Google imagens: O que é e como ajuda o SEO do seu site

17/03/2023

O SEO para Imagens é uma otimização de site capaz de melhorar o ranqueamento de páginas tanto na pesquisa tradicional quanto no Google Imagens, mas foi negligenciado por muito tempo, como um elemento menos importante da estratégia.

Um site não é formado apenas por texto e logo, otimizar apenas uma parte da sua estrutura é perder oportunidades de se posicionar melhor na busca orgânica e receber tráfego qualificado e com potência de conversão em várias frentes.

O Google Imagens é um ponto de contato do tráfego orgânico que deve ser considerado. Mesmo que o segmento de mercado do negócio não seja voltado para conteúdo visual, como e-commerce, fotografia, decoração, beleza, entre outros, a imagem é o que vai mostrar para seu futuro cliente os elementos mais detalhados do seu produto ou serviço. 

Uma informação pode ser complementada por um gráfico, uma notícia pode conter a imagem que representa o assunto e facilita a compreensão, um tutorial pode ter imagens ilustrativas do passo a passo. Imagens fazem parte do cotidiano e possuem grande poder persuasivo.

Ao utilizá-las, o primeiro ganho é o de performance da página, fator muito relevante para o Google. Em seguida vem o ganho de acessibilidade, dando a oportunidade de pessoas com deficiência visual terem acesso a página por inteiro. Isso tudo gera ganho de visibilidade através da SERP e ainda transforma a experiência do usuário.

Se você ainda não investe em SEO para imagens, saiba que está deixando passar uma boa quantidade de tráfego e isso pode estar impactando diretamente na aquisição de público.

O que é Google Imagens?

O Google Imagens, ou Google Image Search, é um serviço de pesquisa que permite a busca por imagens na internet, da mesma forma que é possível buscar conteúdos. Ele surgiu inspirado em uma necessidade originada nas buscas pela foto do vestido verde usado pela atriz Jennifer Lopez no Grammy Awards de 2000.

Na época existia apenas a ferramenta de busca por texto, lançada dois anos antes. Eric Schmidt, diretor executivo do Google, disse que “naquela época, o vestido foi o termo mais buscado que nós tivemos, porém, não tínhamos nenhuma forma infalível de dar aos usuários o que eles realmente queriam: JLo usando aquele vestido. Então nasceu o Google Imagens”.

A ferramenta tornou-se necessária e uma equipe foi construída para desenvolvê-la, em julho de 2001.

Com o aumento do volume de sites e o avanço das tecnologias, o uso de imagens foi aumentando e em 2017 foi lançado o Google Lens, aplicativo de reconhecimento que faz a análise em busca de respostas e correspondências sobre o que foi fotografado.

O Google Imagens ganhou relevância nas buscas ao longo dos anos e se tornou uma importante fonte de tráfego orgânico, despertando a atenção dos especialistas em SEO e criadores de conteúdo para otimizações direcionadas às imagens, gerando a necessidade das marcas investirem em SEO nesse segmento.

SEO para imagens: o que é e como fazer?

O SEO para imagens é uma forma eficiente de aproveitar as imagens utilizadas em sites, blogs e landing pages como ativos de pesquisa, aumentando as oportunidades de ranqueamento e melhorando a visibilidade e a otimização das páginas onde estão inseridas.

Assim como o Google avalia a estrutura dos textos de uma página, avalia as imagens. Otimizá-las para que tenham mais visibilidade e transmitam informações tanto para os robôs do Google quanto para os usuários é uma das maneiras de gerar resultados consideráveis para as marcas.

A otimização das imagens não influencia apenas os resultados na busca por imagens, mas também o carregamento da página e, consequentemente, o ranqueamento na busca tradicional.

6 dicas para ranquear imagens no Google

O ranqueamento do Google Imagens não se resume apenas à inserção de imagens nas páginas e trabalho tradicional dos robôs. É preciso otimizá-las e torná-las rastreáveis para que os robôs possam fazer a identificação e o relacionamento correto com os termos das pesquisas.

Para isso acontecer deve haver foco na qualidade das imagens, principalmente porque cerca de 59% das pessoas consideram as informações visuais mais importantes que as textuais, conforme pesquisa do The Intent Lab.

Inserir legendas capazes de complementar o conteúdo das imagens e alt text que descrevam a imagem, possibilitando uma boa usabilidade e fornecendo informações claras e que possam ser usadas no ranqueamento, também é uma das otimizações que mais geram resultados.

Veja mais detalhes sobre as melhores técnicas para ranquear no Google em 2022 e aproveitar as imagens como oportunidade de tráfego orgânico.

1. Tenha imagens de qualidade

A qualidade das imagens é fundamental, pois ela é um complemento do conteúdo e, em alguns casos, como o e-commerce, é o principal elemento da página do produto, aproximando o usuário daquilo que está pensando em comprar.

Em blogs e sites de notícias, as imagens são complementares e dão contexto ao leitor, permitindo uma compreensão melhor da mensagem, além de credibilidade.

2. Atente-se ao formato, tamanho e dimensão

Com tantos formatos de imagem disponíveis, encontrar o ideal pode ser um grande desafio. Os já conhecidos JPG, PNG e GIF são os mais utilizados, mas com o aumento no uso das imagens e a necessidade de um carregamento mais rápido, foi criado o formato WebP.

O WebP é mais leve e proporciona um melhor carregamento das páginas sem reduzir a qualidade. Em um estudo de compressão do Google, foi identificado que uma imagem em formato WebP pode ser, em média, de 25 a 34% menor do que a mesma em formato JPEG, e até 26% menor que em PNG.

Se o Google desenvolveu uma pesquisa para entender a eficácia do formato WebP, por que não utilizá-lo?

Sites como o convertio.co e o iloveimg.com permitem converter imagens em formatos tradicionais para WebP. No caso de sites que utilizem WordPress, o plugin WebP Express é uma das opções disponíveis que fazem a conversão automática e alteram a exibição nas páginas. Inclusive, se o navegador utilizado não suportar, ele carrega o formato compatível.

O formato da imagem e suas dimensões influenciam no tamanho dela. Sendo assim, escolher o formato e o tamanho adequado é um modo eficaz de otimizar as imagens para os mecanismos de busca, principalmente para o Google Imagens.

O ideal é que as imagens não tenham mais do que 100kb, mantendo a qualidade, e que a dimensão delas seja compatível com o da posição onde será exibida. Por isso, ao fazer a seleção de imagens, tenha em mente o local de exibição, o tamanho máximo e, se possível, crie a mesma imagem nos variados tamanhos de exibição, para que o carregamento fique otimizado e a imagem tenha o menor tamanho possível.

Um dos principais sites onde você poderá reduzir o tamanho das imagens sem perder qualidade é o iloveimg.com. Ainda é possível realizar várias outras ações nas imagens, como redimensionar, recortar e editar.

3. Nomeie corretamente a imagem

O nome do arquivo de imagem é um dos pontos onde os robôs procuram por informações para criar a relação com os termos de busca. Isso faz com que o nome do arquivo seja um dos fatores de otimização do SEO para imagens mais importantes.

Ao nomear as imagens, use palavras-chave relacionadas ao conteúdo e foque na legibilidade. Embora a leitura do nome do arquivo seja feita por um robô, eles utilizam inteligência artificial, o que faz com que a análise seja semelhante à leitura humana. Ao invés de nomear uma imagem como IMG1234.jpeg, opte por algo como “seo-para-imagens-grafico-de-reducao-do-formato-webp.jpg”.

4. Escreva boas legendas e alt text

As legendas são uma forma de complementar o conteúdo da imagem e um ponto de contato com os robôs de monitoramento. Nela devem ser usadas informações claras e palavras-chave que se relacionem com a imagem e com o contexto da página.

O alt text é uma informação oculta aos olhos humanos (exceto se a imagem não carregar), mas fundamental para permitir a acessibilidade, uma vez que é esse conteúdo que os leitores de tela lêem para deficientes visuais. Também é utilizado pelos robôs do Google Imagens para identificar a relação com os termos de busca e ranqueá-los.

Seja na legenda ou no alt text, insira um texto que explique a imagem com clareza e precisão, sem deixar de lado o uso de palavras-chave.

5. Faça auditorias recorrentes

As auditorias permitem a identificação de imagens quebradas nas páginas, evitando perda de ranqueamento. Permitem a otimização das legendas, alt text e a troca das imagens por outras que façam mais sentido no contexto da página.

Criar um cronograma de auditorias e monitoramento do ranqueamento no Google Imagens pode proporcionar benefícios no trabalho de SEO e influenciar positivamente as buscas tradicionais.

6. Crie um sitemap para as imagens

Os sitemaps são a principal forma do Google identificar páginas e ranqueá-las e com as imagens não é diferente. Ao criar um sitemap de imagens do site e adicioná-lo ao Google Search Console, o mecanismo de busca passa a ter informações mais pontuais sobre elas e as chances de aparecer nos resultados de pesquisa aumentam.

Para usuários do WordPress, o sitemap para imagens pode ser criado com o plugin Google XML Sitemap for Images ou com o plugin Yoast SEO, que entrega as informações de imagens em formato XML. Porém, ao invés de criar um arquivo individual, ele insere no sitemap dos posts e páginas as informações sobre as imagens.

Por que fazer SEO para imagens?

Quando o Google foi lançado em 1998, ele processava cerca de 10 mil pesquisas por dia. Hoje, 24 anos depois, são processadas 3.9 bilhões diariamente, o que o torna líder do mercado global de mecanismos de pesquisa e mostra que a concorrência pela primeira página e por cliques orgânicos está cada vez maior.

Para vencer essa corrida e conquistar espaço nas primeiras páginas do Google, seja nas buscas tradicionais ou nas buscas por imagem, investir em SEO se tornou indispensável. Os benefícios são comprovados e diversos outros fatores positivos do marketing digital aumentam.

Aumentar o tráfego orgânico

Um bom trabalho de SEO para imagens pode proporcionar aumento no tráfego orgânico geral (SERP e Google Imagens). Ao otimizar elementos visuais, inserindo informações relevantes e trabalhando com palavras-chave, os pontos de contato do algoritmo com o conteúdo aumentam, gerando oportunidades.

Aparecer em destaque na SERP

Imagens de qualidade, com legendas e alt text bem estruturados podem aparecer destacadas na SERP. Isso só é possível porque as informações sobre a imagem e sua qualidade são adequadas para o público e tem relação direta com a pesquisa, proporcionando um ponto de atração mais relevante do que um resultado comum de pesquisa.

Diminuir o carregamento do site

A velocidade de carregamento dos sites é um dos fatores de ranqueamento mais priorizados do momento e as imagens influenciam diretamente na velocidade das páginas. Por isso, quanto mais otimizadas elas forem, mais leve as páginas serão e, como resultado, melhor posicionamento na SERP.

Esse é o melhor exemplo de efeito cascata no SEO para imagens. Quando você cuida das imagens de uma página, automaticamente a página ganha performance e a experiência do usuário melhora.

Melhorar a experiência do usuário

Imagens de qualidade e que possibilitem boa acessibilidade são essenciais para uma experiência de qualidade ao navegar pela página e consumir o conteúdo. 

Ter as imagens dentro do contexto, na dimensão correta, carregando rápido e complementando o que está sendo falado é a maneira mais assertiva de reter atenção e ter conteúdo relevante.

SEO para Imagens vai muito além de aparecer no Google Imagens

Se você não faz SEO para imagens porque acredita que não precisa aparecer nos resultados de busca do Google Imagens, está perdendo a oportunidade de conquistar tráfego orgânico qualificado em grande quantidade. Otimizar as imagens influencia na performance das páginas onde estão inseridas, o que ajuda a melhorar o posicionamento na SERP e gerar visibilidade para seu projeto ou marca.

Imagens de qualidade, dentro do contexto da página, com nome, tamanho, dimensões e formatos adequados são uma forma de criar uma experiência do usuário satisfatória. É sobre entregar um conteúdo de valor e criar oportunidades dele ser encontrado através de outros pontos de contato.

Quem ainda não investe em SEO para imagens está deixando passar uma oportunidade de melhorar a visibilidade do negócio, conquistar uma parcela nova de público e alcançar resultados melhores.

A consultoria de SEO da Web Estratégica foca em gerar resultados e fazer com que a performance do site nos buscadores seja cada vez melhor. Para isso acontecer, contamos com uma equipe especializada capaz de cuidar de todas as otimizações necessárias, verificando métricas e gerando relatórios que garantem resultados.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa metodologia de trabalho que pode atuar com conjunto com uma equipe interna de marketing digital ou de forma independente, dialogando diretamente com gestores.

Daniela Ferreira
Head de Operações na Web Estratégica. Formada em Publicidade e Propaganda, trabalha a 9 anos com Marketing Digital, sendo 5 anos na disciplina de Marketing de Conteúdo, atua hoje como liderança de operações dos times de SEO e Conteúdo.