E-commerce: SEO para Salesforce

É extremamente importante observarmos a efetividade do SEO em e-commerces para transformarmos nossa performance. Contudo, hoje existem diferentes plataformas de comércio eletrônico e, que podem apresentar mudanças em algumas estratégias. Por isso, o artigo de hoje vai falar sobre SEO para Salesforce, um CRM altamente utilizado pelas empresas que optam por ter uma loja virtual.

De modo geral, existem algumas práticas que devem ser evitadas nas estratégias de SEO para e-commerce, porque podem afetar negativamente a loja. Não definir uma boa palavra-chave é uma das piores, já que é esse o termo que pode definir o bom ranqueamento daquela página nos mecanismos de busca. Por isso, escolher uma palavra que não pode ser utilizada na descrição do produto, por exemplo, é um sinal ruim. 

Outra questão é o uso de links, sejam eles externos ou internos. Uma página sem links, ou seja, que não leva a lugar nenhum, não será útil para muita coisa. Assim, em e-commerces isso pode ser muito bem utilizado, como no direcionamento do conteúdo para produtos.  

Da mesma forma, o SEO para plataformas Salesforce é igualmente necessário. Esse fornecedor oferece funcionalidades de otimização e automação que facilitam o ranqueamento das páginas. Logo, o tráfego aumenta e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) diminui. Vamos falar um pouco mais sobre essas funções oferecidas pela Salesforce e como usar o SEO a seu favor. Acompanhe!

Por que o SEO para e-commerce Salesforce é mais importante?

O SEO para e-commerce Salesforce é extremamente importante, e algumas pesquisas já confirmaram isso. 

O relatório Internet Live Stats mostrou que o Google processa uma média de 40 mil pesquisas por segundo, ou seja, são mais de 3 bilhões de pesquisas por dia. Imagine quantas dessas buscas podem incluir os produtos que a sua empresa vende?

Além disso, o próprio Google revelou que, pelo menos, 28% das buscas por algo que esteja nas proximidades resultam em uma compra. Ou seja, os clientes que estão perto da sua empresa ou loja ficam cada vez mais próximos de comprar. 

Então, para investir em SEO Salesforce é preciso entender o básico de como o Google avalia as páginas que são indexadas. Isto é, quais critérios fazem com que o site apareça nos primeiros resultados. 

De modo geral, o Google utiliza o chamado “Sistema E-A-T”, que traduzindo para o portugês, cada uma das letras representa “Especialização, Autoridade e Confiabilidade”. Logo, são esses os pilares fundamentais para ranquear na primeira página. Veja na sequência um pouco mais sobre cada um deles.

Sistema E-A-T

  • Especialização: a sua página não pode falar sobre tudo de uma vez só. Pegue o exemplo do SEO para plataforma Salesforce. A página de um produto precisa mostrar que a sua empresa entende do que está vendendo, tornando-a expert. Ou seja, ser reconhecido como o melhor naquele ramo. 
  • Autoridade: além de você mostrar que é o melhor no que está vendendo, precisa ser reconhecido como tal. É a reputação da sua marca, a grosso modo. Depoimentos de clientes em seu site, podem ajudar nesse momento. 
  • Confiabilidade: esse fator é especialmente importante em e-commerces. Isso porque a página mexe com o dinheiro do usuário. Por isso, colocar elementos que passem segurança e confiança para o cliente ajudarão no ranqueamento. Esses elementos vão desde o texto até os links nos quais será preciso clicar para finalizar a compra.

Grave bem esses três pilares, porque independente das tendências do mercado, no final do dia, serão esses critérios que influenciarão as atualizações do Google.

Vantagens do SEO em e-commerce

  • Redução de custos com estratégias pagas: um SEO bem estruturado resulta em ótimas posições no Google de forma orgânica. Ou seja, mais economia com estratégias pagas de anúncio e com o CAC da empresa!
  • Maior tráfego: um site que está na primeira página do Google recebe muito mais cliques. Assim, passa uma imagem de confiança e credibilidade para o buscador. 
  • Tráfego mais qualificado: além de aumentar o tráfego, investir em SEO para e-commerce faz com que as visitas sejam de pessoas com maior intenção de compra.
  • Maior autoridade: por fim, uma das vantagens do SEO é que as práticas aumentam a autoridade da página. E, assim, o ranqueamento no Google sobe!

Boas práticas de SEO no Salesforce

Agora que você já entendeu a importância do SEO, chegou a hora de começar a pensar na estratégia. Para isso, existem algumas boas práticas que podem ser seguidas para melhorar os resultados orgânicos do seu e-commerce Salesforce. 

SEO no conteúdo

Em primeiro lugar, vamos falar sobre as práticas de implementação do SEO no conteúdo da página. Um dos conceitos que deve ser levado em consideração na montagem da estratégia é a jornada do consumidor. Ou seja, o “caminho” que o cliente faz até chegar no seu produto e decidir comprá-lo.

Entender o público do seu produto vai ajudar a compreender a jornada de compra que ele faz e, assim, contribuirá para uma estratégia mais assertiva. Ou seja, quais dúvidas sobre aquele produto ele tem que podem ser respondidas na própria página? 

Isso pode ser feito também através de palavras-chave. Isto é, compreender como o cliente busca o produto que você vende no Google e, então, utilizar esses termos na sua página. Também é interessante usar palavras-chave long tail, ou seja, termos que não tem uma alta competitividade, mas que apresentam uma maior especificidade do tema. Isso vai aumentar as chances do cliente chegar na sua página mais rápido e também num estágio mais próximo da decisão de compra. 

Além disso, vale a pena entender mais sobre SEO Difficulty. Basicamente se trata do quão difícil será para que a página se ranqueie com uma determinada palavra-chave. Quanto mais sites tentarem usar aquela palavra, maior será o nível de dificuldade. Por isso, palavras-chave muito simples, como “roupas” ou “cafeteria” não são recomendadas, porque a competitividade será muito grande. Ao invés disso, procure utilizar termos mais específicos, como “cafeterias veganas em São Paulo”, “roupas de verão para gestantes” etc. Ou seja, termos que tenham a ver com as características da página.

Para os e-commerces, outra dica está na descrição do produto [link do artigo que será publicado sobre descrição]. Esse é o espaço no qual não se pode economizar na assertividade. A descrição precisa ser clara, objetiva e não deixar nenhuma brecha para dúvidas. E, é claro, precisa conter a palavra-chave.

Link Building

A estratégia de link building consiste em levar o usuário para outras páginas, sejam elas do próprio site ou de outros endereços. É importante utilizar ambos: links internos e externos. 

No caso dos links internos, esses podem ser de outros produtos relacionados, de alguma promoção específica, de um artigo do blog ou outros destinos relevantes dentro do seu site e que estejam relacionados ao conteúdo. 

Já os links externos podem ser de parceiros do site e que oferecem um desconto conjunto, por exemplo. Ou de alguma pesquisa que fale sobre a eficiência daquele produto ou serviço na vida dos usuários. 

De modo geral, uma boa estratégia de link building está em escolher URLs que tenham a ver com o seu objetivo e que agreguem valor à experiência do usuário. 

SEO On-Page e Off-Page

De modo geral, o SEO On-Page é tudo o que está dentro do próprio site. Ou seja, o próprio conteúdo, links externos, meta descrição etc. Já o Off-Page diz respeito ao que não está presente na página, mas tem a ver com ela. Então são as menções ao site em outros lugares, sites que fazem link building com a sua página, redes sociais etc.

Ambos são importantes na estratégia de ​​SEO para Salesforce. O On-Page, é óbvio, contribui para o ranqueamento da página no Google; enquanto isso, o Off-Page ajuda a aumentar a relevância e autoridade da página ou site perante o mercado. Se várias outras empresas estão mencionando a sua página com relação ao produto que você vende — mesmo que não atribuam links a você —, isso significa que o seu site tem confiabilidade naquele assunto.

Otimização de SEO para E-commerce Salesforce

O Salesforce oferece a Commerce Cloud, uma plataforma com várias funcionalidades que aumentam a ranqueabilidade e o tráfego das páginas. E, além disso, utiliza as técnicas de SEO que mencionamos aqui. Algumas das funcionalidades de SEO para Salesforce são:

  • Criação de URL’s amigáveis: uma das técnicas que ajudam no SEO de uma página é ter um URL “amigável”. Ou seja, em vez de uma série de letras e números, utiliza a palavra-chave que está sendo ranqueada e explica o que tem naquela página;
  • Importação de arquivos XML com tags SEO: com a Commerce Cloud é possível importar arquivos XML com categorização de produtos, descrições e muito mais, já com as otimizações SEO para e-commerce, o que facilita muito a sua vida!
  • Customização de mapeamento de URL’s: caso alguma página precise ser redirecionada ou modificada, o Salesforce garante isso através da Commerce Cloud de uma forma bastante simples e eficaz. 
  • Organização de Canonical Tags: com a Commerce Cloud, é possível construir URLs personalizadas e organizadas, levando em conta sua estratégia. 
  • Análise de links quebrados: a ferramenta também oferece uma análise constante dos links, para validar aqueles que estão quebrados e que podem afetar a performance do site perante os buscadores. 

Conheça mais!

Gostou do conteúdo, mas ainda está pensando em como implementar essas estratégias? Nossa consultoria de SEO pode ajudar! Fale conosco. 

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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