Estratégias de SEO em datas sazonais

Datas sazonais são excelentes oportunidades para realizar vendas segmentadas em nichos específicos, e as estratégias de SEO são fundamentais para que essas vendas aconteçam.

Ao longo do ano existem ao menos 6 datas sazonais que podem ser muito bem aproveitadas pela maior parte do comércio, seja ele físico ou on-line. Só na Black Friday de 2021 o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 5,8%, elevando o faturamento para a casa dos R$5,4 bilhões.

Esse crescimento foi possível por conta das estratégias de SEO e marketing usadas pelas marcas para alavancar a venda de produtos durante o famoso dia de compra com preços mais baixos. Semanas antes da Black Friday as campanhas são iniciadas e a busca pelo melhor preço começa, e é aí que o trabalho de marketing, conteúdo e SEO estabelece os primeiros resultados.

O que as marcas fazem para serem encontradas durante a busca pelo melhor preço e para transformar o público curioso em cliente é o que você vai encontrar a seguir.

A importância do marketing sazonal

Ao longo do ano um negócio passa por altos e baixos nas vendas e geralmente isso acontece em períodos específicos, que costumam se repetir ano após ano, dando uma certa previsibilidade.

É aí que entra o marketing sazonal, para alavancar as vendas nas datas comerciais mais relevantes para o negócio e ajudar na manutenção de um fluxo de vendas saudável ao longo de todo o ano, a partir do trabalho que é feito nas datas sazonais.

Investir em estratégias de marketing sazonal não traz resultados apenas no período em que as ações estão sendo executadas. Com uma estratégia bem construída é possível conquistar ótimos resultados num período específico e continuar tendo resultados positivos, mesmo que numa escala menor, mas ainda sim aceitável, quando ele passar

A Black Friday, uma das maiores datas sazonais do comércio mundial, é uma excelente oportunidade para aumentar o LTV do e-commerce através das estratégias de marketing e SEO.

Outras datas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal, representam grandes oportunidades de vendas. Por isso é importante ter uma boa estratégia, que contemple os melhores canais e as datas sazonais mais relevantes para o negócio.

Estratégias de SEO em datas sazonais

Ao longo do ano são muitas as oportunidades de usar datas comerciais para aumentar as vendas, e saber como usar essas datas com as estratégias adequadas é o elemento essencial para alcançar resultados relevantes.

O que não pode faltar na sua estratégia?

Veja a seguir os principais pontos que não podem faltar na sua estratégia para o aumento de vendas em datas sazonais.

  1. Iniciar a estratégia de conteúdo com antecedência

O tempo é um dos principais fatores de sucesso para estratégias de conteúdo e SEO darem resultado, pois é um fator que ajuda na construção de autoridade das páginas otimizadas ao longo do período, com isso, melhorando a cada dia o desempenho no ranqueamento nos mecanismos de busca, até a data. 

No caso de datas comemorativas e comerciais, começar os trabalhos com antecedência é fundamental, pois além de permitir análises e ajustes, vai garantir que os produtos vendidos cheguem para os clientes a tempo, como no caso de campanhas de venda para Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, entre outras datas mais específicas.

Comece definindo o calendário de datas sazonais mais relevantes para o negócio, com antecedência. Ele é o ponto de partida para escolher quais produtos serão trabalhados e então construir a estratégia.

Crie descrições e títulos que tenham conexão com a data a ser trabalhada, além de usar imagens de produtos ambientadas. Crie um ambiente que faça o futuro cliente se sentir envolvido e confiante de que ele está fazendo a escolha certa e vai receber o produto.

Explore o uso de páginas personalizadas para cada data, investindo em SEO e conteúdo de qualidade, a fim de que sejam bem ranqueadas pelos motores de busca e tenham autoridade e relevância nas pesquisas ao chegar na data.

  1. Redirecionamento das páginas 

O redirecionamento é uma prática usada para não interromper e frustrar a experiência de navegação do usuário em uma página. 

Durante o período de ação de uma campanha sazonal, e mesmo depois que ela se encerra, podem haver problemas de acessos, ou principalmente, quando falamos de um e-commerce, imprevistos com a disponibilidade de produtos em estoque.

Sabendo disso, é fundamental colocar em prática o redirecionamento das páginas com produtos esgotados. É importante que o usuário seja comunicado da falta do produto e ao mesmo tempo direcionado a uma página relacionada, para quem sabe, fazer ele se interessar por um produto semelhante.

Após o final da data comercial, também é necessário fazer o redirecionamento provisório das páginas que envolveram a ação para outras páginas de conteúdos relacionados. Essa prática é importante para guardar toda a otimização e autoridade construída na página, podendo assim, usufruir dela no ano seguinte, apenas atualizando o ano vigente.

  1. Redirecionamento para landing pages e hotsites

Passada a data comercial, fazer o redirecionamento para uma landing page ou hotsite é fundamental para manter a experiência do usuário e continuar entregando a ele conteúdo relevante, além de mantê-lo na jornada de compra.

A página para onde o visitante será redirecionado precisa ter um conteúdo relacionado com o que havia na página para a campanha sazonal, caso contrário o usuário pode se sentir perdido e isso compromete sua experiência.

Imagine que foi criada uma página para o Dia dos Namorados, em que a oferta era para vinhos selecionados. Após a data, essa página deixa de fazer sentido, mas muitas pessoas tomam vinho o ano todo, então o redirecionamento poderia ser para uma página contendo uma seleção de vinhos para tomar ao longo da semana, independente de data comemorativa.

Uma mudança no design da página, textos mais voltados para vinhos do que para o Dia dos Namorados e um bom trabalho de SEO garantirão não só uma boa experiência, mas também oportunidades de aparecer nos resultados de busca ao longo do ano.

  1. Formulação de respostas para problemas gerais nas páginas

Durante a execução de uma campanha de marketing em datas comerciais, pode acontecer do sucesso  ser tão grande que o produto acaba rápido, ou apenas alguns modelos ficam indisponíveis.

Pode acontecer também de ser necessário um aumento no prazo de entrega devido à alta procura. Enfim, podem acontecer problemas ao longo da jornada que, se não forem informados ao visitante, podem gerar frustração, desistência e problemas maiores.

Opte por entregar as informações da forma mais transparente possível, dando atenção a cada detalhe do processo e da jornada de compra. Isso faz com que o futuro cliente sinta cada vez mais confiança na marca.

  1. Não abandonar os conteúdos após a data comemorativa

As datas são sazonais, o conteúdo não. Mesmo depois que as datas  comerciais passarem, continue produzindo conteúdo – eles são os responsáveis pelos resultados positivos das estratégias de tráfego orgânico e de SEO.

Criar conteúdo periodicamente é muito útil para qualquer data sazonal que for trabalhada, pois eles vão ajudar a trazer tráfego orgânico e aumentar cada vez mais a relevância do domínio do e-commerce, e com isso os buscadores posicionam melhor as páginas nos resultados de busca.

  1. Atenção com os prazos de entrega

O calcanhar de Aquiles do e-commerce perante o público são os prazos de entrega, principalmente em campanhas sazonais. Imagine comprar um produto para dar de presente no Natal e ele chegar só para o ano novo. Que frustração!

Por isso é muito importante que os prazos de entrega sejam considerados na hora de construir a estratégia de marketing e SEO para as datas sazonais.

Nesse momento um cronograma bem definido faz toda a diferença, pois ajuda os envolvidos a terem uma visão ampla de todas as datas que precisam de atenção e a saberem o momento certo de desativar a campanha e fazer o redirecionamento das páginas.

Ainda sobre os prazos de entrega, exibir informações sobre ele de maneira clara na landing page ou no hotsite ajuda muito o cliente na jornada de compra. Por exemplo, informar até quando ele precisa efetuar a compra para receber até a data específica, ou então dar a opção dele informar o CEP e ver a previsão de entrega do pedido sem precisar colocar no carrinho ou abrir a página do produto.

  1. Adaptar a data sazonal com o produto ou serviço que vende

Seja qual for o negócio ou nicho, usar datas sazonais para alavancar vendas é uma excelente oportunidade, mas para isso é preciso escolher bem os produtos ou serviços a serem trabalhados e as datas que fazem mais sentido.

Empresas que atuam no setor agro, por exemplo, possuem datas sazonais mais específicas, como o início do período de plantio e colheita. Então elas tendem a trabalhar com maquinários, produtos e ferramentas específicas. Afinal, não faz sentido oferecer máquinas para colheita no período de plantio.

Não é porque existem 5 ou 10 datas comemorativas ao longo do ano que um negócio precisa explorar todas. Quanto mais estratégica for a escolha, melhor.

Veja a seguir algumas das datas sazonais de 2022 que podem ser exploradas pela maioria dos segmentos do mercado:

•             12/06 – Dia dos Namorados

•             13/07 – Dia Mundial do Rock

•             26/07 – Dia dos Avós

•             14/08 – Dia dos pais

•             1ª semana de Setembro – Semana do Brasil

•             15/09 – Dia do Cliente

•             12/10 – Dia das Crianças

•             31/10 – Halloween

•             25/11 – Black Friday

•             28/11 – Cyber Monday

•             25/12 – Natal

Para alcançar resultados satisfatórios, é preciso conectar bem a persona, a data comemorativa e o(s) produto(s).

Desses três, a mais importante é a persona, afinal de contas, é ela quem fornece informações suficientes para orientar a escolha da data e quais produtos serão trabalhados.

Definir ou analisar a buyer persona antes de iniciar qualquer estratégia de marketing é fundamental para dar um direcionamento mais assertivo tanto na comunicação quanto nos canais escolhidos para entregar o conteúdo.

Se qualquer um desses pontos estiver desalinhado, a estratégia pode falhar e os resultados serão o oposto do que se espera.

Produza um conteúdo especial

Tudo gira em torno do conteúdo e ele é o grande responsável por atrair a atenção do público.

Com tanto conteúdo sendo publicado na internet, principalmente nas redes sociais, criar conteúdo de qualidade e de valor, que se destaque e atraia a atenção do público é um desafio, mas não é impossível.

Veja a seguir um passo a passo para montar uma estrutura propícia para a criação de conteúdo especial e relevante:

  • Tenha a persona bem definida.
  • Mantenha os olhos bem abertos para os movimentos da concorrência.
  • Selecione as datas sazonais que mais influenciam o negócio.
  • Crie conteúdos de apresentação, promocionais, cupons de desconto.
  • Construa um planejamento e coloque nele a projeção de resultados.
  • Faça um update no layout do e-commerce de acordo com as datas comerciais.
  • Trabalhe a imagem negócio-marca e cuide das páginas de entrada, da descrição dos produtos e com imagens de boa qualidade.
  • Fortaleça a presença digital para ser encontrado em múltiplos canais (blogs, redes sociais, podcasts).
  • Invista em inbound marketing.
  • Prepare o sistema de logística para atender às demandas de forma adequada.
  • Tenha sempre um olhar atento para a capacidade de entrega.
  • Ofereça um atendimento de qualidade para gerar uma experiência positiva para o cliente e fazê-lo comprar outra vez no futuro.
  • Otimize a parte técnica do conteúdo (SEO) para ganhar vantagens no posicionamento das páginas de pesquisa.

Para fechar o passo a passo, tem um ponto que é bem expressivo e que pode fazer toda a diferença nos resultados: nicho e subnicho.

Imagine uma loja de chocolates e a chegada do Dia dos Namorados. Nessa ocasião, uma estratégia pode ser a oferta de algumas linhas mais sofisticadas de chocolate, vendidos em embalagem especial, bem romântica, para ser degustada a dois. Passada a data, é possível continuar vendendo os mesmos chocolates sofisticados, mas sem a embalagem especial. Assim, tanto o público do nicho principal (pessoas que se interessam pela data) é atraído quanto o do subnicho (chocolates sofisticados).

Seja qual for o nicho e o subnicho de um negócio, sempre haverá alguma data sazonal que pode – e deve – ser explorada comercialmente.

Para todas as etapas, prepare seu time para:

  • Lidar com imprevistos: eles acontecem e não mandam aviso.
  • Analisar relatórios de SEO: a fonte mais rica de informações quando o assunto é tráfego orgânico.
  • Identificar melhorias e fazer ajustes com a campanha em andamento: as datas comemorativas não esperam, então os ajustes precisam ser feitos com a campanha a todo vapor.
  • Criar conteúdos de oportunidade: aqueles conteúdos que possuem um timing limitado, como um acontecimento específico que pode influenciar na campanha, capaz de viralizar e alavancar o tráfego orgânico e as vendas.
  • Monitorar redirecionamentos e links: links quebrados ou que levam para informações incompletas prejudicam a experiência do usuário.
  • Pesquisar e monitorar os concorrentes: eles podem oferecer informações valiosas para sua estratégia.
  • Desenvolver a criatividade e suprir as necessidades: elementos importantes na construção de estratégias de SEO para datas sazonais.

Em datas comemorativas a busca por ofertas aumenta e é a oportunidade perfeita para gerar receita para o negócio e aumentar a visibilidade da marca.

Com uma estratégia de SEO e conteúdo bem estruturados e executados com antecedência, contemplando páginas personalizadas para as ofertas e entregando uma experiência de qualidade para o usuário, as chances de sucesso só aumentam.

Os negócios precisam aproveitar as oportunidades, e as datas sazonais oferecem essas oportunidades de ouro para todos os nichos do mercado, tanto para os pequenos quanto para os grandes.

Aqui na Web Estratégica nós aproveitamos todas as datas possíveis, mas passamos o ano todo criando e compartilhando conteúdos para ajudar negócios pelo Brasil e pelo mundo a crescerem. Na consultoria de SEO, nosso time mergulha fundo para entregar as melhores soluções e resultados através do tráfego orgânico. E o melhor de tudo é que temos uma equipe completa para atender a todo tipo de negócio, trabalhando focada em alcançar os seus resultados. Venha nos conhecer e se surpreender com o que pode ser feito ao produzir conteúdo de qualidade e focado em resultados.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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