SEO Difficulty: o que é e como utilizá-lo a seu favor?

17/07/2020

Rankear uma palavra-chave é um desafio que envolve uma série de estratégias, combinações de dados e análises de métricas. Uma delas é o SEO difficulty, também chamado “Dificuldade da Palavra Chave” ou “Keyword Competition”.

O SEO difficulty representa o nível de dificuldade que um site ou uma página terão para se posicionar em relação a determinada palavra-chave. Trata-se de um dado importante, que mede o esforço das ações de SEO executadas.

Na imagem acima, por exemplo, é possível perceber que é grande o nível de dificuldade de posicionar uma página para a palavra-chave “decoração”. Nesse caso, a métrica “Keyword Difficulty” indica um grau de 91% de dificuldade.

Mas então, a partir do número indicado pelo SEO difficulty, como saber se vale a pena investir em determinada palavra-chave ou se é melhor apostar em um termo diferente?

Como decidir usar (ou não) a palavra-chave, de acordo com o SEO Difficulty

Sabendo utilizar todo o potencial da métrica de SEO difficulty, é possível otimizar o tempo de trabalho e focar em palavras que realmente trarão mais resultados para o seu negócio.

Para isso, seguem algumas dicas:

1. Confira o ranking da sua ferramenta de análise

Recursos como SEMrush, Moz e Google Keyword Planner, entre outros, oferecem um ranking próprio de competição por palavras-chave. Nesse sentido, os termos com menos competição tendem a exigir menos esforço para serem ranqueados e aparecerem no Google ou em outros buscadores.

2. CPC alto pode ser um bom indicador

O CPC (ou “custo por clique”) é um dado que indica quanto a palavra-chave vale e ajuda a definir se você deve entrar na competição por ela. Trata-se de uma forma de cobrança de anúncios pagos, feita a partir do número de cliques.

Se determinada palavra-chave tem um CPC alto e é considerada fundamental para o seu negócio, otimizar páginas utilizando-a como foco pode permitir que haja uma economia de gastos em caso de campanhas, promovendo o índice de qualidade dos anúncios, e ainda garante que você tenha o termo bem posicionado.

3. Volume de buscas é uma métrica determinante

O volume de buscas indica o número de pesquisas por determinada palavra-chave no período de 12 meses e pode comprovar sua popularidade. Conhecendo previamente a demanda do seu negócio, determine um valor mínimo aceitável para a escolha da palavra-chave – não gaste esforços em um termo difícil de posicionar, que trará pouco ou nenhum retorno.

4. Analise a frequência de busca pela palavra-chave

Um dos comportamentos mais importantes para decidir utilizar uma palavra-chave é que a procura por ela seja constante; ou seja, que ela seja regularmente buscada, garantindo, dessa forma, o interesse do público.

A exceção fica por conta de termos sazonais, que propositalmente não mantêm uma constância de buscas. É o caso de palavras relacionadas a datas comemorativas, como o Natal, por exemplo.

Qual é seu

potencial de receita

com tráfego orgânico?

Descubra agora
Planilha de TAM do tráfego orgânico

Hacks para melhorar as estratégias de marketing

Considerando os pontos levantados, relacionados aos dados de SEO difficulty, é possível apostar em alguns hacks para melhorar a sua estratégia de marketing digital. São eles:

Usar palavras long tail

Palavras-chave long tail (ou “cauda longa”) costumam ser formadas por três ou mais termos e são capazes de delimitar melhor o assunto, posicionando seu site de forma mais precisa. Além disso, o público que procura por long tail geralmente é mais segmentado e está mais propenso à conversão.

Uma boa ideia é incluir esses termos nos conteúdos textuais, assim como outras variações e palavras relacionadas.

Editar conteúdos antigos com boa performance

Incluir, em conteúdos antigos, de forma natural e útil, as palavras-chave que você quer ranquear é uma ótima prática para garantir bons resultados. Isso porque deixar o conteúdo mais rico para o usuário impacta diretamente na concorrência pelo termo.

Usar os comandos “intitle” ou “allintitle”

Comece a usar os comandos “intitle” ou “allintitle” disponíveis na barra de buscas do Google. Analise os primeiros resultados, entenda como o tema está sendo desenvolvido e descubra se existem lacunas ou formas diferentes de abordagem.

Afinal, fazer conteúdo repetido não vai ajudar ninguém, certo?

Pronto para usar o SEO difficulty a seu favor?

Aproveite e entre em contato com a gente para potencializar ainda mais o seu negócio. Peça um orçamento e agende uma consultoria!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
Receba dicas de SEO e Conteúdo