Com a chegada do SearchGPT, estamos vendo uma nova forma de buscar informações, principalmente em temas críticos, como saúde, finanças, e no e-commerce. O que uma comparação entre os três buscadores nos diz e como isso afeta o trabalho de SEO?
- SearchGPT cita sites fora do top 100 do Bing.
- Busca local no SearchGPT é menos precisa que Google e Bing.
- Consultas YMYL no SearchGPT priorizam fontes confiáveis.
Os novos modelos de busca, como o SearchGPT, têm implicações diretas para o SEO. Por mais que sua relevância ainda seja baixa e o número de buscas seja muito pequeno em comparação com o Google, essa novidade tem bastante potencial. É importante ficar atento.
Diferente do Google e Bing, o SearchGPT cita fontes que muitas vezes estão fora dos principais rankings. Para profissionais de SEO, isso significa que a visibilidade já não depende apenas de estar no topo, mas de ser citado como uma fonte confiável e relevante.
Em temas sensíveis, como saúde e finanças (YMYL), o SearchGPT valoriza fontes confiáveis, mesmo quando elas não aparecem no topo dos resultados de Google ou Bing. Isso é bom para quem se preocupa em produzir conteúdo de qualidade. Para o SEO, o foco deve ser garantir que o conteúdo seja confiável e transparente, pois essas são as características valorizadas pelo SearchGPT.
No e-commerce, o SearchGPT não substitui Google ou Bing nas buscas transacionais. Em consultas como “melhores presentes de Natal,” ele ajuda o usuário a explorar ideias iniciais, mas ainda não facilita o processo de compra. Para SEO, a recomendação é garantir que sua marca seja encontrada no início da jornada de compra, oferecendo conteúdos informativos, por exemplo.
Para buscas locais, o SearchGPT está deixando a desejar. Ele entrega resultados menos precisos e confiáveis, enquanto Google e Bing oferecem mapas e dados locais mais completos. Profissionais que atuam com SEO local devem continuar priorizando Google Maps e Bing Places para garantir presença onde o público confia.
O SearchGPT se destaca em temas novos e atualizações rápidas. Ele prioriza fontes recentes, evitando informações ultrapassadas. No SEO, isso indica a importância de manter conteúdos atualizados e alinhados com as tendências, garantindo que seu site seja uma referência confiável para essas consultas.
Novamente, o SearchGPT ainda é algo muito novo e seu impacto ainda é muito pequeno para as marcas. De qualquer forma, ficar atento ao seu funcionamento e à adesão por parte do público é importante. Ser uma fonte referenciada, criar conteúdos confiáveis, bem documentados e atualizados são itens que servem não só para o SearchGPT, mas para qualquer buscador e principalmente para o seu público.
O Search Engine Journal fez um extenso comparativo entre os três buscadores. Se você quer se aprofundar e saber mais detalhes sobre o Search GPT, vale a leitura.