Pesquisa de conteúdo: como beneficia a sua estratégia de conteúdo

A pesquisa de conteúdo é uma etapa vital no processo de produção de conteúdo digital. Vamos imaginar que você está prestes a criar um novo conteúdo para o seu blog corporativo, abriu o word, estalou os dedos e… bloqueou, isso mesmo, deu aquele famoso branco e nenhuma ideia lhe vem a mente sobre o que escrever dessa vez. 

Não se preocupe, pois isso é um grande mal que assola muitos redatores experientes, além de analistas de conteúdo e outros profissionais criativos. Mas fique tranquilo, pois há diversas maneiras de buscar por novas ideias de conteúdo na Internet que muitos também desconhecem. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo. 

Através dele você vai descobrir como uma pesquisa de conteúdo eficiente pode auxiliar muito a sua estratégia de conteúdo com ferramentas e dicas fundamentais que vão mudar o jogo do seu blog corporativo e até a criação de textos assertivos para produtos. Acompanhe os próximos parágrafos e aproveite!

Pesquisa de conteúdo: o que é?

Se você já se conscientizou das vantagens e importância de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, precisa entender que por trás de todo conteúdo de qualidade, existe uma pesquisa de conteúdo. Ela é que vai valorizar o seu artigo, e-book ou qualquer outra peça, dando destaque no mar da concorrência.

A pesquisa de conteúdo além de trazer mais qualidade para os seus textos, também sempre traz um novo olhar e forma de pensar sobre o tema. Por mais que você domine o assunto que escrever, é sempre bom pesquisar por novas fontes de pesquisa. Isso te permite inclusive melhorar a sua entrega de conteúdo.

Por essas e outras razões é fundamental realizar essa pesquisa antes de sentar para escrever. Até mesmo quando o bloqueio criativo acontece, é a pesquisa que vai auxiliar na inspiração do assunto da próxima publicação ou até mesmo para outra peça de conteúdo previamente definida.

A importância da pesquisa de conteúdo e seus benefícios

Como você observou até agora, a pesquisa de conteúdo é o norte de qualquer estratégia de marketing de conteúdo realizada. É ela que vai determinar o sucesso ou fracasso da mesma, dando maior confiança e assertividade nas ações a serem realizadas.

Primeiramente, a pesquisa de conteúdo vai te permitir conhecer a fundo o seu púbico-alvo, afinal não tem como criar conteúdo sem saber se ele vai de encontro as necessidades, dores e desejos do seu público. 

Nesse sentido, a sua pesquisa deve ser direcionada também para o segmento do seu cliente, encontrando temas que o interessem, bem como definindo os melhores canais de atração para ele.

Se o seu público é do ramo da construção civil e vende online, você pode, por exemplo, entrar nesses blogs e ver sobre quais assuntos estão falando para então modelar (não copiar) os assuntos para então explorar os temas pela sua perspectiva.

Adicionalmente, você pode chamar o seu cliente para uma entrevista e extrair dele toda informação que for relevante para sua criação de conteúdo. Nada melhor do que ele, que já atua naquele segmento, com a experiência, para lhe dar ideia de temas interessantes.

Uma dica igualmente necessária é: entre em fóruns online aonde o seu público está presente e busque nos tópicos de discussão e comentários os assuntos que são mais relevantes.

Outra fonte de igual importância são blogs do seu público. Pesquise no Google pelo segmento de mercado e vasculhe os blogs que aparecem em busca de informação.

Portanto, vale enfatizar que o planejamento estratégico para conteúdo deve contemplar a pesquisa antes e durante a implementação da estratégia. Isso também auxilia na metrificação e entendimento se o caminho adotado é o melhor a seguir.

Assim, a pesquisa de conteúdo eficaz traz uma série de benefícios ao marketing de conteúdo da sua empresa como: 

  • reconhecimento do público-alvo;
  • entendimento do comportamento do cliente;
  • aprendizado sobre o setor e mercado onde o público está inserido;
  • fortalecimento da comunicação de marca;
  • construção de um melhor relacionamento com o cliente;
  • geração de valor para o cliente.

Como fazer pesquisa de conteúdo?

Ao entender a importância da pesquisa de conteúdo e seus benefícios, fica claro que é ela que vai determinar quais os caminhos a seguir, bem como por quais canais fazer. No entanto, é preciso conhecer quais os passos que levam a uma pesquisa de conteúdo assertiva e eficaz. 

Estude os conteúdos dos concorrentes

Entender o que os seus concorrentes fazem e como fazem é de extremo valor para a sua pesquisa de conteúdo. Logo, nada melhor do que os sites e blogs de pelo menos 3 dos seus concorrentes para entender que tipo de conteúdo produzem, com que frequência e como produzem.

Nesses blogs, além dos assuntos abordados, como mencionado no tópico anterior, você pode analisar os comentários nos posts e a linha editorial que trabalham para compreender que tipo de conteúdo engaja o público que você quer atingir.

Da mesma forma, você pode acessar as redes sociais semelhantes a do seu público para entender, através dos comentários, quais são as dores e objeções deles em relação ao produto ou serviço que o seu cliente vende.

A partir desse ponto também é importante definir alguns indicadores chave de performance para analisar posteriormente. O formato do conteúdo, por exemplo, pode ser um fator de análise pormenorizada. 

Depois, pegue as empresas do mesmo segmento da sua e compare contra esses indicadores em uma planilha Excel ou do Google. Assim você identifica temas que se repetem e os respectivos formatos de conteúdo. Com isso, você começar a traçar caminhos estratégicos para os conteúdos da sua empresa ou para fazer a otimização de conteúdo.

Utilize ferramentas de palavras-chave

Ao iniciar qualquer planejamento estratégico de conteúdo para sua empresa, é preciso saber quais são as palavras-chave que norteiam a sua produção. Ou seja, você precisa entender quais termos você quer ser encontrado no Google pelos seus prospects.

É por conta desses termos que a sua empresa vai ficar mais visível para o seu potencial cliente, melhorar o seu posicionamento na página de resultados do Google e, por consequência, atrair mais tráfego para o seu site.

Para fazer essa pesquisa existem uma infinidade de ferramentas práticas e fáceis de usar que podem te auxiliar a chegar nas palavras-chave certas para o seu negócio. Por isso, vale a pena conhecer algumas delas.

Semrush

O SemRush é uma ferramenta gratuita, como uma versão paga mais completa, que sugere uma lista completa de ideias de palavras-chave baseadas na url do site da sua empresa ou na palavra-chave geral que define o seu negócio. 

O recurso Keyword Magic Tool, presente na ferramenta, por exemplo, é considerado hoje a maior ferramenta de pesquisa de palavras-chave do mundo. Ele fornece uma lista completa de sugestões de palavras baseado em um termo específico. 

Além disso, fornece o volume de pesquisas para aquele termo, a intenção de busca do usuário, assim como o nível de dificuldade, o Custo Por Clque (CPC) caso deseje anunciar usando ele, a densidade competitiva, os resultados para cada variação de palavra e muito mais.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um e-commerce de utensílios domésticos e precisa encontrar palavras-chave que o definam. Confira no registro de tela abaixo os resultados que a ferramenta dá ao pesquisarmos pelo termo “utensílios domésticos”. 

Pesquisa de conteúdo: print da plataforma SemRush

Por esse print vemos haver um alto volume de pesquisa, mas uma infinidade de palavras-chave com nível fácil de dificuldade. Ou seja, dependendo da intenção de busca que pretende atingir em sua estratégia, existe um campo fértil para explorar.

Google Trends

O Google Trends te permite encontrar tendência de pesquisa ao redor do mundo ou em países específicos com gráficos autoexplicativos e com filtro de tempo. Você pode, por exemplo, pesquisar o comportamento daquele termo ao longo dos últimos 12 meses, 90 dias, um mês atrás ou até mesmo uma semana atrás.

Além disso, ele fornece a possibilidade de comparar um termo com outro e ver qual deles tem maior tendência de pesquisa do que o outro. Essa funcionalidade fica bem visível quando comparamos redes sociais, como no exemplo abaixo.

Pesquisa de conteúdo: print do google trends

Observamos no exemplo a forte tendência de maior uso do Facebook ao redor do mundo nos últimos 12 meses. Isso é uma das fontes de pesquisa que realmente vale a pena conferir e utilizar em sua empresa.

É importante notar que a ferramenta também fornece dados sobre o termo pesquisado por região, de forma geral e individual, para cada uma das redes pesquisadas, nesse caso.

Answer the Public

O Answer the Public é uma das ferramentas mais completas para pesquisa de conteúdo. Ao pesquisar por um termo e filtrar o país, ela te apresenta uma infinidade de sugestões e combinação de palavras-chave possíveis, separando cada uma por tipo de pergunta como o que, onde, como ou ainda com uma preposição como para, ou, com.

Vamos supor que eu tenha uma loja online de eletrônicos e pesquise por esse termo. Confira abaixo uma parte do tipo de resultados que essa ferramenta fornece.

Pesquisa de conteúdo: print da ferramenta Answer the public

Google Alert

O Google Alert ou Google Alerta, em português, é uma ferramenta igualmente interessante e útil. Por ela, você pode definir temas do seu interesse no segmento de atuação da sua empresa, e definir alerta para aqueles termos. Você recebe periodicamente em sua caixa de entradas do e-mail todas as notícias que surgem sobre aqueles termos definidos.

Isso ajuda muito não apenas para se manter informado, mas para encontrar ideias de assuntos para conteúdos e também as palavras-chave mais utilizadas pelas empresas ao produzir aquele conteúdo. 

Pesquise na redes sociais

As redes sociais são uma ótima opção para pesquisar por conteúdos dinâmicos e interativos sobre vários assuntos. Afinal de contas, é lá onde as marcas e as empresas se relacionam com os seus clientes. Pelos comentários, por exemplo, é possível captar dores, desejos, necessidades e palavras que caracterizam o seu público.

Adicionalmente, você também pode entrar em grupos e comunidades relacionados com o seu ramo de atuação e lançar perguntas. Com isso, você pode obter da sua audiência por quais tópicos buscam quando vão a uma rede social.

Domine o mercado

Através desse artigo, foi possível perceber a importância da pesquisa de conteúdo para o seu processo criativo e estratégico. Uma pesquisa eficaz pode lhe dar novas ideias de temas para abordar em seus artigos, mas também ver novos pontos de vista sobre o tema, além de auxiliar na aprendizagem sobre o segmento de mercado da sua empresa. 

Se você precisa organizar os seus conteúdos e elaborar uma estratégia assertiva, capaz de elevar os seus resultados no digital, a Web Estratégica é uma agência de Marketing de Conteúdo que pode ajudar. Comece hoje mesmo a construir canais de comunicação eficazes! Solicite uma proposta com um de nossos consultores.  

Daniela Ferreira
Head de Operações na Web Estratégica. Formada em Publicidade e Propaganda, trabalha a 9 anos com Marketing Digital, sendo 5 anos na disciplina de Marketing de Conteúdo, atua hoje como liderança de operações dos times de SEO e Conteúdo.