Por que o Growth Marketing tomou o mercado?

06/03/2023

Nos últimos anos, o Growth Marketing tem se popularizado no meio publicitário e no setor de criação. Um dos motivos é que esse tipo de estratégia leva a empresa a ter resultados melhores usando algumas boas práticas de mercado que visam um crescimento constante.

Contar com uma equipe e profissionais especializados em growth pode fazer toda a diferença na hora de fechar os balanços financeiros da sua empresa, estejam eles na área de marketing, financeiro, comercial, etc.

Neste artigo, vamos abordar o que é Growth Marketing a partir de uma definição base de Growth Hacking e como as duas áreas se relacionam na cultura do crescimento. Então, retornamos ao Marketing com foco em seu funcionamento, definição e a diferença do marketing tradicional. Com SEO, aprenda a aplicar esse tipo de metodologia na prática. Acompanhe!

Growth Hacking: a cultura de crescimento 

O Growth Hacking se fundamenta na construção empírica, ou seja, tentativa e erro, em muitos testes e experimentações para tentar alcançar um escalonamento nos resultados de uma área da empresa.

Isso quer dizer que, na prática, são identificadas flags que estão impedindo que uma marca não tenha uma crescente nos números e, a partir disso, o profissional de growth define várias ações que podem diminuir esses impactos negativos nos resultados.

Depois dessa definição, começa-se a implementar os próximos passos e, na base de hipóteses, experimentos e acompanhamento das oscilações mensais dos  números, se torna possível a obtenção de melhorias significativas.

Muitas dessas ações traçadas são mudanças nos processos diários da operação que impactam no resultado daquele conjunto de passos identificados como possíveis pontos a melhorar.

O termo surgiu no ano de 2010 e foi criado por Sean Ellis (ex-líder de Growth do Dropbox). Nesse ano, ele analisou várias empresas que tiveram um rápido crescimento e concluiu que elas tinham alguns pilares em comum e relacionados.

Os principais pontos observados por Sean, nas empresas, foram:

  • apresentavam uma nova forma de divulgar o produto ou serviço oferecido, fugindo do marketing convencional;
  • tinham profissionais dedicados a growth com distintos perfis, desde pessoas mais criativas quanto as mais analíticas;
  • se baseiam em dados e análises para as tomadas de decisões;
  • por fim, ele notou que essas grandes empresas tinham muito bem estruturadas as áreas de hacking de crescimento.

 

Esses pontos formam as três grandes premissas dessa metodologia de evolução empresarial: experimentos, métrica norteadora e crescimento.

O que é Growth Marketing?

Growth Marketing nada mais é do que um marketing com o objetivo principal de crescimento, no qual as ações, próximos passos e estratégias são fundamentadas em pontos chaves para um aumento exponencial nos números do projeto.

Essa metodologia é pautada em encontrar pequenas oportunidades de crescimento em diversas áreas da estratégia, fazendo com que os resultados somem-se e perduram a médio e longo prazo.

Por ser uma estratégia de marcas disruptivas, o Growth Marketing se tornou uma super tendência nos últimos anos, pois diversas outras empresas querem crescimento e posicionamento de referência no mercado de atuação.

Quando pensamos na comparação do hacking de crescimento com o Growth Marketing,  temos que a principal diferença é que a aplicação no marketing não é tão focada em realizar experimentos. No Growth Marketing, o principal foco, para além de um crescimento ágil, é a aquisição e a retenção de clientes.

Marketing tradicional X Growth Marketing

A primeira grande distinção entre esses dois recursos é que o Growth Marketing não se resume somente na venda ou conversão, indo além. Busca reter e fidelizar os clientes para gerar uma receita oriunda das recorrências de compras. Já o marketing tradicional tem foco em fazer com que o usuário desça no funil rumo a conversão.

Além disso, o objetivo é diferente. O marketing de crescimento tem por meta a geração exponencial de crescimento nos resultados de uma empresa, isso com o auxílio de hipóteses e testagens. Já o marketing convencional, tem o objetivo de gerar reconhecimento da marca e vendas, usando como base práticas já reconhecidas no mercado, com pouca abertura à inovação.

Outra distinção entre os dois tipos de marketing é que o tradicional usa canais mais clássicos, como jornal, rádio, TV, marketing offline, etc. Já o Growth Marketing, pode estar presente em qualquer tipo de canal de marketing e propagação de informação, das formas mais inovadoras possíveis.

O Growth Marketing valoriza a inovação e pode fazer com que uma marca alcance resultados diferenciados. Sua prática, porém, exige conhecimento e atenção aos desafios. 

Growth Marketing na prática 

O Growth Marketing pode usar diversas estratégias para conciliar diferentes áreas do marketing, a fim de que os resultados cresçam de forma mais acelerada. Veja alguns conceitos e práticas da metodologia. 

Cultura de crescimento

O principal pilar do Growth Marketing é o crescimento exponencial e é por conta disso que é necessário nutrir uma cultura de crescimento, convidando os colaboradores a esse propósito. Estes serão responsáveis por encontrar brechas para gerar ganhos no cotidiano.  

O foco no crescimento em escala envolve práticas que podem se unir, fazendo com que os ganhos, mesmo que pequenos, gerem um aumento exponencial nos resultados de marketing.

O crescimento do Growth Marketing precisa ser sustentável, ou seja, com uma estratégia sólida, os números se mantêm em crescimento.

Mindset Digital

O mindset digital é a maneira como aprendemos a lidar com a digitalização das informações, principalmente no âmbito da quantidade de comunicações diárias, de diferentes formatos e abordagens.

Como a inovação é um dos pilares mais importantes dentro do Growth Marketing, é essencial entender como as pessoas se comportam diante dessa mudança para o digital e como isso pode impactar seus resultados. 

O mindset digital e a digitalização em si podem ajudar muito na aplicabilidade de técnicas de Growth Marketing, já que, junto a esses conceitos, também vieram ferramentas e plataformas que podem facilitar muito a implementação de estratégias. 

Cultura de testes e experimentações 

Outra base forte do Growth Marketing é a cultura de testes e experimentações, na qual existe uma certa liberdade e bastante espaço para inovar, sem a regra de aplicar aquilo que já está funcionando no mercado. 

Para isso, é necessário que os profissionais responsáveis pelo crescimento estejam atentos às novas oportunidades e possíveis brechas na estratégia da concorrência, para garantir destaque no segmento de atuação. 

A cultura de testes e experimentação pode gerar muitos cases de sucesso, isso porque dá a dinamicidade necessária para que sejam feitas mudanças necessárias até chegar em um modelo ideal e duradouro.

Alguns exemplos desses experimentos no Growth Marketing são: 

  • Teste AB em anúncios

 

Os formatos acima podem ser empregados em diversas etapas do funil de conversão e, inclusive, podem ser usados para fidelizar o cliente e criar um relacionamento pós-compra.

Olhar para os dados

Outro forte pilar do Growth Marketing é a tomada de decisão com base nos dados reais do negócio, promovendo uma crescente nos resultados.

A partir dos dados coletados nas ferramentas e plataformas que o mindset digital ajudou a implementar, são geradas as principais ideias e tópicos principais para fundamentar toda a estratégia de marketing.

Framework Funil Pirata

Por fim, o emprego do funil pirata na estratégia faz com que os profissionais responsáveis consigam medir se o desempenho está seguindo o esperado ou não e, se necessário, mudar o rumo das ações para otimizar ainda mais os resultados.

Esse framework, também conhecido como funil AARRR, é uma estrutura usada para entender o comportamento dos usuários de uma maneira mais macro e completa. É ideal para encontrar oportunidades de crescimento.

As etapas do funil pirata são:

  1. Aquisição: essa é a etapa em que as pessoas já conhecem a marca, tiveram um primeiro contato e agora é a hora da empresa tentar transformar os visitantes em possíveis clientes. A principal métrica de acompanhamento aqui é o tráfego da home ou página alvo; 
  2. Ativação: essa fase começa quando o cliente faz sua primeira interação importante para a marca, seja um preenchimento de formulário, download de algum material rico, cadastro no e-commerce ou colocou algum item no carrinho. Nesse caso, é preciso que a empresa defina qual ativação é pertinente para esse momento;
  3. Retenção: aqui, é um momento da marca se autoconhecer, estudando os possíveis gaps que podem fazer com que os usuários desistam da compra. Além de identificar esses gargalos, é necessário resolvê-los também, tornando a experiência a melhor possível, a fim de fidelizá-lo e iniciar um relacionamento;
  4. Receita: etapa responsável por otimizar a receita e notar formas de ganhar novas entradas de capital, inclusive de clientes que já são fiéis.  É a hora de encontrar possíveis cross-sells, ver o que mais a empresa pode oferecer para aqueles clientes que já estão na sua base e assim por diante; 
  5. Recomendação: no final do funil pirata, depois da marca ter oferecido uma experiência única aos usuários, dando suporte e fidelizando-os, é o momento deles recomendarem os serviços para outras pessoas próximas.

 

Por que o SEO é o melhor amigo do Growth?

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos principais canais de crescimento no marketing digital, com menor custo de aquisição e foco no tráfego orgânico. Garante solidez nos resultados e se diferencia da mídia paga ao estabilizar visibilidade e proximidade com o cliente por meio de estratégias contínuas. 

O profissional de Growth tem muito a se beneficiar com o SEO em sua estratégia digital, a fim de dominar as melhores posições na SERP do Google e outros mecanismos de busca.

Para que as estratégias de SEO e de Growth Marketing sejam bem sucedidas, é preciso que ambas tenham um objetivo bem definido, explorando métricas importantes.

Combinadas, tais áreas devem medir canais de audiência e entender quais iniciativas orgânicas estão trazendo mais resultados, a fim de aprimorá-las ainda mais e, assim, potencializar os números.

Nesse fluxo, será possível reduzir a taxa de rejeição, melhorar o ranqueamento das páginas de um site nos rankings do Google, otimizar a experiência dos usuários com o site da empresa e garantir o retorno para mais compras e conversões.

Saber como implementar SEO no time de Growth é ter conhecimento dos pontos de aproximação entre essas áreas que, além da inovação, se aproximam pelo crescimento rápido e a longo prazo. 

Combine Growth Marketing com SEO e tenha resultados incríveis

Combinar estratégias de SEO e Growth Marketing pode aquecer ainda mais os resultados de uma marca, se isso for feito da maneira correta. Para isso, é necessário contar com uma equipe especializada, composta por pessoas com mentalidade de crescimento, prontas para identificar as melhores oportunidades. 

Neste conteúdo, você aprendeu como o Growth Marketing tem mudado as técnicas tradicionais de marketing e se tornado um meio inovador de garantir crescimento duradouro e rápido. No que diz respeito ao SEO, a junção das áreas otimiza ainda mais os objetivos de uma empresa e pode levar sua equipe ao sucesso. 

A Web Estratégica é uma agência de marketing de conteúdo e SEO voltada a gerar mais conversões e resultados, a partir de uma consultoria especializada e com foco nas necessidades e realidades de cada cliente. Solicite uma proposta agora mesmo!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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