Persona: confira o que é, como mapear e usar no dia a dia da sua empresa

28/03/2025

Quando se fala em persona, é comum pensar que se trata de algo fictício, “criado” do zero. No entanto, uma persona não deve ser encarada como uma invenção, mas sim um reflexo do seu público real.

Nesse sentido, em vez de gastar tempo com a criação de persona baseada na imaginação e em achismos, é importante que o negócio saiba como mapeá-la, isto é, encontrá-la a partir de dados concretos para poder representar esse cliente de forma fiel.

Mas como mapear a persona de forma eficiente e com base na realidade? Este é o assunto deste artigo. Vamos explorar juntos o que é persona, como identificá-la passo a passo e, principalmente, como utilizá-la no dia a dia da sua empresa. Afinal, uma boa estratégia começa com um conhecimento profundo do seu cliente ideal. Continue a leitura e confira!

O que é persona?

A persona é uma forma de representar o cliente ideal de uma empresa com base em dados reais sobre seus comportamentos, necessidades e desafios. Assim, ter uma persona bem definida ajuda a personalizar estratégias de marketing digital, vendas e atendimento, tornando a comunicação entre a empresa e o cliente mais satisfatória. 

Muitas pessoas acham que personas são personagens fictícios e partem de dados puramente imaginados para tentar defini-las. Contudo, isso é um equívoco, na verdade, elas devem ser mapeadas a partir de pesquisas, análise de clientes e interações reais. 

Somente assim a persona poderá se tornar uma representação fiel de quem realmente consome seus produtos ou serviços e, com isso, a empresa terá uma ferramenta útil para poder entregar valor de forma mais precisa e aumentar as chances de conversão e fidelização.

Qual diferença entre público-alvo e persona?

O público-alvo é uma definição mais generalista de um grupo de consumidores com características em comum, como idade, localização, renda e interesses. Ele serve para orientar estratégias gerais de marketing, mas não detalha o comportamento e as motivações dos clientes.

Já a persona é uma representação mais específica e humanizada do cliente ideal, que toma como base pesquisas e dados reais. Ela inclui informações como dores, objetivos, desafios e hábitos de consumo, tornando a comunicação e a entrega de conteúdo digital mais personalizadas e satisfatório.

Em tese, podemos afirmar que, enquanto o público-alvo responde à pergunta geral “para quem vendemos?”, a persona busca compreender quem é essa pessoa, o que ela pensa e o que a motiva a comprar de fato. 

Por que investir em criação de persona não é eficiente?

embedar o vídeo:: https://www.youtube.com/watch?v=5Y3nx-SxLbg 

O problema, aqui, está no fato de muitas empresas acreditarem que criar persona significa inventar perfis baseados na imaginação e suposições. Na verdade, isso pode levar a muitos erros e estratégias desalinhadas com a realidade do seu público. 

Assim, para que uma persona seja atinja seu objetivo, ela deve ser mapeada com base em dados concretos, e não imaginada. Afinal, se ela for construída sem pesquisa e a partir de achismos, há o risco de focar em uma ficção que não representa as necessidades reais do seu cliente, gerando campanhas ineficazes, tom de comunicação inadequado e desperdício de recursos.

Ao mapear sua persona utilizando entrevistas, análise de comportamento e dados concretos de clientes, o negócio pode tomar decisões mais embasadas e construir conexões com o público, gerando engajamento e, consequentemente, mais conversões.

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Como mapear a persona do seu negócio? 5 passos

Mapear uma persona exige análise e pesquisa para garantir que ela represente seu cliente real. Confira o passo a passo:

1. Colete dados do seu público

A primeira etapa para mapear persona é coletar dados necessários para conhecer seu público a fundo e extrair as informações importantes para a definição da persona. Para isso, junte o máximo de informações sobre as pessoas que já são clientes da marca, bem como de quem ainda não é cliente, mas que você deseja alcançar. 

Você também pode utilizar ferramentas como Google Analytics, redes sociais, CRM e pesquisas de mercado para identificar a idade, a localização, os interesses e os hábitos de compra do seu potencial cliente. Quanto mais dados concretos você tiver, mais precisa será sua persona.

2. Realize entrevistas com clientes reais

As entrevistas são indispensáveis para entender o lado humano dos seus clientes. Desse modo, realizá-las com clientes atuais e potenciais é uma forma de obter dados qualitativos para conhecer melhor quais são suas motivações, desafios, necessidades e objeções com relação a seus produtos e/ou serviços.

O foco deve estar em descobrir o que levou esses clientes a buscar sua solução e quais fatores influenciaram suas decisões de compra. Para isso, você pode fazer entrevistas individuais ou em grupo de clientes e ex-clientes, bem como pesquisas nas redes sociais, e-mail e enquetes para tentar mapear a experiência que tiveram com a empresa, seja positiva ou negativa.

3. Analise padrões e comportamentos

Munido dos dados quantitativos e qualitativos, é hora de organizá-los para analisar e identificar padrões e comportamentos de consumo dos clientes. É importante deixar apenas aqueles que realmente são relevantes para a empresa e que tornarão a persona mais próxima da realidade.

Além disso, na análise, é preciso compilar os padrões de resposta, pois eles indicam o que há em comum entre várias pessoas e, logo, o que será indispensável na construção da persona. Quanto mais organizados estiverem os dados, mais fácil será de encontrar os padrões de resposta.

4. Construa a persona baseada em dados reais

Agora sim, você já pode começar a definir sua persona. Mas lembre-se: não se trata de uma etapa “criativa”, é na verdade uma construção feita a partir dos dados concretos que você coletou, organizou e analisou nos passos anteriores.

Então, monte um perfil detalhado que represente seu cliente ideal, incluindo informações como:

  • Nome para facilitar a identificação;
  • Idade, profissão e nível de escolaridade;
  • Desafios e dores;
  • Objetivos e expectativas;
  • Canais preferidos de comunicação;
  • Fatores que influenciam suas decisões de compra.

5. Valide e atualize constantemente

Justamente pelo fato de a persona não ser um personagem fictício, ela não é fixa. Afinal, o comportamento do consumidor real pode mudar com o tempo, então é importante revisar sua persona periodicamente.

Assim, monitorar as tendências do mercado é essencial, além de coletar feedbacks e realizar novas pesquisas com certa regularidade para manter seu perfil sempre atualizado e alinhado com a realidade. Dessa forma, a empresa poderá criar estratégias mais eficientes, melhorando o relacionamento com os clientes e otimizando seus resultados.

Como usar a persona no dia a dia da empresa?

Com a persona mapeada, é essencial aplicá-la no dia a dia do negócio para melhorar os resultados e fortalecer a conexão com o público. Saiba como:

  • Marketing e SEO: a persona deve ser usada na estratégia de marketing de conteúdo para a criação de conteúdo relevante aos seus interesses, usando palavras-chave estratégicas e otimizando as campanhas para atrair o público certo;
  • Vendas: ela também ajuda a personalizar abordagens de venda, permitindo entender melhor as objeções e direcionar argumentos persuasivos para cada tipo de cliente;
  • Atendimento ao cliente: com uma persona bem definida, é possível personalizar a comunicação com o cliente, oferecendo um suporte mais eficiente e humanizado;
  • Desenvolvimento de produtos e serviços: a persona deve ser utilizada para criar produtos e otimizar suas soluções de modo que realmente atendam às necessidades do seu público;
  • Tomada de decisões: use a persona para conseguir embasar as suas estratégias de marketing e vendas a partir de dados concretos e evitando achismos, mantendo o foco no cliente.

Mapeie sua persona para estratégias mais eficientes!

Como você pôde notar, mapear a persona ajuda a criar estratégias mais assertivas e alinhadas ao público real da sua empresa. Diferentemente da ideia de “criar” uma persona baseada em suposições, esse processo exige muita pesquisa e análise para garantir que cada ação, do marketing ao atendimento, esteja direcionada para as necessidades do cliente.

No entanto, essa pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, então, se você quiser aplicar esse conhecimento para atrair e engajar seu público de forma estratégica, contar com especialistas faz toda a diferença. 

A Web Estratégica é uma agência de conteúdo que pode ajudar sua empresa a alcançar resultados escaláveis e sustentáveis, transformando sua persona em conteúdos relevantes e campanhas direcionadas para conversões reais. 

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Dionei Serino
Head de Marketing na Web Estratégica. Formado em design gráfico com especialização em marketing digital. Em 10 anos de carreira, possui passagens pela indústria e pelo mercado SaaS, sempre atuando no marketing B2B.