Revisão de texto e conteúdo: entenda a importância 

Para entregarmos o melhor conteúdo possível para os nossos usuários, é necessário que sigamos alguns steps, sendo um deles a revisão de texto. Esse processo é fundamental para que a marca ofereça a melhor experiência para seus clientes por meio de bons conteúdos.

Isso porque os revisores textuais são vitais para a entrega de um conteúdo bem escrito, com a gramática correta, com coesão e coerência, com termos específicos do mercado e que são importantes para que o usuário atribua valor às informações contidas naquele determinado canal, além de outros tópicos que vamos desdobrar ao longo deste conteúdo.

Aqui você irá aprender quais são os pontos primordiais de uma boa revisão de texto, receber dicas de como fazer uma revisão textual exemplar, além de ver quais são os erros mais comuns cometidos nessa etapa, a fim de que você não caia neles. Vamos lá?

Quais são os pontos primordiais de uma boa revisão de texto? Veja 6 deles!

Para que o texto fique no melhor formato é necessário que a pessoa responsável pela revisão passe por alguns estágios e atente-se a 6 tópicos principais. A seguir, vamos desdobrar esses pontos. Confira!

1. Correção de erros gramaticais 

O primeiro passo do nosso checklist dos pontos vitais para uma revisão de texto tem que ser a correção de erros gramaticais e, para isso, o revisor precisa conhecer muito bem as normas gramaticais.

A ideia aqui é não deixar que passe nenhum erro gramatical, a fim de que não só a experiência do usuário não seja prejudicada, mas também a  imagem da marca que tem o blog, pois ela precisa se posicionar como referência e mostrar que sabe do que está falando e, por conta disso, é muito importante ter um conteúdo com a gramática impecável.

2. Ortografia

A ortografia também é um tópico para que o revisor leve em consideração na hora da revisão de texto, já que ela é complementar a gramática. 

Quando falamos em ortografia, estamos nos referindo a uma parte da regra gramatical que nos ensina a escrevermos as palavras corretamente. 

Como já introduzimos acima, uma boa escrita pode melhorar a experiência que o cliente tem com o conteúdo, além de criar uma ótima imagem para a marca, a posicionando como referência naquele segmento de mercado.

3. Adequação ao tom

Já sabemos que toda marca precisa definir as personas, a fim de saber qual a comunicação e o tom de voz corretos para comunicar-se com aquele público específico.

Na hora da revisão, também é a hora de checar se o conteúdo está com o tom de voz certo, trazendo os tópicos certos e o nível de aprendizagem que aquela determinada persona precisa para ser convencida para comprar um produto ou serviço.

Por conta disso, o revisor de texto precisa conhecer as personas, o posicionamento da marca e o tom de voz adequado de “cor e salteado” para saber reconhecer de bate-pronto se um conteúdo está ou não dentro do esperado e pronto para atender às expectativas das pessoas que irão consumir aquelas informações.

4. Pontuação

Assim como a gramática e ortografia, ter um conteúdo com as pontuações corretas é essencial para que o leitor tenha uma boa experiência com o texto e consiga ter uma compreensão correta daquelas informações.

Se você pesquisa por um assunto e encontra um conteúdo com vírgulas e pontos excessivos, marcando a respiração da pessoa, por exemplo, é bem possível que uma hora você se canse e o abandone, buscando por outro que ofereça uma melhor experiência.

E é justamente aí que entra a importância de uma revisão de texto, é quando seu conteúdo pode se destacar frente aos dos concorrentes e conseguir melhores resultados orgânicos.

5. Linguagem textual

Além dos pontos que envolvem a gramática e adequação ao público, é necessário ver a linguagem textual que aquele texto deverá estar. Esse tópico refere-se, por exemplo, ao uso de termos específicos que as personas mais fundo de funil irão entender, ao contrário de pessoas que estão no início de seu aprendizado sobre o tema.

É necessário usar os melhores termos para passar uma imagem de autoridade no assunto, mas ainda é preciso ter esse cuidado e analisar qual linguagem é melhor para cada uma das etapas de aprendizado, já que as pessoas possuem diferentes tipos de entendimento em cada uma dessas fases.

6. Trazer mais clareza

Por fim, o último ponto essencial que um revisor precisa trazer para um conteúdo é a dinamicidade e clareza, ou seja, deixar o texto o mais claro possível, além de tentar facilitar a leitura, deixando o texto mais escaneável. 

Para deixar o conteúdo mais claro, é essencial que ele se atente à objetividade das frases, corte as redundâncias e repetitividades, adeque as questões de coesão e coerência, a fim de que a mensagem não tenha um duplo sentido e que o total entendimento fique comprometido.

A ideia desse tópico é que o leitor que está consumindo aquele conteúdo não tenha que reler nenhum parágrafo, pois o texto estará muito bem escrito e revisado para facilitar o aprendizado da pessoa.

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Dicas para fazer uma revisão de texto exemplar

Agora que você já conhece os principais pontos que precisam ser vistos na hora da revisão de texto, que tal receber algumas dicas práticas para fazer uma revisão impecável?

Pontos de atenção ao revisar um conteúdo

A primeira dica que vamos trazer aqui é quanto à formatação do conteúdo, que também é mega importante. Fazendo uma analogia com uma experiência culinária, quando vamos a um restaurante, o primeiro contato que temos com a comida é a apresentação dela, certo? A formatação acaba tendo o mesmo papel, uma vez que o usuário irá olhar a forma que o conteúdo está sendo apresentado mesmo antes da leitura.

Na formatação é necessário ter um esqueleto do texto bem definido para que o conteúdo realmente tenha o formato ideal e, assim, o leitor identifique as informações contidas ali logo no primeiro contato.

Além do esqueleto bem delimitado, é essencial ter bastante cuidado com os espaços desnecessários, títulos e subtítulos sem padronização de tamanho, espaçamento e alinhamento, espaços duplos etc. Para te ajudar a checar a existência disso tudo que pode prejudicar o dinamismo e cadência do seu texto, é possível usar a função do teclado ctrl + H.

Caso você não tenha um “braço” especializado para produzir e revisar seus conteúdos dentro da sua equipe e precise terceirizar o serviço, é necessário atentar para que o texto não tenha sido feito em um editor de texto externo.

Assim como a formatação é um dos primeiros contatos que o leitor terá com o seu conteúdo, os títulos também possuem seu destaque, e na hierarquia da informação eles precisam ter mais ênfase visual, a fim de que eles chamem a atenção de nossos olhos logo que o texto for acessado, por isso eles devem estar muito bem otimizados e bem criados. 

Como os títulos são elementos textuais de destaque, é necessário ter uma atenção redobrada a erros, porque o título é um dos fatores que farão os leitores seguirem com a leitura. Aqui também vale o cuidado para não causar uma má impressão logo de cara, pois isso pode fazer com que o conteúdo tenha uma evasão desnecessária.

Erros comuns na revisão de texto

Agora que você já sabe para o que olhar na hora da revisão, é a hora de descobrir quais são os erros mais comuns para que você não os cometa. Vamos lá?

O primeiro erro é uma revisão engessada, ou seja, que não tem muita liberdade e adaptabilidade ao cenário da marca. Esse tipo de erro acaba sendo bem grave, já que sem essa adaptação é bem provável que a comunicação não seja a ideal para as personas. 

O tom de voz e a comunicação mais genéricos são péssimos para a estratégia de conteúdo, pois quem quer falar com todo mundo acaba não falando direito com ninguém. Hoje sabemos da necessidade de uma comunicação mais personalizada e é aí que entra a revisão de texto, para verificar o conteúdo e sugerir melhorias para que o texto fique no melhor formato.

Na revisão de texto não adianta só avaliar o básico, resolver alguns erros de gramática e achar que somente replicar a estratégia e a forma de se revisar para todos os textos o problema está resolvido. Para muito além da gramática e ortografia, que também são importantes, existem fatores variáveis e que mudam de texto para texto e de marca para marca, já que cada segmento possui um público diferente com personas também únicas.

Ao se revisar um conteúdo, um outro erro bem comum é que o revisor não esteja com toda a atenção voltada para a tarefa e, então, acabe fazendo uma leitura dinâmica. Esse tipo de situação pode acabar deixando passar diversos erros e adaptações que seriam fundamentais para melhorar a comunicação com os usuários.

Um outro cuidado que devemos ter nesse momento é o de evitar impor nossa individualidade e particularidade acima das características comunicativas da marca. Não podemos seguir nosso gosto nem estilo, e sim pensar no que aquela marca diria ou como ela se posicionaria ao abordar aquele assunto. 

Outro tópico que devemos evitar é confiar nos corretores automáticos, pois apesar deles identificarem os erros mais gritantes, eles não identificam todos, por isso a revisão de texto ainda se faz necessária para entregar o melhor conteúdo para o seu possível cliente.

E o último erro que é bem comum na hora da revisão de texto é a pessoa responsável por essa tarefa fazer outras atividades ao mesmo tempo, o que acaba dividindo a atenção, fazendo com que ela não se atente a todos os pontos que precisam ser vistos naquele momento. Para que o texto fique perfeito para seus usuários, é importante que o revisor tenha atenção plena ao desempenhar essa tarefa.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre revisão de texto e precisa de alguém para ajudar no direcionamento e na otimização dos seus artigos do blog, para entregar a melhor experiência para os usuários? Nós, da Web Estratégica, somos especialistas em estratégia e marketing de conteúdo e podemos ajudar!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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