Pop-ups prejudicam a experiência do usuário e o SEO

Atualizado em 18 de outubro de 2024
por Cristian Magalhães.

O uso de pop-ups pode parecer uma boa ideia para aumentar conversões, mas eles podem prejudicar muito o desempenho de um site. Além de incomodarem o usuário, pop-ups afetam negativamente o SEO, resultando em quedas drásticas no tráfego orgânico.

  • Pop-ups derrubam o tráfego orgânico e prejudicam o SEO.
  • Eles diminuem a velocidade de carregamento do site.
  • O site perde posições no ranking de busca.
  • A eficiência de campanhas pagas também é impactada.

Existem casos em que o uso de pop-ups pode levar a grandes perdas no tráfego. Um exemplo é um site que perdeu 97% do tráfego em sua homepage depois de implementar um pop-up promocional. A intenção era aumentar vendas, mas o resultado foi o oposto: uma queda acentuada tanto no ranqueamento quanto na visibilidade.

Além disso, o tempo de carregamento do site ficou muito mais lento, passando de 3 para 13 segundos. Sabemos que sites lentos são punidos pelo Google, o que explica a queda drástica no ranqueamento. Mesmo que os pop-ups não gerem uma penalização direta, eles afetam vários aspectos da performance do site.

Desde 2017, o Google penaliza itens intrusivos, como pop-ups que cobrem toda a tela. Essas penalizações não removem o site dos resultados de busca, mas prejudicam suas posições. Essa queda pode parecer pequena, mas cada posição conta muito para o tráfego e as conversões.

Outro ponto é o impacto no tempo de resposta do servidor. Quando o site se torna mais lento, o usuário desiste de esperar e abandona a página. O que aumenta a taxa de rejeição.

No entanto, nem todos os pop-ups são ruins. Por exemplo, banners discretos ou pop-ups de verificação de idade e política de cookies são aceitáveis. Eles não afetam o SEO e são considerados legais. Banners promocionais no topo ou no rodapé da página também podem ser uma alternativa eficiente, sem prejudicar a navegação.

O uso de pop-ups precisa ser muito bem planejado e acompanhado de perto pelo time de SEO. Se forem necessários, o ideal é optar por pop-ups que aparecem quando o usuário estiver saindo da página ou após certo tempo de permanência. O foco sempre deve ser manter uma boa experiência de navegação e evitar penalidades no ranqueamento. 

O artigo “The SEO impact of interstitials, before and after”, do Search Engine Land, traz mais informações sobre o impacto das pop-us para SEO.

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Cristian Magalhães
Com mais de 15 anos de experiência em SEO e inteligência de dados, atualmente é COO da Web Estratégica. Possui formação em Tecnologia da Informação e foi co-fundador da Lume, onde liderou equipes em grandes projetos globais.