Web Estratégica no BrightonSEO: principais insights do evento

04/05/2023

De olho nas tendências mundiais de SEO, a Web Estratégica esteve presente em uma das maiores conferências do mundo da área. O BrightonSEO aconteceu nos dias 20 e 21 de abril, em Brighton, no Reino Unido. 

A Web Estratégica foi representada pelo especialista em SEO, Ygor Moreira, que trabalha nessa área há mais de 13 anos e se uniu a outros grandes nomes do SEO de todo o mundo para debater e compartilhar conhecimento a respeito desse mercado que não para de crescer.

As palestras trataram de vários aspectos dentro da área de SEO: desde competitividade de mercado, até tratamento de dados e novas ferramentas. E claro que Inteligência Artificial não ficou de fora desse debate, já que é um dos assuntos mais quentes do momento e que vem movimentando o mercado sobre o futuro da produção de conteúdos e processos criativos.

A seguir, compartilhamos alguns dos principais insights trazidos a partir da experiência no BrightonSEO e as nossas projeções para o futuro do mercado.

Human Centric

Embora o mundo todo esteja focado em entender como utilizar novas tecnologias como o Chat GPT para melhorar processos, alguns palestrantes do BrightonSEO fizeram questão de lembrar que o ser humano ainda é a peça-chave quando falamos de criação de conteúdo, estratégia e criatividade.

Para a criação de conteúdo em escala, por exemplo, o Chat GPT pode ser utilizado na busca por insights, mas nunca substituindo o trabalho que é feito para entregar conteúdos relevantes, inéditos e com credibilidade aos usuários.

 

 

Essa é uma visão que está diretamente ligada a uma das últimas atualizações do Google, o Helpful Content System, que inclusive foi bastante comentada durante os dois dias de evento. Essa atualização trata justamente sobre identificar e valorizar conteúdos verdadeiramente úteis para os usuários, além de originais e que realmente ajudem as pessoas a resolverem problemas, tirarem dúvidas e fazerem as melhores escolhas durante as suas pesquisas na internet. 

E para embasar todas essas referências, durante o BrightonSEO alguns palestrantes mencionaram o termo “Human Centric”, que fala, basicamente, sobre tudo o que fazemos voltado para o ser humano. Por isso, muitos profissionais acreditam que uma estratégia baseada em IA pode ser prejudicial, dependendo de como essa tecnologia é utilizada. Afinal, tudo o que fazemos é para facilitar e entregar melhores soluções para seres humanos, e não para um robô. 

A Inteligência Artificial tem muito potencial para gerar insights, por exemplo. Mas é um consenso entre os especialistas em SEO de que não se deve “pular etapas” utilizando essa ferramenta. 

Utilizar ChatGPT não é um problema, mas será que o seu negócio está fazendo “o básico” bem feito antes mesmo de dar um passo como esse, investindo tempo em entender e implementar uma tecnologia nova? É uma reflexão importante para conseguir priorizar o que realmente importa e “arrumar a casa” antes de partir para um outro nível de estratégia.

Mas uma coisa é certa: esse debate nunca foi tão profundo e, mais do que nunca, reforça que o trabalho de SEO tem que ser feito da forma como aprendemos. Não tem caminho curto.

Dados valem ouro, mas só se você souber interpretá-los

Quem trabalha com SEO e marketing de conteúdo já está cansado de saber: dados valem ouro! Mas durante o BrightonSEO esse tema foi elevado a uma potência ainda maior. Isso porque a conversa girou em torno da importância de transformar informações em ações que gerem resultados para o negócio do cliente.

As estratégias de SEO ajudam o usuário a tomar a melhor decisão, certo? Mas, por outro lado, estamos fomentando o crescimento e o faturamento de um negócio, olhando para os nossos clientes para auxiliá-los a serem mais competitivos nos mercados que estão inseridos.

Então como trazer dados mais estratégicos para uma camada de tomada de decisão e transformar isso em uma trilha voltada para SEO? 

A resposta para essa pergunta é, dentre outras alternativas, DataViz. E isso envolve um amadurecimento muito grande na maioria dos profissionais, pois exige essa característica de saber interpretar dados e transformá-los em informações úteis para um projeto de SEO.

Falando em dados, o GA4 é uma realidade!

A clássica brincadeira sobre a morte do SEO muito provavelmente nunca vai se concretizar, mas se tem algo que tem data marcada para acontecer é o fim do Universal Analytics, dando lugar para o tão falado Google Analytics 4. 

Esse é um anúncio antigo e que, desde então, trouxe diversas dúvidas para os profissionais que utilizam a ferramenta. É aí que entra novamente o debate sobre saber ler e priorizar dados e informações. 

Você sabe quais informações precisa realmente acompanhar para entender se os resultados do seu negócio estão indo bem? Ou, trazendo para uma estratégia de SEO, quais dados visualizar para avaliar se um projeto está no caminho certo?

O Google Analytics 4 chegou para amadurecer essa visão. Se antes no Universal você tinha uma visão ampla de diversas métricas, agora no GA4 você precisa sinalizar quais indicadores quer acompanhar, mesmo que a ferramenta colete as mesmas informações do Universal.

E claro que nesse momento é importante contar com uma boa consultoria para ajudar o cliente a entender quais informações são estratégicas.

Afinal, uma extração de dados mais eficiente consequentemente torna um plano de ação mais consistente e assertivo. O GA4 traz mais potencial para os projetos, mas exige uma mudança de mentalidade de quem o utiliza.

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Tendências mundiais

O BrightonSEO é o tipo de evento para, principalmente, refletir sobre toda a trajetória do mercado de SEO até o momento. Profissionais de grandes empresas compartilharam as suas experiências e os seus cases de sucesso e, a partir daí, foi possível observar algumas tendências nesse segmento. 

Entretanto, vale ressaltar que muitas dessas “tendências” já ocorrem há muitos anos e vem se potencializando nos últimos meses. Algumas delas são:

 

  • Conteúdos generalistas e robotizados definitivamente não terão vez. É essencial olhar para o aspecto humano de cada conteúdo e como ele vai impactar o usuário da melhor forma possível. Criar experiências únicas para o seu público-alvo é o grande caminho para se diferenciar dos concorrentes.

 

  • As empresas estão investindo mais em SEO. Esse é um fato no mundo todo e resultado de “sementinhas” que vêm sendo plantadas há muitos anos por consultorias e especialistas desse mercado. Muitas marcas já estão colocando essa inteligência em um plano de negócio e em um roadmap que prevê canais orgânicos nas suas estratégias de marketing.

 

  • Ferramentas que “fogem” do comum começam a ser testadas por profissionais da área, como Machine Learning e Inteligência Artificial. Existem formas de extrair dados competitivos e ampliar automações de processos para muitas frentes do SEO. Cabe avaliar se elas se encaixam nas rotinas internas e se realmente trazem informações novas e uma perspectiva diferente para potencializar uma estratégia.

 

Considerações finais

Quem já participou de alguma edição do BrightonSEO sabe: são dias intensos repleto de muito desenvolvimento e insights valiosos para deixar a cabeça fervilhando por mais de meses.

Aqui na Web Estratégica faz parte da nossa cultura buscar formas de manter os profissionais sempre atualizados sobre as principais novidades dessa área para trazer inovação nos projetos com os nossos clientes.

E algo que ficou muito comprovado nesses dois dias é que as empresas que entenderem e priorizarem esforços em SEO e Marketing de Conteúdo se tornarão diferenciadas em relação a resultados e presença no mercado. Definir os indicadores de negócio auxilia muito na criação de uma estratégia eficiente e no entendimento dos resultados no futuro. 

Os resultados podem até levar um pouco mais de tempo quando falamos de SEO, porém são sustentáveis e permanentes na maioria das vezes. É algo bem diferente das mídias pagas, por exemplo.

Afinal, se deixar de pagar um anúncio, ele não será mais vinculado, certo? Em uma estratégia de SEO, a tendência é que com um site responsivo, otimizado e com um ótimo conteúdo bem estruturado, você conquiste bons resultados até mesmo depois de finalizar um projeto com uma consultoria. 

Mas vale destacar que é importante estar atento às atualizações do Google, pois elas tendem a mudar algumas estratégias.

E se você precisa de uma consultoria para nortear esse trabalho dentro da sua empresa e aumentar os resultados do seu negócio com um canal orgânico, a Web Estratégica conta com os melhores especialistas no assunto! Entre em contato com a gente e vamos conversar.

Ygor Moreira
Trabalha com SEO há mais de 13 anos e atua como Especialista no Sucesso do Cliente na Web Estratégica atendendo os principais projetos. É formado em Publicidade e Propaganda e pós graduado em Digital Transformation pela Mackenzie, além de possuir especialização em Business Inteligence, Marketing, Inbound Marketing, Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo.
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