Como aumentar as vendas com a criação de conteúdo?

Para conquistar resultados perenes e por muito mais tempo, suas estratégias de marketing digital também devem conter ações com foco no longo prazo. Nesse sentido, uma ferramenta eficiente é a criação de conteúdo, com potencial para impactar diretamente no relacionamento com seus futuros clientes.

Considerando sua importância para se destacar nas pesquisas, ela é aplicável em praticamente em todos os setores, em especial naqueles com e-commerces. Assim, é uma forte aliada para melhorar o posicionamento na busca, captar leads e conduzi-los por um funil de vendas estrategicamente planejado.

Por isso, hoje você vai descobrir as vantagens de investir em criação de conteúdo e, mais do que isso, como produzir conteúdos que vendem.

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Vantagens de investir em criação de conteúdo para vender mais

Se o objetivo final é a venda, a criação de conteúdo é beneficial ao longo de toda a jornada, favorecendo desde a captação até a hora de fechar negócio. Conheça as seis principais vantagens.

1. Potencializa a jornada do usuário

Com caráter mais educativo e informativo, a criação de conteúdo tem grande força, principalmente no início da jornada. E os seus conteúdos podem ser tanto o início como a nutrição de um relacionamento com o lead.

2. Gera relevância

Ao desenvolver uma imagem positiva na mente do seu cliente, sua marca se torna top of mind. Assim, a frequente entrega de conteúdo de valor aumenta as chances dela ser lembrada no momento de uma compra.

3. Humaniza a comunicação

Não basta encher os usuários com anúncios automatizados. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo conversa com os problemas e desejos da sua audiência de forma mais eficiente, humanizando as relações além do simples consumo.

4. Gera credibilidade

A autoridade da marca tem um importante papel nas vendas. E ao produzir conteúdos úteis e de valor para a sua audiência, a marca vai construindo, pouco a pouco, sua credibilidade frente ao público, até tornar-se uma referência no segmento.

5. Quebra objeções

A criação de conteúdos também é ótima para solucionar as dúvidas que o lead possui sobre os seus produtos e serviços. Com informação e boa argumentação, é possível contornar possíveis pontos desfavoráveis, reforçar pontos positivos e derrubar as barreiras que o impedem de comprar.

6. Gera proximidade com o público

Uma marca que vende deve ter um relacionamento próximo com o público, antes, durante e depois da venda. Assim, a construção de um vínculo de confiança, via bons conteúdos, cria uma relação forte e duradoura com os leads, que se reflete nas vendas.

Como produzir conteúdos que vendem? Confira 4 pilares!

Uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente precisa seguir algumas etapas essenciais. Por isso, selecionamos 4 pilares que devem fazer parte de qualquer planejamento para produzir conteúdos vendedores.

Defina a persona

A primeira coisa sobre como criar conteúdo para marketing digital é conhecer seu público. Assim é muito importante fazer um levantamento constante sobre ele. Essa segmentação evita cair no erro comum de “atirar para todos os lados”, pois quem quer falar com todo mundo, não fala direito com ninguém.

A partir disso, a definição da persona passa por investigar o comportamento dos seus clientes, seus gostos, objetivos, como se comunicam, etc. Muito além de informações demográficas, são dados comportamentais e mercadológicos que permitem traçar um perfil preciso do seu público para a criação de conteúdo direcionado ao que ele deseja.

Mapeie a jornada do cliente

Conhecer a jornada que seu cliente faz desde a descoberta do problema até a resolução é fundamental para entendê-lo. Isso possibilita criar um storytelling sobre sua empresa e seu mercado, tirando todas as dúvidas do lead conforme ele avança pela jornada, com conteúdos direcionados para auxiliá-lo em cada etapa.

Dessa forma, ao estar presente ao longo da jornada do cliente, você reforça a sua marca na mente da audiência, tornando-se uma referência no segmento. O que aumenta as possibilidades de conversão, ou seja, venda, no final da jornada.

Crie um funil de vendas

Um funil de vendas servirá para direcionar a comunicação mais adequada à persona e jornada. Com essa técnica, você conseguirá planejar a criação de conteúdos para atender cada etapa do funil, do primeiro contato até a conversão.

O objetivo é conduzir o lead para o próximo nível, seja qual for o atual, através da realização das ações esperadas em cada etapa. Nesse sentido, um funil de vendas tradicional se divide em três partes: topo, meio e fundo. 

  • Topo do funil: aprendizado, descoberta e reconhecimento do problema. São conteúdos mais educativos como, por exemplo, o que é, como funciona, qual a origem, etc. Aqui é onde geralmente entram as palavras-chave head tail, mais abrangentes e com mais buscas.
  • Meio do funil: consideração da solução. São conteúdos mais aprofundados, como dicas de uso, como fazer, passo a passo, entre outros. Nessa etapa as palavras-chave long tail, mais específicas, começam a ser utilizadas.
  • Fundo do funil: decisão de compra. É onde os conteúdos abordam vantagens do produto, cases de sucesso, depoimentos, test drive e unboxing, por exemplo. São assuntos de caráter mais comercial, com foco na venda e call to action forte.

Escolha o formato do conteúdo

Por fim, o quarto pilar da sua estratégia de conteúdo é a escolha dos formatos mais adequados para cada público, jornada e etapa. Aqui vale dizer que as possibilidades são muitas (e cada dia surgem novas). Cada formato tem seu objetivo e eles podem ser aplicados de diversas maneiras e em diversos momentos, inclusive combinando vários tipos. Pensando nos principais, podemos citar:

  • Blog posts;
  • Posts em redes sociais;
  • Artigos;
  • Páginas de produtos ou serviços;
  • Áudios e podcasts;
  • Vídeos curtos e longos;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • White papers;
  • Landing pages;
  • Webinars.

Hora de colocar a criação de conteúdo em prática!

Se você quer atrair seu público, captar leads e aumentar vendas através do marketing de conteúdo, chegou a hora de colocar a mão na massa. Então confira algumas dicas práticas para aplicar durante a criação.

Utilize técnicas de SEO

Além de textos criativos, a criação de conteúdo também envolve outros fatores para dar resultado, como a otimização para SEO. Se você tem uma loja virtual, por exemplo, seguir boas práticas de SEO para e-commerce é fundamental.

Isso é necessário porque de nada adianta fazer conteúdos incríveis se eles não chegam até suas personas. Assim, técnicas de SEO como o uso de palavras-chave, entre outras, têm a função de dar visibilidade, levando as páginas para as primeiras posições da pesquisa, aumentando as visualizações.

De blogs a páginas institucionais ou de produtos, essas técnicas devem estar sempre presentes nas suas estratégias. Seja com a implementação por uma equipe interna ou por meio de uma consultoria de SEO especializada.

Distribua o conteúdo

Para aumentar o alcance dos seus conteúdos é preciso ser ativo, ou seja, ter uma estratégia de divulgação. Isso envolve publicar nas redes sociais da marca, enviar para a sua base de e-mail marketing e WhatsApp e realizar webinars, por exemplo. Além disso, a criação de conteúdo deve ser constante, para que mais e mais materiais fiquem disponíveis e aumentem o tráfego orgânico nas páginas.

Aperfeiçoe os materiais

De tempos em tempos, vale dar uma nova olhada nos seus conteúdos antigos. Algumas ideias são reformular ou complementar materiais, mesclar textos e variar os formatos. Assim você trabalha melhor o relacionamento com o cliente, evitando cair na mesmice, e também consegue realizar testes para ver o que funciona melhor.

Dedique-se às legendas e títulos

O título é o primeiro contato com o seu conteúdo. E sendo tão importante, ele deve tomar um tempo maior da sua criação. Além disso, nas redes sociais, também é importante trabalhar as legendas, afinal serão elas que conduzirão os seguidores a clicarem no link para o seu blog, por exemplo.

Nos dois casos, o conhecimento de técnicas de marketing e copywriting ajudará a formatar esses textos para obter melhores resultados. Além de uma boa pesquisa de conteúdo, que auxilia na construção de materiais assertivos, corretos e que atendam às necessidades da sua audiência.

Use CTA

O call to action, ou chamada para a ação, é um elemento obrigatório nos seus textos. Ele é um comando que você dá para o usuário ao concluir a mensagem. Isso porque todo conteúdo deve ter um objetivo e levar a uma ação, o que vai desde ler outro texto ou fazer uma inscrição até comprar um produto da sua empresa. 

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Mensure os resultados

Por fim, é fundamental mensurar os resultados e descobrir se as suas estratégias de conteúdo estão funcionando. A partir disso, é possível fazer testes e ajustes, se necessário, corrigindo a rota em busca do melhor desempenho.

Nesse sentido, algumas métricas para avaliar são os cliques, impressões, sessões, duração das sessões, visitas na página e leads captados, por exemplo. Você e sua equipe devem definir os KPIs de marketing de conteúdo que fazem mais sentido para as suas estratégias.

Menos mágica, mais estratégia

Os tipos de conteúdo são muitos. Todos eles têm potencial para ajudar sua empresa a vender mais. Por isso, a criação de conteúdo deve ser fruto de muita pesquisa, planejamento, estratégia e conhecimento. Não tem fórmula mágica.

Se você precisa de uma solução eficiente para a otimização e criação de conteúdo estratégico que vende, fale conosco. Nossos especialistas em marketing de conteúdo estão preparados para auxiliar sua empresa a atrair clientes e vender mais, com resultados sustentáveis e recorrentes que ajudarão a sua marca a crescer no mercado.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.