O que é post pilar e como usá-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo

Se você trabalha com marketing de conteúdo, já deve ter ouvido falar em post pilar, também conhecido como conteúdo pilar. Mas entender a importância dessa estratégia pode ser um pouco mais complexo.

A estratégia de topic cluster é a base central do post pilar. É esse conteúdo principal e pilar que recebe diferentes links — sejam eles internos ou externos — e se torna uma das páginas com maior autoridade do site. 

Neste artigo, vamos responder às principais perguntas que surgem quando se fala do assunto e mostrar como criar um post pilar de sucesso. Você vai entender como esse tipo de conteúdo pode ajudar a melhorar o seu rankeamento no Google e atrair mais visitantes para o seu site.

O que é post pilar?

Um post pilar é um conteúdo completo e aprofundado sobre um determinado assunto. Ele é o centro de um conjunto de textos relacionados, chamado de topic cluster ou cluster de assuntos.

Os topic clusters são uma estratégia de SEO que envolve a criação de conteúdo em torno de um tópico principal, conhecido como post pilar, e de sub-tópicos relacionados, conhecidos como post satélite. O objetivo é criar uma rede de artigos interligados que ajudam a aumentar a autoridade do site nos mecanismos de busca, atraindo mais tráfego orgânico e melhorando o engajamento do usuário.

Os posts satélites são mais específicos e aprofundam aspectos do tema abordado no post pilar. Ao agrupar o conteúdo em torno de tópicos específicos, os sites podem criar uma experiência de usuário mais coesa e relevante, aumentando a probabilidade de que os visitantes encontrem a informação que estão procurando.

Um exemplo de estratégia, é o que a Web Estratégica usou para construir um topic cluster de Marketing de Conteúdo. O primeiro passo foi criar nosso guia completo e, com base nele, criar diversos satélites que orbitam em volta desse tema central, como inbound e outbound marketing, conteúdo evergreen, funil de conteúdo, etc.

Por que criar conteúdo pilar?

Os posts pilares são importantes porque ajudam a melhorar o seu rankeamento no Google. Quando você cria um conteúdo completo e aprofundado sobre um assunto, você mostra ao Google que entende do assunto e que pode fornecer informações úteis aos seus usuários. 

O conteúdo pilar também ajuda a consolidar a autoridade do site, uma vez que ele é considerado um recurso valioso para os usuários. Além disso, quando você usa uma boa estratégia de linkagem interna, você pode aumentar ainda mais a autoridade da marca e melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca.

Esse tipo de conteúdo também tem maior potencial para gerar link building e compartilhamentos nas redes sociais, o que aumenta a visibilidade do site em meios onde você não estaria normalmente.

Outro benefício é a facilidade de planejamento e produção de conteúdo. Ao definir os pilares, é possível pensar em tópicos relacionados para criar os posts satélites e, assim, aumentar a relevância do site para determinado assunto. 

Dessa forma, o conteúdo pilar é uma estratégia eficaz para gerar uma grande quantidade de conteúdo relevante e atualizado para os usuários.

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Como criar conteúdo pilar?

Agora que já vimos o que é um post pilar e por que eles são importantes, vamos entender como criar esse tipo de conteúdo — do planejamento à execução.

Mapeamento e planejamento

O primeiro passo é fazer um mapeamento de tópicos relacionados ao assunto principal do site. É importante identificar quais são as principais palavras-chave do nicho e como elas podem ser trabalhadas em conjunto para formar um cluster de conteúdos.

Feito isso, é hora de planejar os posts satélites que serão criados. Para isso, é preciso pensar em tópicos que complementam o post pilar e que possam ser trabalhados em mais detalhe.

O planejamento é fundamental para que os posts satélites e o post pilar estejam interligados e formem um cluster de conteúdo coeso e relevante para os usuários. Além disso, é o momento de garantir que nenhum conteúdo vai concorrer com o outro dentro da SERP e afetar seus resultados.

Análise da SERP e concorrência

Antes de criar o conteúdo, é importante fazer uma análise da SERP (página de resultados do mecanismo de busca) e da concorrência para entender o que já está sendo trabalhado pelos concorrentes e como é possível se destacar.

Analisar a SERP ajuda a entender quais são as palavras-chave mais relevantes para o nicho e como elas estão sendo trabalhadas pelos concorrentes. Já a análise da concorrência ajuda a identificar oportunidades de conteúdo que ainda não foram exploradas e como você pode “roubar” a audiência.

Implementação de SEO

Ao criar um conteúdo pilar, é fundamental utilizar técnicas de SEO para garantir que ele alcance o público-alvo e possa ser encontrado pelos motores de busca, como o Google. Uma das técnicas mais importantes é a linkagem interna.

Linkagem interna

A linkagem interna consiste em criar links de um post para outro dentro do seu próprio site. Isso ajuda os motores de busca a entenderem a estrutura do seu site e como os conteúdos estão relacionados. Além disso, a linkagem interna também ajuda os leitores a navegarem pelo seu site e descobrirem outros conteúdos que possam ser relevantes para eles.

Para fazer a linkagem interna, é importante escolher palavras-chave relevantes para cada post e criar links para outros conteúdos relacionados a essa palavra-chave. É importante também que a linkagem seja natural e não forçada, para que o leitor não sinta que está sendo empurrado para outro conteúdo sem motivo.

Palavras-chave

A escolha das palavras-chave corretas é fundamental para que o seu conteúdo seja encontrado pelos motores de busca e pelo seu público-alvo. É importante escolher palavras-chave relevantes e específicas para cada post, levando em consideração a concorrência e o volume de busca.

Uma boa maneira de escolher as palavras-chave é fazer uma análise da concorrência e ver quais palavras-chave eles estão utilizando em seus conteúdos. É importante também utilizar ferramentas gratuitas, como o Google Keyword Planner, ou pagas, como o Semrush e o Ubersuggest.

Conteúdo pilar para gerar autoridade de marca

O conteúdo pilar é uma estratégia fundamental para quem quer ter sucesso no marketing de conteúdo. Ele ajuda a aumentar a autoridade do seu site, atrair mais tráfego e gerar mais leads e vendas.

Para criar um conteúdo pilar de qualidade, é importante fazer um mapeamento e planejamento adequados, analisar a concorrência e a SERP, implementar técnicas de SEO, como a linkagem interna e a escolha de palavras-chave relevantes, e contar com a ajuda de profissionais especializados em marketing de conteúdo, como a Web Estratégica.

Podemos ajudar sua empresa a planejar e executar uma estratégia de conteúdo eficaz, criando conteúdos pilar e post satélite que geram resultados reais. Além de te ajudar a encontrar outras oportunidades de crescimento e otimização.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a crescer com o marketing de conteúdo e entre em contato conosco para juntos impulsionarmos a sua estratégia de comunicação.

 

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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