Como medir o ROI de SEO: saiba se sua estratégia está dando retorno financeiro

12/05/2023

As empresas buscam saber qual retorno sobre investimento (ROI) suas ações tiveram, especialmente com as estratégias de marketing. Mas, como medir o ROI de SEO? Como saber se as técnicas e investimento feito para impulsionar seu site nos motores de busca estão dando resultado?

É importante entender que não existe uma única fórmula para calcular qual o retorno do valor investido em SEO. É preciso considerar um conjunto de métricas para entender a eficiência do uso das estratégias adotadas. Entenda mais sobre o assunto.

Por que investir em SEO?

As empresas de diferentes segmentos e portes precisam investir em SEO, porque os consumidores estão online, realizando diferentes atividades. Entre elas a busca, pesquisa e compra de produtos e serviços. Um levantamento de uma empresa de cibersegurança apontou que os brasileiros passam 91 horas semanais, em média, conectados à internet.

Então, é preciso que o seu negócio tenha presença digital e, mais do que isso, busque meios para que o público encontre seu site ou loja virtual. Nesse sentido, é preciso fazer uma pesquisa das palavras-chaves mais buscadas pelos seus clientes em potencial e criar conteúdos, como artigos informativos, vídeos e infográficos para conseguir uma posição de destaque no Google. Ou seja, é necessário utilizar as técnicas de SEO para melhorar a performance do seu site.

Com o SEO, sua empresa tem mais chances de aparecer para o seu público, o que aumenta o tráfego orgânico e ainda demonstra que você é autoridade em seu segmento, com a disponibilização de conteúdos de qualidade. Em outras palavras: você recebe mais visitantes e pode aumentar suas vendas.

Quanto tempo estratégias de SEO levam para dar resultado?

É natural que os gestores, ao implementarem uma estratégia e investirem recursos, queiram saber em quanto tempo terão um retorno financeiro. No caso do SEO, não existe um prazo específico, pois tudo vai depender dos objetivos que a empresa pretende alcançar.

O fato é que os resultados não serão imediatos, diferentemente do investimento em links patrocinados, que aparecem no topo da página de busca do Google. Com o SEO, é preciso aguardar alguns meses para ter um retorno, ou seja, é uma estratégia de longo prazo para aumentar o tráfego orgânico no seu site. 

A vantagem é que depois de conquistar um bom ranqueamento, sua empresa se aproxima dos seus clientes e passa a contar com um tráfego qualificado, formado por pessoas que se interessam pelos seus produtos ou serviços, o que eleva a chance de conversão.

Além do volume de tráfego, é inegável que o SEO contribui para a construção de autoridade – fator que nenhum banner ou promoção pode garantir. Ao construir uma presença orgânica e natural, seu serviço passa a se tornar uma solução viável e recomendável não apenas para um único visitante, mas para todos que estiverem próximos a ele.

Como calcular o ROI de SEO?

O ROI é o retorno do investimento, assim mostra quanto você lucrou depois de investir em uma determinada estratégia. De forma geral, o ROI é obtido com a fórmula:

  • [(Retorno – Investimento) / Investimento] x 100

 

Logo, no caso do ROI para SEO, para fazer a conta é preciso ter em mãos quanto sua empresa investiu em SEO e qual o valor do retorno que obteve com essa estratégia. 

O ROI será obtido em porcentagem, assim, se o resultado for 100% significa que, para cada R$ 1 real investido, você teve o retorno de R$ 1. Para que o ROI indique um bom retorno, o valor precisa ser superior a 100%.

Como pode ser difícil saber qual foi o retorno ou a receita obtida com a estratégia de SEO, apresentamos algumas dicas para chegar a esse valor e, com isso, descobrir qual é o ROI. Confira!

Calcule qual foi o investimento

Escolha um período para ser analisado para que você possa fazer comparações depois. Mas, antes de verificar algumas métricas, o primeiro passo é uma ação mais concreta, pois é preciso identificar qual foi o valor gasto na estratégia de SEO, que pode incluir a contratação de uma agência, de uma equipe de marketing, de uma consultoria em SEO, entre outros recursos.

Tenha o valor médio do CPC das suas palavras-chave

Quando falamos de SEO, falamos do uso de palavras-chaves estratégicas, quer dizer, os termos mais buscados pelo público que busca seus produtos ou serviços. 

Dessa forma, para medir o investimento em SEO é interessante conhecer o CPC (custo por clique) das suas palavras-chaves, de modo a saber qual seria esse valor na busca orgânica. Este pode ser obtido com algumas ferramentas, como o Ubersuggest e SEMrush. A ideia é multiplicar o valor da palavra-chave pelo tráfego que gerou para que o resultado seja o custo das suas visitas.

Imagine uma situação em que o termo “abc” tem o valor de CPC de R$ 1 real e consegue atrair 500 visitas mensais para o seu site. Logo, o valor do tráfego seria R$ 500, ou seja, o seu ranqueamento no Google gera um valor estimado de R$ 500 reais por mês de visitas.

Descubra seu CTR e sua posição média

Na página de buscas do Google, o CTR indica a taxa de cliques em um resultado da busca em relação a quantas vezes ele é exibido. Então, é interessante obter o CTR por posição de busca orgânica.

Como conseguir esse indicador? Configure seu site no Google Search Console e acesse o Relatório de Desempenho, página que vai mostrar o posicionamento médio na SERP, quantidade de cliques e o CTR.

Quanto maior o CTR, maior é o tráfego orgânico, ou seja, maior é o número de visitas que você recebe a partir dos termos pesquisados na página do Google, não dependendo, portanto, de uma despesa constante com links patrocinados. Vale acrescentar que o ideal é fazer essa análise separando:

  • clique branded — quando a busca no Google inclui o nome da sua marca, empresa ou produto;
  • clique non-branded — quando a busca no Google é mais genérica, relacionada a palavras que tenham ligação com seus produtos, serviços ou segmento de mercado, porém sem incluir a sua marca.

Encontre a taxa de conversão e seu ticket médio

Para estimar o retorno financeiro com o SEO, um caminho é multiplicar a taxa de conversão (quantas pessoas passaram de uma etapa do funil para a seguinte) e seu ticket médio, de modo a obter o valor das visitas no seu site. 

Para isso, escolha Landing Pages relacionadas a uma palavra-chave e descubra a taxa de conversão vinda de buscas no Google por meio do Google Analytics (lembre-se de configurar a função conversão na ferramenta para ter acesso a esses dados). Depois, é só multiplicar pelo valor do seu ticket médio (valor gerado pelas vendas dividido pelo número de vendas).

Faça uma estimativa de receita

Você pode chegar a uma receita estimada (valor gerado pelo tráfego conquistado) com a estratégia de SEO. Aqui, a conta é a seguinte:

  • total de buscas pela palavra-chave x CTR x valor das visitas

 

Por exemplo: se determinado termo teve um total de 800 buscas por mês, o CTR por posição na página do Google é de 25% e o valor da visita é R$ 50, a receita obtida é de R$ 10 mil.

Calcule o ROI

Por fim, você pode obter o ROI para a SEO a partir do resultado obtido no cálculo anterior e considerando o valor do investimento. Supondo que você pague 3 mil por mês para uma agência e teve a receita de R$ 10 mil (no exemplo do item anterior), basta inserir os valores na fórmula:

  •  [(Retorno – Investimento) / Investimento] x 100

 

No exemplo, o ROI é 233%, um indicador positivo, mostrando que o retorno financeiro em SEO foi satisfatório.

Outras maneiras de ver o retorno de investimento do SEO

São diversas métricas que podem ajudar a fazer um cálculo estimado do ROI de SEO. A seguir, você confere outros caminhos para descobrir o indicador.

CAC e LTV

O CAC (custo de aquisição de cliente) e o LTV (lifetime value ou estimativa de lucro que cliente gerou para o negócio durante um período) podem ser considerados para estimar retorno com SEO. 

O CAC é calculado dividindo o investimento feito para captar clientes pelo número de clientes conquistados em um determinado período. Já o LTV é obtido com o cálculo:

  • (ticket médio x média de compras por cliente a cada ano) x média de tempo de relacionamento

 

Assim, para conhecer o ROI de SEO, é preciso dividir o CAC pelo LTV até que seja possível saber quais são os custos para conseguir um novo cliente em relação ao valor que o cliente irá gerar ao longo do tempo para a empresa. 

Uma boa estratégia de SEO tem como objetivo conseguir tráfego orgânico e, consequentemente, reduzir o CAC. Da mesma forma, a produção de conteúdos de qualidade trazem autoridade em seu segmento, aumentando o LTV e fidelizando seus clientes.

Aumento de tráfego

É importante analisar qual é seu tráfego orgânico em relação ao tráfego total para saber como os visitantes chegaram no seu site. Assim, se o número de visitas por meio de pesquisas no Google estiver elevado, vai demonstrar que as estratégias de SEO adotadas estão tendo bons resultados.

Nessa análise, é importante filtrar ainda as visitas de tráfego orgânico non-branded, que não estão associados a sua marca (nome do produto ou empresa). Desse modo, indica um visitante que fez uma pesquisa mais geral no Google, mas, devido às suas estratégias de SEO, encontrou o seu site. Portanto, representa novos visitantes e possíveis novos clientes.

Ganho de posicionamento

Por último, você pode fazer uma análise sobre o posicionamento de uma determinada palavra-chave na SERP. Se o termo subiu de posição, indica que as técnicas de SEO utilizadas em seu site estão tendo retorno, porque você está ganhando mais visibilidade.

Mostra que o Google está entendendo que seu conteúdo é relevante para o usuário e que mais cliques estão sendo gerados, ou seja, mais visitantes para o seu site.

Ter uma agência especializada em SEO ajuda a aumentar o ROI?

Fazer um plano completo de marketing digital, tendo como objetivo um bom retorno sobre investimento em relação às diferentes estratégias adotadas, depende de um conhecimento técnico aprofundado na área.

Afinal, quando o assunto é marketing digital, é preciso ter em mente que se trata de uma área que está em constante mudança. Por exemplo: os pontos que o Google considera para ranquear um site passam por atualizações e alterações de tempos em tempos. Então, para que o site tenha uma boa performance, é preciso se manter atualizado quanto a essas novas regras.

Nesse sentido, no caso do SEO, para obter bons resultados e, portanto, aumentar o ROI, o indicado é contar com uma agência especializada e que combine as melhores práticas, métricas e acompanhamento com produção de conteúdo de qualidade. Dessa forma, você investe seu dinheiro sabendo que o site terá destaque, atraindo o público de forma orgânica e aumentando vendas.

O que o ROI do SEO indica sobre sua estratégia de marketing

Depois de obter o ROI de SEO, o que fazer se o indicador não estiver satisfatório? Ao notar que você não está tendo um retorno financeiro com a estratégia, cabe analisar o que precisa de ajustes. Atenção: você não precisa começar a sua estratégia do zero, basta entender o que precisa ser alterado e investir em parceiros qualificados.

Por outro lado, se o ROI de SEO foi bom e teve um índice alto de conversões, cabe analisar o que está dando certo para que você busque maneiras de otimizar ainda mais as estratégias adotadas. Novamente, ao contar com uma agência especializada em SEO, é possível identificar de forma rápida o que precisa ser permanecer ou mudar nas ações de marketing digital.

Há diferentes maneiras de como medir o ROI de SEO, sendo necessário fazer uma combinação de métricas para ter uma visão mais completa sobre o retorno financeiro alcançado. O fundamental é entender que o investimento trará resultados duradouros.

Para que você possa ranquear bem o seu site e aumentar a taxa de conversão, é preciso contar com um suporte especializado. Entenda como a consultoria em SEO pode ajudar sua empresa a adotar as melhores estratégias para aumentar o tráfego orgânico e vender mais!

Anderson Fagundes
Atua com SEO e Google Analytics desde 2010 e atualmente é CCO na Web Estratégica. Possui formação em Publicidade pela PUC-RS e especialização em Design Estratégico pela Unisinos. Foi co-fundador da Lume, agência gaúcha responsável pela estratégia e execução de SEO em grandes marcas regionais e nacionais.
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