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Dia dos Solteiros: como explorar conteúdo para a data

No dia 11 de novembro comemora-se o Dia dos Solteiros e, apesar de ser uma data não tão conhecida e comemorada como seu oposto – o dia dos namorados -, ainda é uma ótima oportunidade de atingir novos públicos para uma marca.

Mas como acertar na estratégia de comunicação para esse público em específico? Afinal, produzir conteúdo com objetivos direcionados para uma data requer cuidado, já que existe um mar de anúncios com os quais o consumidor vai ser bombardeado naquele período. 

De modo geral, a chave para uma boa estratégia de comunicação no Dia dos Solteiros está em entender o comportamento de compra desse público. Assim, criar conteúdo fica bem mais fácil, além de evitar os clichês. 

Veja, neste artigo, como explorar da forma certa essa data comemorativa. Em síntese, você vai entender melhor o que é o comportamento de compra e como utilizá-lo a favor da sua marca.

O que é comportamento de compra do consumidor

Antes de falar sobre o público do Dia dos Solteiros e como essas pessoas decidem consumir especificamente nessa data, é necessário entender o que é o comportamento de compra.

O comportamento de compra são características do cliente de um determinado produto ou marca, que o influenciam a comprar alguma coisa. De modo geral, é como as pessoas decidem fazer suas compras. Apesar de parecer um conceito fácil, há muito o que considerar. 

Alguns dos principais fatores que influenciam no comportamento de compra de um consumidor são:

  • Grupos que a pessoa pertence

Conhecido como papel social, analisar em que ambientes seu usuário está inserido, levantar informações de profissão, estrutura familiar e como se relacionam com o resto da sociedade, – olhando pelas redes sociais, por exemplo – vai te dar a primeira base para entender como o comportamento de compra funciona.

Com isso coletado é possível entender em que causas o seu público está engajado, como ele vê o mundo, como quer ser percebido pela sociedade, além de sinais do próprio consumo. Entender se são compras por necessidade, por impulso ou por tendência, por exemplo, fará toda a diferença.

  • Poder do indivíduo

Mesmo com o peso do papel social, o poder individual de cada pessoa precisa ser levado em consideração. Necessidades físicas e emocionais, idade, estilo de vida e bagagem cultural são um conjunto de dados que formam características únicas.

  • Momento de vida

O estágio de vida do consumidor é outro fator importante. Cada etapa – infância, adolescência, jovem, adulto e idoso – tem necessidades, prioridades, interesses e poderes de compra diferentes. Adequar a linguagem e os gatilhos de consumo para cada um desses estágios vai fazer com que sua empresa tenha vendas cada vez mais assertivas e consumidores cada vez mais fiéis.

Influenciadores e tendências

O grande momento de influência que vivemos hoje também tem impacto direto nos hábitos de consumo dos usuários. Ondas de tendências estão cada vez mais rápidas, com ciclos de produtos mais ágeis e a opinião do outro tendo, muitas vezes, mais peso do que a própria opinião pessoal.

A aceitação social e a busca constante pelo o que é novo, e pelo o que está na moda, mostra para as empresas a necessidade de um discurso alinhado com as mudanças, mas que também tenha um posicionamento claro, afinal, a transparência sempre é o melhor caminho para ganhar a confiança e o engajamento do público.

Ou seja, todos esses fatores precisam estar presentes na estratégia de conteúdo da marca que quiser atingir o cliente de forma efetiva. É importante observar que cada tipo de consumidor, e até mesmo cada segmento de produto, gera um comportamento de compra diferente. Por isso, conhecer a própria marca e clientes é essencial.

Comportamento de busca dos solteiros

Agora chegou a hora de entender melhor como funciona o comportamento de busca para o Dia dos Solteiros. Assim, é possível refinar a estratégia para criar conteúdo

Uma forma simples, mas eficaz, de entender o que o público-alvo está buscando para um determinado objetivo, como é o caso, é através das buscas do Google. Para fazer essa análise basta começar a escrever o assunto no campo de busca, e, em seguida, ver que opções se encaixam no contexto de sua marca e produto.

Isso porque essas prévias mostram quais são os termos mais pesquisados com relação a um determinado assunto. Além disso, as pessoas buscam a mesma coisa de formas diferentes, portanto, entender quais são as palavras-chave mais utilizadas por um público vai fazer com que a estratégia seja bem mais abrangente.

É importante entender, também, como as pessoas formam os termos que querem pesquisar no Google. Ou seja, como transmitem suas ideias para o buscador. Geralmente, as buscas envolvem sempre uma ação – como fazer algo, como aprender algo, onde encontrar tal coisa. Isso já dá uma boa base para entender de que forma o público-alvo, neste caso os solteiros, expressa seus desejos de compra.

Abaixo, separamos alguns exemplos de buscas relacionadas ao Dia dos Solteiros. Ou, ainda, a assuntos que têm a ver com relacionamentos, mas que podem ser aproveitados dependendo do posicionamento de sua marca. Confira:

Aqui, o destaque vai para a tendência de “Signos”, que tem sido muito forte nos últimos anos. É possível criar alguns conteúdos divertidos envolvendo as características de cada signo, enquanto aproveita para indicar um produto que faria uma combinação perfeita.

Note que sempre há uma ação envolvida e uma dúvida, mas escritas de formas diferentes.

O Google está cada vez mais aprimorado para sugerir buscas que tenham a ver com o que o usuário precisa. Usando algumas dessas palavras-chave no seu conteúdo, terá grandes chances de atrair o público certo.

De modo geral, as prévias de conteúdo são armas poderosas na criação de conteúdo. No caso do “Dia dos Solteiros” é possível usar o aspecto divertido, romântico ou até mesmo empoderador, basta estar alinhado com o tom de voz da sua marca.

Palavras-chave x Intenção de busca

Outro conceito importante a se observar para criar conteúdo no Dia dos Solteiros é a intenção de busca do consumidor, que é diferente da escolha das palavras-chave utilizadas em um anúncio, por exemplo. 

A intenção de busca reflete exatamente o que o consumidor está procurando, não apenas qual produto ou serviço está necessitando, mas que nível de ajuda precisa com aquele tópico.

Por exemplo: alguém que procura “quando é o Dia dos Solteiros” é diferente de quem procura “o que fazer no Dia dos Solteiros”. Ambos estão relacionados ao mesmo tópico, mas a níveis diferentes. O primeiro quer se informar, já o segundo quer garantir dicas de como aproveitar a data. 

Da mesma forma, é possível utilizar a intenção de busca para influenciar o processo de compra do consumidor. Incorporar os termos utilizados pelo interessado nas palavras-chave e na redação de um anúncio vai deixá-lo muito mais atrativo. 

De modo geral, é através da intenção de busca que a empresa vai entender o que o consumidor quer. E, assim, criar uma estratégia voltada para isso.

Oportunidades para negócio através do comportamento de busca

Agora que você já entendeu o que é, e as diferenças entre, comportamento de busca e a intenção de busca, basta começar a aplicar esses conceitos em sua estratégia de conteúdo, criando calendários que serão imperdíveis para o público, enquanto, por consequência,  aumentam suas vendas.

De modo geral, analisar o comportamento de busca irá otimizar todo o dia a dia do time marketing e de conteúdo, isso porque é através dessas buscas que o cliente dá os maiores indícios do que está procurando. Ou seja, é como se ele estivesse te entregando os insights para seu negócio de graça, alimentando suas ações o ano inteiro. Basta saber aproveitá-los. 

Curtiu esse conteúdo? Agora é a hora de alavancar as vendas e criar estratégias para o dia dos solteiros que vão abalar os consumidores! Se você quiser saber um pouco mais sobre produção de conteúdo e SEO, recomendamos acessar a Imersão em SEO, com materiais produzidos especificamente para ajudar marcas a melhorarem suas vendas no mercado digital. 

Além disso, estamos à disposição caso você precise de uma consultoria de SEO ou especialistas em marketing de conteúdo para melhorar a performance do seu negócio.

Até a próxima!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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