O que é Google Discover e como pode ajudar sua empresa

21/06/2023

Para trazer mais comodidade e uma melhor experiência do usuário, o Google disponibiliza um feed de conteúdos especificamente para dispositivos móveis: estamos falando do Google Discover, recurso que sua empresa pode aproveitar para ganhar mais visibilidade na web.

É um formato diferente da pesquisa tradicional, ou seja, um serviço que pode ser explorado para apresentar seus conteúdos ao público, mostrando sua marca, seus produtos ou serviços, o que vai se refletir no aumento do tráfego do site e, consequentemente, das suas vendas.

Como funciona o Google Discover, qual sua importância nas estratégias de SEO, como otimizar seu site para esse recurso e como mensurar os resultados? Tire todas as dúvidas aqui!

O que é Google Discover?

É um recurso do Google para dispositivos móveis, lançado em 2018, que apresenta para o usuário um feed de conteúdo segundo seu perfil e interesses. Então, ao contrário da pesquisa, em que você digita um termo para buscar informações, o Google Discover já traz opções de conteúdo na tela sem que a pessoa precise fazer algo.

Assim, você abre o aplicativo do Google (Android ou iOS) ou a página do Google no navegador do celular e, logo abaixo da barra de busca, já tem a oferta de diferentes conteúdos. Então, basta rolar para baixo para visualizar as sugestões de postagem como se fosse o feed de uma rede social. 

 

O que é Google Discover mobile

 

 

Os conteúdos são como cartões com uma chamada, imagem, data da publicação e fonte. Geralmente, são notícias e postagens bem recentes, mas um conteúdo que tenha sido postado semanas atrás também pode ganhar destaque se for relevante para o usuário. 

No feed aparecem ainda vídeos de YouTube, placar de jogos, previsão do tempo, lançamentos de filmes, entre outros conteúdos informativos. A ideia é ter uma tela bem completa e dinâmica.

Há ainda as Web Stories, que também aparecem para o usuário ao navegar pelo Google app (Android ou iOS). É um formato interativo, mistura texto, imagens, vídeos e animação, apresentando conteúdos em um carrossel. Assim, a pessoa pode explorar as publicações deslizando a tela para a esquerda da mesma maneira que ocorre com os stories no Instagram.

 

O mais interessante é que o carrossel traz conteúdos por categorias conforme o perfil do usuário, podendo reunir postagens de celebridades, fitness, estilo de vida, opinião, beleza, entre outros.

Como o Google seleciona os conteúdos no feed? Segundo a navegação do usuário, pelas pesquisas que ele realiza e, caso haja permissão, ele analisa o comportamento da pessoa na web, o uso de apps que utilizam o serviço do Google e até mesmo o histórico de localização (locais onde a pessoa passou).

O Google Discover é relevante para SEO?

Após conhecer o Google Discover e o que é esse feed de conteúdo, é interessante saber que, para o usuário, significa ter uma experiência mais personalizada, pois ele encontra uma série de publicações que se relacionam com temas de seu interesse sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa. A ideia é antecipar o que a pessoa busca na web.

Aliás, se for do interesse do indivíduo, ele pode personalizar o feed para ter uma sugestão de conteúdos que sejam ainda mais relevantes. No próprio card, é possível sinalizar se quer ou não continuar recebendo conteúdos daquele tema, ou daquele site, por exemplo.

O Google Discover não está associado a uma intenção de busca, como ocorre na pesquisa tradicional. A ação de rolar o feed pode se tornar um momento prazeroso e virar um hábito, afinal é uma tela com assuntos selecionados para o usuário. 

Há ainda o fato de os cards serem atualizados automaticamente assim que entra um novo conteúdo, ou seja, a tela sempre terá uma novidade para você.

Para as empresas, torna-se um recurso que pode ser explorado para mostrar seus conteúdos. Imagine ter uma publicação do seu blog no feed de um usuário? Ou seja, ele pode visitar o seu site mesmo que, naquele momento, não esteja fazendo uma pesquisa sobre seu segmento ou produtos.

É, portanto, um serviço com muito potencial para aumentar as visitas orgânicas, permitindo que a pessoa conheça sua marca, sua empresa, seus produtos e perceba como você é autoridade em seu setor. 

Sem contar que buscar informações pelo celular também é algo cada vez mais comum entre as pessoas, assim a probabilidade de acessos aos sites por meio do feed disponibilizado pelo Google também é grande.

Logo, é importante considerar as formas de otimização dos seus conteúdos para o Google Discover como uma das estratégias de SEO, a fim de torná-los relevantes para o público e aumentar as chances da sua página aparecer como sugestão no feed para um cliente em potencial.

Atenção: as estratégias de otimização de páginas para ter um bom posicionamento na SERP não podem ser deixadas de lado. Afinal, o usuário vai continuar fazendo as pesquisas como sempre fez, mesmo que o Google já traga uma lista pronta de sugestões de links.

Como otimizar seu site para Google Discover

Após saber que o Google Discover pode aumentar o tráfego orgânico no seu site, você precisa descobrir como otimizar seus conteúdos para esse recurso e, assim, ter sua publicação selecionada no feed dos usuários. 

Apesar de ser um recurso diferente, cabe destacar que as técnicas que você utiliza para ranquear bem na página de busca do Google devem ser mantidas. Isso porque o buscado também vai valorizar os conteúdos de qualidade, pensados para resolver a necessidade do público.

O que muda para o Google Discover são algumas estratégias, porque devemos pensar em oferecer um conteúdo que agrade ao usuário sem que ele tenha digitado qualquer termo de pesquisa. Como fazer isso, a fim de que seu site tenha mais destaque? Confira as dicas abaixo!

Escolha bem suas imagens

Como foi dito, as publicações no Google Discover aparecem no formato de cards e contam com uma imagem (em destaque ou em miniatura), indicando a importância do aspecto visual de um conteúdo. Então, além de produzir artigos de qualidade, requer um cuidado especial na escolha das imagens ou ilustrações que você vai incluir nas postagens.

O recomendado é utilizar imagens em alta resolução, que tenham, pelo menos, 1200 pixels de largura (com nome do arquivo e descrição). Elas devem ter a configuração max-image-preview:large ou o formato AMP. Além disso, tenha em mente que a imagem não pode ser o logotipo do seu site.

Ademais, procure utilizar uma imagem de capa bem atrativa que transmita o que seu conteúdo tem a dizer. Desse modo, se a sua publicação aparecer no feed do Google Discover, há mais chances de chamar a atenção do usuário, fazendo ele visitar seu site e aumentando o CTR.

Otimize seu site para mobile

Como foi explicado no início deste artigo, o Google Discover é um recurso para dispositivos móveis, por isso uma ação que não pode faltar é a otimização do seu site para as telas de celulares e tablets, tornando-o mobile-friendly e mobile-first.

Afinal, seria muito frustrante a pessoa clicar na sua publicação pelo feed de conteúdo, mas perceber que o site não se adapta ao formato da tela, concorda? A leitura fica prejudicada e, assim, a pessoa sai da página, pois sua experiência não é satisfatória, ou seja, o visitante entra e logo abandona o site.

Para evitar esses transtornos, deixe seu site responsivo para mobile, evite anúncios que atrapalhem a navegação, utilize imagens compactadas (e de qualidade) e aumente a velocidade de carregamento de suas páginas. Além disso, faça a otimização para AMP (Accelerated Mobile Pages)

Vale destacar que otimizar seu site para mobile é importante para o ranqueamento das suas páginas de modo geral, pois se o Google entender que inúmeras pessoas entram e logo abandonam o domínio, percebe que você não entrega uma boa experiência.

Crie conteúdo relevante

Comentamos sobre a importância de produzir conteúdo relevante para aumentar a probabilidade de aparecer no feed do Google Discover, assim como ocorre para conquistar as primeiras posições na SERP. 

Em outras palavras: faça publicações autênticas e que sejam de interesse do seu público, explorando um assunto de forma completa, com dados para embasamento (se possível) ou contando uma boa história. Além desses fatores, há alguns detalhes mais direcionados para o Google Discover, por isso:

  • siga as políticas de conteúdo do Discover para aumentar a probabilidade de aparecer no feed. É uma prática simples, que dispensa o uso de qualquer tag específica;
  • procure sempre apresentar o autor, data do texto, direitos autorais, dados de contato e a empresa que está por trás da publicação, ou seja, traga transparência nos dados;
  • produza conteúdos com frequência, pois no feed aparecem publicações de horas ou dias atrás, especialmente notícias. Apesar disso, há também espaço para postagens mais antigas, desde que tenham qualidade e se mostrem relevantes para o momento;
  • considerando a questão temporal, varie seus artigos entre conteúdos recentes e evergreen. Pode ser um desafio, afinal, como ter notícias que tenham a ver com seu segmento? Você pode produzir artigos com dados novos de pesquisas do seu setor ou que falem sobre alguma novidade ou tendência;
  • dependendo do seu setor, você pode trazer uma agenda. Por exemplo: se você é da área de esportes, publicar datas de jogos e placar de grandes partidas, criando uma sessão no seu blog para esse conteúdo noticioso, pode ser interessante;
  • faça conteúdos que não incitem a violência, ódio, terrorismo, assédio ou que tragam práticas enganosas e clickbait;
  • tenha um cuidado especial com os títulos, produzindo chamadas atraentes que apresentem o assunto do seu conteúdo enquanto instiguem a curiosidade da pessoa, fazendo-a clicar na sua publicação. Saiba ainda que títulos em formato de pergunta são uma boa estratégia para o Google Discover;
  • crie também as Web Stories, aproveitando temas sazonais, como Black Friday e datas comemorativas, ou utilize o formato para divulgar conteúdos em forma de dicas ou listas. Aqui é preciso ser sucinto e claro, pois o texto é bem pequeno.

 

Cabe acrescentar que, caso o seu conteúdo agrade em cheio o usuário, ele tem a opção de curtir sua postagem (da mesma forma que se faz nas redes sociais), aumentando a chance das suas publicações aparecerem no feed dele em outro momento. 

Aliás, com essa ação, há a probabilidade de o Google distribuir seus conteúdos para outras pessoas que tenham interesses semelhantes a esse usuário.

Conheça as palavras-chave da persona

Você viu que o objetivo do Google Discover é ser proativo, entregando para o usuário cards com assuntos de seu interesse. Ou seja, o algoritmo sabe dos hábitos de navegação da pessoa e identifica automaticamente assuntos que podem atrair sua atenção.

Tendo isso em mente, é interessante planejar seus conteúdos considerando termos mais gerais do seu segmento, que estejam relacionados com a sua persona. Dentro desses termos, você pode definir algumas palavras-chave e utilizá-las em suas publicações. A dica é utilizar o Google Trends e ficar por dentro dos termos em alta para encontrar aqueles que se relacionam com o seu segmento de atuação.

Mesmo em meio a uma grande competição por espaço, seu site pode se destacar. É preciso ser criativo e buscar assuntos do seu setor que tenham sido pouco abordados, mas que se relacionam, de alguma forma, com os temas que são tendência do momento.

Publique no YouTube

O Google Discover também apresenta vídeos do YouTube no feed, por isso você precisa investir na produção de conteúdos nesse formato. Além de ter a possibilidade de fazer publicações mais dinâmicas, o vídeo dá asas à criatividade e ainda humaniza a sua marca, pois você pode conversar com o público.

Então, considerando os interesses dos seus potenciais clientes, você pode fazer produções de vídeo sobre:

  • novos produtos, apresentando como funcionam e seus diferenciais;
  • bastidores da sua empresa, mostrando sua equipe, linha de produção, dia a dia de sua loja ou outros cenários do negócio que transmitam a ideia de making off;
  • tutoriais mostrando como usar seu produto ou dando dicas de assuntos relacionados ao seu nicho;
  • um tema específico do seu nicho de atuação, trazendo uma entrevista com um especialista.

 

A qualidade, tanto das imagens como do roteiro e recursos audiovisuais, também é essencial para que o usuário assista ao seu vídeo até o fim, demonstrando, portanto, que é um conteúdo relevante. 

Quanto ao SEO para YouTube: capriche também na escolha do título (com o uso de palavras-chave relacionadas à sua persona), no uso de tags e não deixe de fazer legendas, transcrição e descrição (adicionando a palavra-chave no começo do texto). Por último, use miniaturas de vídeos que captem a atenção do usuário para que ele clique no link do seu vídeo. 

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Como mensurar os resultados do Google Discover?

Após saber como otimizar seus conteúdos no Google Discover, chega a etapa de entender se as estratégias adotadas foram eficientes, certo? Nesse sentido, é interessante mensurar os resultados. Para isso, você precisa utilizar o Google Search Console.

Com ele, você tem um espaço para conhecer métricas específicas do Google Discover, podendo conferir o número de cliques de seus conteúdos, volume de tráfego gerado, impressões e CTR de publicações. 

Você também pode acompanhar os conteúdos que performaram melhor e até com que frequência seu site é incluído nas sugestões do feed. Porém, a ferramenta só apresenta o desempenho de conteúdos que alcançaram um número mínimo de impressões. 

O Google Analytics não separa os dados específicos do Google Discover; por isso, considera os acessos por lá como parte do tráfego orgânico. Uma equipe especialista em SEO conseguirá analisar os dados, replicar o que der certo e adaptar possíveis problemas. 

O que esperar quando seu conteúdo aparece no feed do Google Discover

Diferentemente de resultados mais duradouros conquistados com páginas do seu site, com um bom posicionamento na SERP, o Google Discover tem como característica os picos de acesso. 

Nesse sentido, antes de considerar que há algum problema com seus conteúdos por conta de um volume alto de visitas que dura poucos dias, tenha em mente que é assim que esse recurso funciona: a visibilidade de seus conteúdos dura, no máximo, três dias. 

Assim, há a necessidade de publicar conteúdos com mais frequência, especialmente com assuntos que tragam tendências ou novidades, para que você sempre tenha publicações mais recentes. O Google Discover é, portanto, uma ótima maneira de mais pessoas conhecerem sua marca de forma espontânea, sem que você tenha que gastar com anúncios.

Se você quer melhorar a performance do seu site, otimizando conteúdos para ganharem as primeiras posições na busca orgânica e aparecerem no Google Discover, conte com um time de especialistas: descubra as vantagens da Consultoria de SEO da Web Estratégica!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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