Rankear uma palavra-chave é um desafio que envolve uma série de estratégias, combinações de dados e análises de métricas. Uma delas é o SEO difficulty, também chamado “Dificuldade da Palavra Chave” ou “Keyword Competition”.
O SEO difficulty representa o nível de dificuldade que um site ou uma página terão para se posicionar em relação a determinada palavra-chave. Trata-se de um dado importante, que mede o esforço das ações de SEO executadas.
Na imagem acima, por exemplo, é possível perceber que é grande o nível de dificuldade de posicionar uma página para a palavra-chave “decoração”. Nesse caso, a métrica “Keyword Difficulty” indica um grau de 91% de dificuldade.
Mas então, a partir do número indicado pelo SEO difficulty, como saber se vale a pena investir em determinada palavra-chave ou se é melhor apostar em um termo diferente?
Como decidir usar (ou não) a palavra-chave, de acordo com o SEO Difficulty
Sabendo utilizar todo o potencial da métrica de SEO difficulty, é possível otimizar o tempo de trabalho e focar em palavras que realmente trarão mais resultados para o seu negócio.
Para isso, seguem algumas dicas:
1. Confira o ranking da sua ferramenta de análise
Recursos como SEMrush, Moz e Google Keyword Planner, entre outros, oferecem um ranking próprio de competição por palavras-chave. Nesse sentido, os termos com menos competição tendem a exigir menos esforço para serem ranqueados e aparecerem no Google ou em outros buscadores.
2. CPC alto pode ser um bom indicador
O CPC (ou “custo por clique”) é um dado que indica quanto a palavra-chave vale e ajuda a definir se você deve entrar na competição por ela. Trata-se de uma forma de cobrança de anúncios pagos, feita a partir do número de cliques.
Se determinada palavra-chave tem um CPC alto e é considerada fundamental para o seu negócio, otimizar páginas utilizando-a como foco pode permitir que haja uma economia de gastos em caso de campanhas, promovendo o índice de qualidade dos anúncios, e ainda garante que você tenha o termo bem posicionado.
3. Volume de buscas é uma métrica determinante
O volume de buscas indica o número de pesquisas por determinada palavra-chave no período de 12 meses e pode comprovar sua popularidade. Conhecendo previamente a demanda do seu negócio, determine um valor mínimo aceitável para a escolha da palavra-chave – não gaste esforços em um termo difícil de posicionar, que trará pouco ou nenhum retorno.
4. Analise a frequência de busca pela palavra-chave
Um dos comportamentos mais importantes para decidir utilizar uma palavra-chave é que a procura por ela seja constante; ou seja, que ela seja regularmente buscada, garantindo, dessa forma, o interesse do público.
A exceção fica por conta de termos sazonais, que propositalmente não mantêm uma constância de buscas. É o caso de palavras relacionadas a datas comemorativas, como o Natal, por exemplo.
Qual é seu
potencial de receita
com tráfego orgânico?
Hacks para melhorar as estratégias de marketing
Considerando os pontos levantados, relacionados aos dados de SEO difficulty, é possível apostar em alguns hacks para melhorar a sua estratégia de marketing digital. São eles:
Usar palavras long tail
Palavras-chave long tail (ou “cauda longa”) costumam ser formadas por três ou mais termos e são capazes de delimitar melhor o assunto, posicionando seu site de forma mais precisa. Além disso, o público que procura por long tail geralmente é mais segmentado e está mais propenso à conversão.
Uma boa ideia é incluir esses termos nos conteúdos textuais, assim como outras variações e palavras relacionadas.
Editar conteúdos antigos com boa performance
Incluir, em conteúdos antigos, de forma natural e útil, as palavras-chave que você quer ranquear é uma ótima prática para garantir bons resultados. Isso porque deixar o conteúdo mais rico para o usuário impacta diretamente na concorrência pelo termo.
Usar os comandos “intitle” ou “allintitle”
Comece a usar os comandos “intitle” ou “allintitle” disponíveis na barra de buscas do Google. Analise os primeiros resultados, entenda como o tema está sendo desenvolvido e descubra se existem lacunas ou formas diferentes de abordagem.
Afinal, fazer conteúdo repetido não vai ajudar ninguém, certo?
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