégia para se posicionar no Google, você tende a conseguir mais resultados também no ChatGPT. Estratégias de SEO tradicional e práticas voltadas para IA se mostram mais interligadas do que se imagina. 

Mais do que apenas tráfego, aparecer nas primeiras posições do Google tem sido uma necessidade cada vez maior em termos de fortalecimento de marca. Agora, com a IA, o cenário é parecido. Ser citado pelo ChatGPT pode não gerar muito tráfego para o site, mas contribui para a imagem da marca na mente do consumidor.

Quer ver esse estudo completo? Veja o artigo “Google search rankings correlate with ChatGPT mentions: study”, do Search Engine Land.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Jean Vialli
Coordenador de SEO na Web Estratégica. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAE Business School. Atua com Marketing Digital e SEO desde 2017, com vivência em projetos internacionais em mais de 10 países. Também faz parte do Time de Experts da Aldeia Coworking, ministrando cursos presenciais de SEO em Curitiba-PR.