9 KPIs de marketing de conteúdo para medir os seus resultados

Apesar de ser o final do processo, entender quais são os KPIs de marketing de conteúdo é uma etapa fundamental na sua produção de conteúdo. Para chegar nessa fase você já entende a sua persona, os seus concorrentes, as palavras-chave mais interessantes para o seu negócio e já mapeou a sua jornada. Porém, de nada adianta tudo isso se você não sabe o que funcionou e o que precisa ajustar na sua estratégia.

No entanto, é importante não perder tempo com as métricas superficiais, como número de seguidores e outras que não contribuem para entender o resultado real do seu trabalho, como o aumento da conversão em vendas. O mais importante, nesse sentido, é que as avaliações partam dos objetivos e metas da empresa.

Nesse artigo você vai descobrir o que são os KPIs de marketing de conteúdo, porque são importantes, além de explorar quais são os mais relevantes para as empresas. Por isso, acompanhe os próximos parágrafos.

O que são KPIs de marketing de conteúdo?

Os KPIs de marketing de conteúdo são os indicadores que analisam as informações, métricas e dados utilizados no marketing digital. É através desses indicadores que podemos compreender se a estratégia de conteúdo da empresa deu certo e o que pode ser ajustado até chegar a um modelo de resultados. 

Além disso, os KPIs de marketing de conteúdo permitem analisar resultados de forma qualitativa e quantitativa, validando todas as etapas do marketing digital com maior profundidade e precisão – o que possibilita mensurar o ROI ao final.

Portanto, é importante definir quais serão os KPIs a serem medidos ainda no início do processo de planejamento. Desse modo, fica mais fácil medir o sucesso do trabalho, posteriormente. 

Por que monitorar os KPIs de marketing de conteúdo?

Uma das coisas mais fascinantes no marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados em tempo real e ajustar mediante os dados analisados. Portanto, acompanhar os KPIs de marketing de conteúdo te permite isso, assim como também conferir se aquilo que foi planejado foi cumprido na prática.

Adicionalmente, medir os resultados traz informações valiosas sobre a sua criação de conteúdo, pois possibilita avaliar quais foram os conteúdos que mais agradaram ao seu público e quais aqueles que você precisa ajustar.

Logo, é possível extrairmos disso alguns benefícios principais e fundamentais para você começar agora mesmo a mensurar os seus resultados. São eles:

  • Melhorar o desempenho do seu marketing de conteúdo: como já mencionado, saber o que funciona ou não é um passo certo para o sucesso;
  • Mensuram os resultados: tudo o que você faz no seu marketing é para provocar uma ação por parte do cliente, e os KPIs de marketing de conteúdo te possibilitam descobrir se isso foi conquistado;
  • Auxiliam na melhor tomada de decisão: mensurar os resultados levam a uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.

 

Com todos esses benefícios claros em mente, já se pode compreender melhor a famosa frase de Chris Goward: “Conteúdo sem conversão é só publicação grátis”.

9 KPIs para mensurar o desempenho dos seus conteúdos

Ao conhecer o que são KPIs de marketing de conteúdo e entender a sua importância, é relevante saber que existem vários indicadores para acompanhar o desempenho da estratégia de conteúdo, no entanto, nesse artigo, você vai conhecer os principais e mais utilizados pelas empresas. 

1. Posição na SERP

A posição na SERP é resultado do posicionamento que o seu domínio conquista nos resultados de pesquisa do Google, mostrando a plataforma o quanto ele é relevante para o seu segmento de mercado e prospects.

Sendo assim, conquistar as primeiras posições na SERP depende da escolha de palavras-chave que você fez no seu planejamento inicial e do quão relevante elas são para a intenção de busca do seu público-alvo. 

Logo, um resultado eficaz é obtido quando os termos que você usou ao longo do seu conteúdo são relevantes com um alto volume de busca por eles. De acordo com relatório da Demand Gen, 64% dos entrevistados afirmaram confiar nos conteúdos para informar e decidir uma compra.

Por essa razão, a posição na SERP é um KPI fundamental, uma vez que quanto mais relevante o seu domínio é para o Google, mais tráfego orgânico ele gera. Você atrai mais pessoas naturalmente e suas chances de venda são maiores. Para isso, também é recomendável uma otimização de conteúdo adequada.

2. CTR – Taxa de cliques

A chamada CTR ou taxa de cliques, como o nome já sugere, informa a taxa de cliques que uma página web recebe em sua campanha online. Ela é geralmente usada para mensurar o nível de atratividade do conteúdo para o usuário que o consome. 

O número que indica a taxa é obtido por uma fórmula matemática que divide o número de cliques que um link ou página recebeu pelo número de impressões que ele teve, ou seja, o número de vezes que ele foi exibido nos resultados de pesquisa multiplicado por 100.

  • Vamos supor que você rodou um anúncio no Google Ads por 2 semanas e obteve 3000 impressões e 30 cliques, logo o CTR será 30/3000 X 100 = 1% de CTR.

 

Perceba que quanto mais se aproximar o número de cliques do número de impressões, maior será o CTR e mais qualidade terá o seu anúncio.

De acordo com informações do próprio Google, a taxa de cliques é um indicador de desempenho tanto orgânico quanto pago. Ele mensura a performance de anúncios, palavras-chave e listagens de produtos gratuitos.

3. Número de visitantes

O número de visitantes nada mais é do que o fluxo de pessoas que acessam o seu domínio diariamente, semanalmente ou mensalmente, dependendo da frequência com que você precise analisar.

Esse KPI é vital na estratégia de marketing de conteúdo pois permite analisar se o conteúdo da sua página web está sendo atrativo ou não para o visitante, além de poder dar ideias interessantes de novos conteúdos.

Para que você compreenda melhor como esse indicador funciona na prática, vamos supor que você tenha uma empresa de educação online e preparou duas categorias de artigos diferentes para o seu blog, abordando diversos temas. Uma com dicas para aprender melhor e outra respondendo as principais objeções do ensino online. 

Você identificou no Google Analytics que a segunda categoria foi a que recebeu o maior número de visitas, portanto, você descobriu que precisa produzir mais conteúdos sobre essas temáticas em detrimento da outra e esse KPI vai te auxiliar a justificar a sua conclusão. 

4. Sessões por usuário

O número de sessões por usuário determina quantas vezes o mesmo usuário visitou a sua página. Isso contabiliza inclusive repetições nas quais o mesmo usuário pode acessar diversas vezes o seu blog em busca de informações que resolvam a sua dor. Isso também indica que o usuário está avançando no seu funil de vendas.

Por outro lado, um número alto de sessões por usuário pode parecer algo positivo, mas também pode revelar problemas em sua estratégia.

Se, por exemplo, você tiver um e-commerce e um mesmo usuário acessa diversas vezes  uma página e nunca finaliza a compra, pode ser que ele esteja com alguma dúvida em relação à compra e por isso não finalizou.

Logo, esse indicador é importante pois revela o comportamento do usuário na página, permitindo a você, enquanto gestor, redefinir os caminhos da sua estratégia e tomar ações corretivas ou de melhoria.

5. Leads gerados

Os leads são as pessoas que fizeram alguma ação pretendida como baixar um e-book, assinar uma newsletter ou fechar um carrinho de compra. Em outras palavras, aqueles que vieram por um canal orgânico e converteram naqueles conteúdos. Por isso, avançam no funil de vendas definido.

Através desse indicador, é possível saber se houve conversões, identificar desvios no funil e onde as pessoas desistem da compra (no caso de um e-commerce), e também medir o ROI, que vamos abordar mais a frente, o que vai facilitar na compreensão da qualidade do lead gerado.

6. Taxa de conversão

Dentre os diversos KPIs de marketing de conteúdo, esse é um dos mais importantes, pois é um indicador de conversão, o elemento crucial de qualquer estratégia de marketing digital. Ela se refere ao momento em que os seus clientes realizam alguma ação que você incentivou em suas iniciativas de marketing. Isso também significa que a sua persona está evoluindo na jornada de compra.

Nesse sentido, a taxa ideal de conversão depende de cada meio e de cada objetivo traçado. Entretanto, para que você entenda melhor, vamos supor a criação de uma landing page clássica para vender um manual de boas práticas. A taxa de conversão média de uma landing page é de 30%.

Agora considere que, a partir dos leads gerados por essa landing page, você tenha criado uma sequência de e-mail para falar mais a fundo de cada uma das boas práticas ensinadas no e-book. A taxa de conversão que mostra que essa ação de e-mail marketing foi bem sucedida é superior a 20%. 

É importante ressaltar que essas taxas mencionadas são apenas uma referência, pois a melhor taxa real vai depender de cada segmento de mercado.

7. ROI – Retorno por investimento

Como já mencionado anteriormente, o Retorno Sobre Investimento (ROI), é um indicador que, como o nome sugere, demonstra todo o retorno do investimento feito em marketing. Sendo assim, ele pode ser medido para cada ação de marketing digital realizada, permitindo uma visão real do que funcionou ou não.

Para calcular o ROI basta usar a seguinte fórmula:

KPIs marketing de conteúdo: fórmula para calculo do ROI

Para que você entenda como o ROI funciona na prática, vamos supor que você tenha feito uma ação sequenciada de marketing de conteúdo. Foram investidos R$ 10.000, retornando R$ 20.000 em vendas. Aplicando isso a fórmula teremos:

  • ROI = 20.000 – 10.000/10.000 X 100 
  • ROI = 100%

 

Isso tudo implica que para cada real investido, houve um retorno de R$12,00, totalizando um lucro de R$1,00 a cada real investido, o que é excelente.

8. Menções

Esse é um indicador muitas vezes ignorado por algumas empresas, mas essencial para o lançamento de uma campanha ou novo produto/serviço. Ele te permite entender como essa ação foi recebida pelo público.

Em redes sociais como o Instagram, por exemplo, podemos verificar essas menções por meio de hashtags personalizadas que criamos. Além disso, existem ferramentas específicas para rastrear essas menções como o Google Alerts ou algo mais específico como o SparkToro ou BestHashtag.

9. Links externos para o seu canal

Esse indicador também é conhecido no mercado digital como link building, sendo a estratégia que faz com que outros sites, de grande relevância em seu segmento, apontem links para páginas do seu site, como o blog, aumentando a sua relevância perante os clientes e perante o Google.

Ao fazer isso, é importante lembrar que segundo regras do próprio Google, o link deve vir ancorado em uma palavra-chave, não solto. Por exemplo, ao invés de colocar o link assim https://webestrategica.com.br/tudo-sobre-marketing-de-conteudo/ o certo seria ligá-lo a marketing de conteúdo.

Métricas, ações, resultados

Analisar KPIs de marketing de conteúdo é saber se a sua estratégia funcionou ou não e o que exatamente precisa ser ajustado, validando assim todas as etapas do seu processo junto à equipe.

Cada um dos indicadores mencionados impacta positivamente na performance geral da sua estratégia, levando a empresa a melhorar o seu desempenho com maior agilidade, mensurar resultados de forma assertiva e tomar melhores decisões.

Se você precisa de ajuda para definir uma estratégia de conteúdo completa, com todos os KPIs definidos, invista hoje mesmo em uma parceria com o time da Web Estratégica, agência especialista em Marketing de Conteúdo. Com base nas ferramentas e técnicas mais modernas do mercado, trabalhos de forma independente ou em conjunto com a equipe interna, sempre visando atender aos objetivos de cada projeto!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.