Com o surgimento do método E-A-T, houve confusão a respeito do assunto, porque o Google não explicou formalmente como funcionaria a atualização. Basicamente, o Google EAT determina que a pessoa que escreve para um blog tenha pleno conhecimento sobre o assunto abordado.
Nesse sentido, em um blog de medicina, por exemplo, o artigo deve ser obrigatoriamente escrito por um médico para que o conteúdo seja bem visto pelo Google. Por conta disso, diversos sites relacionados a saúde perderam posições no buscador.
Em suma, o que se sabe é que os três fatores E-A-T são os aspectos mais importantes do seu site para que o Google entenda a qualidade das suas informações e do seu conteúdo e posicione bem as suas páginas.
O que significa a sigla E-A-T?
A sigla do Google EAT faz referência aos termos “expertise” (conhecimento sobre assunto), “authority” (autoridade) e “trustworthiness” (confiabilidade). A junção deles designa os fatores que passam a ser indispensáveis para o Google avaliar positivamente um site.
- “Expertise”: o blog tem conhecimento sobre o assunto?
Ser o melhor site no segmento conta muitos pontos nessa fase, já que o Google valoriza páginas que oferecem a melhor experiência para o usuário. Garantindo o fornecimento de todo o conhecimento sobre o assunto, com conteúdo específico e confiável, o blog passa a ser visto com bons olhos pelo Google.
Já para um e-commerce, a expertise se dá em relação ao posicionamento da marca, ou seja, a partir da afirmação de que a marca tem autoridade no segmento, a ponto de se tornar sinônimo dela – um bom exemplo é o ramo de aparelhos de barbear, cuja primeira marca que vem à cabeça é a Gillette.
- “Authority”: o blog tem autoridade sobre o assunto?
A autoridade da marca tem tudo a ver com a forma como ela é percebida pelo mercado: quando o mercado reconhece que sua marca é boa no seu segmento, consequentemente a sua reputação aumenta.
Vale destacar que alguns fatores externos reforçam ainda mais essa autoridade, ampliando o prestígio da marca, como, por exemplo, premiações, backlinks qualificados, pessoas públicas usuárias da marca e presença na imprensa.
- “Trustworthiness”: o blog tem boa reputação no segmento?
A confiabilidade se dá a partir de fatores presentes no site que passam confiança e verdade para o usuário, deixando-o à vontade e seguro para fazer as compras online e consumir seu produto.
Para garantir que seu site e sua marca transmitam credibilidade e segurança, vale apostar em aspectos como: selo de segurança, depoimentos de clientes, diversidade de formas de pagamento (Paypal, Pagseguro, etc), conteúdo original e de qualidade e conhecimento sobre o assunto abordado.
Sites que mais sofrem impacto com o Google EAT
Os sites que mais sofrem impacto com a atualização do Google EAT são aqueles que o buscador considera pertencentes a áreas nas quais é fundamental ter certa credibilidade, por conta da importante influência na vida de terceiros. São eles:
- Site de notícias: artigos que abordam áreas como negócios, política, ciência ou tecnologia. Para obter boa pontuação, devem apresentar elementos jornalísticos de qualidade, com notícias objetivas e úteis para o usuário;
- Direito e sociedade civil: geralmente oferecem debates atuais sobre política e discussões socialmente importantes;
- Finanças: assessoria financeira e investimentos. Na área de finanças, o Google não exige tantos requisitos, mas, para que a pontuação seja alta, é indicado que as fontes sejam confiáveis e atualizadas de acordo com a estrutura jurídica;
- Saúde: informações que abordam áreas como medicina, psicologia, doenças entre outras. Para obter uma boa pontuação, os conteúdos devem ser desenvolvidos por profissionais e especialistas e devem passar por revisões e atualizações periódicas;
- Grupos de pessoas: assuntos que abordam temas como preconceito, etnia, tabus, etc.
O Google valoriza também o trabalho cotidiano. Isso significa que, ainda que nem todas as áreas exijam diploma para tratar determinados assuntos, a prática vivida cotidianamente, seja tratando como trabalho ou como hobby, já é suficiente para evitar que o site sofra penalizações – como é o caso de sites que abordam fotografia, por exemplo.
John Mueller, Webmaster e analista do Google, explicou que essa atualização não afeta o comércio eletrônico, por não se tratar de website que fornece informações críticas para seus usuários. Mesmo assim, para evitar qualquer tipo de penalização, é aconselhável que os e-commerces melhorem ou expandam seus conteúdos.
Como ter uma boa pontuação no Google EAT
Alguns dos fatores determinantes para ter uma boa pontuação no Google EAT são:
- Foco no conteúdo
- Qualidade do conteúdo
- Autores especialistas
- Força de mercado da marca
- Design profissional
Se quiser mais informações sobre o Google EAT e como otimizar suas estratégias, entre em contato com a gente, solicite uma consultoria de SEO para seu site e garanta ainda mais sucesso!