O que são e como usar tags no YouTube (com exemplos!)

29/05/2023

O YouTube é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo e cada vez mais pessoas estão usando a rede para compartilhar vídeos e se conectar com os usuários. No entanto, muitas vezes a criação de conteúdo não é suficiente para garantir o alcance do vídeo e é aí que entram as tags do YouTube. 

As tags são palavras-chave que os criadores de conteúdo adicionam em seus vídeos para descrever o que o conteúdo criado irá abordar e, assim, facilitar sua descoberta. Além disso, as tags do YouTube ajudam a organizar e categorizar os vídeos, facilitando que os usuários encontrem o vídeo. Domine as boas práticas das tags do YouTube e aprenda como expandir seu alcance neste conteúdo! 

O que são tags no YouTube?

As tags no YouTube são palavras-chave ou frases curtas que os criadores de conteúdo podem adicionar a seus vídeos para identificar e descrever o conteúdo do vídeo. As tags auxiliam os usuários a encontrarem vídeos em pesquisas ou sugestões de vídeos relacionados que respondam ao interesse daquele momento. 

Ao adicionar tags nos vídeos, os criadores de conteúdo do YouTube conseguem aumentar a visibilidade de seus vídeos para públicos qualificados, que estão buscando aquilo que o vídeo propõe. Portanto, as tags também ajudam o algoritmo do YouTube a entender melhor o conteúdo do vídeo e a recomendá-lo para os usuários que ficarão consumindo seu canal, mesmo sem ter buscado por ele diretamente.

As tags podem ser adicionadas ao vídeo durante o processo de upload ou, posteriormente, no Gerenciador de Vídeos do YouTube, na opção de edição de vídeo. Ademais, é importante que sejam relevantes e façam sentido para o conteúdo do vídeo, para aumentar a descoberta e o alcance do vídeo.

Como usar as tags no YouTube? 

As tags são uma das partes mais importantes da otimização de vídeos no YouTube, pois elas auxiliam o criador a classificar seu vídeo em resultados de pesquisa e recomendações. Confira as dicas que reservamos para te ajudar a como usar as tags no YouTube de maneira assertiva. 

Use a palavra-chave foco

Ao selecionar as palavras-chave que você usará como tags, comece sempre com sua palavra-chave foco, isso ajudará a indicar ao algoritmo do YouTube sobre o conteúdo do seu vídeo. Certifique-se de que a palavra-chave esteja presente no título, na descrição do seu vídeo e nas tags.

Selecionar as palavras-chave corretas é importante porque pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu vídeo e torná-lo mais fácil de encontrar. Por exemplo, se você está criando um vídeo sobre SEO para YouTube, algumas palavras-chave que você pode utilizar são:

  • #seoparayoutube;
  • #comofazerseoparayoutube;
  • #boaspráticasdeseoyoutube;
  • #comoranquearnoyoutube.

Evite criar tags com mais de 4 palavras

É importante manter as tags curtas e relevantes. Tags longas ou que contenham muitas palavras podem ser desagradáveis aos olhos do usuário e prejudicar a classificação do seu vídeo. Tente manter suas tags com duas a quatro palavras para serem claras e objetivas.

Ao escrever as tags na descrição do vídeo, pense em palavras-chave específicas e relevantes para o conteúdo do seu vídeo. Por exemplo, se você estiver criando um vídeo de receita de maquiagem, as tags relevantes são #maquiagem ou #dicasdemaquiagem. 

Verifique o que os usuários estão buscando

Antes de selecionar suas tags, é importante verificar o que os usuários estão procurando. Existem algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave que podem ajudá-lo a descobrir as palavras-chave mais populares em sua área.

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que pode ajudá-lo a encontrar palavras-chave relevantes para o seu vídeo. Isso é importante porque, ao usar palavras-chave que estão sendo usadas pelo seu público, você pode aumentar a visibilidade do seu vídeo e torná-lo reconhecido nas discussões sobre um determinado assunto/nicho de mercado.  

Veja o que a concorrência faz              

Outra maneira de selecionar suas tags é ver o que a concorrência está fazendo. Pesquise por vídeos semelhantes ao qual você irá postar e verifique quais são as tags que eles usaram. Isso pode ajudá-lo a selecionar as tags relevantes para o seu conteúdo.

Essa ação te ajudará a garantir que suas tags estejam bem otimizadas para o público certo para o conteúdo, além da classificação do YouTube.  

Não exagere no número de tags

Embora o YouTube permita até 500 caracteres para tags, não é uma boa ideia exagerar no número de tags. Use apenas tags relevantes e específicas que descrevem com precisão o conteúdo do seu vídeo.

O excesso de tags pode tornar o seu vídeo menos relevante para o algoritmo do YouTube, pois pode parecer spam. Além disso, tags irrelevantes podem desviar a atenção dos usuários do YouTube, resultando em baixa visualizações e baixo engajamento.

Ao selecionar suas tags, pense em palavras-chave relevantes e específicas que descrevem com precisão o conteúdo do seu vídeo. Por exemplo, se você estiver criando um vídeo sobre exercícios de ioga para iniciantes, algumas tags relevantes podem ser “ioga para iniciantes”, “exercícios de ioga”, entre outros.

Use ferramentas que possam te ajudar

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para o gerenciamento de tags que irão ajudá-lo a selecionar as melhores tags para o seu vídeo. Entre todas elas, existem duas ferramentas populares: TubeBuddy e o VidIQ. 

  • TubeBuddy: é uma extensão do navegador que pode ser adicionada em navegadores, como Google Chrome e Firefox. Permite que você pesquise palavras-chave relevantes e obtenha sugestões de tags enquanto carrega seus vídeos. Além disso, você pode comparar as tags do seu vídeo com as tags de outros vídeos de seu nicho.

 

  • VidIQ: é outra ferramenta que pode te auxiliar na hora de gerenciar as tags dos vídeos, que permite analisar e otimizar seu canal do YouTube. Ele fornecerá sugestões de tags relevantes para o conteúdo, com base em palavras-chave populares, além de permitir analisar o desempenho do seu canal.

 

Além destas, existem outras ferramentas para aumentar as visitas e visualizações do seu canal com base nas melhores práticas de SEO!

Otimize seu vídeo para ser visto

As tags no YouTube são uma parte importante na hora de otimização de vídeo, pois elas vão ajudar a aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Além disso, selecionar as tags corretas pode ajudar o conteúdo a aparecer em pesquisas relevantes e sugeridas pelo algoritmo do YouTube.  

Para aqueles que procuram alavancar seu canal do YouTube, a Web Estratégica é a parceira certa. Nossa experiência em SEO para YouTube e outras estratégias de marketing digital pode ajudá-lo a aumentar sua visibilidade e alcançar o seu público-alvo de forma duradoura. 

Aumente o potencial de suas tags no YouTube e melhore o desempenho do seu canal. Lembre-se de que ter uma boa otimização na hora de publicar o vídeo é tão importante quanto a qualidade do conteúdo em si. Saiba mais sobre SEO para YouTube em nosso blog!

Jean Vialli
Coordenador de SEO na Web Estratégica. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAE Business School. Atua com Marketing Digital e SEO desde 2017, com vivência em projetos internacionais em mais de 10 países. Também faz parte do Time de Experts da Aldeia Coworking, ministrando cursos presenciais de SEO em Curitiba-PR.
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