Otimize seu conteúdo do Youtube para SEO e tenha mais visitas

22 de março de 2023
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Um canal no YouTube é formado por mais do que vídeos e inscritos. Quando alguém procura por um conteúdo, seja no Google ou no YouTube, não são os vídeos que fazem com que ele seja encontrado, mas as informações contidas na página de exibição do vídeo. Por isso é fundamental que você otimize seu conteúdo do YouTube para SEO.

Uma imagem pode valer mais do mil palavras. Mas a palavra certa pode valer milhões de visualizações no YouTube. E esse é o principal objetivo de investir em SEO para YouTube. Pois são as palavras as responsáveis por tornar os vídeos encontráveis para os usuários. Um bom título, uma descrição complementar, tags que ajudem a categorizar o vídeo e uma thumbnail atrativa são os principais elementos a serem otimizados.

O YouTube se tornou a segunda maior potência na geração de tráfego orgânico que começa em pesquisas, só perdendo para o Google. Considerando que ambos são da mesma empresa e que utilizam parâmetros semelhantes em seus mecanismos de busca, a otimização de conteúdo é muito similar à realizada em sites e blogs. 

A diferença maior surge na estratégia a ser criada, já que o elemento principal e que será consumido público é o vídeo. Se o seu objetivo é criar um canal de YouTube forte, que seja uma fonte de tráfego escalável e sustentável e ajude no fortalecimento da jornada do cliente e da estratégia de marketing de conteúdo como um todo, não pode ignorar em momento algum o fato de que otimizar o conteúdo do YouTube para SEO fará toda a diferença. 

Mais visitantes para o seu canal com SEO

O SEO para YouTube consiste na aplicação de técnicas para melhorar o posicionamento dos vídeos nos resultados de buscas, seja dentro do YouTube ou em mecanismos como o Google. Essas técnicas vão muito além de preencher os campos de título, descrição e thumbnail. Elas estão ligadas ao poder de atração que o conteúdo precisa ter para conquistar o topo da SERP e os cliques dos usuários.

Você até pode estar se perguntando como fazer a otimização do conteúdo para YouTube se ele é composto apenas por áudio e vídeo, e de certa forma faz sentido. Porém, a página onde o vídeo é exibido tem sua composição feita por texto, assim como uma página de blog ou site, e são esses elementos textuais e visuais que precisam ser otimizados. Junto com o vídeo, proporcionam uma experiência de qualidade para o usuário e permitem que seu conteúdo seja encontrado.

Otimizar thumbnails, títulos, descrições, tags, palavras-chave, transcrição e legendas é a base do SEO para YouTube. Para que isso funcione e gere tráfego qualificado, é preciso realizar pesquisas para identificar as palavras-chaves e frases que mais se conectam com o conteúdo e com o público, despertando o interesse e a curiosidade por saber mais sobre o que está falando.

Você pode encontrar o tema mais promissor e gravar com os melhores equipamentos, mas se não tornar o vídeo encontrável, todo o trabalho terá sido em vão. E esse é o papel da otimização do conteúdo do YouTube utilizando técnicas de SEO.


Por que é importante otimizar o conteúdo do Youtube para SEO?

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, aproximadamente 43% dos usuários de internet acessando a plataforma mensalmente e mais de 1 bilhão de horas de conteúdo consumido diariamente, isso só no Brasil, o YouTube se tornou um dos canais de conteúdo mais relevantes, proporcionando entretenimento e informação aos públicos mais variados da internet.

Esses números já ditam o tom da importância em investir na otimização de conteúdo para YouTube, afinal, é uma das maiores fontes de tráfego orgânico do momento e com um potencial enorme de influência e conversão, podendo entregar conteúdo para todas as etapas da jornada do cliente.

Não entenda, porém, a otimização como algo que se relaciona apenas com a qualidade dos vídeos publicados, tanto a nível de som e imagem quanto de conteúdo. A otimização de SEO para YouTube vai muito além disso e, com poucas ações e custo menor do que anúncios em redes sociais, pode-se gerar tráfego orgânico de qualidade, segmentado, escalável e sustentável.

Adequar o título, descrição, thumbnail, tags, palavras-chaves, legenda e transcrição do vídeo e fazer com que todos eles se complementem, principalmente os três primeiros, é o principal trabalho de otimização a ser feito. Não será uma otimização que trará os resultados. É preciso monitorar e realizar os ajustes até encontrar o que funciona melhor e gera o maior fluxo de tráfego.

Atenção: SEO para YouTube não é achismo! É pesquisa, aplicação e análise de resultados, buscando sempre melhorar os cenários futuros a partir dos obtidos até o momento. É entender o que o público quer e otimizar todo o conteúdo para que ele seja encontrado e ganhe relevância perante os motores de busca.

Quanto mais otimizados os conteúdos estiverem, tanto no nível técnico quanto na qualidade e complementaridade do conteúdo em si, maiores serão as chances deles performarem bem tanto nas buscas internas do YouTube quanto na SERP.

5 Vantagens de otimizar os conteúdos do Youtube para SEO

Investir em SEO para YouTube só traz ganhos, para quem implementa e para quem consome os vídeos. Quem implementa ganha em visibilidade, mais oportunidades de clique, segmentação e qualidade do público. 

Quem assiste recebe conteúdo alinhado com sua pesquisa e que realmente entrega valor, afinal de contas, o principal objetivo dos buscadores é retornar resultados relevantes e de qualidade.

A seguir, trouxemos 5 vantagens indiscutíveis da otimização de conteúdo do YouTube para SEO e como exemplo usamos um dos vídeos publicados no YouTube da Web Estratégica, que recebeu todas as otimizações que foram citadas.

Contribui para que os vídeos do Youtube sejam encontrados

Ao otimizar cada elemento que compõe a página do vídeo e o próprio vídeo, ele se torna encontrável dentro da plataforma. Não basta apenas gravar e fazer o upload, é preciso torná-lo encontrável, e isso só se torna possível através da aplicação das técnicas de SEO para YouTube.

Abra o YouTube em uma outra aba do navegador e pesquise por “criar persona”. Na primeira dobra da página você encontrará vários vídeos sobre o assunto, mas não verá o da Web. Precisará rolar a tela algumas vezes até encontrá-lo. Aí você pode estar se perguntando: mas se foi feita a otimização dele, não era para aparecer no topo?

Sim, mas acontece que a otimização foi feita de forma estratégica. Por mais que o vídeo fale sobre criação de persona, ele traz o tema com uma visão particular e escolhemos otimizá-lo para se encaixar dentro dessa visão. Por isso não aparece no topo para o termo de busca utilizado. Ainda, porém, faz parte dos resultados de busca.

Agora, refaça a busca usando o termo “mapear persona”. Qual é o primeiro resultado? Sim, é o vídeo que gravamos para o canal da Web Estratégica. Como ele foi otimizado para esse termo de pesquisa, aparece no topo dos resultados.

Proporciona uma melhor experiência para os usuários

Não basta apenas uma thumbnail bonita, um título atraente e um vídeo bem gravado. É preciso proporcionar uma experiência de qualidade para o usuário, e ela começa na pesquisa. Quanto mais fácil for encontrar os seus vídeos, melhores serão os resultados.

Otimize seu conteúdo do youtube para SEO: exemplo de resultado de busca no Youtube.

Um título específico e claro sobre o que será abordado no vídeo, com a palavra-chave (mapear persona), complementado por uma thumbnail fácil de ser visualizada e lida até em telas menores e uma descrição que já inicia a discussão sobre o assunto, despertando o interesse, é o modelo ideal de otimização.

Dessa forma, construímos uma experiência de usuário que o leva a clicar no vídeo e assisti-lo. Essa experiência não para por aí. Ao entrar na página, a descrição completa do vídeo já dá as primeiras informações sobre o que o usuário irá assistir, criando um sumário com os tópicos abordados e explorando a variação de palavras-chave a partir da principal.

Como no YouTube não é possível personalizar o layout da página de vídeo, é preciso explorar os elementos configuráveis para que eles proporcionem a melhor experiência possível para o usuário, independente do dispositivo utilizado.

Possibilidade de posicionar um vídeo na SERP do Google

O Google comprou o YouTube em 2006 e fez ele se tornar a potência que é hoje, sendo a segunda maior fonte de pesquisa por conteúdo da internet, já que a primeira é o próprio Google. Esse crescimento e ligação direta fez com que os motores de busca de ambos passassem a operar seguindo praticamente os mesmo parâmetros de ranqueamento.

Para explorar ainda mais o tráfego orgânico para a plataforma de vídeos, o Google passou a inserir os vídeos correspondentes às pesquisas na SERP, o que deu aos criadores de conteúdo mais uma possibilidade de receberem visitas orgânicas qualificadas.

Se a otimização dos vídeos já era indispensável para aparecer nos resultados de busca dentro do YouTube, com esses vídeos podendo aparecer na SERP ela se tornou ainda mais necessária.

Otimize seu conteúdo do youtube para seo: vídeo do YouTube posicionado na SERP

Atrai público qualificado para os seus vídeos

Todas as vantagens citadas acima levam a essa, afinal de contas, quem pesquisa por um termo específico como “mapear persona” sabe exatamente o que está procurando, logo, esse público é mais qualificado do que os que pesquisam por “persona”.

Por mais que existam muitos vídeos falando sobre o mesmo assunto, quando você otimiza as informações explorando técnicas de copywriting e SEO, consegue atrair a atenção e ganhar a confiança da parcela do público que está mais preparada para receber a informação que você tem para transmitir usando o mínimo de informações.

Mais visualizações dos vídeos do seu canal

Para receber visualizações nos vídeos é preciso que eles apareçam nos resultados de busca, ou que ao menos o canal seja exibido. Para isso acontecer, o conteúdo, tanto do vídeo quanto da página onde ele está, deve se relacionar diretamente com as pesquisas realizadas pelos usuários.

Aqui o ponto alto é a especificidade. Quanto mais específico for o conteúdo e as informações ligadas a ele (thumbnail, título, descrição etc), mais chances de ser melhor posicionado nos resultados da busca e atrair mais cliques.

Lembra da técnica 80/20? Ela se aplica aqui. 20% de esforço em otimização de conteúdo do YouTube para SEO pode gerar 80% do tráfego orgânico recebido. Agora, imagina se você ampliar os 20% para 100%. Quanto de tráfego orgânico, leads qualificados e conversões poderá alcançar?

Dicas de como otimizar o conteúdo do Youtube para SEO

A otimização de conteúdo do YouTube para SEO é um processo que envolve tanto questões técnicas quanto estratégicas. Existem algumas coisas que podem ser feitas independente do processo, que podem gerar resultados motivadores para investir em um processo de otimização mais amplo. Saber como melhorar o SEO para YouTube é necessário a todos que possuem um canal e desejam que ele cresça.

Quando necessário, escolha novas palavras-chave para os seus vídeos

As palavras-chave são um dos principais pilares do SEO, pois elas ajudam a classificar os vídeos e mostrar para os mecanismos de busca quais são as situações nas quais eles atendem à necessidade do usuário. 

Não tenha medo de substituir as palavras-chave depois que um vídeo for publicado, mesmo que tenha sido há vários meses. Uma simples mudança pode mudar a forma como o conteúdo é classificado na SERP e encontrado pelos usuários, aumentando o tráfego orgânico.

Analise os títulos dos seus vídeos e veja no que pode melhorar

O título é o segundo ponto de contato do usuário com o vídeo e deve atuar como um verdadeiro ímã. Parafraseando David Ogilvy, se você não atrair a atenção do cliente no título e vender a ideia ali, jogou 80% do investimento fora e perdeu uma oportunidade de alcançar um lead qualificado. Ele também é o principal fator de classificação dos resultados de busca.

Revise as descrições e reescreva quando necessário

A descrição é um complemento do título e ajuda o usuário a compreender melhor o tema abordado. Ela pode ser útil também para ajudar o usuário a saber quais tópicos são abordados e em que momento o vídeo começa a falar sobre cada um. 

Para os robôs de busca, é um dos fatores de classificação mais importantes, então, explorar palavras-chave e contexto do tema pode dar um up nos resultados.

Adicionar transcrições e legendas

As transcrições e legendas são pontos que ajudam para além do SEO. Elas tornam o vídeo mais acessível para quem tem problemas visuais e até mesmo para quem não pode ativar o áudio no momento. Sem falar que elas podem ser lidas pelos robôs de pesquisa, influenciando na análise e posicionamento nos resultados de busca.

Como realizar uma pesquisa eficaz de palavras-chave do YouTube

A eficácia de uma pesquisa de palavras-chave está no processo aplicado, principalmente no Youtube, onde a concorrência está cada vez maior já que os vídeos começaram a ganhar espaço privilegiado nos resultados do Google. Para obter bons resultados, um processo simples pode ser adotado.

  • Comece com uma palavra-chave relevante para o conteúdo. Aquela que descreve de forma ideal a mensagem a ser transmitida. 
  • Explore a caixa de pesquisa do YouTube para ver o que os usuários pesquisam relacionado à palavra-chave escolhida. 
  • Analise os resultados e, principalmente, as descrições dos vídeos exibidos como resultado da pesquisa inicial. Essa é uma ótima maneira de descobrir outras palavras-chave relacionadas. 
  • Crie uma lista com elas e separe as que fizerem mais sentido para a estratégia.

 

Explore as melhores palavras-chave da lista nos títulos, descrições, tags e legendas dos vídeos e, periodicamente, avalie os resultados e faça ajustes para garantir que os resultados sigam melhorando.

Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave

As ferramentas de SEO são essenciais para a construção de uma estratégia eficaz, principalmente no que diz respeito à palavras-chave. Elas ajudam a identificar oportunidades e a ter uma visão mais ampla, tanto para a otimização de conteúdo já existente quanto para a criação de novos conteúdos.

Existem várias ferramentas de SEO para YouTube que ajudam a levantar informações e ter uma noção do volume de pesquisas e oportunidades para cada palavra-chave. Entre elas estão:

Keywords Everywhere

Extensão gratuita para o Google Chrome que apresenta uma estimativa do volume mensal de busca tanto no Google quanto no YouTube. Com ela é possível obter informações sobre a dificuldade de ranqueamento, gráfico de tendências de palavras-chave, palavras-chave relacionadas e vários outros insights.

Google Trends

Ferramenta do Google que ajuda na identificação de tendências e palavras mais buscadas ou em ascensão, para um determinado intervalo de tempo. Ela permite filtrar exclusivamente para pesquisas do YouTube.

Otimize seu conteúdo do YouTube para seo: print da ferramenta Google trends

VidIQ

Extensão gratuita que pode ser utilizada no Google Chrome para fornecer dados de vídeos do YouTube, como palavras-chave, tags, volume de busca, competição entre outras que ajudam a identificar e explorar oportunidades de conteúdo e ranqueamento.

Verifique as sugestões na barra de pesquisa do YouTube

A barra de pesquisa do YouTube é o principal ponto de contato do usuário com a plataforma de vídeos e, através dela, o robô de busca consegue analisar cada pesquisa feita, mapear as tendências e antecipar a necessidade do usuário antes mesmo dele terminar de digitar.

Explorar as sugestões na barra de pesquisa é uma ótima forma de obter informações relevantes para criar e otimizar conteúdos para ranquear nessas e outras sugestões de busca. É explorar a inteligência artificial e o machine learning em favor de resultados melhores para seu conteúdo.

Como uma consultoria de SEO para Youtube ajuda a conquistar mais visualizações para os seus vídeos?

A principal vantagem de contar com o apoio de uma consultoria de SEO para YouTube é ter uma equipe de especialistas atuando em todas as frentes necessárias do projeto, com foco total no objetivo definido pelo cliente. Do planejamento à execução. 

Profissionais com experiência de campo sabem os caminhos ideais para alcançar resultados consistentes, contínuos e escaláveis.

O trabalho da consultoria é realizado em conjunto com a equipe do cliente, combinando o conhecimento técnico em otimização dado pelos consultores e o conhecimento de causa, expertise da equipe do cliente. Essa combinação torna o trabalho efetivo e os resultados mais poderosos, pois permite que cada um atue naquilo que faz de melhor, trocando informações e experiências.

Enquanto a consultoria atua na parte estratégica e orienta as ações, a equipe do cliente executa o plano de ação, avaliando os resultados para encontrar os pontos de melhoria e criar novas estratégias para eles. 

É um trabalho de crescimento sustentável que também pode ser feito de maneira independente, caso você não possua uma equipe interna. Os resultados são garantidos e, para além das visualizações, dão autoridade à marca, algo que, uma vez conquistado, tem valor inestimável.

Otimize seus conteúdos do Youtube com a Web Estratégica

A concorrência cresce a cada dia e ter conteúdos otimizados no YouTube é o grande diferencial para se posicionar no topo das buscas. Nesse caso, não há lugar para achismo ou otimizações realizadas pela metade. É preciso olhar todo o contexto, construir uma estratégia e executar com consistência, avaliando os resultados periodicamente e fazendo os ajustes necessários.

Na Web Estratégica, nosso foco é ajudar os clientes a obterem o melhor resultado no menor tempo possível. Para que isso aconteça, nós nos tornamos parte do negócio, dando todo o apoio necessário em todas as etapas do processo. Colocamos nosso time de especialistas à disposição para analisar cenários, definir KPIs e métricas, coordenar e executar as ações necessárias.

Do início ao fim, nosso time está envolvido e comprometido em alcançar os melhores resultados. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar com SEO para YouTube.

Gustavo Sartori
Atua com SEO desde 2009 e atualmente é especialista em CS na Web Estratégica. Possui experiências em diversas frentes de marketing, passando por áreas como conteúdo e linkbuilding, dando maior ênfase aos aspectos de tecnologia do SEO. A vivência tanto em agências como consultor independente permitiu adquirir uma visão sistêmica, contribuindo para o sucesso de projetos junto a empresas como Panvel, Electrolux e Piccadilly.
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