Marketing de conteúdo para e-commerce: guia completo

Com a chegada da era digital, muitas marcas descobriram novas formas de atrair e se conectar com clientes para promover seus negócios na internet. Se antes era necessário possuir uma loja física ou vender produtos para varejistas, hoje a maioria das empresas já possuem sua própria loja virtual. Por isso, o marketing de conteúdo para e-commerce tem chamado cada vez mais a atenção.

Essa disciplina de marketing está voltada para a jornada de compra do cliente e visa dar todo o suporte necessário para esse processo por meio de conteúdo relevante e de alta qualidade. Com isso, é possível aumentar o tráfego do e-commerce e gerar mais vendas.

Neste artigo, explicaremos em detalhes o que é o marketing de conteúdo para e-commerce e a sua importância para os negócios. Além disso, você verá 10 dicas para colocar essa estratégia em prática. 

O que é marketing de conteúdo para E-commerce?

O principal objetivo de uma estratégia de marketing de conteúdo é compartilhar informações por meio de materiais relevantes para aprimorar a consciência de marca e criar relacionamentos duradouros com possíveis novos clientes. O resultado esperado é um crescimento a longo prazo no número de conversões.

Os principais tipos de conteúdo produzidos por empresas são:

  • Blog posts
  • E-books
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Webinars
  • Podcasts
  • Newsletters

 

Quanto mais qualidade há na produção desses materiais, mais as marcas conseguem se posicionar como autoridades dentro de seus segmentos de mercado, o que transmite mais relevância e credibilidade para o público-alvo.

Em uma loja virtual, o propósito da estratégia passa a ser mais específico: dar suporte durante a tomada de uma decisão. Assim, o marketing de conteúdo para e-commerce é uma forma de ajudar o cliente a compreender as principais características de um produto, trazendo mais segurança para o processo de compra.

Exemplos de marketing de conteúdo para E-commerce

O marketing de conteúdo para e-commerce conta com um leque variado de formatos para serem usados. Esses conteúdos não se limitam ao site da loja e podem ser produzidos para diferentes canais, como redes sociais e e-mail. Algumas possibilidades são:

  • Descrição de produtos: um texto descritivo localizado na página de cada produto vendido no site. É o conteúdo que apresenta características, benefícios, instruções de uso e contra indicações da mercadoria.
  • Guias de compra: pode ser um e-book ou um blog que traga informações detalhadas sobre produtos e serviços, como dicas e recomendações.
  • E-mail marketing: campanhas de disparo de e-mails promocionais para a base de clientes da marca, com ofertas, descontos e cupons exclusivos.
  • Vídeos: a apresentação do produto pode ser feita em vídeo para se tornar mais atrativa. Também é interessante produzir tutoriais e dicas sobre a mercadoria no formato audiovisual.
  • Lives: muitos vendedores já fazem lives nas redes sociais ou em plataformas de vídeo como forma de interagir ao vivo e estreitar laços com o público.
  • Relatos de clientes: depoimentos de pessoas reais sobre como o produto trouxe melhorias para o cotidiano é uma estratégia conhecida como prova social, que faz com que os clientes se sintam mais seguros ao realizar uma compra.

Por que é importante fazer marketing de conteúdo para e-commerce?

Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo para e-commerce é a aquisição de tráfego orgânico para a loja. Quando um site de vendas possui um conteúdo bem escrito e otimizado, os robôs dos mecanismos de busca (como Google e Bing) conseguem compreender melhor cada uma das páginas e distribuí-las amplamente para as pessoas que fazem pesquisas na internet.

Além disso, o conteúdo é um fator importante para que o cliente tenha uma boa experiência. Ele cumpre a função de orientar a compra que, em uma loja física, seria de um atendente. As descrições de produtos, por exemplo, respondem às principais dúvidas do público e o ajuda a ter certeza de que determinada mercadoria corresponde ao que ele está buscando.

Essa estratégia também é capaz de impactar positivamente a geração de leads. Nem todo visitante do site está totalmente pronto para adquirir um produto, mas fornecer conteúdo exclusivo em troca das informações de contato dos possíveis clientes é uma maneira de manter o relacionamento com a marca vivo. Ao longo prazo, essas pessoas podem voltar à loja e fechar a compra.

Como fazer marketing de conteúdo para e-commerce?

Existem diversas formas de fazer marketing de conteúdo para e-commerce, considerando as particularidades desse meio de venda. A seguir, 10 orientações de nosso time de especialistas vão ajudar a definir a melhor estratégia, tanto para aumentar vendas quanto para gerar autoridade. 

Infográfico de Marketing de Conteúdo para e-commerce

1. Analise seu público-alvo

A análise de público-alvo é uma etapa crucial de qualquer estratégia de marketing digital, pois permite entender com mais profundidade os comportamentos dos clientes de uma empresa. Esse estudo possibilita produzir conteúdos direcionados para os desejos e as necessidades da audiência.

O processo precisa ser baseado em dados para chegar a um resultado assertivo. Para dados quantitativos, podem ser usadas ferramentas que coletam dados demográficos dos visitantes do site, como o Google Analytics ou pesquisas de mercado que mostram quem são as pessoas interessadas por um certo produto ou segmento. Para um ponto de vista qualitativo, é interessante conversar com alguns clientes ou coletar feedbacks.

Esse tipo de análise deve ser atualizado regularmente, já que o público pode sempre mudar ou evoluir.

2. Faça um planejamento de conteúdo

Fazer o planejamento de conteúdo detalhado garante que os materiais sejam produzidos de forma eficiente. Com um plano definido, o time visualiza com mais clareza as demandas prioritárias e pode escrever textos mais consistentes e otimizados.

Para construir um planejamento, é preciso traçar objetivos. O ideal é que eles estejam sempre ligados às ambições da empresa. Por exemplo: se a meta é ampliar a consciência de marca, o objetivo pode ser impulsionar o tráfego ou ranquear em boas posições nos motores de busca para termos relevantes.

Selecionar os canais de mídia a serem trabalhados também é um passo importante porque cada um deles permite veicular formatos específicos de conteúdo. Com isso, fica mais fácil antecipar quais recursos e expertises serão necessários para desenvolver o trabalho. 

Se o foco é em blog posts, os principais responsáveis são os redatores; porém, se as redes sociais estão incluídas no planejamento, o time irá precisar de mais designers.

3. Mapeie a jornada do cliente

A jornada do cliente engloba desde o reconhecimento de um problema até o pós-compra. Fazer o mapeamento desse processo gera insights valiosos para os negócios e que tornam a estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce ainda mais eficiente. 

Isso significa identificar as etapas da jornada e entender como cada uma delas pode ser ajustada por meio de conteúdo para fornecer uma experiência personalizada para cada cliente.

Na prática, se a equipe de uma loja virtual percebe que as vendas estão caindo porque o tráfego está diminuindo, ela pode colocar mais empenho na produção de blog posts que ajudem o leitor a reconhecer um problema. Assim, é possível aumentar o volume de tráfego orgânico.

Por outro lado, se o site recebe muitas visitas que não resultam em vendas, é interessante providenciar descrições mais detalhadas dos produtos para que o cliente reconheça na mercadoria uma solução para os seus problemas.

Com uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar diferentes modelos de jornada do cliente prontos para o uso. Porém, deve-se ressaltar que esse mapeamento reflete especificamente o comportamento do cliente de cada marca.

4. Escreva boas descrições para os produtos

Todas as mercadorias disponíveis para venda em uma loja virtual precisam ser descritas com precisão, pois isso ajuda o cliente a compreender melhor o potencial de um produto. Algumas informações fundamentais que devem ser detalhadas nas descrições são:

  • Materiais
  • Peso
  • Dimensões
  • Cores
  • Modo de uso
  • Benefícios
  • Especificações técnicas
  • Garantias
  • Contraindicações

 

Além disso, a descrição de produto para e-commerce deve ser produzida de acordo com boas práticas de SEO on page, como a inserção de palavras-chave estratégicas. Assim, cresce a probabilidade das páginas do site serem encontradas de forma orgânica em mecanismos de busca. 

5. Utilize fotos de qualidade

Além de serem os itens que mais atraem a atenção do cliente em uma página, em compras online, as fotos do produto substituem a experiência de analisá-lo pessoalmente. Por isso, elas têm um grande impacto na tomada de decisão.

O ideal é utilizar imagens de alta qualidade, com grandes dimensões e tiradas de diferentes ângulos. Isso possibilita que o cliente observe todos os detalhes do produto, além de transmitir mais profissionalismo do que fotos amadoras e de baixa resolução.

Outro diferencial é usar fotos que mostrem o produto em situações reais de uso para que o visitante do site possa ter noção de como ele funciona na prática. Imagens com a presença de pessoas também podem ajudar a gerar identificação entre o cliente e o produto.

6. Aproveite os depoimentos dos clientes sobre seus produtos

Hoje, uma boa parcela dos clientes está disposta a promover produtos e serviços em que confiam. As marcas podem se beneficiar desse movimento em suas estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce para construir uma imagem confiável na mente do público. Para isso, é possível aproveitar:

  • Comentários nas redes sociais
  • Feedbacks enviados por e-mail ou mensagem direta
  • Vídeos feitos pelos clientes
  • Depoimentos em sites de avaliação

 

Esses relatos podem ser disponibilizados em uma seção específica do e-commerce ou na descrição de cada um dos produtos em formato de texto. Também é possível repostar (com autorização) vídeos nas redes sociais ou convidar os clientes para produzir um conteúdo em parceria com a marca.

7. Elabore uma FAQ

Uma seção de perguntas frequentes (FAQ) permite que os visitantes do site encontrem respostas para suas principais dúvidas rapidamente. Essa também é uma oportunidade de otimizar o conteúdo para mecanismos de busca, pois as perguntas podem refletir o que as pessoas pesquisam na internet sobre um tipo de produto ou uma empresa.

Para elaborar uma boa FAQ, é necessário identificar as dúvidas mais comuns acerca do negócio. A pesquisa nas redes sociais e o uso de ferramentas como o Google Ads são maneiras simples de encontrar as perguntas mais frequentes sobre a marca.

As respostas devem ser claras, precisas e atualizadas com frequência, não deixando espaço para interpretações incorretas e informações datadas.

8. Tenha um blog

Um blog possibilita responder às principais dúvidas dos clientes de forma completa e detalhada, já que ele é ideal para trabalhar com textos extensos e complexos. Além disso, esse canal de comunicação está totalmente ligado às estratégias de SEO e ajuda o site a ter mais visibilidade.

O modo mais comum de se trabalhar com um blog é com conteúdo para o topo de funil, ou seja, que apresenta informações sobre temas amplos e bastante buscados nos motores de busca. A ideia é fazer com que pessoas (que já podem ter tido contato com a marca ou não) reconheçam um problema que precisam solucionar e, assim, iniciem a sua jornada de compra.

Uma vez que os leitores descobrem esse problema, eles podem passar a procurar por maneiras de resolvê-lo. Aqui, os blog posts já podem ser mais específicos e, inclusive, apresentar os produtos disponíveis no e-commerce como possíveis soluções. Com isso, há mais chances de que o leitor se converta em um cliente.

9. Divulgue seu conteúdo

Para que o conteúdo traga mais resultados para a loja virtual, é interessante aproveitá-lo nos mais diversos canais da marca. As possibilidades são inúmeras. Fazendo as adaptações necessárias para cada plataforma – um blog post, por exemplo, pode ser desdobrado em uma série de postagens nas redes sociais, enviado por e-mail como uma newsletter ou transformado em um roteiro para um vídeo.

Apesar de a maioria das dicas sobre marketing de conteúdo para e-commerce serem voltadas para resultados orgânicos, impulsionar conteúdos educativos de forma paga pode, em determinados casos, ser uma estratégia mais bem-sucedida do que a veiculação de anúncios.

10. Mensure os resultados

Mensurar os resultados é essencial para compreender o impacto dos esforços de marketing de conteúdo. Por meio das análises de desempenho, é possível identificar o comportamento dos clientes e os pontos de melhoria a serem feitos na jornada de compra.

Visualizar esse cenário permite fazer os ajustes necessários no planejamento de conteúdo para fazer um uso mais eficiente do orçamento e dos recursos disponíveis. Ademais, os resultados podem ajudar a justificar para os stakeholders a necessidade de investimentos na frente de marketing.

Consultoria especializada: por que contratar para seu e-commerce?

Não são todas as equipes que possuem os recursos necessários para colocar em prática uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo para e-commerce. Nesse caso, é recomendável contratar uma consultoria especializada para indicar pontos de melhoria e novas oportunidades para o negócio.

Assim, é possível contar com a expertise de profissionais com experiência na área para tornar o processo de produção de conteúdo mais eficiente. Além disso, uma empresa de consultoria também tem acesso a recursos e ferramentas premium, que às vezes são muito caras para serem contratadas internamente.

Por fim, essa também é uma forma de obter uma visão externa e imparcial em relação aos desafios enfrentados por um e-commerce.

A Web Estratégica, por exemplo, oferece uma consultoria voltada para o crescimento das vendas, a melhoria do posicionamento orgânico e da experiência do usuário e a atração de leads qualificados. Isso é feito por meio da análise e do monitoramento dos principais concorrentes da marca, do estudo de palavras-chave e da análise de SEO técnico.

Na parte de conteúdo, um time completo cria estratégias personalizadas, textos sob encomenda, revisados e feitos para proporcionar a melhor experiência de leitura aos seus futuros clientes.

Conheça as soluções de conteúdo da Web Estratégica

A produção de conteúdo de alto valor se tornou a principal forma de posicionar qualquer marca como uma autoridade no mercado. Por isso, o marketing de conteúdo para e-commerce é fundamental para atrair mais visitantes e convertê-los em clientes, garantindo o sucesso de uma loja virtual.

Para impulsionar as vendas por meio de conteúdo, é preciso planejar a estratégia com atenção e executá-la com eficiência. Uma agência de Marketing de Conteúdo  como a Web Estratégica pode ajudar a dar os primeiros passos em direção a esse objetivo.

Cristian Magalhães
Com mais de 15 anos de experiência em SEO e inteligência de dados, atualmente é COO da Web Estratégica. Possui formação em Tecnologia da Informação e foi co-fundador da Lume, onde liderou equipes em grandes projetos globais.